Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )

Recommended Posts

O Fidelity European é um bom fundo para apostar no mercado europeu (juntamente com o jupiter) . tem 11,80  a 10 anos

A minha duvida é se esta é uma boa altura para entrar ?  Mas os máximos podem levar a novos maximos....

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 29,8k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• --------

5141

• 5coroas

2530

• Bedrock

1627

• Patanisca

1351

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Não sei se já repararam mas acabaram os votos negativos, assim deste modo resolve-se parte do problema, ainda existem outros mas irão ser resolvidos para que se volte a ter um tópico com um ar mais re

Como pedido pelo @D@vid actualização da minha carteira 4Fundos. A carteira 4 fundos foi feita no final de 2016 por via de programação em R: As performances desde a sua criaçã

Este fim de semana estive a rebalancear o meu portfolio, partilho convosco. Livrei-me dos bad performers e quero apostar neste Q4 e Q1'22 que se antevê vigoroso. Em Fevereiro fiz uma aposta em US

Posted Images

há 4 minutos, superkinas disse:

O Fidelity European é um bom fundo para apostar no mercado europeu (juntamente com o jupiter) . tem 11,80  a 10 anos

A minha duvida é se esta é uma boa altura para entrar ?  Mas os máximos podem levar a novos maximos....

A Europa ainda tem espaço para seguir em frente pois alguns dos seus peixes graudos (Alemanha, etc) ainda estão afastados dos seus máximos. 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Ricardo Oliveira

Vou ponderar talvez o investimento em 4 fundos.

Como referi, já tenho:
    - AR PPR - 11.000€;
    BFG World Technology - 5.000€

Pondero então investir +5.000€ em cada um destes fundos:
    NOVO BANCO OBRIGACOES EUROPA;
    FIDELITY ASIA PACIFIC OPPORTUNITIES FUND;
    - UBS EF MID CAPS USA USD;
    - FIDELITY EUROPEAN DYNAMIC GROWTH FUND.

De facto todos eles têm subscrições mínimas elevadas, e percebi perfeitamente o referido sobre a questão dos reforços. No entanto, todos estes fundos comercializados pelo Invest que me parecem ter melhor histórico de valorização, têm uma subscrição mínima de 1.000€.
    Mas voltando à carteira e distribuição, acham faz sentido e está equilibrada? Volto a referir que o foco é um investimento a longo prazo, embora todos gostemos de não perder e, se possível, otimizar o mais possível o retorno num curto espaço de tempo. 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Ricardo Oliveira
    há 2 minutos, D@vid disse:

O NB Obrigações Europa tem mínimo de 1.000€ no Invest?? ?

Best:

Inicial 250€

Adicional 100€

Tem... ?

Sobre a distribuição da carteira que vos apresentei, faz-vos sentido? São boas apostas?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 12 minutos, Ricardo Oliveira disse:

De facto todos eles têm subscrições mínimas elevadas, e percebi perfeitamente o referido sobre a questão dos reforços. No entanto, todos estes fundos comercializados pelo Invest que me parecem ter melhor histórico de valorização, têm uma subscrição mínima de 1.000€.

Pois eu acho que te vais arrepender, visto que no meu entender, não ter a possibilidade de fazer reforços constantes e frequentes sobretudo nas quedas é extremamente prejudicial para se maximizar os resultados. 

Editado por 5coroas
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Ricardo Oliveira
    Agora mesmo, 5coroas disse:

Pois eu acho que te vais arrepender, visto que no meu entender, não ter a possibilidade de fazer reforços constantes e frequentes sobretudo nas quedas é extremamente importante para se maximizar os resultados. 

Pelo que entendo, a tua opinião é apenas pelos valores de subscrição, não pelos fundos da carteira. Sobre os a carteira em si, faz-te sentido?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Francisco Martins
    8 minutes ago, Ricardo Oliveira said:

Tem... ?

Sobre a distribuição da carteira que vos apresentei, faz-vos sentido? São boas apostas?

Pode apresentar a carteira com percentagens do investimento total e colocar os ISIN? Adicionalmente, ter uma ideia da sua idade tambem ajuda a comentar o que pretende.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 7 minutos, Ricardo Oliveira disse:

Pelo que entendo, a tua opinião é apenas pelos valores de subscrição, não pelos fundos da carteira. Sobre os a carteira em si, faz-te sentido?

Caso neste momento estivessemos a atravessar uma crise bolsista, eu não insistiria nesta tecla dos valores de subscrição mas como estamos em zona de máximos históricos, eu penso que é um erro entrar agora nesse tipo de fundos com valores de subscrição tão elevados. Quanto aos fundos, gosto do NB mas como já tenho o AR PPR já me chega de Obrigações na carteira. Quanto à carteira, gostaria de saber quais as motivações que te levam a escolher esses sectores e não outros. É apenas porque são os que maior rentabilidade tiveram no passado (dos disponiveis no Invest)?  

Editado por 5coroas
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 16 minutos, Ricardo Oliveira disse:

Vou ser sincero: o meu conhecimento é diminuto, pelo que pensei em ter uma diversificação geográfica entre os diversos fundos e sim, tive em consideração as rendibilidades históricas e o "rating morningstar"...

Geograficamente falando, a tua seleção está longe de ser o mais abrangente possivel, pois fica muita coisa importante de fora; se esta tua seleção vai dar melhores ou piores resultados que outra seleção mais abrangente, nem eu nem ninguém te conseguirá dizer; provavelmente apostar em algo menos abrangente vs mais abrangente (por exemplo mid cap USA vs SP500, Tech vs world, Asia+europa+midcapUSA vs World, etc) significará aumentar o risco de maiores perdas, mas também poderá aumentar as probabilidades de maior rentabilidade. Se queres ser o mais abrangente possivel, deves ir para o SP500 ou World; se tens um palpite que este ou aquele setor terão mais perspectivas de crescimento que tudo o resto, é avançar nesse sentido, mas sempre ciente que menor diversificação pode implicar maior risco. 

Editado por 5coroas
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Ricardo Oliveira
    há 21 minutos, Urso_Pardo disse:

Pode apresentar a carteira com percentagens do investimento total e colocar os ISIN? Adicionalmente, ter uma ideia da sua idade tambem ajuda a comentar o que pretende.

Relativamente à idade, 36 anos, casado, 2 filhos. ?

Quanto ao investimento total, vou então ser mais detalhado:

Depósitos a prazo: 63.000€

Fundos/PPRs:
    - PPR LEVE da Fidelidade (associado ao crédito habitação...) - 7.500€;
    - AR PPR - 11.000€;
    BFG World Technology - 5.000€;
    NOVO BANCO OBRIGACOES EUROPA - 5.000€;
    FIDELITY ASIA PACIFIC OPPORTUNITIES FUND - 5.000€;
    - UBS EF MID CAPS USA USD - 5.000€;
    - FIDELITY EUROPEAN DYNAMIC GROWTH FUND - 5.000€;

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Ricardo Oliveira
    Agora mesmo, 5coroas disse:

O capital nos DP será então para usar nos futuros reforços dos FIs?

Parte posso ponderar, se necessário... Mas a ideia era ter 60%/70% do capital seguro.

Para simplificar, queria apenas investir em Fundos no Banco Invest, mas tenho também conta no CGD e no Montepio. Que outras alternativas de fundos comercializados pelo Banco Invest podem ser mais indicadas no lugar de algumas das opções que indiquei acima?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 3 minutos, Ricardo Oliveira disse:

Relativamente à idade, 36 anos, casado, 2 filhos. ?

Quanto ao investimento total, vou então ser mais detalhado:

Depósitos a prazo: 63.000€

Fundos/PPRs:
    - PPR LEVE da Fidelidade (associado ao crédito habitação...) - 7.500€;
    - AR PPR - 11.000€;
    BFG World Technology - 5.000€;
    NOVO BANCO OBRIGACOES EUROPA - 5.000€;
    FIDELITY ASIA PACIFIC OPPORTUNITIES FUND - 5.000€;
    - UBS EF MID CAPS USA USD - 5.000€;
    - FIDELITY EUROPEAN DYNAMIC GROWTH FUND - 5.000€;

Para mim há logo uma coisa mal nesse património, esse DP de 63k tem de desaparecer dai ?

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Agora mesmo, Ricardo Oliveira disse:

Parte posso ponderar, se necessário... Mas a ideia era ter 60%/70% do capital seguro.

Na minha opinião estás a pagar um preço excessivamente elevado por esse luxo de "capital seguro", ou seja, estás a perder muita rentabilidade que poderias ter caso estivesse investido em melhores investimentos. Precisas mesmo de tanto dinheiro parado? Educa-te financeiramente e põe-no a trabalhar para ti. Poupar é importante, mas investir como deve ser também é essencial.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Ricardo Oliveira
    há 3 minutos, superkinas disse:

Porque não o caixagest acções líderes globais ou até caixagest acções usa? 

No lugar de quais dos outros?

há 1 minuto, 5coroas disse:

Na minha opinião estás a pagar um preço excessivamente elevado por esse luxo de "capital seguro", ou seja, estás a perder muita rentabilidade que poderias ter caso estivesse investido em melhores investimentos. Precisas mesmo de tanto dinheiro parado? Educa-te financeiramente e põe-no a trabalhar para ti. Poupar é importante, mas investir como deve ser também é essencial.

Sou atualmente o único empregado em casa e quero ter capital disponível para cobrir a dívida do crédito habitação, a maior dívida familiar, enquanto esta situação se mantiver. É uma questão de segurança familiar.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Agora mesmo, Ricardo Oliveira disse:

Sim. Eu recebo juros no meu CH. ?

Por enquanto...

Geralmente os fundos de emergência são constituidos para 6-12 meses (para usar enquanto se procura novo emprego)...63000eur, parece-me excessivos. Mas cada um sabe de si.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • -------- changed the title to Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )