Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )

Recommended Posts

Se calhar sim. Estou a mandar bitatites. Não é propriamente algo sobre o que me debrucei. Explica-me então algumas dúvidas sff.

A primeira, e se calhar a principal, é então como as rentabilidades são tão estáveis se os activos são reavaliados. Atenção na crise teria sido negativo e agora extremamente positivo. No meu ver temos tido um excelente bull market no imobiliário Português. Porque não se vê reflectido no fundo?

Citação

O ES Logística nunca foi bom (pouco diversificado). Mas recordo-me de quem andava a falar dele, noutros locais de debate

Falo de tudo, mal era se só falasse de coisas boas. Aliás da discussão nasce imenso conhecimento.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 29,8k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• --------

5141

• 5coroas

2530

• Bedrock

1627

• Patanisca

1351

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Não sei se já repararam mas acabaram os votos negativos, assim deste modo resolve-se parte do problema, ainda existem outros mas irão ser resolvidos para que se volte a ter um tópico com um ar mais re

Como pedido pelo @D@vid actualização da minha carteira 4Fundos. A carteira 4 fundos foi feita no final de 2016 por via de programação em R: As performances desde a sua criaçã

Este fim de semana estive a rebalancear o meu portfolio, partilho convosco. Livrei-me dos bad performers e quero apostar neste Q4 e Q1'22 que se antevê vigoroso. Em Fevereiro fiz uma aposta em US

Posted Images

há 1 hora, Rick Lusitano disse:

ES Liquidez = Papel Comercial GES e outros grupos empresariais (activos não negociados em bolsa, logo não tinha volatilidade, e a rentabilidade eram os juros corridos, calculados diariamente))

CA Património Crescente = Imobiliário Directo (activos não negociados em bolsa, logo não tinha volatilidade, e a rentabilidade eram as rendas, calculadas diariamente)

O mesmo se pode dizer de fundos que só tenham depósitos a prazo em carteira, não têm a volatilidade da bolsa, e só calcular diariamente, os juros corridos dos depósitos.

Bottom-line: Se for um fundo com activos sem a volatilidade das bolsas, a volatilidade é mais reduzida.

Pena só existir o fundo no CA.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 hora, Virtua disse:

Se calhar sim. Estou a mandar bitatites. Não é propriamente algo sobre o que me debrucei. Explica-me então algumas dúvidas sff.

A primeira, e se calhar a principal, é então como as rentabilidades são tão estáveis se os activos são reavaliados. Atenção na crise teria sido negativo e agora extremamente positivo. No meu ver temos tido um excelente bull market no imobiliário Português. Porque não se vê reflectido no fundo?

Não sou perito imobiliário. Como bem sabes o CFA não aborda imobiliário, apenas o CAIA o faz.

Para não estar a mandar bitaites teria que analisar e estudar as dinâmicas do imobiliário em Portugal e ver como o FI aplica na sua política de investimento.

Penso que só a gestão poderá esclarecer essas questões ou pelo menos nos vários prospectos, IFI, RC e restante informação legal. Daquilo que li, penso que podes lá encontrar algumas respostas. ;)

Pelo que se queres esclarecer as tuas dúvidas que tens e as que poderás vir a ter, terás que fazer esse trabalho tu mesmo. Podes começar pelo link abaixo, na secção "Informação Legal".

Citação

O valor das unidades de participação varia de acordo com a evolução do valor dos ativos que constituem o património dos fundos de investimento imobiliário.

Para informação sobre eventuais correções ao valor das unidades de participação, queira por favor consultar o site da CMVM.

https://www.squaream.pt/pt/products-services/patrimonio-crescente/

PS: Não existem hedges para o imobiliário? Talvez devas ir ao IFI, é mais rápido... ;)

Ou podes ver nos RC, têm lá as valorizações e desvalorizações imobiliárias nas DF.

Vou dar outra dica:

Citação

o objetivo do Fundo é alcançar, numa perspetiva de longo prazo, uma valorização do capital, através da constituição e gestão de uma carteira de valores predominantemente imobiliários.

Citação

Nota 1 - Valias potenciais em imóveis
    De acordo com a política contabilística descrita na alínea c) da Nota Introdutória, na generalidade, os imóveis em carteira encontram-se registados pela média aritmética simples de duas avaliações efetuados por peritos independentes.

https://www.squaream.pt/pdfs/RC_Semestral_2019_CAPC.pdf

Editado por Rick Lusitano
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Francisco Martins
    15 hours ago, Virtua said:

Falo de tudo, mal era se só falasse de coisas boas. Aliás da discussão nasce imenso conhecimento.

Eu, por mera curiosidade, estive a dar uma vista de olhos no ultimo RC e encontrei lá duas situações interessantes:

1 - A partir da página 29, estão listados todos os activos em carteira e as duas reavaliações efectuadas no periodo a que o RC se refere. Por uma razão que não consigo perceber, a valorização de _todos_ os activos dada pelo 2º avaliador é superior à que foi dada pelo 1º avaliador. Note-se que são feitas exactamente na mesma data. A média aritmetica simples fica no meio, onde está a virtude. EDIT: talvez seja uma forma pouco ortodoxa de apresentar os dados? Consideram sempre que o Avaliador 1 é o que deu o preço mas baixo e o Avaliador 2 o que deu o preço mais alto? Em todo o caso, diferenças de ~10% são amiude, médias aritmeticas destes diferenciais mascaram os possiveis ajustamentos reais de preço.

2 - A aquisição de activos no periodo a que o RC diz respeito demonstra uns bons investimento de acordo com o valor pago e com o registado no valor médio das avaliações feitas. Tirei um screenshot para ser mais facil ver, se isto não é saber fazer bons negocios, não sei o que é. A distorção de preços está nesta ordem de grandeza num periodo menor que 6 meses? Só nestes seis imoveis, entre o valor de aquisição e o valor médio de avaliação realizada para o fundo distam 11.080.000 € (~10,4 %). Uma dinâmica destas certamente funcionaria para os dois lados.

Screenshot_2019-11-14_23-08-37.png

Editado por Urso_Pardo
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Boa tarde a todos,

Estou a tentar mudar a minha mentalidade de investimento, e para isso já comecei por abrir conta no banco invest, e estou a tentar perceber e a analisar como funcionam os fundos de investimento.

Alguém me pode esclarecer como é que um fundo que tem o gráfico que apresento (em queda nos últimos 5 anos), pode apresentar as rendibilidades na mesma imagem que anexo (sempre positivas no acumulado/anualizado dos últimos 5, 3 e 1 ano) - PIMCO Income Fund H EUR I

Peço ainda uma recomendação para aquisição de um fundo maioritariamente de obrigações. Tenho estado de olho nos fundos UBS e PIMCO, pelo que gostava de saber a vossa opinião.

Obrigado pela V/ colaboração!

Capturar.JPG

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Mouro Emprestado
    há 16 horas, volcom64 disse:

Boa tarde a todos,

Estou a tentar mudar a minha mentalidade de investimento, e para isso já comecei por abrir conta no banco invest, e estou a tentar perceber e a analisar como funcionam os fundos de investimento.

Alguém me pode esclarecer como é que um fundo que tem o gráfico que apresento (em queda nos últimos 5 anos), pode apresentar as rendibilidades na mesma imagem que anexo (sempre positivas no acumulado/anualizado dos últimos 5, 3 e 1 ano) - PIMCO Income Fund H EUR I

Peço ainda uma recomendação para aquisição de um fundo maioritariamente de obrigações. Tenho estado de olho nos fundos UBS e PIMCO, pelo que gostava de saber a vossa opinião.

Obrigado pela V/ colaboração!

Capturar.JPG

O Diabo está no detalhe.

Esse fundo distribui dividendos, por isso o gráfico não parece estar de acordo com as rentabilidades apresentadas (que certamente incluem o valor dos dividendos distribuídos).

Editado por Mouro Emprestado
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

@Mouro Emprestado De há uns anos a esta parte que me questiono se a palavra "dividendos", neste caso específico de fundos como o Pimco Income é palavra correcta. Parecem-me simples distribuições e não distribuições de income (que adviria das posições em bonds ou dividendos de acções em carteiras). Alguém tem opinião sobre isso?

Isto porque a palavra dividendos costuma estar conotada com algo positivo e esse fundos apenas acabam por fazer aquilo que eu chamo de "venda forçada" , muitas vezes "distribuindo" capital próprio e acaba-se por pagar impostos sobre capital que já era nosso

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Mouro Emprestado
    há 1 hora, Virtua disse:

@Mouro Emprestado De há uns anos a esta parte que me questiono se a palavra "dividendos", neste caso específico de fundos como o Pimco Income é palavra correcta. Parecem-me simples distribuições e não distribuições de income (que adviria das posições em bonds ou dividendos de acções em carteiras). Alguém tem opinião sobre isso?

Isto porque a palavra dividendos costuma estar conotada com algo positivo e esse fundos apenas acabam por fazer aquilo que eu chamo de "venda forçada" , muitas vezes "distribuindo" capital próprio e acaba-se por pagar impostos sobre capital que já era nosso

A ideia que tenho é que distribuem dividendos correspondente ao valor dos cupões das obrigações investidas pelo fundo (nos fundos de obrigações) ou dos dividendos distribuídos pelas empresas investidas pelo fundo (nos fundos de acções).

Ou seja, não me parece que seja uma venda forçada do capital como tu indicas, mas claro que posso estar enganado.

Posto isto, naturalmente que de um ponto de vista fiscal em Portugal, como não podes diferir esses rendimentos para pagamento de imposto no futuro, são bastante ineficientes. Mas, para quem precisa desse rendimento, vender uma UP ou receber o rendimento do fundo ou ETF, acaba por ser igual, dado que são rendimentos sujeitos a taxas de tributação liberatória a 28% (e futuramente sujeitas a englobamento obrigatória graças aos colectivistas do sistema ? ?).

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Se o objectivo é ter rendimentos periodicos, então mais vale ir logo para fundos com yields altas, na 1a página estão alguns para exemplo que distribuem dividendos altos, fundos com yields de 3%/4% acabam por não terem grande rendimento.

O englobamento é como tudo, para uns é bom para outros é mau, há muita gente que poderia englobar e daí retirar mais IRS a receber ou menos a pagar e não o faz por desconhecimento, conheço muitos que passaram a receber mais IRS após essa dica, agora há sempre os que têm mais rendimentos e levam por tabela, eu tenho rendimentos prediais e se resgatar algum fundo passo a ter rendimento de capital ..olha é tentar não resgatar ?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Boa noite.

Tenho um portfolio no site da morningstar há bastante tempo e estive a atualizá-lo, porém há alguns fundos que ao inserir o ticker ele não os reconhece. Por exemplo os seguintes fundos:

LU0348927251 - Nordea 1 - Global Climate and Environment Fund E EUR - ticker: F000001AP7

LU0159053015 - JPMorgan Funds - US Technology Fund D (acc) - EUR - ticker: F000005MPD

E tenho outro que nem aparece no site da morningstar?! 

LU1479563717 - Allianz Global Investors Fund - Allianz Thematica A EUR

Alguém já passou pelo mesmo que possa ajudar-me?

Obrigado.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 20 horas, Mouro Emprestado disse:

A ideia que tenho é que distribuem dividendos correspondente ao valor dos cupões das obrigações investidas pelo fundo (nos fundos de obrigações) ou dos dividendos distribuídos pelas empresas investidas pelo fundo (nos fundos de acções).

Ou seja, não me parece que seja uma venda forçada do capital como tu indicas, mas claro que posso estar enganado.

Posto isto, naturalmente que de um ponto de vista fiscal em Portugal, como não podes diferir esses rendimentos para pagamento de imposto no futuro, são bastante ineficientes. Mas, para quem precisa desse rendimento, vender uma UP ou receber o rendimento do fundo ou ETF, acaba por ser igual, dado que são rendimentos sujeitos a taxas de tributação liberatória a 28% (e futuramente sujeitas a englobamento obrigatória graças aos colectivistas do sistema ? ?).

Percebo o que queres dizer, e se calhar eu inicialmente pensava que todos os fundos eram assim. Mas como tudo, quando é demasiado estável faz-me espécie. Fundos como o Jupyter Dynamic Bond onde os dividendos/distribuição variam faz-me sentido e penso que poderão ser assim. Mas por exemplo no Pimco income aquela distribuição estável há anos é irrealista. As taxas das obrigações em carteira não variam?

Aliás acabei agora de ir ao site deles e ainda me deu mais suspeições (quase certezas agora, já que me parece que eles são transparentes em relação a isso) que as distribuições não são apenas rendimentos das obrigações mas compensam com distribuições de capital para as manter estáveis.

image.thumb.png.7e2d7338a3a01dcb413b19b6adf26057.png

Editado por Virtua
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Francisco Martins
    2 hours ago, Virtua said:

Percebo o que queres dizer, e se calhar eu inicialmente pensava que todos os fundos eram assim. Mas como tudo, quando é demasiado estável faz-me espécie. Fundos como o Jupyter Dynamic Bond onde os dividendos/distribuição variam faz-me sentido e penso que poderão ser assim. Mas por exemplo no Pimco income aquela distribuição estável há anos é irrealista. As taxas das obrigações em carteira não variam?

Aliás acabei agora de ir ao site deles e ainda me deu mais suspeições (quase certezas agora, já que me parece que eles são transparentes em relação a isso) que as distribuições não são apenas rendimentos das obrigações mas compensam com distribuições de capital para as manter estáveis.

image.thumb.png.7e2d7338a3a01dcb413b19b6adf26057.png

Sim, dependerá sempre das políticas definidas pelo fundo, neste caso do Income:

"Distribution payments of the Fund where applicable, may at the sole discretion of the Fund, be made out of either income and/ or capital of the Fund. In the case of the Fund and the Income II Shares, the Fund may at its discretion pay dividends out of capital and charge management fees to capital, thereby resulting in an increase in distributable income available for the payment of dividends by the Fund/Income II Shares and therefore, the Fund / Income II shares may effectively pay dividends out of capital. In the case of Income II Shares, the Fund may also charge other fees to capital and also take into account the yield differential arising from share class currency hedging (which constitutes a distribution from capital). This may result in an immediate reduction of the NAV per share for the Fund and the Income II Shares."

Por acaso nunca encontrei um fundo que distribuísse dividendos apenas com base no valor que recebeu num dado periodo dos cupoes das obrigacoes que deteve nesse periodo ou dos dividendos pagos pelas empresas cujas accoes detem nesse periodo. Mesmo considerando um caso básico onde um fundo apenas lide com obrigações no seu estado primário (sem se meter em derivados e outras manigâncias) e nao acrescente distribuicao de capital ao dividendo entregue num dado periodo (como o Pimco Income faz), terá sempre o valor que recebeu dos cupões, mais/menos o gerado pelas constantes transacçoes de obrigaçoes que fez em mercado consoante os prazos e/ou metas de investimento que tem.

Editado por Urso_Pardo
    • Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    A 16/11/2019 às 22:14, rapior disse:

Boa noite.

Tenho um portfolio no site da morningstar há bastante tempo e estive a atualizá-lo, porém há alguns fundos que ao inserir o ticker ele não os reconhece. Por exemplo os seguintes fundos:

LU0348927251 - Nordea 1 - Global Climate and Environment Fund E EUR - ticker: F000001AP7

LU0159053015 - JPMorgan Funds - US Technology Fund D (acc) - EUR - ticker: F000005MPD

E tenho outro que nem aparece no site da morningstar?! 

LU1479563717 - Allianz Global Investors Fund - Allianz Thematica A EUR

Alguém já passou pelo mesmo que possa ajudar-me?

Obrigado.

Sim, e a Morningstar informou-me que não tinham registados no  seu site (para uso no portfolio) todos os tickers, sobretudo muitos que não são comercializados nos EUA.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Grandes alterações nos FPR,  a luta estava praticamente apenas entre NB PPR e AR PPR mas agora com a constante subida do mercado de acções, e devido às suas maiores exposições a este mercado, temos novos players na luta.

Então temos mais ou menos o Ranking actual desta forma:

AR PPR: 14,15% ----» 1.a página

BPI Reforma Valorização: 13,7% ----» 1.a página

Optimize Reforma Agressivo: 12,76%

NB PPR: 12,65% ----» 1.a página

Optimize Reforma Activo: 12,05% ----» 1.a página

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 2 horas, xgoldpt disse:

O englobamento obrigatório de rendimentos que se fala aplica-se a tudo ou apenas a rendimentos prediais ?

Uma vez que o orçamento de estado ainda não está feito, não vale a pena estar a especular seja o que for.

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Viva estimados Investidores,

Andando eu, já à algum tempo, a acompanhar este tópico o qual, me tem permitido ganhar literacia financeira nesta temática, por intermédio do vosso conhecimento de causa,  posso dizer que actualmente já me sinto algum traquejo (estratégia) para começar lentamente a constituir uma carteira, Assim,

1. Questiono se existe algum simulador ou outra ferramenta, onde seja possível constituir uma carteira de fundos de modo, a permitir acompanhar e perceber melhor toda a dinâmica deste instrumento?

Forte abraço a todos,

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    6 minutes ago, EagleOne said:

Gratuitas existem várias, tenho explorado ultimamente o google finance com as suas sheets parece-me muito bom, além disto o bloomberg, o yahoo finance, site investing, morning star, todos permitem constituir carteiras.

Antes de mais obrigado pela atenção! Assim sendo, vou começar por seguir a tua principal recomendação! Forte abraço,   

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 7 horas, EagleOne disse:

Gratuitas existem várias, tenho explorado ultimamente o google finance com as suas sheets parece-me muito bom, além disto o bloomberg, o yahoo finance, site investing, morning star, todos permitem constituir carteiras.

Podes acrescentar o Financial Times.

• Obrigado 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

https://pt.fundspeople.com/news/acatis-gane-como-e-que-este-fundo-value-conseguir-esquivar-se-de-quase-toda-a-grande-correcao-de-2018?utm_source=mdirector&utm_medium=email&utm_campaign=Hoje em Funds People 20%2F11

acatis.PNG

Volume em fundos de investimento estrangeiros.

Em 1.º deve estar a Abanca ( ex Deutsche Bank ) com o mesmo volume anterior, 1,5M.

CMVM.jpg

Editado por D@vid
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Francisco Martins

Isso é na gestão individual de activos.

Na gestão colectiva (a mais falada e de interesse por aqui), tem isto no total de UP entre mobiliario, imobiliario e demais produtos domiciliados em Portugal:

Screenshot_2019-11-25_11-41-36.png

O detalhe nos OICVM/FIA Portugueses:

Screenshot_2019-11-25_11-43-40.png

E depois ainda existe a parte adicional daquele que já colocou mais acima, o capital colocado em OICVM domiciliados no estrangeiro e comercializados por cá (onde faltam os valores do agora Abanca, dai a diferença registada):

Screenshot_2019-11-25_11-50-24.png

Editado por Urso_Pardo
    • Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • -------- changed the title to Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )