Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )

Recommended Posts

• Respostas 29,8k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• --------

5141

• 5coroas

2530

• Bedrock

1627

• Patanisca

1351

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Não sei se já repararam mas acabaram os votos negativos, assim deste modo resolve-se parte do problema, ainda existem outros mas irão ser resolvidos para que se volte a ter um tópico com um ar mais re

Como pedido pelo @D@vid actualização da minha carteira 4Fundos. A carteira 4 fundos foi feita no final de 2016 por via de programação em R: As performances desde a sua criaçã

Este fim de semana estive a rebalancear o meu portfolio, partilho convosco. Livrei-me dos bad performers e quero apostar neste Q4 e Q1'22 que se antevê vigoroso. Em Fevereiro fiz uma aposta em US

Posted Images

Ricardo Oliveira
    há 17 minutos, 5coroas disse:

Por enquanto...

Geralmente os fundos de emergência são constituidos para 6-12 meses (para usar enquanto se procura novo emprego)...63000eur, parece-me excessivos. Mas cada um sabe de si.

Mas assim fico também com margem para reforçar, certo.  Sobre os fundos da CGD, seria adequado somar aos que já referi, ou investir em substituição de alguns desses?

há 15 minutos, superkinas disse:

Mesmo capital garantido porque tudo Dep prazo, tb existe seguros cap, certificados... Curiosidade qual taxa média Dep prazo? 

Neste momento tenho 85.000 a 1,3%. Dos 85.000, em dezembro, vou investir parte em fundos (daí esta conversa) e colocar o restante num novo depósito a 0,7% de juros.

Editado por Ricardo Oliveira
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 4 minutos, Ricardo Oliveira disse:

Mas assim fico também com margem para reforçar, certo.  Sobre os fundos da CGD, seria adequado somar aos que já referi, ou investir em substituição de alguns desses?

Sim, ficaria com uma margem para reforçar, mas tenha em conta que o investir a Lump Sum na maioria dos casos bate o DCA e o "esperar pelo melhor altura para entrar". Mais tempo fora, geralmente significa menos ganhos.

Sobre os fundos CGD e não querendo ir escolher outros ao Best por exemplo, eu usaria apenas os da CGD e não os do Invest, pelas razões que já mencionei.

há 11 minutos, Ricardo Oliveira disse:

e colocar o restante num novo depósito a 0,7% de juros.

Estes 0,7% batem os juros que recebe do CH + os seguros inerentes?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Ricardo Oliveira
    há 7 minutos, 5coroas disse:

Estes 0,7% batem os juros que recebe do CH + os seguros inerentes?

Sim vendo as coisas assim não batem os 0,7%. Mas por interesses secundários, é importante manter a despesa mensal da casa, de forma a manter um apoio monetário que recebo para um familiar. Se as minhas despesas mensais caírem a pique, posso perder esse apoio. É um factor que tenho de ter em consideração.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Ricardo Oliveira
    há 13 minutos, 5coroas disse:

Veja também que se fizer uma grande amortização ao CH também ficará com mensalidades muito baixas e poderá investir o que sobrou em outros instrumentos mais lucrativos. Pense bem, faça as contas, e veja se compensa mesmo mais manter o tal infame apoio monetário. Há que ousar sair da mentalidade de pobrezinho/dependente do Estado paternalista.

Não me vou alongar mt sobre esse tema e este tipo de interpretações e comentários... esclareço apenas que o apoio não é para mim, é para um familiar sem rendimentos que está num lar... relativamente a isso, fiquemos por aqui.

Já comentários ou sugestões sobre a carteira, são bem vindos, face ao meu pouco conhecimento.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Ricardo Oliveira
    há 2 horas, superkinas disse:

Mesmo capital garantido porque tudo Dep prazo, tb existe seguros cap, certificados... Curiosidade qual taxa média Dep prazo? 

Mais uma vez, não estou muito por dentro... Que seguros cap, certificados seriam boa opções?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Visitante Visitante

Percebo perfeitamente a situação do Ricardo Oliveira! Para quem é inexperiente nesta área é assustador investir uma grande fatia dos nossos patrimônios em produtos com risco associado.. eu falo por mim... arrisquei cerca de 25% do valor que tinha em fundos e realmente a rentabilidade é muito superior a produtos de capital garantido mas ainda assim nai tenho coragem para alocar mais patrimônio aos fundos!! Pelo menos por agora quando todas as bandeiras estão alerta para uma recessão eminente! Contudo confesso que o patrimônio dos meus filhos está todo alocado a fundos porque mesmo que a recessão chegue e devido à idade deles há bastante margem para recuperacao. Os meus produtos de capital garantido passam por depósito a prazo,  ctpm, seguro de capitalização na Lusitânia. Quando terminarem esperemos que esta fase passe e possa investir novamente com mais tranquiladade.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 5 horas, 5coroas disse:

Na minha opinião estás a pagar um preço excessivamente elevado por esse luxo de "capital seguro", ou seja, estás a perder muita rentabilidade que poderias ter caso estivesse investido em melhores investimentos. Precisas mesmo de tanto dinheiro parado? Educa-te financeiramente e põe-no a trabalhar para ti. Poupar é importante, mas investir como deve ser também é essencial.

Falando em educação financeira, conhecem algum livro/papers ou material de estudo para que me possa educar um pouco mais neste mundo dos investimentos?

Obrigado

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 4 horas, Ricardo Oliveira disse:

Sim vendo as coisas assim não batem os 0,7%. Mas por interesses secundários, é importante manter a despesa mensal da casa, de forma a manter um apoio monetário que recebo para um familiar. Se as minhas despesas mensais caírem a pique, posso perder esse apoio. É um factor que tenho de ter em consideração.

Acrescento apenas um ponto que nunca entra na equação e dá que pensar, principalmente quem pensa em aspectos familiares

Existe sempre a hipótese de morte. (Sim, não acontece só aos outros)

Imaginemos um cenário. 

Caso 1) Tem um CH com dívida 65.000€ e seguro de vida. Tem 65.000€ em depósito a prazo e decide amortizar completamente o CH para no futuro poupar a prestação e investir esse montante. Acontece que infelizmente morre. A família apenas herda um imóvel de 65.000€.

Caso 2) Tem um CH com dívida 65.000€ e seguro de vida. Tem 65.000€ em depósito a prazo. Decide não amortizar. Morre. A família herda um imóvel 65.000€ + 65.000€ do depósito a prazo = 130.000€

Com isto não quer dizer que não se amortize. Apenas trazer mais uma variável para a equação dos investimentos. Falta-nos mesmo a bola de cristal ?

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Ricardo Oliveira

Totalmente de acordo com esse ponto de vista, ainda para mais num CH onde recebo juros ao invés de os pagar, para além de outros fatores pessoais/familiares que referi.

Com isto não quero dizer que o depósito a prazo seja de 60 ou 65mil e não possa ser um pouco menos, mas para além de querer um bom fundo de reserva, fico também com maior margem de reforçar os fundos se necessário. Para quem vem de quase 100% do capital próprio em depósitos a prazo e PPRs, totalmente conservador, parece-me uma mudança já bastante razoável... perto de 40% do capital em fundos...

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    A 25/10/2019 às 10:36, Razminsky disse:

Bom dia

Em primeiro lugar gostava de agradecer a partilha de conhecimentos financeiros e entreajuda que se verifica no fórum e em particular neste tópico e o excelente contributo que dão para a literacia financeira de quem o frequenta. ?

De momento com 41 anos e 2 filhos e com postura muito defensiva em termos de investimento:

--> 23k em Certificados Poupança Mais (subscritos há 1 ano)

--> 10k em PPR's - 8k num produto de capital garantido da Associação Mutualista Montepio (o qual não reforçarei mais)  e 2k no ARPPR (que reforçarei anualmente com o limite máximo para dedução fiscal na minha faixa etária (1750€)

--> 5k em Depósito a prazo a 1,25%

--> 0.5k em P2P

--> Tenho conta na DeGiro onde já investi em ETF, mas de momento sem fundos.

Com tolerância ao risco baixa/moderada e estando de momento com 5k disponíveis para investir no Best, e tendo em conta que o ARPPR já tem exposição a obrigações em 66,6% e que continuarei a reforçar anualmente, penso subscrever Fundo 100% ações. A minha dúvida é qual o mais indicado. Os fundos temáticos, apesar de aliciantes, são muito voláteis para a minha apetência ao risco, daí que na minha seleção, cheguei a 2 fundos:

Fidelity MSCI World Index Fund Euro P Acc (hedged)

2% subscrição e custo de gestão anual de 0,22%

e

Caixagest Ações Líderes Globais FIMAA

0% subscrição e custo de gestão anual de 1,77%

O objetivo temporal do investimento é +/- 10 anos (usar para estudos gastos educação filhos). Poderei considerar reforços se existir swing negativo de + de 20% no fundo nos primeiros 5 anos. Qual a vossa opinião quanto à escolha dos fundos em questão? Escolheriam outros? Ou acham que um ETF de replicação de indíce com TER baixo seria melhor opção?

Obrigado ?

Não sei se vou a tempo, mas se lhe indicar um ETF, 100% accionista, que bate 99% das carteiras, incluindo a minha do Best, com qualquer alocação entre accoes e obrigações, que aqui lhe indiquem, num qualquer horizonte temporal, ainda vou a tempo de o ajudar?

Editado por DMP
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Francisco Martins
    9 hours ago, Ricardo Oliveira said:

Relativamente à idade, 36 anos, casado, 2 filhos. ?

Quanto ao investimento total, vou então ser mais detalhado:

Depósitos a prazo: 63.000€

Fundos/PPRs:
    - PPR LEVE da Fidelidade (associado ao crédito habitação...) - 7.500€;
    - AR PPR - 11.000€;
    BFG World Technology - 5.000€;
    NOVO BANCO OBRIGACOES EUROPA - 5.000€;
    FIDELITY ASIA PACIFIC OPPORTUNITIES FUND - 5.000€;
    - UBS EF MID CAPS USA USD - 5.000€;
    - FIDELITY EUROPEAN DYNAMIC GROWTH FUND - 5.000€;

Boa noite,

Nao era bem essa a ideia, seria de acordo com os montantes que referiu em percentagem do valor investido e futuro (nao vou incluir o montante que tem em deposito a prazo e o Leve PPR, vou apenas comentar o restante investimento como pretende):

Fundos/PPRs existentes:
    - AR PPR - (30,6 %)
    BFG World Technology - (13,9 %)

Fundos/PPRs que tem em mente:

NOVO BANCO OBRIGACOES EUROPA - (13,9 %)
    FIDELITY ASIA PACIFIC OPPORTUNITIES FUND - (13,9 %)
    - UBS EF MID CAPS USA USD - (13,9 %)
    - FIDELITY EUROPEAN DYNAMIC GROWTH FUND - (13,9 %)

A meu ver o investimento que pretende fazer tem diversas questoes e riscos que podera nao estar a considerar:

- Demasiada exposicao a sectores ou subconjuntos de mercados accionistas nos fundos de accoes escolhidos/existentes. A nao ser que seja uma aposta sua em como estes sectores ou subconjuntos vao valorizar-se mais no longo prazo que o mercado como um todo. Os sectores/subconjuntos tem por natureza inerente longos periodos de maior rendimento e longos periodos de menor rendimento que o mercado onde estao inseridos. Saber quais sao as estrelas seguintes e' sempre um problema e com isso um risco consideravel que assume no seu horizonte de investimento. Porque nao considera substituir estes por um fundo mais abrangente que siga um indice como o MSCI World ou similar e eventualmente adicionar a  isso um pequeno desvio/alocacao para um sector se realmente o pretende fazer (neste caso tem a ja' existente aposta no sector tecnologico).

- O AR PPR tem uma larga exposicao a obrigacoes de empresas, para alem disso a divida soberana que detem e' maioritariamente de paises cujo credito e estabilidade nao sao muito recomendaveis. Sao escolhas que permitem ter uma possiblidade de maior rendimento (que tem acontecido) mas assumem bastante mais risco e volatilidade, convem ter isso em mente dado que a classe de risco sera algures em 4 e 5 o que ja esta proximo da variacao que e' esperada num fundo de accoes.

- O fundo NB Obrigacoes Europa tem tambem umas particularidades. Tal como o AR PPR tem escolhas vincadas no que toca a obrigacoes, existindo um forte balanceamento para maturidades mais longas (maturidade efectiva esta acima dos 17 anos), a concentraçao de investimento em um numero reduzido de paises cuja qualidade de credito nao e' tida como a melhor (Portugal, Grecia, Italia e Chipre sao uns 77% da carteira detida) e a utilizaçao considerável de contractos futuros especulativos sobre produtos obrigacionistas. Com tudo isto somado existe uma significativa exposicao e sensibilidade a variaçoes  nas taxas de juro. Tal como o AR PPR, nao o vejo como algo que ofereça establidade face a accoes e a classe de risco e' um vincado 4. Podera' considerar substituir isto por um fundo mais neutro que siga um indice de obrigacoes soberanas europeias e cujos encargos correntes sejam menores.

Tanto no caso do AR PPR como no NB Obrigacoes, estou apenas a referir isto caso nao tenha ja o conhecimento que por serem tidos como "obrigaçoes" nao quer dizer que sejam algo que desempenhe o papel de ancora num cenário de perturbação. Sao escolhas, mais risco tem possibilidade de maior rendimento, mas tambem pode ter perdas mais consideraveis.

Fora isso, realmente as condições que tem no Invest sao um pouco limitativas para os montantes em causa. Pense tambem que pelo menos anualmente e ou segundo umas bandas de variaçao previamente definidas e' muito aconselhavel rebalancear as posiçoes detidas para que sigam as percentagens que pretende manter num investimento. Caso contrario a ideia de "portfolio" cai completamente por terra. Pelo menos para mim, fazer isso em tranches de 1.000€ e' algo pouco manejável.

Editado por Urso_Pardo
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Ricardo Oliveira
    há 44 minutos, Urso_Pardo disse:

Boa noite,

Nao era bem essa a ideia, seria de acordo com os montantes que referiu em percentagem do valor investido e futuro (nao vou incluir o montante que tem em deposito a prazo e o Leve PPR, vou apenas comentar o restante investimento como pretende):

Fundos/PPRs existentes:
    - AR PPR - (30,6 %)
    BFG World Technology - (13,9 %)

Fundos/PPRs que tem em mente:

NOVO BANCO OBRIGACOES EUROPA - (13,9 %)
    FIDELITY ASIA PACIFIC OPPORTUNITIES FUND - (13,9 %)
    - UBS EF MID CAPS USA USD - (13,9 %)
    - FIDELITY EUROPEAN DYNAMIC GROWTH FUND - (13,9 %)

A meu ver o investimento que pretende fazer tem diversas questoes e riscos que podera nao estar a considerar:

- Demasiada exposicao a sectores ou subconjuntos de mercados accionistas nos fundos de accoes escolhidos/existentes. A nao ser que seja uma aposta sua em como estes sectores ou subconjuntos vao valorizar-se mais no longo prazo que o mercado como um todo. Os sectores/subconjuntos tem por natureza inerente longos periodos de maior rendimento e longos periodos de menor rendimento que o mercado onde estao inseridos. Saber quais sao as estrelas seguintes e' sempre um problema e com isso um risco consideravel que assume no seu horizonte de investimento. Porque nao considera substituir estes por um fundo mais abrangente que siga um indice como o MSCI World ou similar e eventualmente adicionar a  isso um pequeno desvio/alocacao para um sector se realmente o pretende fazer (neste caso tem a ja' existente aposta no sector tecnologico).

- O AR PPR tem uma larga exposicao a obrigacoes de empresas, para alem disso a divida soberana que detem e' maioritariamente de paises cujo credito e estabilidade nao sao muito recomendaveis. Sao escolhas que permitem ter uma possiblidade de maior rendimento (que tem acontecido) mas assumem bastante mais risco e volatilidade, convem ter isso em mente dado que a classe de risco sera algures em 4 e 5 o que ja esta proximo da variacao que e' esperada num fundo de accoes.

- O fundo NB Obrigacoes Europa tem tambem umas particularidades. Tal como o AR PPR tem escolhas vincadas no que toca a obrigacoes, existindo um forte balanceamento para maturidades mais longas (maturidade efectiva esta acima dos 17 anos), a concentraçao de investimento em um numero reduzido de paises cuja qualidade de credito nao e' tida como a melhor (Portugal, Grecia, Italia e Chipre sao uns 77% da carteira detida) e a utilizaçao considerável de contractos futuros especulativos sobre produtos obrigacionistas. Com tudo isto somado existe uma significativa exposicao e sensibilidade a variaçoes  nas taxas de juro. Tal como o AR PPR, nao o vejo como algo que ofereça establidade face a accoes e a classe de risco e' um vincado 4. Podera' considerar substituir isto por um fundo mais neutro que siga um indice de obrigacoes soberanas europeias e cujos encargos correntes sejam menores.

Tanto no caso do AR PPR como no NB Obrigacoes, estou apenas a referir isto caso nao tenha ja o conhecimento que por serem tidos como "obrigaçoes" nao quer dizer que sejam algo que desempenhe o papel de ancora num cenário de perturbação. Sao escolhas, mais risco tem possibilidade de maior rendimento, mas tambem pode ter perdas mais consideraveis.

Fora isso, realmente as condições que tem no Invest sao um pouco limitativas para os montantes em causa. Pense tambem que pelo menos anualmente e ou segundo umas bandas de variaçao previamente definidas e' muito aconselhavel rebalancear as posiçoes detidas para que sigam as percentagens que pretende manter num investimento. Caso contrario a ideia de "portfolio" cai completamente por terra. Pelo menos para mim, fazer isso em tranches de 1.000€ e' algo pouco manejável.

Muito obrigado pelos seus comentários. Muito esclarecedores.

No entanto, confesso que cada vez estou com mais dúvidas sobre os produtos adequados para investir... Com 25/25 mil extras para investir em fundos, e tendo eu contas no Banco Invest e CGD (assumindo o AR PPR como dado adquirido, assim como o BFG World Technology), que fundos comercializados por estas entidades me sugere, numa perspetiva de longo prazo?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 9 horas, superkinas disse:

Porque não o caixagest acções líderes globais ou até caixagest acções usa? 

Os meus dois únicos fundos há mais de 3 anos. Can't complaint. 

Less is more. 

há 4 horas, Menino disse:

Falando em educação financeira, conhecem algum livro/papers ou material de estudo para que me possa educar um pouco mais neste mundo dos investimentos?

Obrigado

Google? 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Ricardo Oliveira
    há 6 minutos, Patanisca disse:

Os meus dois únicos fundos há mais de 3 anos. Can't complaint. 

Less is more. 

Sim, de facto parecem-me boas opções. Podem até servir para complementar outras apostas em fundos do Invest.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 4 horas, fousa disse:

Acrescento apenas um ponto que nunca entra na equação e dá que pensar, principalmente quem pensa em aspectos familiares

Existe sempre a hipótese de morte. (Sim, não acontece só aos outros)

Imaginemos um cenário. 

Caso 1) Tem um CH com dívida 65.000€ e seguro de vida. Tem 65.000€ em depósito a prazo e decide amortizar completamente o CH para no futuro poupar a prestação e investir esse montante. Acontece que infelizmente morre. A família apenas herda um imóvel de 65.000€.

Caso 2) Tem um CH com dívida 65.000€ e seguro de vida. Tem 65.000€ em depósito a prazo. Decide não amortizar. Morre. A família herda um imóvel 65.000€ + 65.000€ do depósito a prazo = 130.000€

Com isto não quer dizer que não se amortize. Apenas trazer mais uma variável para a equação dos investimentos. Falta-nos mesmo a bola de cristal ?

Acho que não vou escrever nenhum disparate:

Ou caso 3) Tem um CH com dívida 65.000€ e seguro de vida. Tem 65.000€ em depósito a prazo e decide amortizar completamente o CH para no futuro poupar a prestação e investir esse montante. Mantém um seguro de vida. Acontece que infelizmente morre. A família herda um imóvel de 65.000€ + 65 000 €  do seguro de vida e pagou menos juros ao banco.

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

há 50 minutos, Ricardo Oliveira disse:

Muito obrigado pelos seus comentários. Muito esclarecedores.

No entanto, confesso que cada vez estou com mais dúvidas sobre os produtos adequados para investir... Com 25/25 mil extras para investir em fundos, e tendo eu contas no Banco Invest e CGD (assumindo o AR PPR como dado adquirido, assim como o BFG World Technology), que fundos comercializados por estas entidades me sugere, numa perspetiva de longo prazo?

Existe um ETF, e agora acrescento, comercializado no Invest, no qual você até tem conta, 100% accionista, que bate a minha carteira (obrigacionista e accionista), supra citada, em todos os horizontes temporais, e com qualquer alocação que eu lhe dê. E quem diz a minha, diz 99% de todas as que lhe possam indicar. Simples e descomplicado. 

Para pessoas com menos conhecimentos financeiros, é uma solução ideal. Fale com o seu PFA ou envie-me uma mensagem que eu ajudo-o. 

Tenho lá uma segunda carteira satélite de 10k nesse ETF.

Como alternativa, pode constituir também lá, uma carteira mais conservadora, de obrigações e acções com dois/três ETFs e ficará extremamente bem servido. 

Abraco.

Editado por DMP
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 14 minutos, DMP disse:

Existe um ETF, e agora acrescento, comercializado no Invest, no qual você até tem conta, 100% accionista, que bate a minha carteira (obrigacionista e accionista), supra citada, em todos os horizontes temporais, e com qualquer alocação que eu lhe dê. E quem diz a minha, diz 99% de todas as que lhe possam indicar. Simples e descomplicado. 

Para pessoas com menos conhecimentos financeiros, é uma solução ideal. Fale com o seu PFA ou envie-me uma mensagem que eu ajudo-o. 

Tenho lá uma segunda carteira satélite de 10k. 

Abraco.

Um ETF 100% accionista bater carteiras com 20% de obrigações não é vantagem nenhuma. Já agora diga lá qual é o tal ETF, estou curioso. IE00B4L5Y983 ?

Convém também falar das comissões de negociação e guarda de titulos que teria que pagar no Invest.

Editado por Filip€
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 47 minutos, Filip€ disse:

Um ETF 100% accionista bater carteiras com 20% de obrigações não é vantagem nenhuma. Já agora diga lá qual é o tal ETF, estou curioso. IE00B4L5Y983 ?

Convém também das comissões de negociação e guarda de titulos que teria que pagar no Invest.

Naturalmente. Eu referi que bate a carteira com qualquer alocação que eu lhe dê, e naturalmente, também testei apenas contra  a componente 100% accionista, contra fundos específicos dentro da mesma categoria do ETF, entre vários outros testes.

O que é impressionante neste ETF 100% accionista, é que mesmo testando contra carteiras com obrigações, como a minha 20/80, ou em 40/60, consegue ter drawdowns inferiores e rentabilidade em linha com qualquer carteira 100% accionista. Simples e eficaz! 

Apenas com comissão de subscrição de 0,15%. Nada mais. 

Não é esse. ?

Edit- Isto tudo para referir que, para muitos dos que aqui procuram aconselhamento, com parcos conhecimentos financeiros, menos, por vezes é mais. 

Editado por DMP
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • -------- changed the title to Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )