Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )

Recommended Posts

• Respostas 29,8k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• --------

5141

• 5coroas

2530

• Bedrock

1627

• Patanisca

1351

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Não sei se já repararam mas acabaram os votos negativos, assim deste modo resolve-se parte do problema, ainda existem outros mas irão ser resolvidos para que se volte a ter um tópico com um ar mais re

Como pedido pelo @D@vid actualização da minha carteira 4Fundos. A carteira 4 fundos foi feita no final de 2016 por via de programação em R: As performances desde a sua criaçã

Este fim de semana estive a rebalancear o meu portfolio, partilho convosco. Livrei-me dos bad performers e quero apostar neste Q4 e Q1'22 que se antevê vigoroso. Em Fevereiro fiz uma aposta em US

Posted Images

Ricardo Oliveira
    há 13 minutos, superkinas disse:

só uma curiosidade porque um fundo emergentes  - asia pacifico   e não ter nenhum de acções EUA ?

Como pensei: 
    - FIDELITY ASIA PACIFIC OPPORTUNITIES FUND - focado na Ásia e com uma grande abrangência de setores.
    - PICTET SECURITY R EUR - focado maioritamente nos Estados Unidos e embora com o foco em dois setores principais, tem também alguma diversificação ;
    - FIDELITY EUROPEAN DYNAMIC GROWTH FUND   - focado na Europa e com uma grande abrangência de setores.
    - Caixagest Ações Líderes Globais - mais de metade focado nos Estados Unidos e também ele com uma grande abrangência de setores.
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 5 horas, Ricardo Oliveira disse:

Com todos estes comentários fico a pensar se não será uma má altura para entrar no mercado dos fundos... Mas ficar com 85.000 parados só em depósitos a prazo de taxas quase nulas...

Má altura foi ontem não ter entrado. Cada dia que se espera pelo próximo momento ideal, regra geral (comprovado por N estudos históricos), dá asneira.

há 3 horas, Ricardo Oliveira disse:
    Como pensei: 
    - FIDELITY ASIA PACIFIC OPPORTUNITIES FUND - focado na Ásia e com uma grande abrangência de setores.
    - PICTET SECURITY R EUR - focado maioritamente nos Estados Unidos e embora com o foco em dois setores principais, tem também alguma diversificação ;
    - FIDELITY EUROPEAN DYNAMIC GROWTH FUND   - focado na Europa e com uma grande abrangência de setores.
    - Caixagest Ações Líderes Globais - mais de metade focado nos Estados Unidos e também ele com uma grande abrangência de setores.

Tanta diversificação com recurso a fundos tão abrangentes que acaba por vir a sofrer da chamada "economia global" e efeitos de contágio.

Ter isso assim é quase como ter apenas um fundo de acções globais. 

Eu chamo a isso mexer um iogurte grego, basicamente é mexer o que já vem mexido para no final ficar exatamente com a mesma textura.

A China precisa dos EUA para lhes encomendarem mão-de-obra, os EUA precisam da China para escoar bens de consumo para uma sino-middle-class emergente. A Europa, aliás, a Alemanha (o resto é residual), precisa de escoar maquinaria de construção e automóveis para a China. Os EUA precisam de uma Europa com sede de tecnologia para poder exportar os bens e serviços que produz, lá está, na China.

Basta ver estes 3 índices de manhã até ao final da tarde para perceber a sua correlação:
    Se o HangSeng ou Shangai fecha vermelho por causa de um tweet do trump na noite anterior, o EuroStoxx50 abre vermelho e às 14h30 o Sp500 abre vermelho também. E vice-versa. :)

Editado por Patanisca
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Mas oh Ricardo, repare que eu não apontei nem uma única vez que a sua escolha é má. Mexer o iogurte grego nunca o irá tornar pior do que estava quando lhe retirou a tampa, percebe?

É apenas uma questão de preferência. Como já disse anteriormente, eu já tive múltiplos fundos, assim como você coloca, distribuido geograficamente e tal, EUA, Europa, "Oceanásia" e Japão.

Hoje prefiro manter apenas os meus best-runners que são simples e estão a investir e a diversificar onde eu quero. Lembre-se que a ideia de investir em FI é já estar a pagar a alguém para fazer a gestão (e diversificação) por si.

• Obrigado 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Rick Lusitano
    há 1 hora, DMP disse:

Obrigações:

Rubrics Global Credit UCITS E EUR  IE00BCRY5Q93 - Obrigações Corp. Globais  -» 20%

Porquê este fundo de obrigações? Tiveste a usar a Black Box do VG? :)

Assim de repente lembro de:

PTOPZHHM0006 - Optimize Obrigações FIMAO

IE00B11XZ434  - PIMCO GIS Global Investment Grade Credit E EURH Acc

Estes FI poderão ter mais um pouco de DP, mas têm melhores rentabilidades.

E os FI não é só a parte quantitativa, tem que se ver a estratégia e política que os FI têm, quem são os gestores.

Tal como o @Virtua bem sabe, comparar FI no passado, têm várias lacunas, como, os gestores mudam, as políticas de investimento alteram-se assim como as estrategias, há FI que são fundidos noutros. etc. No final, está a se comparar coisas que não são homogéneas.

Eu posso criar infinitos modelos de algoritmos e nenhum acertar no futuro.

Um bom exemplo de arrogância intelectual de matemáticos financeiros com criadores de modelos que receberam "Prémios Nobel" pelo seu brilhantismo em matemática financeira, Scholes e Merton, e seus modelos ultra-sofisticados que deram muito dinheiro e bateram os mercados, mas que implodiu em menos de uma década (LTCM).

Editado por Rick Lusitano
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Porquê este fundo de obrigações? Tiveste a usar a Black Box do VG?

Para ter histórico suponho eu. Nada a haver comigo. Até porque o equivalente que lhe falei (que tenho tido debaixo de olho) envergonha esse. Mas tem pouco histórico.

Tu dá-lhe Rick. É bom que ele ouça o mesmo que eu lhe disse há 3 horas atrás vindo de outra pessoa!! Backtests são backtests. Ainda por cima de fundos activos... Também tem um grave bias de selecção, como a escolha o Acatis Gané que só há pouco é que se começa a ouvir falar e não inclui o M&G Dynamic allocation que ele próprio mostrou que tinha na carteira à umas páginas atrás, o que significa que acreditava mas deixou de acreditar, excluindo mais um misto que passou a ter má performance do nada!!

image.thumb.png.2948a8104159db2746386e1881bf6516.pngimage.png.47cf428f7695ea78e7118b72f972723d.png

Editado por Virtua
    • Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Rick Lusitano
    há 11 minutos, Virtua disse:

Porquê este fundo de obrigações? Tiveste a usar a Black Box do VG?

Para ter histórico suponho eu. Nada a haver comigo. Até porque o equivalente que lhe falei (que tenho tido debaixo de olho) envergonha esse. Mas tem pouco histórico.

Tu dá-lhe Rick. É bom que ele ouça o mesmo que eu lhe disse há 3 horas atrás vindo de outra pessoa!! Backtests são backtests. Ainda por cima de fundos activos...

image.thumb.png.2948a8104159db2746386e1881bf6516.pngimage.png.47cf428f7695ea78e7118b72f972723d.png

Tantos fundos estrelas que acabaram por morrer. Alguns porque o gestor perdeu o jeito, outros porque os gestores saíram.

VG, ainda te lembras do Bill Gross e do PIMCO TR?

Ou Michael Hasenstab do Templeton GTR?

Ou o Carmignac do misto Carmignac Patrimoine?

Estrelas durante uns tempos, nos backtests batiam tudo, e no futuro, puff...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Nem tudo tb são maças podres... o DMP sempre foi uma pessoa de números e olha que a selecção que se fez (que ele aí mostrou atrás) não ficou nada má, bem pelo contrário. Também há muito valor no quantitativo, às vezes preferia era que fosse mais meio termo, porque nem se apercebeu do survivorship bias da selecção dele ?

Cada vez fujo mais de mistos... acho que são os primeiros a ir morrendo!!

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Rick Lusitano
    há 13 minutos, Virtua disse:

Nem tudo tb são maças podres... o DMP sempre foi uma pessoa de números e olha que a selecção que se fez (que ele aí mostrou atrás) não ficou nada má, bem pelo contrário. Também há muito valor no quantitativo, às vezes preferia era que fosse mais meio termo, porque nem se apercebeu do survivorship bias da selecção dele ?

No fim, é tudo uma distribuição log-normal? ;)

E tudo tende para a média... :D

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 9 horas, Rick Lusitano disse:

Porquê este fundo de obrigações? Tiveste a usar a Black Box do VG? :)

Assim de repente lembro de:

PTOPZHHM0006 - Optimize Obrigações FIMAO

IE00B11XZ434  - PIMCO GIS Global Investment Grade Credit E EURH Acc

Estes FI poderão ter mais um pouco de DP, mas têm melhores rentabilidades.

há 9 horas, Virtua disse:

Caros, como sabem, há vários excelentes fundos que ficaram fora desta seleção, e que facilmente poderiam entrar e substituir qualquer um dos Fundos selecionados sem comprometer. 

E sim, fica a ressalva, retornos passados não são sinónimo de retornos futuros, mas não deixam de ser o melhor indicador de que dispomos, para fazermos as melhores escolhas. 

Sabem que sou um gajo de números, Finanças, vou aprendendo o que posso com os mestres, e honra vos seja feita, foi muito pelo que aprendi com vocês os dois, que hoje sei o pouco que sei. Nunca é demais agradecer a ajuda que vocês deram e vão continuando a dar à comunidade! 

Respondendo diretamente à tua questão Rick, a escolha pelo Rubrics prendeu-se essencialmente com o histórico e  com as obrigações de maturidade mais curta e com a menor volatilidade do mesmo, uma vez que as carteiras têm um perfil "mais arrrojado".

Mas, mea culpa, desconhecia esse Optimize!! Obrigado pela partilha.

E agora VG, vais-me desculpar, não é BIAS, é Seleção Natural de Darwin! :D

Não deixas de ter razão no que dizes, mas, para mim é exatamente o inverso. O FI foi escolhido por uma razão em particular, e pode ou não estar a corresponder dentro daquilo que seria expectável quando foi subscrito, mas , como acabou de acontecer, descobrimos novos fundos, com desempenhos superiores ou mais em linha com a nossa filosofia, e como tal, chega a hora da despedida. Amigos à mesma, mas cada um segue a sua vida!  

E agora vou ser feliz com este Optimize, e muito provavelmente, à custa do Pimco Income, que cumpriu o seu propósito de forma honrada, mas chegou a sua hora. ❤️

Tal como o M&G partiu na noite passada, à custa do fulgurante Acatis, também descoberto recentemente, que apresenta um histórico digno de registo e teve um comportamento em 2018, bastante acima da média, o que diz muito acerca da capacidade e das escolhas dos gestores.

Mais uma vez, agradeço os vossos reparos e voltem sempre! :D

Editado por DMP
    • Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 15 minutos, superkinas disse:

eu tenho o misto MFS Meridian Funds - Prudent Wealth Fund A1 EUR - LU0583242994

É excelente também. Podia perfeitamente substituir o MFS Meridian Global Total Return, que utilizei como exemplo. 

Editado por DMP
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Ricardo Oliveira

Expliquem-me então uma coisa: a qualquer altura um fundo pode terminar, certo? O que sucede a quem tem lá € linvestido?

E no caso das ditas fusões? O que sucede na prática a quem tem participação num dos fundos que se funde com outro?

E uma terceira pergunta: estas duas situações acima são mais comuns com fundos mistos?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Mouro Emprestado
    há 13 horas, Virtua disse:

Usas as minhas ferramentas, partilhas o ETF que eu descobri (e uso) e nem uma menção aqui ao je... muito desiludido...muito desiludido ??

P.S. E é IQQ0 (não EQQ0)

Nem penses!

Eu que descobri os índices Minimum Volatility!

Buahahahahahahahahaha

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Mouro Emprestado
    há 1 hora, Ricardo Oliveira disse:

Expliquem-me então uma coisa: a qualquer altura um fundo pode terminar, certo? O que sucede a quem tem lá € linvestido?

Podem acontecer várias coisas. Mas se o fundo é simplesmente liquidado, então a gestora do fundo devolve o valor investido aos investidores (pode não ser exactamente na hora).

E no caso das ditas fusões? O que sucede na prática a quem tem participação num dos fundos que se funde com outro?

Deixas de ter a participação no fundo X, para passares a ter uma participação no fundo Y.

Naturalmente o valor do teu investimento continua a ser o mesmo.

E uma terceira pergunta: estas duas situações acima são mais comuns com fundos mistos?

Isso já não sei.

• Obrigado 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Uma pergunta de um leigo que quer começar nesta vida dos FI/Stocks mas ainda não sabe nada.

Porque decidem investir em Index funds em vez de comprar stocks individuais onde têm o controlo total e  não pagam taxas de Manuntenção (plataformas tipo Degiro)?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • -------- changed the title to Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )