Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )

Recommended Posts

há 55 minutos, Ricardo Oliveira disse:

Bom dia.
    Chamou-me a atenção o facto de falarem bastante de um produto que denominam como Optimize. No entanto, pelo que já pude perceber, esta entidade tem N produtos, pelo que fico sem perceber qual deles é o produto que tanto referem? Alguém pode esclarecer-me?

SE foi de Obrigaçoes deve ter sido este: PTOPZHHM0006

Mínimo de subscrição de 10€

Rentabilidade 1 ano: 8,25%

DP 1 ano: 2,57

Sharpe 1 ano: 3,26

• Obrigado 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 29,8k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• --------

5141

• 5coroas

2530

• Bedrock

1627

• Patanisca

1351

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Não sei se já repararam mas acabaram os votos negativos, assim deste modo resolve-se parte do problema, ainda existem outros mas irão ser resolvidos para que se volte a ter um tópico com um ar mais re

Como pedido pelo @D@vid actualização da minha carteira 4Fundos. A carteira 4 fundos foi feita no final de 2016 por via de programação em R: As performances desde a sua criaçã

Este fim de semana estive a rebalancear o meu portfolio, partilho convosco. Livrei-me dos bad performers e quero apostar neste Q4 e Q1'22 que se antevê vigoroso. Em Fevereiro fiz uma aposta em US

Posted Images

Francisco Martins
    17 hours ago, Virtua said:

Estás a ver como chegas ao que é bias? Neste caso "saber o futuro". Isto é algo que evito sempre na construção de carteiras. A grande alteração que houve nos últimos anos foi mesmo começar a olhar para os Min Vol como o IQQ0, e isso vai ter impacto na forma de eu fazer carteiras.

O maior problema destas carteiras nem é um potential bias mas sim precisares de uns 25k para serem eficientes em termos de custos de comissão (eu sei que há DeGiro e afins mas é uma discussão que já tive e basicamente para a DeGiro ter a segurança que quero e tenho noutros sítios os custos acabam por ser os mesmos? )

Ainda não fui fazer a minha carteira preferida, vou-te dizer qual é antes de ir ver os resultados. A minha carteira favorita há quase 10 aos é 50% SPY e 50% TLT. 

[entretanto fui testar na minha maquineta]

Vou ver agora os resultados:

image.thumb.png.42569324248efd034df723db24c069e2.png

Inception date é em Dezembro de 2008 devido ao acatis.

A performance do SPY/TLT foi de -3.1% em 2018 e -1.4% em 2008!!

Diferença? Um é em euros e outro em USD. Na altura não havia ETFs de jeito na Europa ? Mas vai começando a haver,  vai começando a haver ? Sempre disse que se fosse nos EUA o meu tópico era de ETFs. Ainda não estamos bem como eu pretendo mas...

Até já há os index funds da Vanguard, só preciso de convencer alguém a comercializa-los ?

https://global.vanguard.com/portal/site/kiids/pt/en/documents

P.S./EDIT: Como te disse eu já gostava do Acatis antes de os conheceres ? Não quero estar a transmitir uma ideia que não gosto dele. Para algumas pessoas acho que faz sentido tê-lo em carteira (se calhar para uma maioria, uma vez que podes fazer pequenos reforços).

P.S.2/EDIT2: Não gosto (e evito) construir carteiras com base em retornos mas sim em risco/volatilidade/drawdowns/VaR porque não consegues prever retornos futuros. Por outro lado a volatilidade tem propriedades estatísticas muito estáveis e boas para modelar. Não só um backtest tem algum valor em termos de risco (quase nulo em termos de retorno) mas consegues "prever" com alguma probabilidade possíveis drawdowns que terás com determinada carteira (podes até fazer isso no portfoliovisualizer.com com uma simulação de Monte Carlo)

50% SPY / 50% TLT, ter uma posição de metade da carteira de investimento em obrigações de longo prazo (+20) USD não seria um risco demasiado elevado para um Europeu deter?

Há uns meses andei a olhar para a diferença de backtesting em periodos longos entre ter obrigações europeias face aos resultados de ter obrigações EUA e os resultados eram francamente diferentes. Normalmente as primeiras referencias de backtesting/simulações na literatura que se encontram estão sempre referidas a obrigações EUA, o que não é traduzivel para um investidor europeu. Isto retirando ou não o efeito da WW I e II.

Editado por Urso_Pardo
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 hora, Urso_Pardo disse:

Posso estar desactualizado, mas sendo COBOL o suporte de quase tudo o que é/era rotina em bancos, porque nunca exploraram essa via ao inves do EXCEL?

A maioria das pessoas usa o que lhe ensinaram. Se na faculdade aprenderam com o excel usam o excel. Quem é que aprendia programação num curso de economia/finanças? (não faço ideia se nos dias de hoje dão pelo menos R em estatística/econometria). Eu quando encontro alguém que usa Matlab já sei que vem de matemática/estatística e foi o que deu na faculdade. Nenhum autodidacta como eu aprende Matlab (a menos que requerido pelo empregador) por causa dos custos envolvidos numa linguagem proprietária. Ou seja, mesmo quem sabe foi porque lhes ensinaram na faculdade. Os conhecimentos das pessoas evoluem pouco pós faculdade, quanto mais adoptar outra área diferente mesmo que tenha altas sinergias, o que aumenta é apenas a experiência (pelo menos é essa a ideia que tenho).

Citação

50% SPY / 50% TLT, ter uma posição de metade da carteira de investimento em obrigações de longo prazo (+20) USD não seria um risco demasiado elevado para um Europeu deter?

Eu pessoalmente concordo contigo. Por isso nunca investi nesta carteira (se calhar um erro enorme porque tinha ganho imenso no câmbio, mas agora a olhar para o passado é fácil de dizer isso LOL). Conheço quem investiu uma parcela da carteira e está a ter bom sucesso. Tb conheço quem me disse "hedge? eu? pagar aos bancos? certinho? Sem eles fazerem nada? Nem pensar". Foi das discussões recentes que mais impacto teve em mim, mas continuo na minha de acções sem hedge, obrigações com hedge. Mas já estive mais convicto da minha posição sabes? Esta é apenas uma carteira teórica, muito boa para ensinar conceitos financeiros. Às vezes junto-lhe GLD. Os 3 ETFs têm mais ou menos a mesma volatilidade e são bons nas correlações com o TLT a ter correlação negativa com o SPY e ambos a não ter qualquer correlação com o GLD.

Exemplo de um estudo de há 3 anos atrás foi https://rpubs.com/Virtua/Analise_20161220 (afinal já fazia coisas engraçadas há 3 anos ?)

Outros estudos/explicações, relativamente mais recentes com exemplos do SPY/TLT: https://nbviewer.jupyter.org/github/LuisSousaSilva/Articles_and_studies/blob/master/Como Investir/1 - Conceitos fundamentais de investimento.ipynb

Infelizmente (para mim) a carteira nunca saiu do papel mesmo, até por causa dos dividendos/distribuições e complexidade fiscal nunca me dei ao trabalho!!

Citação

Normalmente as primeiras referencias de backtesting/simulações na literatura que se encontram estão sempre referidas a obrigações EUA, o que não é traduzivel para um investidor europeu.

Sim. Infelizmente a literatura ainda é demasiado "US centric". A verdade é que têm base de dados brutais. Eu gostaria de dar uns toques a esse respeito e tentar "Globalizar" as análises e estudos. Quem sabe num blog perto de nós em breve? Algo tipo o "Of Dollars and Data" mas ajustado a uma realidade europeia. Aliás eu (e a pessoa com quem trabalho directamente) somos muito fãs da Ritholtz Wealth Management LLC. Eu claro particularmente do Nick Maggiulli por ele ser programador financeiro. 

Editado por Virtua
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 3 horas, Ricardo Oliveira disse:

Bom dia.
    Chamou-me a atenção o facto de falarem bastante de um produto que denominam como Optimize. No entanto, pelo que já pude perceber, esta entidade tem N produtos, pelo que fico sem perceber qual deles é o produto que tanto referem? Alguém pode esclarecer-me?

O FI da Optimize que se falou, foi este que referi:

A 09/11/2019 às 00:41, Rick Lusitano disse:

Assim de repente lembro de:

PTOPZHHM0006 - Optimize Obrigações FIMAO

O Optimize tem mais Obrigações Corporativas, em alguns Data-providers como a Bloomberg, até o classificam como sendo FI de Obrigações Corporativas EUR, mas pode ter informação algo desactualizada devido a mudança de política de investimento (na Morningstar classificam como "Obrigações Diversificado EUR"):

Citação

Optimize Obrigacoes - Fundo de Investimento Mobiliario Aberto de Obrigacoes de Taxa Fixa is an open-end fund incorporated in Portugal. The objective of the Fund is capital appreciation. The Fund will invest more than 70% of its assets in fixed-rate bonds issued by companies based in the European Union.The fund seeks to track the performance of a Bloomberg Barclays Index.

Fonte: Bloomberg

Em 30/09/2019, a Morningstar classificava assim a carteira deste fundo:

Citação
    Obrigações – Peso Setorial
    Fixed Income Sector %
    Obrigações de empresas 58,57
    Governo 39,34
    Liquidez e Equivalentes 12,03
    Relacionados com Governo -9,95

Fonte: Morningstar

Porém existe também outro FI de Obrigações que também é bastante interessante, mas é um FI de Obrigações Governamentais EUR:

PTYESRLM0008 - NB Obrigações Europa

Em 30/09/2019, a Morningstar classificava assim a carteira deste fundo:

Citação
    Obrigações – Peso Setorial
    Fixed Income Sector %
    Governo 90,52
    Relacionados com Governo 4,64
    Liquidez e Equivalentes 2,58
    Obrigações de empresas 2,27

Fonte: Morningstar

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Mouro Emprestado
    há 2 horas, Virtua disse:

Infelizmente (para mim) a carteira nunca saiu do papel mesmo, até por causa dos dividendos/distribuições e complexidade fiscal nunca me dei ao trabalho!!

Mas já podes ter essa carteira com ETFs europeus de replicação física sem distribuição de dividendos ?

IE00BFM6TC58 para o TLT

IE00B5BMR087 para o SPY (ou então IE00B6SPMN59 se quiseres o Min Vol ? ). 

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 3 horas, Mouro Emprestado disse:

Mas já podes ter essa carteira com ETFs europeus de replicação física sem distribuição de dividendos

Já conhecia (mas acredita que é sempre bom relembrar, já me deste umas ideias ? ). Os outros até já estavam na base de dados de quando andava a fazer os estudos de Min Vol. Ultrapassam de facto alguns problemas como a fiscalidade e ser Acc. É um passo mais próximo de ter esta carteira mas... faz-me alguma espécie ter os investimentos em USD sendo Europeu. Um MSCI World sem hedge ainda é uma coisa. No fundo só cerca de 30% da carteira ficaria em USD (60% do MSCI World de 50% de alocação a Equity). Mas tudo??? hummm

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

esta carteira 50/50 consegue "bater" outra nas proporções 25% SPY, 25% TLT, 25% REIT, 25% GOLD ?

o IE00B5BMR087 para o SPY é traded em EUR na XETRA, ex. Isso significa que é um investimento em EUR ou ainda está sujeito a flutuações de moeda ?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 3 horas, seffar disse:

Fica para memória futura, tal como a antecipação do Royal Bank of Scotland para a recessão em Janeiro de 2016 com o seu célebre "Vendam tudo ":

"Na terça-feira o Royal Bank of Scotland, emitiu um relatório onde alerta para o mau ano que será 2016 – “o ano do cataclismo” nos mercados, segundo a expressão utilizada. “Vendam tudo excepto obrigações de elevada qualidade”:

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 10 horas, N.Rocha disse:

esta carteira 50/50 consegue "bater" outra nas proporções 25% SPY, 25% TLT, 25% REIT, 25% GOLD ?

o IE00B5BMR087 para o SPY é traded em EUR na XETRA, ex. Isso significa que é um investimento em EUR ou ainda está sujeito a flutuações de moeda ?

Se não tem hedge no nome provavelmente é só cotado em euros (sujeito a flutuações câmbiais).

Acho piada a teres chegado a essa carteira 25%. É das favoritas de um amigo meu...

Não tendo as coisas na minha base de dados acabei por ir ao portfoliovisualizer. Portfolios 1 é o SPY/TLT, que apresenta rácio superiores. Ambos testados desde Dez 2004.

image.thumb.png.9b62f95893c84c00fa6d23121628f0ff.png

Aqui o link para o backtest completo:

https://tinyurl.com/w27rfq9

Relembro que os testes são em USD, com ETFs americanos. Como disse, de nada vale tentar passar para euros porque o hedge é superdispendioso e o ETF com hedge tem uma performance lastimável...

Editado por Virtua
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Mouro Emprestado
    há 24 minutos, N.Rocha disse:

a carteira 25% ☺️ , ouvia-a do user Salvador_ , não se ainda anda por aqui, mas fez um roadbook sobre esta temática com esta carteira como base.

A carteira que o Salvador falou é o Portfolio Permanente do Harry Browne.

Só que ao invés de 25% em REIT, aloca 25% a "cash" ou "obrigações de curto-prazo".

Para compararem com outras carteiras, eu costumo sempre desconsiderar os 25% do cash e considerar 33,33% para cada um dos activos:

- Acções

- Ouro

- Obrigações de longo-prazo

Isto porque, para fazer comparações ceteris paribus, ou nas outras carteiras consideram a porção alocada a DP/CA/CTPM, ou então simplesmente desconsideram este activo do portfolio permanente.

• Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 46 minutos, Virtua disse:

Devido ao chato do @DMP tive a actualizar a minha base de dados com algumas coisas como esse optimize e o NB obrigações Europa.

image.thumb.png.717a7bba51f2bb8662b34a8ef74cf5c7.png

Podem testar aqui: http://portfolioanalyser.net/portfoliobacktester/

Isto vai fazer parte de todo um ecossistema de Apps/micro-sites dedicados a construção e optimização de carteiras. Vou incluir um link com a base de dados mas se quiserem algum fundo/ETF peçam

De certeza que queres abrir essa caixa de Pandora? ;)

Só dei uma dica, a do Optimize, mas posso despejar mais fundos interessantes. :)

Editado por Rick Lusitano
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 minuto, Rick Lusitano disse:

De certeza que queres abrir essa caixa de pandora? ;)

Só dei uma dica, a do Optimize, mas posso despejar mais fundos interessantes.

Por enquanto limito a fundo que o pessoal queira testar. Não 1001 fundos que não compras. Fazemos assim. Se tens interesse em testar/comprar ou tens na tua carteira podes pedir ? (resumindo tens um limite de 12 a 15 ?)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Agora mesmo, Virtua disse:

Por enquanto limito a fundo que o pessoal queira testar. Não 1001 fundos que não compras. Fazemos assim. Se tens interesse em testar/comprar ou tens na tua carteira podes pedir ? (resumindo tens um limite de 12 a 15 ?)

Claro, eu posso comprar os fundos que quiser, como já sabes há muitos anos. ;)

Posso fazer uma sugestão?

Podias colocar uma lista dos FI/ETFs que estão já na DB. Até pode ser através de um link para um Excel só com os nomes e ISIN deles. Assim poupava-se trabalho.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 21 minutos, Rick Lusitano disse:

Claro, eu posso comprar os fundos que quiser, como já sabes há muitos anos. ;)

Posso fazer uma sugestão?

Podias colocar uma lista dos FI/ETFs que estão já na DB. Até pode ser através de um link para um Excel só com os nomes e ISIN deles. Assim poupava-se trabalho.

Já a encontrei em Complete Database . ;)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 20 minutos, Rick Lusitano disse:

Já a encontrei em Complete Database . ;)

@Virtua

Não tem FI tugas? E só FI, nada de ETFs?

Tens os ETF dos US, e da Europa também?

Como fazes com ETFs negociados em várias bolsas?

Têm o mesmo ISIN, mas performances diferentes consoante as bolsas, e isto só falando em bolsas EUR, sei como fazes informaticamente. ;)

Estou a me referir ao colocação na DB, terás que colocar limites, senão terás o mesmo ETF em n bolsas.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 2 horas, Virtua disse:

Devido ao chato do @DMP tive a actualizar a minha base de dados com algumas coisas como esse optimize e o NB obrigações Europa.

image.thumb.png.717a7bba51f2bb8662b34a8ef74cf5c7.png

Podem testar aqui: http://portfolioanalyser.net/portfoliobacktester/

Isto vai fazer parte de todo um ecossistema de Apps/micro-sites dedicados a construção e optimização de carteiras. Vou incluir um link com a base de dados mas se quiserem algum fundo/ETF peçam

?

há 2 horas, Rick Lusitano disse:

De certeza que queres abrir essa caixa de Pandora? ;)

Só dei uma dica, a do Optimize, mas posso despejar mais fundos interessantes. :)

Manda vir, Rick. Estou em modo de reajuste/rebalanceamento anual, ainda vais perfeitamente a tempo! ?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 minuto, DMP disse:

?

Manda vir, Rick. Estou em modo de reajuste/rebalanceamento anual, ainda vais perfeitamente a tempo! ?

Agora em máximos? Só se para vender e ter mais-valias.

Olha eu a "lixar" o VG. :P

Este FI já falo nele há uns 5 anos pelo menos. E muitos já o conhecem. Gostava de ver os testes deste FI. ;)

PTSQUBHM0002 - CA Património Crescente

Outros FI, tem pouco histórico, 1 ou 2 anos. Eu gosto de descobrir as versões europeias de FI americanos originais. Olha o PIMCO Income que ninguém o conhecia ou queria porque tinha pouco histórico (na versão europeia), e agora é prémios e muitos a falar dele. ;)

(MP)

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 minuto, Rick Lusitano disse:

Agora em máximos? Só se para vender e ter mais-valias.

Olha eu a "lixar" o VG. :P

Este FI já falo nele há uns 5 anos pelo menos. E muitos já o conhecem. Gostava de ver os testes deste FI. ;)

PTSQUBHM0002 - CA Património Crescente

Outros FI, tem pouco histórico, 1 ou 2 anos. Eu gosto de descobrir as versões europeias de FI americanos originais. Olha o PIMCO Income que ninguém o conhecia ou queria porque tinha pouco histórico (na versão europeia), e agora é prémios e muitos a falar dele. ;)

(MP)

O Core accionista da carteira não mexe. Apenas ligeirisisimos reajustes com reforço na componente das obrigações, que a carteira já está bastante puxadinha nas acções, com os 20% YTD.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • -------- changed the title to Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )