Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )

Recommended Posts

há 36 minutos, Smaug disse:

O investimento nesses fundos foi feito todo de uma vez há 7 anos atrás? 

Qual é a rentabilidade conseguida? Já fez essa conta? 

Só para comparar com o retorno do mercado e ver como se portou a sua carteira. 

Sim foi. Houve uns ajustes iniciais de uns fundos de tesouraria, ES Liquidez,  ES Tesouraria e Banco BIC tesouraria. Acho que nessa altura era quase obrigatório ter estes fundos.

Gostava de comparar com o resto do mercado ;)  

há 1 hora, kanguru disse:

Boa noite,

Após 7 anos a carteira está assim. Podia e devia ter feito muita coisa diferente, não fiz.

O aconselhamento do Banco Best foi bom, muito bom no primeiro ano. 

Passei por momentos maus, muito maus, provavelmente na maior crise dos bancos portugueses, mas mantive-me firme ao inicialmente estabelecido, sem saber muito bem o que podia acontecer ao investimento e, talvez por isso, na altivez da minha ignorância cheguei ate aqui.

Agora que a década está acabar aceito sugestões para mais 7 anos.

Por favor, sintam-se a vontade para comentar e sugerir. Da minha parte agradeço desde já toda a atenção, desejando votos de um excelente 2020.

image.png.5ca30687b663719cfa8fc5c34e85d2a5.png

Gostava de sugestões. Em 7 anos muita coisa muda. Com certeza estará desatualizada e descontextualizada, ou não será assim?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 29,8k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• --------

5141

• 5coroas

2530

• Bedrock

1627

• Patanisca

1351

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Não sei se já repararam mas acabaram os votos negativos, assim deste modo resolve-se parte do problema, ainda existem outros mas irão ser resolvidos para que se volte a ter um tópico com um ar mais re

Como pedido pelo @D@vid actualização da minha carteira 4Fundos. A carteira 4 fundos foi feita no final de 2016 por via de programação em R: As performances desde a sua criaçã

Este fim de semana estive a rebalancear o meu portfolio, partilho convosco. Livrei-me dos bad performers e quero apostar neste Q4 e Q1'22 que se antevê vigoroso. Em Fevereiro fiz uma aposta em US

Posted Images

há 20 minutos, kanguru disse:

Gostava de sugestões. Em 7 anos muita coisa muda. Com certeza estará desatualizada e descontextualizada, ou não será assim?

O que está a pedir é como pedir a um cirurgião plástico opinião sobre o que fazer no seu corpo, através de uma chamada telefónica. 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 hora, kanguru disse:

Gostava de comparar com o resto do mercado ;)  

Por curiosidade fui ao Google ver quanto rendeu um ETF que replica o mercado global de ações, dos países desenvolvidos, nos últimos 7 anos. 

161%

Claro que a volatilidade deve ter sido muito mais forte... 

Screenshot_20191231-000622.png

Editado por Smaug
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 20 minutos, Smaug disse:

Por curiosidade fui ao Google ver quanto rendeu um ETF que replica o mercado global de ações, dos países desenvolvidos, nos últimos 7 anos. 

161%

Claro que a volatilidade deve ter sido muito mais forte... 

Screenshot_20191231-000622.png

A comparação não é justa, pois todos sabemos que o mercado de acções nos últimos 10 ano tem crescido à média de 15%. A comparação correta seria esse ETF e um ETF de obrigações, numa percentagem de 60/40.

Para um ETF de obrigações 7/10 anos a média é de 4 a 5%. 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 29 minutos, rui_marreiros disse:

A comparação não é justa, pois todos sabemos que o mercado de acções nos últimos 10 ano tem crescido à média de 15%. A comparação correta seria esse ETF e um ETF de obrigações, numa percentagem de 60/40.

Para um ETF de obrigações 7/10 anos a média é de 4 a 5%. 

Concordo. Só tive curiosidade em ver o retorno do mercado de acções e coloquei. Uma carteira com essa composição( 60/40) terá rendido quanto nos últimos 10 anos? 8, ou 9 % ao ano? Mesmo assim é uma grande diferença entre as rentabilidades apresentadas pela carteira do @kanguru. Não sei se mais ou menos volátil. Não tenho como comparar. 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Mouro Emprestado
    há 10 minutos, Smaug disse:

Concordo. Só tive curiosidade em ver o retorno do mercado de acções e coloquei. Uma carteira com essa composição( 60/40) terá rendido quanto nos últimos 10 anos? 8, ou 9 % ao ano? Mesmo assim é uma grande diferença entre as rentabilidades apresentadas pela carteira do @kanguru. Não sei se mais ou menos volátil. Não tenho como comparar. 

Uma carteira 60/40, a olhómetro, teve para aí 80%/85% de rentabilidade nos últimos 7 anos.

Para 10 anos, a rentabilidade dessa carteira foi de cerca de 130%.

• Obrigado 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 13 horas, kanguru disse:

Boa noite,

Após 7 anos a carteira está assim. Podia e devia ter feito muita coisa diferente, não fiz.

O aconselhamento do Banco Best foi bom, muito bom no primeiro ano. 

Passei por momentos maus, muito maus, provavelmente na maior crise dos bancos portugueses, mas mantive-me firme ao inicialmente estabelecido, sem saber muito bem o que podia acontecer ao investimento e, talvez por isso, na altivez da minha ignorância cheguei ate aqui.

Agora que a década está acabar aceito sugestões para mais 7 anos.

Por favor, sintam-se a vontade para comentar e sugerir. Da minha parte agradeço desde já toda a atenção, desejando votos de um excelente 2020.

image.png.5ca30687b663719cfa8fc5c34e85d2a5.png

Carrega onde diz X-Ray para teres melhor noção, eu diria a olho que deves ter uma média de rentabilidade de 3%/4% ao ano, era o que pretendias na altura? deves ter uma alocação perto de 60% em acções 40% de obrigações.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 4 horas, 5coroas disse:

Objectivo de bater o SP500 alcançado: 2019 - SP500: 31,49%; minha performance: 39,71%.:) ...mas se calhar teria feito melhor se tivesse ficado de fora a esperar pelo crash.:D

Quem esperou/a pelo "crash", ficou/a com muito menos "cash"....

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Este ano deve ser difícil de bater nas rentibilidades acionistas e obrigacionistas, acho que é caso para mostrar o meme de "Look, rentability everywhere" foi para quem assumiu mais riscos e para quem assumiu menos, vamos ver o que o futuro reserva, para já o ano começa forte, quando parará? God only knows...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Ricardo Oliveira

Boa tarde e bom ano a todos.

Depois de ter voltado no final de 2019 a entrar no mundo dos fundos, queria pedir uma sugestão, embora nem saiba se este é o tópico mais adequado.
    Tenho uma filha com 6 anos e outra com 8 meses, ambas com depósitos a prazo onde vou colocando algum dinheiro que lhes dão e onde também vou pontualmente fazendo reforços. Embora não estejamos a falar de valor superiores a 4 dígitos, a verdade é que o dinheiro rende zero...

Assim sendo, a minha questão é a seguinte: existem fundos de investimento, ou outros produtos, que se possam considerar adequados para um investimento a longo prazo como este? Posso colocar esse tipo de produtos em nome delas, ou terei de os ter em meu nome?

Obrigado.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Boa noite. Não sei se será este o tópico certo mas ficaria feliz se me pudessem ajudar. 

Tenho 24 anos e no banco tenho guardados 10 000 euros. O problema é que não estão a render nada. Sempre aprendi que o dinheiro devia ser guardado "debaixo da cama" xD. Mas sei que tenho de mudar esta mentalidade e por isso comecei á pouco, a ler tudo o que encontro sobre investimentos. O problema é que sou leiga nesta matéria. Poderiam ajudar-me com algumas questões?

- Estava a pensar usar um daqueles investimentos propostos pelo activobank, mas pelo que li aqui, já vi que preferem outras altenativas. Qual é o melhor para um (super) amador comecar?

- Quais livros/websites que recomendam para estudar sobre investimentos?

- Qual na vossa opinião seria uma boa devisão de um portefolio para um investimento de 5000 euros a um prazo de 5 anos? (não penso arriscar muito, mas também não sou muito defensiva, quero andar ali pelo meio).

- Como fariam para comecar se estivessem no meu lugar? 

Espero não estar a exagerar, mas quero realmente aprender. Agradeço desde já, a quem perder um pouqinho do seu tempo comigo. 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 10 horas, Visitante Cátia disse:

Boa noite. Não sei se será este o tópico certo mas ficaria feliz se me pudessem ajudar. 

Tenho 24 anos e no banco tenho guardados 10 000 euros. O problema é que não estão a render nada. Sempre aprendi que o dinheiro devia ser guardado "debaixo da cama" xD. Mas sei que tenho de mudar esta mentalidade e por isso comecei á pouco, a ler tudo o que encontro sobre investimentos. O problema é que sou leiga nesta matéria. Poderiam ajudar-me com algumas questões?

- Estava a pensar usar um daqueles investimentos propostos pelo activobank, mas pelo que li aqui, já vi que preferem outras altenativas. Qual é o melhor para um (super) amador comecar?

- Qual na vossa opinião seria uma boa devisão de um portefolio para um investimento de 5000 euros a um prazo de 5 anos? (não penso arriscar muito, mas também não sou muito defensiva, quero andar ali pelo meio).

Espero não estar a exagerar, mas quero realmente aprender. Agradeço desde já, a quem perder um pouqinho do seu tempo comigo. 

Já tem algum PPR?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 10 horas, Visitante Cátia disse:

Quais são esses investimentos propostos pelo activoBank?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Olá! Perdoando desde já pela ignorância mas fiz dois fundos de investimento no Invest no ano passado, o BGF World Healthscience Fund e o World Technology Fund. Eu posso levantar estes valores investidos a qualquer momento? Se o fizer, recebo o valor que está lá indicado (porque já é limpo das taxas de gestão), mas ainda tenho de pagar imposto sobre esses valores certo? Obrigado!

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • -------- changed the title to Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )