Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )

Recommended Posts

Rick Lusitano
    há 25 minutos, DMP disse:

Ainda não. Mas tem uns truques na manga para serem revelados a muito curto prazo. :P

Não sei como funciona o "VG Fund Analyser", mas correlações até o velhinho Excel faz de forma simples.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 29,8k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• --------

5141

• 5coroas

2530

• Bedrock

1627

• Patanisca

1351

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Não sei se já repararam mas acabaram os votos negativos, assim deste modo resolve-se parte do problema, ainda existem outros mas irão ser resolvidos para que se volte a ter um tópico com um ar mais re

Como pedido pelo @D@vid actualização da minha carteira 4Fundos. A carteira 4 fundos foi feita no final de 2016 por via de programação em R: As performances desde a sua criaçã

Este fim de semana estive a rebalancear o meu portfolio, partilho convosco. Livrei-me dos bad performers e quero apostar neste Q4 e Q1'22 que se antevê vigoroso. Em Fevereiro fiz uma aposta em US

Posted Images

Francisco Martins
    20 minutes ago, DMP said:

Eu nunca disse em lado que algum que era a forma correcta ou incorrecta de começar. É uma apenas uma forma. Você é que a cataloga logo como incorrecta. 

No país da Alice, toda a gente comecou a investir com plenos conhecimentos financeiros, que lhe permitiram sempre seguir o caminho correcto, na prática, 90% de nós começamos como auto didactas. Tentativa e erro.

Nao sei se sera' essa a proporçao (nao tenho dados), mas nao existe nenhuma razao para uma pessoa estar conformado com isso quando se pensa iniciar o investmento. Eu nao tenho problema nenhum em catalogar algo como incorrecto se existe algo mais correcto ao alcance de todos. Se pensa de maneira diferente, continue, a discussao tambem nao tem mais nada para continuar.

Editado por Urso_Pardo
    • Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 54 minutos, Patanisca disse:

Eu não estava a dizer que fundos mistos são maus. A minha questão era, normalmente um fundo misto faz o balanço entre acções e obrigações. Se assim é, e se a minha intenção é investir em obrigações e acções, na famosa proporção 60/40, porque não invisto apenas em fundos mistos? Porque hei-de ter em carteira fundos de acções, de obrigações e mistos tudo ao mesmo tempo?

O argumento de "mas há mistos muito bons", está certo sim, mas então se é um misto muito bom, porque não me foco só nele? Porque hei-de abdicar dessa boa performance e tentar ser eu pessoalmente a contaminar a carteira com fundos de acções/obrigações, que irão baixar a yield global da carteira?

É como ter 3 baldes de tinta na prateleira, um branco, um preto e um cinzento que corresponde exatamente ao tom que desejo de cinzento. Mas em vez de pegar apenas na lata de tinta que tem o cinzento perfeito, vou tentar com a lata do preto e do branco misturadas fazer um cinzento igual ou melhor. Não me faz sentido, porque vou ter mais trabalho e ainda me arrisco a que o cinzento fique uma bosta.

Então, é legítimo. Pode perfeitamente ter uma carteira só com Fundos Mistos. Por exemplo, para quem começa e não quer ter dinheiro parado, poderá não ser um caminho descabido.

Na prática, eu só tinha um misto em carteira, acrescentei agora um segundo, o Acatis por ser difícil de  ignorar, e possivelmente o melhor misto da atualidade.

Mas mesmo nessas carteiras que utilizei como exemplos, o M&G Optimal Income, o terceiro Misto, na pratica utilizo como um Fundo de Obrigações, pois tem mais de 93% em carteira. 

Editado por DMP
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Rick Lusitano

O mesmo também se pode colocar na questão, de porquê se comprar FI globais e sectoriais, e depois se tem FI de países e regiões à parte. Ter 1 FI Acções Globais, e depois tem se FI Acções dos EUA, da Europa, da Ásia ou de Emergentes, ou mesmo países individuais (sem contar com os EUA). O mesmo em FI de Obrigações Globais e depois tem se Europa, US, etc.

Penso que em categorias globais/sectoriais faz menos sentido que os mistos, porque se tem FI especializados em regiões e países. Juntar os 3 segmentos (Globais/Sectoriais/Países ou regiões) numa carteira faz correlações muitas positivas, até porque poderá ter muitas repetições de activos. Enquanto que mistos, as correlações serão mais baixas tanto com acções como com obrigações.

Editado por Rick Lusitano
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Rick Lusitano

Se por exemplo, fizermos 50/50% em Acções Globais e EUA: ;)

Morningstar X-Ray: 50% Caixagest Acções Globais + 50% Caixa Acções EUA

Temos 30% de acções repetidas só em 8 dos activos mais repetidos, claro está, nos EUA.

Temos 81% da carteira em acções dos EUA (50% do FI de Acções EUA + 31% do FI Acções Global. Há outros FI Acções Global com muito mais peso nos EUA, o que inclinaria ainda mais a carteira para os EUA).

Se formos ver ambos FI são bastantes correlacionados (gráficos).

Se quer ter exposição a 81% EUA, 15% Europa e 4% Ásia, não seria melhor fazer isso com FI dedicados?

Ou só ter 1 FI Acções Global com pesos parecidos?

Ou então dar-se 1 peso maior ao Global e depois ao acrescentar outros países/regiões ajustar os pesos desses novos FI, para equilibrar os pesos totais da carteira?

A questão de Globais/Sectorais é para fomentar o debate de qual a estratégia a usar com Globais e Sectoriais na diversificação de uma carteira. Eu não tenho nada contra Globais/Sectoriais ou outra categoria. Eu até tenho Globais/Sectoriais/EUA.

Editado por Rick Lusitano
    • Obrigado 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Rick Lusitano
    há 5 horas, Virtua disse:

@Mouro Emprestado Estás a ver o MSCI World Low Vol em usd. O IQQ0 segue o índice em euros. O USD como se sabe é moeda de refúgio. Em 2008 o drawdown foi de 39%, não de 47% (do MSCI Low Vol versão em dólares) ou 57% (do MSCI World em dólares)

https://www.msci.com/documents/10199/24edc995-39e1-4b0f-980d-9e5a2ec105fe

Refiro o mesmo que o DPM disse, acho que ng disse que tinha o risco de obrigações. É apenas uma alternativa ao MSCI World Normal, nem sei se vai continuar a ter uma performance melhor. Mas se tiver um retorno em linha e drawdowns entre 1/2 a 1/3 menores fico feliz ?

Acredito que tenhas sido a primeira pessoa entre nós a falar do low vol, mas só agora os ETFs (não ligo muito aos índices porque os acho demasiado teóricos/backtest) começam a ter histórico suficiente para eu os ter em consideração.

Aqui está análise que fiz há uns meses quando o "descobri" e partilhei com o DMP. E sim, está lá todos os alertas incluindo esse da ligação do low vol com o bull das obrigações!!!

http://bit.ly/2Nvxdna

Nice Stats. (Não estou a me referir aos ETFs, mas sim à exaustiva cobertura quantitativa. Congrats!)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Tiago Cardoso 17
    A 01/07/2019 às 17:04, D@vid disse:

Eu basicamente não uso nada, vejo tudo no banco mesmo, desde que me apareça as rentabilidades médias e rentabilidades de cada reforço para mim não preciso de mais nada, ainda para mais dá para fazer x-ray e ter acesso a todas as variáveis no banco.

Consegues fazer x-ray diretamente no banco?

Consegues tambem pela app? tentei fazer agora e nao consegui

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 minuto, Tiago Cardoso 17 disse:

Consegues fazer x-ray diretamente no banco?

Consegues tambem pela app? tentei fazer agora e nao consegui

Nunca tentei tal coisa na App, talvez numa próxima actualização que acho que está para breve, mas não sei se tem essa opção nem dei conta, faço no site sim.

• Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 hora, master-chief disse:

image.png.8b899701354fa8199338573f91c7ffe5.png

E por aqui alguém já subscreveu este estilo de fundos?
    Acções nos primeiros anos

e nos anos finais troca tudo para obrigações

São fundos mistos do tipo PPR versão americana. Ou seja, fundos com um "target" definido para o ano da reforma. Começam com um maior peso em acções e conforme vão chegando perto do "target" vão diminuindo as acções, aumentando as obrigações.

• Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Citação

VG aqui vais.me desculpar mas discordo. Eu não olho para a coisa assim, o Fundo ou é bom, ou não é bom. Ou apresenta resultados consistentes, ou não apresenta. Ou tem bons indicadores, ou não tem.

@DMP Isso muito provavelmente tem a haver com a forma de construção e análise de carteiras que ambos temos e são bastante diferentes. O histórico (muitas vezes limitado) é apenas umas das vertentes. Como te mostrei repliquei sem grandes dificuldades o Acatis Gané (que é o fundo do momento). Ora e eu consigo construir uma carteira tão boa como esse fundo, e consigo ter a performance em 2008 etc etc porque irei arriscar num fundo que é gerido por outra pessoa que na melhor das hipóteses tinha uma performance em linha com a minha carteira e na pior se espalhava? Esta é o tipo de apostas que gosto de fazer " Heads I win, Tails i don't lose". Não há nenhuma mais valia para mim em subscrever um misto. Não quer dizer que não haja para ti ou outras pessoas.

Ao menos a minha carteira sou eu que a giro (ou que não a giro ?). Se perder dinheiro a culpa foi minha. Estou farto de ao longo de anos deixar dinheiro na mesa por causa da incompetência de outros.

Nos dias que correm quando construo uma carteira faço um backtest desde 2001. Se não incluir 2008 para mim já era impensável há uns anos atrás, agora é completamente inaceitável.

Citação

Atualmente, eu vejo mais valor num bom misto com uma política mais ou menos flexível em carteira, do que  um fundo razoável de obrigações, que com a correlação que verificamos atualmente nos mercados, acabam por ser mais um peso morto do que propriamente um amortecedor de períodos menos bons. 

Isso é porque continuas a ver as carteiras pelos fundos individuais e não como um todo. A carteira que construí para replicar o Acatis tinha 40% Obrigações. Mas como viste o "bolo" nem te apercebeste. Se tivesses os activos individuais ficavas na mesma a resmungar (estou-te mesmo imaginar com 40% bonds conservadoras LOL ?) quando na realidade tinhas uma carteira igual ao Acatis que acabaste de pagar 1% para subscrever?

Sobre os mistos eu pessoalmente vou ainda mais longe que o Patanisca. Porque eu consigo fazer o cinzento que quero e cada vez me arrisco menos a comprar cinzentos "pré feitos" não vá não ser exactamente da tonalidade que eu quero ou comece a ficar preto com o tempo!!

Citação

Nice Stats. (Não estou a me referir aos ETFs, mas sim à exaustiva cobertura quantitativa. Congrats!)

@Rick Lusitano Está fixe não está? Esta cena da programação está-me a sair melhor que o esperado. Agora imagina isto sobre a tua carteira (ou de clientes) ?No meu caso mais do que uma questão de report dá-me jeito em discussões quando as pessoas estão em momentos de stress, como em finais de 2018. Quando alguém me disse que está a ser o pior período de sempre (desde que essa pessoa tinha começado a investir) consegui mostrar que o início de 2016 tinha sido pior, analisou-se o que se passou a seguir e essa pessoa pode tomar uma decisão mais informada e consciente (true story).

Citação

Não sei como funciona o "VG Fund Analyser", mas correlações até o velhinho Excel faz de forma simples.

Ele faz tudo o que eu o programar para fazer ? 

Algumas das vantagens da programação é a reprodutibilidade (eu envio-te um texto .txt com o código e o ficheiro .Csv com os dados e tu, em segundos, reproduzes o que eu fiz. Assim como podes analisar COMO eu fiz). A massificação é outra vantagem grande, como ter um micro-site onde as pessoas podem fazer as suas próprias análises facilmente (ver portfoliovisualizer.com). A automatização nem precisa de apresentações e sabes o quanto está a alterar diversas indústrias. Isto tudo para além dos gráficos interactivos da D3.js serem lindos ?

Não faz muitas coisas ainda, porque ainda não tive necessidade de a fazer app crescer (vai mudar em breve) mas já faço isso e muito mais há uns 2 anitos ?  Neste momento estou a aprender a programar Sharpe Style Analysis (https://en.wikipedia.org/wiki/Returns-based_style_analysis) e Fama French Model (https://en.wikipedia.org/wiki/Fama–French_three-factor_model). Ambos juntos são bastante engraçados e basicamente desconstruo um mutual fund, tiro o sumo e ponho o resto no cantinho do prato ?

Não digo que um excel power user não consiga fazer uma quase tudo o que faço, mas deve demorar mais de 30 segundos a fazer uma simulação de Monte-Carlo com um milhão de iterações, isto se o excel não crashar?. Conheço quem deixava o excel uma noite inteira a fazer options pricing e desde que começou a usar Matlab (tem quem programe para ele) demora uns 10/20 segundos ?. E simulações de Monte-Carlo é o bread and butter do mundo financeiro, mais do backtests.

Editado por Virtua
    • Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 8 minutos, Virtua disse:

@DMP Isso muito provavelmente tem a haver com a forma de construção e análise de carteiras que ambos temos e são bastante diferentes. O histórico (muitas vezes limitado) é apenas umas das vertentes. Como te mostrei repliquei sem grandes dificuldades o Acatis Gané (que é o fundo do momento). Ora e eu consigo construir uma carteira tão boa como esse fundo, e consigo ter a performance em 2008 etc etc porque irei arriscar num fundo que é gerido por outra pessoa que na melhor das hipóteses tinha uma performance em linha com a minha carteira e na pior se espalhava? Esta é o tipo de apostas que gosto de fazer " Heads I win, Tails i don't lose". Não há nenhuma mais valia para mim em subscrever um misto. Não quer dizer que não haja para ti ou outras pessoas.

Ao menos a minha carteira sou eu que a giro (ou que não a giro ?). Se perder dinheiro a culpa foi minha. Estou farto de ao longo de anos deixar dinheiro na mesa por causa da incompetência de outros.

Nos dias que correm quando construo uma carteira faço um backtest desde 2001. Se não incluir 2008 para mim já era impensável há uns anos atrás, agora é completamente inaceitável.

Isso é porque continuas a ver as carteiras pelos fundos individuais e não como um todo. A carteira que construí para replicar o Acatis tinha 40% Obrigações. Mas como viste o "bolo" nem te apercebeste. Se tivesses os activos individuais ficavas na mesma a resmungar (estou-te mesmo imaginar com 40% bonds conservadoras LOL ?) quando na realidade tinhas uma carteira igual ao Acatis que acabaste de pagar 1% para subscrever?

Sobre os mistos eu pessoalmente vou ainda mais longe que o Patanisca. Porque eu consigo fazer o cinzento que quero e cada vez me arrisco menos a comprar cinzentos "pré feitos" não vá não ser exactamente da tonalidade que eu quero ou comece a ficar preto com o tempo!!

@Rick Lusitano Está fixe não está? Esta cena da programação está-me a sair melhor que o esperado. Agora imagina isto sobre a tua carteira (ou de clientes) ?No meu caso mais do que uma questão de report dá-me jeito em discussões quando as pessoas estão em momentos de stress, como em finais de 2018. Quando alguém me disse que está a ser o pior período de sempre (desde que essa pessoa tinha começado a investir) consegui mostrar que o início de 2016 tinha sido pior, analisou-se o que se passou a seguir e essa pessoa pode tomar uma decisão mais informada e consciente (true story).

Ele faz tudo o que eu o programar para fazer ? 

Algumas das vantagens da programação é a reprodutibilidade (eu envio-te um texto .txt com o código e o ficheiro .Csv com os dados e tu, em segundos, reproduzes o que eu fiz. Assim como podes analisar COMO eu fiz). A massificação é outra vantagem grande, como ter um micro-site onde as pessoas podem fazer as suas próprias análises facilmente (ver portfoliovisualizer.com). A automatização nem precisa de apresentações e sabes o quanto está a alterar diversas indústrias. Isto tudo para além dos gráficos interactivos da D3.js serem lindos ?

Não faz muitas coisas ainda, porque ainda não tive necessidade de a fazer app crescer (vai mudar em breve) mas já faço isso e muito mais há uns 2 anitos ?  Neste momento estou a aprender a programar Sharpe Style Analysis (https://en.wikipedia.org/wiki/Returns-based_style_analysis) e Fama French Model (https://en.wikipedia.org/wiki/Fama–French_three-factor_model). Ambos juntos são bastante engraçados e basicamente desconstruo um mutual fund, tiro o sumo e ponho o resto no cantinho do prato ?

(Não digo que um excel power user não consiga fazer uma quase tudo o que faço, mas deve demorar mais de 30 segundos a fazer uma simulação de Monte-Carlo com um milhão de iterações, isto se o excel não crashar?). Conheço quem deixava o excel uma noite inteira a fazer options pricing e desde que começou a usar Matlab (tem quem programe para ele) demora uns 10 segundos ?

Seu geek financeiro! :D

Ainda ficas maluco, com tantos números e programação. Eu tive que fazer um stop, antes de eu próprio crashar. :)

Fazer Monte Carlo em Excel no Inverno é bom. Ajuda a aquecer a casa. :)

Claro que fazer MC demora, até mesmo só com 5000 simulações. E já aí, a probabilidade de crashar é grande. Mas também quem faz pricing ou hedging de opções em PC da treta?

Agora a sério, não receias que ver o ADN, acabas por perder algum foco na realidade. É como estar a analisar uma foto ao pixel, está com zoom tão elevado que acabas por nem ver a imagem como um todo.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 57 minutos, Rick Lusitano disse:

Mas também quem faz pricing ou hedging de opções em PC da treta?

O excel é o software mais usado no mundo financeiro. Ainda este Verão estive a discutir isso com uma amiga que trabalha no BCE porque o subalterno dela sabe Matlab mas ela continua a querer as coisas em excel (claro que na cabeça de um não programador é porque o excel é o melhor/suficiente e na cabeça de qualquer programador é porque a outra pessoa não sabe programar e só vê o excel à frente). Quando o maioral de uma instituição qualquer (não sei se o BCE/FMI ou o raio que o parta) aprendeu python e começou a fazer os reports em python todo o mundo financeiro ficou parvo como se fosse um rockstar. Tão atrasadinho este mundo. Nossa.... Claro que depois quando um gajo como o Jim Simmons, que sabe realmente matemática e física chega aqui, até se ri de nós...  Mas isso é assunto para outro dia.

Cada vez discuto menos com as pessoas. Desgasto-me e a pessoa continua com a sua opinião na mesma. Debater ainda é uma coisa mas quando vejo que a outra pessoa tem de ser "convencida" já não me dou ao trabalho. Quem quer crescer e aprender é bem vindo (e muitas vezes aprendo eu, mais que não seja uma nova perspectiva, igualmente válida), quem se quer manter na sua "verdade" porque ele/ela é que tem razão já não me dou ao trabalho. 

Citação

Agora a sério, não receias que ver o ADN, acabas por perder algum foco na realidade. É como estar a analisar uma foto ao pixel, está com zoom tão elevado que acabas por nem ver a imagem como um todo.

Nã... Já leste alguma história de um relojoeiro que tenha perdido o amor aos relógios só porque os desmonta e vê as peças e/ou monta um relógio??

P.S. - 5000 simulações de MC demora cerca de 75 milissegundos em python/numpy, se usares algebra linear, cerca de 1 segundo com matemática do secundário

Editado por Virtua
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 20 minutos, Virtua disse:

Nã... Já leste alguma história de um relojoeiro que tenha perdido o amor aos relógios só porque os desmonta e vê as peças e/ou monta um relógio??

Nop. Perde o amor porque descobre o interior e o funcionamento dos relógios e perde a magia do desconhecido?

há 20 minutos, Virtua disse:

P.S. - 5000 simulações de MC demora cerca de 75 milissegundos em python/numpy, se usares algebra linear, cerca de 1 segundo com matemática do secundário

Eu prefiro é ganhar dinheiro. Deixo essas cenas matemáticas para amantes dos números. A matemática para mim é só mais uma ferramenta, não é o Santo Graal.

Até parece que andas à procura da pedra filosofal. Um alquimista que através da programação e da matemática tenta descobrir a fórmula secreta de transformar chumbo em ouro. ;)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 51 minutos, Rick Lusitano disse:

Um alquimista que através da programação e da matemática tenta descobrir a fórmula secreta de transformar chumbo em ouro. ;)

Já ouviste falar de bitcoins? ?

Citação

Deixo essas cenas matemáticas para amantes dos números

Verdade. Tenho mais amor a conhecimento que a dinheiro ?

Editado por Virtua
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Bom dia.
    Chamou-me a atenção o facto de falarem bastante de um produto que denominam como Optimize. No entanto, pelo que já pude perceber, esta entidade tem N produtos, pelo que fico sem perceber qual deles é o produto que tanto referem? Alguém pode esclarecer-me?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Francisco Martins
    19 hours ago, Virtua said:

O excel é o software mais usado no mundo financeiro. Ainda este Verão estive a discutir isso com uma amiga que trabalha no BCE porque o subalterno dela sabe Matlab mas ela continua a querer as coisas em excel (claro que na cabeça de um não programador é porque o excel é o melhor/suficiente e na cabeça de qualquer programador é porque a outra pessoa não sabe programar e só vê o excel à frente). Quando o maioral de uma instituição qualquer (não sei se o BCE/FMI ou o raio que o parta) aprendeu python e começou a fazer os reports em python todo o mundo financeiro ficou parvo como se fosse um rockstar. Tão atrasadinho este mundo. Nossa.... Claro que depois quando um gajo como o Jim Simmons, que sabe realmente matemática e física chega aqui, até se ri de nós...  Mas isso é assunto para outro dia.

Cada vez discuto menos com as pessoas. Desgasto-me e a pessoa continua com a sua opinião na mesma. Debater ainda é uma coisa mas quando vejo que a outra pessoa tem de ser "convencida" já não me dou ao trabalho. Quem quer crescer e aprender é bem vindo (e muitas vezes aprendo eu, mais que não seja uma nova perspectiva, igualmente válida), quem se quer manter na sua "verdade" porque ele/ela é que tem razão já não me dou ao trabalho. 

Posso estar desactualizado, mas sendo COBOL o suporte de quase tudo o que é/era rotina em bancos, porque nunca exploraram essa via ao inves do EXCEL?

Sempre gostei de usar Phyton, especialmente porque tudo o que é "number crunching" fica entregue a bibliotecas de C / C++ / FORTRAN, o que permite performances muito superiores e estaveis como as que referes. Nao vejo melhor alternativa a Matlab, por exemplo. Mas enfim, os meus dias de programção já lá vão.

Editado por Urso_Pardo
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • -------- changed the title to Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )