Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )

Recommended Posts

há 1 minuto, DMP disse:

O Core accionista da carteira não mexe. Apenas ligeirisisimos reajustes com reforço na componente das obrigações, que a carteira já está bastante puxadinha nas acções, com os 20% YTD.

Nos FI, também agora nem olho para os exóticos. Só o mainstream. Keep It Simple and Stupid (KISS).

As obrigações têm estado comer nas orelhas. Ao contrário das acções. Invertou os cenários recentes.

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 29,8k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• --------

5141

• 5coroas

2530

• Bedrock

1627

• Patanisca

1351

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Não sei se já repararam mas acabaram os votos negativos, assim deste modo resolve-se parte do problema, ainda existem outros mas irão ser resolvidos para que se volte a ter um tópico com um ar mais re

Como pedido pelo @D@vid actualização da minha carteira 4Fundos. A carteira 4 fundos foi feita no final de 2016 por via de programação em R: As performances desde a sua criaçã

Este fim de semana estive a rebalancear o meu portfolio, partilho convosco. Livrei-me dos bad performers e quero apostar neste Q4 e Q1'22 que se antevê vigoroso. Em Fevereiro fiz uma aposta em US

Posted Images

Mouro Emprestado
    há 31 minutos, Rick Lusitano disse:

Nos FI, também agora nem olho para os exóticos. Só o mainstream. Keep It Simple and Stupid (KISS).

As obrigações têm estado comer nas orelhas. Ao contrário das acções. Invertou os cenários recentes.

Desde o início de Setembro, já as obrigações soberanas de longo-prazo já perderam 7,5% sensivelmente.
    Ainda assim, desde o início do ano, já valorizaram mais de 15% (10% no caso das bunds alemãs).

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 3 minutos, Mouro Emprestado disse:

Desde o início de Setembro, já as obrigações soberanas de longo-prazo já perderam 7,5% sensivelmente.
    Ainda assim, desde o início do ano, já valorizaram mais de 15% (10% no caso das bunds alemãs).

Yep. Pode ser uma boa altura para reforçar Bonds. Normalmente só se fala em reforços nas quedas das Stocks (o que não quer dizer, que não se faça reforços nas Bonds).

A questão será adivinhar se os reforços se serão Catching Falling Knifes ou se são boas oportunidades. Só é preciso que o Trump vá ao Twitter.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Agora mesmo, Rick Lusitano disse:

Yep. Pode ser uma boa altura para reforçar Bonds. Normalmente só se fala em reforços nas quedas das Stocks (o que não quer dizer, que não se faça reforços nas Bonds).

A questão será adivinhar se os reforços se serão Catching Falling Knifes ou se são boas oportunidades. Só é preciso que o Trump vá ao Twitter.

Geralmente quando eu mexo, acerto nas quedas, portanto, estejam quietos! ?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 hora, DMP disse:

Já sabes que vai detonar essas carteirazinhas dos ETFs, cheira-me a medinho! ?

Espero que sim. Pelo risco de crédito que esses fundos assumem espero que tb recompensem. 

@Rick Lusitano

Tb tenho fundo tugas e ETFs Europeus e Americanos. Só ainda não coloquei no excel. Mas estão algures na base de dados ? Tenho de actualizar o excel. Em relação a serem cotados em várias bolsas de momento não estou a fazer distinção uma vez que como normalizo a 100 suponho que as diferenças sejam negligenciáveis mas por exemplo o IQQ0 (que está mesmo com a Sigla, ainda não o tenho com o ISIN) deveria chamar-se IQQ0.XETRA. É algo a pensar no futuro.

Não encontro esse CA Património Crescente nem na morningstar nem na bloomberg (nos sites).  Pode ser que um dia me dê ao trabalho de ir a um terminal bloomberg ou eikon para incluir na base de dados...

P.S. Esse fundo é mais estável que o do Madoff ?

Editado por Virtua
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 23 minutos, Virtua disse:

Espero que sim. Pelo risco de crédito que esses fundos assumem espero que tb recompensem. 

@Rick Lusitano

Tb tenho fundo tugas e ETFs Europeus e Americanos. Só ainda não coloquei no excel. Mas estão algures na base de dados ? Tenho de actualizar o excel. Em relação a serem cotados em várias bolsas de momento não estou a fazer distinção uma vez que como normalizo a 100 suponho que as diferenças sejam negligenciáveis mas por exemplo o IQQ0 (que está mesmo com a Sigla, ainda não o tenho com o ISIN) deveria chamar-se IQQ0.XETRA. É algo a pensar no futuro.

Não encontro esse CA Património Crescente nem na morningstar nem na bloomberg (nos sites).  Pode ser que um dia me dê ao trabalho de ir a um terminal bloomberg ou eikon para incluir na base de dados...

P.S. Esse fundo é mais estável que o do Madoff ?

Eu já sabia que não consegues apanhar, por isso disse:

há 2 horas, Rick Lusitano disse:

Olha eu a "lixar" o VG. :P

Se quiseres ver o CA Património Crescente:

Morningstar: https://tinyurl.com/wmyfrps

Bloomberg: https://tinyurl.com/sevq955

O fundo é Imobiliário Directo, não é acções ou outros valores mobiliários, não está sujeito às flutuações dos mercados financeiros, oferta e procura. ;)

Este fundo não tem anos negativos desde 2006 no mínimo.

Sharpe de 7 a 8 até 5 anos pelo menos. DP < 1%. Pior mês teve +0.18%.

Se me lembrar, posso ver se saco o histórico do terminal Bloomberg. ;)

Editado por Rick Lusitano
    • Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 26 minutos, Rick Lusitano disse:

Eu já sabia que não consegues apanhar, por isso disse:

O fundo é Imobiliário Directo, não é acções ou outros valores mobiliários, não está sujeito às flutuações dos mercados financeiros, oferta e procura. ;)

Este fundo não tem anos negativos desde 2006 no mínimo.

Sharpe de 7 a 8 até 5 anos pelo menos. DP < 1%. Pior mês teve +0.18%.

Se me lembrar, posso ver se saco o histórico do terminal Bloomberg. ;)

Belo depósito a prazo! Sim senhor. 

Já tinha comentado com o VG em tempos que tinha uns trocos na CA às moscas, e ia espreitar a oferta deles, mas apenas olhei para os accionistas, este passou completamente ao lado. 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 25 minutos, superkinas disse:

mas só o conseguimos na caixa agrícola certo ?

É exclusivo do CA.

Como até 3 anos, tem comissão de subscrição de 1%. É comprar para estar quieto se não se quiser pagar a comissão.

Pode ser uma alternativa a 1 Depósito a Ordem/Prazo (não é comparável no risco), em que o dinheiro perde dinheiro 2x, para a inflação e para as comissões bancárias que os bancos gostam de ter e aumentar todos os anos.

Para quem gosta de Portfolio Permanente ou similar com REIT, pode ser uma alternativa a 1 ETF REIT. Sendo que este FI é mesmo Imobiliário, não são ações de Empresas Imobiliárias.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 15 minutos, xgoldpt disse:

Como se comportou este fundo nos anos de crise (2008 e 2009) ?

É só veres no link da Morningstar abaixo:

há 18 horas, Rick Lusitano disse:

Mas como a Morningstar já só apanha o 2010 em diante, coloco os dados da rendibilidade antes de 2010 que tenho (recolhidos na Morningstar anos antes) :

2006

2007

2008

2009

2010

2011

2012

2013

2014

2015

2016

2017

2018

4,65

4,24

5,03

4,44

3,00

3,83

3,85

3,50

2,52

3,16

3,21

3,97

5,27

Nota: O fundo iniciou a sua actividade em 15/07/2005.

• Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 5 horas, D@vid disse:

O CA Patrimonio Crescente, era o principal concorrente ( em termos de volatilidade vs rentabilidade ) do queridinho ES Liquidez ?

ES Liquidez = Papel Comercial GES e outros grupos empresariais (activos não negociados em bolsa, logo não tinha volatilidade, e a rentabilidade eram os juros corridos, calculados diariamente))

CA Património Crescente = Imobiliário Directo (activos não negociados em bolsa, logo não tinha volatilidade, e a rentabilidade eram as rendas, calculadas diariamente)

O mesmo se pode dizer de fundos que só tenham depósitos a prazo em carteira, não têm a volatilidade da bolsa, e só calcular diariamente, os juros corridos dos depósitos.

Bottom-line: Se for um fundo com activos sem a volatilidade das bolsas, a volatilidade é mais reduzida.

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 11 minutos, Rick Lusitano disse:

Bottom-line: Se for um fundo com activos sem a volatilidade das bolsas, a volatilidade é mais reduzida.

Volatilidade das bolsas não desculpa não reavaliarem os activos de vez em quando ? Ou o investidor tem apenas algo como usufruto sobre as rendas apenas? Não há imóveis? Estão sempre a valor contabilístico do preço de compra? Falta de volatilidade não é necessariamente falta de risco!! Há muitos tipos de risco que realmente olhando para o gráfico de retorno está escondido.

O que é que acontece a um fundo desses se forem obrigados a reavaliar? A questão é que os reguladores aparentemente só obrigam a reavaliar quando o banco vai à falência:

image.png.2c318cd1cd4f20bea0b7525df4c4f3e7.png

O logística tb era "muito bom". Lembro-me de ver contas margem com base neste fundo em pleno 2008/2009. O banco de Portugal até lançou um alerta num dos relatórios anuais deles. O problema é que os reguladores em Portugal pouco mais são instituições de opiniões/recomendações/bitaites

Por favor não comparem fundos, quaisquer que eles sejam, a depósitos a prazo... 

Editado por Virtua
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 3 minutos, Virtua disse:

Volatilidade das bolsas não desculpa não reavaliarem os activos de vez em quando ? Ou o investidor tem apenas algo como usufruto sobre as rendas apenas? Não há imóveis? Estão sempre a valor contabilístico do preço de compra? Falta de volatilidade não é necessariamente falta de risco!! Há muitos tipos de risco que realmente olhando para o gráfico de retorno está escondido.

O que é que acontece a um fundo desses se forem obrigados a reavaliar? A questão é que os reguladores aparentemente só obrigam a reavaliar quando o banco vai à falência:

O logística tb era "muito bom". Lembro-me de ver contas margem com base neste fundo em pleno 2008/2009. O banco de Portugal até lançou um alerta num dos relatórios anuais deles. O problema é que os reguladores em Portugal pouco mais são instituições de opiniões/recomendações/bitaites

Tens toda a razão! Os DP não dão lucro, só prejuízo! ?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 minuto, Virtua disse:

Estás a misturar batatas com bananas. :)

Agora, desiludiste-me, nem pareces tu, a mandar bitaites. Pelo menos, informaste sobre o FI da Square??

O ES Logística nunca foi bom (pouco diversificado). Mas recordo-me de quem andava a falar dele, noutros locais de debate. ;)

O ES Logística era um fundo GES/BES que servia para colocar o imobiliário do grupo. Por isso era um FEI.

O CA Património Crescente, é gerido por gestora independente, a Square, com activos escolhidos por ela, não está ligada a nenhum banco. Com vários inquilinos de grupos económicos diferentes. Como se pode ver pelo RC que o D@vid colocou.

Segundo ponto, o ES Logística distribui rendimentos, por isso, as quedas verticais nas cotações.

Terceiro ponto, o ES Logística, como o nome indica é um FII de maioria ligados à logística e distribuição. (O CA PC tem uma carteira diversificada por vários sectores de imobiliário, ver o RC que o D@vid colocou.)

Quarto ponto: No prospecto do CA Património Crescente menciona o seguinte sobre a periodicidade minima das avaliações e quem são os avaliadores:

Citação

6.Os Peritos Avaliadores Os peritos avaliadores independentes, responsáveis pelas avaliações dos imóveis do Fundo, que ocorrem com uma periodicidade mínima de seis meses e, ainda, quer previamente à sua aquisição e alienação, quer previamente ao desenvolvimento de projetos de construção, e sempre que ocorram circunstâncias suscetíveis de induzir alterações significativas no valor do imóvel, e de acordo com a regulamentação emanada pela CMVM são os seguintes:

·         CBRE—Consultoria e Avaliação de Imóveis Unipessoal, Lda, Registo nº PAI/2006/0001

·         Jones Lang Lasalle -Sociedade Avaliações Imobiliárias Unipessoal, Lda, Registo nº PAI/2006/0009

·         Água Branca -Projectos de Engenharia Unipessoal, Lda; Registo nº PAI/2003/0002

·         Prime Yield -Consultadoria e Avaliação Imobiliária, Lda, Registo nº PAI/2005/0013

·         Aguirre Newman Portugal -Consultoria, Lda, Registo nº PAI/2006/0004

·         Lusoaval -Avaliação de Património, Lda, Registo nº PAI/2005/0012

·         GAREN –Avaliações de Activos, Lda, Registo nº PAI/2007/0019

·         Rockvalue Consulting Portugal, Lda, Registo nº PAI/2011/0023

·         Torres Mascarenhas , Lda, Registo nº PAI/2010/0054

·         Novimed Serviços –Serviços Imobiliários, Lda, Registo nº PAI/2010/0040

·         CPU –Consultores de Avaliação, Lda, Registo nº PAI/2003/0014

·         Terraval –Avaliação e Consultoria Imobiliária, Lda,Registo nº PAI/2005/0003;

·         NCG –Consultoria e Gestão, Lda, Registo nº PAI/2004/0029

·         Fast Value, Lda, Registo nº PAI/2006/0026

·         Appleton Consulting, Lda; Registo nº PAI/2012/0055

·         BDOTPRIME-Mediação Imobiliária, Lda, Registo nº PAI/2015/0029

·         Benege-Serviços de Engenharia e Avaliações, SA, Registo nº PAI/2003/0006

·         Cerat -Consultores de Engenharia, SA, Registo nº PAI/2005/0009

·         Novaval -Avaliações Imobiliárias e Serviços de Engenharia, Lda; Registo nº PAI/2010/0075

·         REVC -Real Estate Valuers and Consultants, Lda; Registo nº PAI/2013/0102

·         Right Value -Avaliação e Consultoria Imobiliária, Lda, Registo nº PAI/2009/0044

·         Sotrimo -Global Appraisals, Lda, Registo nº PAI/2014/0169

·         UON Consulting, SA, Registo nº PAI/2003/0023

·         Urbanflow-Engenharia e Consultoria, Lda, Registo nº PAI/2012/0032

·         MoreValue –Avaliações, Lda, Registo nº PAI/2014/0116

·         Handbiz, Lda, Registo nº PAI/2011/0054

·         X –Yield, Sociedade de Avaliações Imobiliárias, Unipessoal, Lda, Registo nº PAI/2016/0204

·         TKA, Lda, Registo nº PAI/2006/0005

·         Promatt –Avaliação e Gestão Imobiliária, Lda, Registo nº PAI/2017/0063

·         Trustval –Avaliações e Consultoria, Lda., Registo nº PAI/2017/0047

Fonte: Prospecto - http://doc.morningstar.com/document/f39a42a32ad73e4083ba25e7ca4cff54.msdoc/?clientid=bancobest&amp;key=eda98116efb9ace3

há 1 minuto, Virtua disse:

Eu não comparei fundos a depósitos bancários. Nunca fiz e não é agora que ia fazer, como bem sabes.

há 18 horas, Rick Lusitano disse:

Pode ser uma alternativa a 1 Depósito a Ordem/Prazo (não é comparável no risco), em que o dinheiro perde dinheiro 2x, para a inflação e para as comissões bancárias que os bancos gostam de ter e aumentar todos os anos.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 16 minutos, Virtua disse:

Sei que estás a brincar. Mas já vi muito produto estruturado e afins a ser vendido como se fosse tão seguro "depósito a prazo". Tenham algum juízo porque quem lê pode não ter a literacia financeira que nós temos  pensa que ter isto é tão seguro como um depósito a prazo.

O afins foram obrigações do BES por exemplo. Vá... juizinho. Estamos aqui para ensinar e aprender coisas acertadas e alertar uns aos outros para possíveis negócios e riscos. O fundo pode ser bom ou mau, cabe a cada um decidir, mas alertem para os risco por favor, em vez de compararem a um d.p. 

Penso que não deves ter interpretado as coisas correctamente.

E até parece que os depósitos a prazo são seguros. E nenhum banco da Zona Euro confiscou depósitos bancários. E até parece que as regras da ZE/BCE não inclui os depositantes para salvarem bancos...

A "segurança" de um estruturado depende de como é construido o estruturado, quais são os derivados (hedges) associados.

Eu não sugeri nenhum fundo, perguntei se podias colocar na tua "app" e mencionei a performance dele (coisa que qualquer mortal pode ver na Morningstar) . O que é que isto difere de ETFs que também já falaste recentemente? Ou mencionaste os riscos dos ETFs antes?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • -------- changed the title to Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )