Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )

Recommended Posts

caralmeida030267
    há 13 minutos, Urso_Pardo disse:

Lembro também o seguinte, foi pedida e dada a restrição de o fornecedor ser o BEST e o fundo ter como investimento o mercado accionista global (paises desenvolvidos). Essa foi a pergunta e pedido por parte de dois utilizadores deste fórum. Obviamente que podem existir comercializadores do mesmo produto com condicoes mais atractivas, mas se assim o for por favor apresentem os valores e o local para bem de quem perguntou por opcoes.

E aproveitando a deixa, já que fui eu que questionei, referi o seguinte:

Obrigado Urso_Pardo.

Os FI indicados seriam ótimos se tivesse o capital necessário. Mas não é o caso, apenas posso ir até aos 650€. Conforme referi, são as poupanças do meu netinho.

Neste momento já tenho subscrito um FI de ações EUA (desde 15/11/2018), o LU1883854603, com uma valorização muito interessante de 17%.

Queria, para os 650€ referidos, um FI de ações global ou então distribuir entre um FI de ações global e um FI de ações Europa. Desta forma, o valor de cada FI andaria entre os 300€ e os 350€.

Para já, e atendendo às limitações de capital, tenho em mente os seguintes FI para este propósito: LU0171285587 (Global) e LU0125951151 (Europa).

Tenho os 3 FI que referi em carteiras próprias.

Alguma sugestão? 

Para mim, a utilização do Robot Advisor não faz sentido.

Prefiro apostar em um ou dois fundos que conheça minimamente, do que deixar uma pseudo-maquineta fazer o trabalho mal feito. Para isso, perguntava ao meu PFA o que fazer...?

Na vez do LU0171285587 (Global) também estou a ponderar o LU0975280040. Opções low cost...

No Best, em EUR, para este capital baixo de 650€ e para um prazo mínimo de 5 anos, que alternativas me sugerem?

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 29,8k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• --------

5141

• 5coroas

2530

• Bedrock

1627

• Patanisca

1351

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Não sei se já repararam mas acabaram os votos negativos, assim deste modo resolve-se parte do problema, ainda existem outros mas irão ser resolvidos para que se volte a ter um tópico com um ar mais re

Como pedido pelo @D@vid actualização da minha carteira 4Fundos. A carteira 4 fundos foi feita no final de 2016 por via de programação em R: As performances desde a sua criaçã

Este fim de semana estive a rebalancear o meu portfolio, partilho convosco. Livrei-me dos bad performers e quero apostar neste Q4 e Q1'22 que se antevê vigoroso. Em Fevereiro fiz uma aposta em US

Posted Images

Rick Lusitano
    A 29/10/2019 às 11:09, Urso_Pardo disse:

Nesse caso, e tendo em conta todas as condicionantes (ser através do BEST, diversificação global, limitações de capital), a minha sugestão é que você faça uso do Robot Advisor que o BEST está a oferecer. Terá menos custos incorridos que qualquer um desses fundos que indica e onde está investido, é muito mais fácil de gerir e adaptar ao perfil de risco que deseja e permite subscrições e reforços de valor reduzido com muita comodidade.

Sim. Os valores são os calculados pelo próprio BEST dado que está obrigado a divulgar os mesmos de acordo com as normas MIFID II.

Mas é fácil de calcular manualmente, basta abrir a ficha do fundo no BEST e depois pegar nos custos e encargos (ex-ante) e aplicar os mesmos ao longo do prazo de 5 anos num investimento com um retorno anual de 5%. Note que a percentagem de custos sobre o valor liquido resultante é independente do retorno anual considerado.

Sugestão de serviços ou produtos financeiros carece de formação e certificação profissional, autorização dos reguladores (Banco de Portugal, CMVM, ASF).

Depois disso, há conhecer o perfil do investidor através de questionário, seguir a legislação relevante. E só depois as ditas sugestões.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Falando no fundo da fidelity, alguém me consegue explicar a diferença entre o 1º fundo (USD IE00BYX5NK04) e o 2ºfundo (EUR IE00BYX5NX33)? 

No site da fidelity, os desempenhos são diferentes..

IE00BYX5NK04 IE00BYX5NX33  IE00BYX5P602 
      Fidelity MSCI World Index Fund P-ACC-USD Fidelity MSCI World Index Fund P-ACC-EUR Fidelity MSCI World Index Fund P-ACC-EUR (hedged)
    Moeda Base USD USD USD
    Moeda Base da Classe de Ações USD EUR EUR
    Valor dos Encargos Correntes  0,12% 0,12% 0,22%
    Ativos Líquidos do Fundo (m)  USD 100,35 USD 100,35 USD 100,35
    Ativos Líquidos da Classe de Ações (m)  USD 58,26 EUR 32,09 EUR 4,29
    Ações em circulação  10.939.726 5.353.727 809.071
    Desempenho 30.09.2018-30.09.2019  1.8% 8,40% 0,30%

No entanto no morning star, indica que os desempenhos são iguais..

image.png.e9b894ce8cc93cbac298155b06797120.png

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 4 horas, D@vid disse:

Entram todas as varáveis, mas não é isso que estávamos a falar, estávamos a falar nos custos, mas risco meço-o pelo rácio de charpe:

Fundo 2:

0,56 1 ano, 1,31 3 anos, 0,98 5 anos

Fundo 1:

0,18 1 ano,  0,70 3 anos, 0,83 5 anos

E afinal quais são os fundos ? :D 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Francisco Martins
    5 hours ago, caralmeida030267 said:

E aproveitando a deixa, já que fui eu que questionei, referi o seguinte:

Para mim, a utilização do Robot Advisor não faz sentido.

Prefiro apostar em um ou dois fundos que conheça minimamente, do que deixar uma pseudo-maquineta fazer o trabalho mal feito. Para isso, perguntava ao meu PFA o que fazer...?

Na vez do LU0171285587 (Global) também estou a ponderar o LU0975280040. Opções low cost...

No Best, em EUR, para este capital baixo de 650€ e para um prazo mínimo de 5 anos, que alternativas me sugerem?

Porque razão diz que a pseudo-maquineta, como lhe chamou, faz o trabalho mal feito?

Eu pessoalmente nunca usei, é apenas mais uma opção que existe para ser considerada.

Quanto a consultar o seu PFA, talvez eu  esteja a perceber erradamente o sentido da sua frase, mas porque não considera isso sequer uma opção possivel?

Editado por Urso_Pardo
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Boas pessoal, 

Vou iniciar-me nos fundos de investimento e gostava de pedir a vossa opinião. A minha ideia é investir 2500€ em dois fundos (1250€ em cada, ou 1000€ num e 1500€ noutro).

Já escolhi três fundos que existem no Activo Bank e agora só me falta escolher dois deles:

Morgan Stanley Investment Funds - Global Brands Fund A (EUR) - LU0119620416 - Ações Sector Bens de Consumo  // Existe também o mesmo fundo em USD

BlackRock Global Funds - World Healthscience Fund E2 (USD) - LU0122380701 - Ações Sector Saúde

Goldman Sachs Global CORE® Equity Portfolio E Acc EURClose - LU0257370246 - Ações Global Cap. Grande Misto 

Algum destes que não recomendem? E investir num fundo em dólares, é uma boa altura, ou é melhor os dois em euros?  Estou em dúvida entre um em cada moeda ou os dois em euros.

Editado por CS-TOD
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    caralmeida030267
    há 10 horas, Urso_Pardo disse:

Porque razão diz que a pseudo-maquineta, como lhe chamou, faz o trabalho mal feito?

Eu pessoalmente nunca usei, é apenas mais uma opção que existe para ser considerada.

Quanto a consultar o seu PFA, talvez eu  esteja a perceber erradamente o sentido da sua frase, mas porque não considera isso sequer uma opção possivel?

A pseudo-maquineta não faz o trabalho mal feito, apenas não faz o trabalho tão bem como eu próprio posso fazer.

Já levo mais de 5 anos a investir em FI, com ótimos resultados (obrigado Rick Lusitano pelos teus ensinamentos).

E posso confirmar que o meu PFA sabe muito menos que eu sobre esta matéria, já o pude comprovar. Diria mesmo que sabe muito pouco. Eles vendem o que lhes interessa (lhes pedem ou obrigam a) vender.

Apenas por falta de tempo vim cá tentar "adiantar" serviço, tentando obter algumas orientações/conselhos de quem está bastante por dentro destes assuntos/matérias.

Obrigado.

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 hora, caralmeida030267 disse:

Já levo mais de 5 anos a investir em FI, com ótimos resultados (obrigado Rick Lusitano pelos teus ensinamentos).

Apenas por falta de tempo vim cá tentar "adiantar" serviço, tentando obter algumas orientações/conselhos de quem está bastante por dentro destes assuntos/matérias.

Obrigado.

A pseudo-maquineta não faz o trabalho mal feito, apenas não faz o trabalho tão bem como eu próprio posso fazer.

Também não vou muito á bola mas que têm tido boas rentabilidades têm.

E posso confirmar que o meu PFA sabe muito menos que eu sobre esta matéria, já o pude comprovar. Diria mesmo que sabe muito pouco. Eles vendem o que lhes interessa (lhes pedem ou obrigam a) vender.

Por isso é que o ideal é sempre sermos nós também a estudar para que possamos ser autonamos, mas relativamente á questão das vendas, e em relação aos fundos, e já discutimos isso algumas vezes, eu não concordo com essa visão, estou a falar em especifico em bancos como o Best, BiG, Activo..., se estivermos a falar em produtos do tipo seguros, depósitos, estruturados, acredito que sim, agora fundos de investimento os bancos acabam por ganhar praticamente a mesma coisa em qualquer um deles (tirando obviamente os que têm comissões e subscrição ) e não é fácil para um gestor de conta estar ali a escolher o ou os fundos que mais vai render ao banco, tanto ganham praticamente no Pimco XPTO como no Axa XXX.

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    caralmeida030267
    há 49 minutos, D@vid disse:

Um desempenho de 2,50% para Risco 4 ou 3,10% para Risco 5, investindo a 5 anos (mínimo), parece-me uma rentabilidade pouco mais que medíocre.

Prefiro estudar e selecionar 1 ou 2 fundos para obter um ganho 2 vezes superior.

Claro que se existir uma recessão global, estes possíveis ganhos (do Robot Advisor e os meus) não irão ter nada a ver com a realidade. E se a recessão for prolongada, ui, ui...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 40 minutos, caralmeida030267 disse:

Um desempenho de 2,50% para Risco 4 ou 3,10% para Risco 5, investindo a 5 anos (mínimo), parece-me uma rentabilidade pouco mais que medíocre.

Prefiro estudar e selecionar 1 ou 2 fundos para obter um ganho 2 vezes superior.

Claro que se existir uma recessão global, estes possíveis ganhos (do Robot Advisor e os meus) não irão ter nada a ver com a realidade. E se a recessão for prolongada, ui, ui...

Estás-te a basear no quê? nas simulações que aparecem no site? essas simulações não sei no que se baseiam, será uma média a 5 anos? mas isto nem há um ano existe acho.

As informações que tenho por parte do PFA, o riscos 4 e 5, andam á volta dos 11%/13% YTD, pergunta ao teu que talvez ele te dê mais informações.

Editado por D@vid
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Rick Lusitano
    há 5 horas, D@vid disse:

Por isso é que o ideal é sempre sermos nós também a estudar para que possamos ser autonamos, mas relativamente á questão das vendas, e em relação aos fundos, e já discutimos isso algumas vezes, eu não concordo com essa visão, estou a falar em especifico em bancos como o Best, BiG, Activo..., se estivermos a falar em produtos do tipo seguros, depósitos, estruturados, acredito que sim, agora fundos de investimento os bancos acabam por ganhar praticamente a mesma coisa em qualquer um deles (tirando obviamente os que têm comissões e subscrição ) e não é fácil para um gestor de conta estar ali a escolher o ou os fundos que mais vai render ao banco, tanto ganham praticamente no Pimco XPTO como no Axa XXX.

Há bancos com objectivos a atingir no volume de venda de produtos, os fundos também tem.

Os bancos recebem uma parte das comissões que os fundos cobram aos investidores. Como é indicado nas compras de fundos em alguns bancos. No RU, as gestoras tiveram que criar classes limpas de comissões indirectas para quem distribui (vende) fundos, para evitar os conflitos de interesse.

Ora se uma gestora pagar 1% ao banco que distribui os fundos e outra gestora paga 0,75% por exemplo, o banco não irá escolher a gestora paga mais? Ou se uma gestora oferecer uma % extra de comissões se o banco atingir determinado volume de vendas, o banco não vai querer receber esse bónus de volume? ;)

Quem anda nisto nos fundos há vários anos, recorda-se das sugestões de fundos por parte de vários bancos. Nos emails e newsletters, na publicidade nos sites, quantos fundos eram banais e quantos eram mesmo óptimas escolhas?

Agora tocas no ponto certo, o gestor de conta, ele não vai fazer private banking aos seus clientes, como seleccionar activos e sugerir aos seus clientes, para isso, os bancos têm departamentos especializados que cobram por esse serviço. Quanto muito os PFA, informam de novos produtos financeiros que surjam, como uma nova OPS de obrigações, ou um leilão de depósitos, ou o lançamento de uma nova gestora de fundos, etc.

É que os PFA são comerciais, não são gestores de investimentos ou consultores para o investimento. Quantos PFA em Portugal têm CFA ou outra certificação profissional que permita fazer aconselhamento/gestão de investimentos?

Os clientes de serviços financeiros dão mais crédito aos funcionários bancários do que na realidade têm. No caso dos PFA, eles só têm de ser o elemento de ligação entre o banco e os clientes. Para outras funções, existem funcionários especializados dentro dos bancos.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 6 horas, Rick Lusitano disse:

Agora tocas no ponto certo, o gestor de conta, ele não vai fazer private banking aos seus clientes, como seleccionar activos e sugerir aos seus clientes, para isso, os bancos têm departamentos especializados que cobram por esse serviço. Quanto muito os PFA, informam de novos produtos financeiros que surjam, como uma nova OPS de obrigações, ou um leilão de depósitos, ou o lançamento de uma nova gestora de fundos, etc.

É que os PFA são comerciais, não são gestores de investimentos ou consultores para o investimento. Quantos PFA em Portugal têm CFA ou outra certificação profissional que permita fazer aconselhamento/gestão de investimentos?

Os clientes de serviços financeiros dão mais crédito aos funcionários bancários do que na realidade têm. No caso dos PFA, eles só têm de ser o elemento de ligação entre o banco e os clientes. Para outras funções, existem funcionários especializados dentro dos bancos.

A maior parte dos financial advisors ( ou gestores de conta ou outro nome, cada banco parece que tem um nome diferente ) de bancos como o Best, BiG, Invest, Deusche Bank ( agora Abanca ), pelo menos estes, tiveram de fazer duas certificações distintas ao abrigo da MIFID II, uma certificação como Prestadores de Informação ( e nisto penso que foi na generalidade da banca portuguesa, até o caixa do balcão penso que a teve de fazer ), e uma outra de Consultoria ao Investimento, e aqui na maior parte dos bancos apenas alguns o fizeram mas nos bancos atrás que mencionei penso que todos os FA, PFA etc, tiveram de fazer, se passaram nos testes isso já não sei, até porque tinham testes presenciais para essas certificações, mas que tiveram de a fazer tiveram.

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Rick Lusitano
    há 1 hora, D@vid disse:

A maior parte dos financial advisors ( ou gestores de conta ou outro nome, cada banco parece que tem um nome diferente ) de bancos como o Best, BiG, Invest, Deusche Bank ( agora Abanca ), pelo menos estes, tiveram de fazer duas certificações distintas ao abrigo da MIFID II, uma certificação como Prestadores de Informação ( e nisto penso que foi na generalidade da banca portuguesa, até o caixa do balcão penso que a teve de fazer ), e uma outra de Consultoria ao Investimento, e aqui na maior parte dos bancos apenas alguns o fizeram mas nos bancos atrás que mencionei penso que todos os FA, PFA etc, tiveram de fazer, se passaram nos testes isso já não sei, até porque tinham testes presenciais para essas certificações, mas que tiveram de a fazer tiveram.

Mas serão umas certificações/cursos soft, nada de CFA, CAIA, FRM, etc? ;)

Referes a isto?

https://ifb.pt/cursos/dmif-ii-formacao-inicial-prestacao-de-informacao-consultoria-para-investimento/

Citação

A maioria dos bancos contactados está a dar a formação em ‘e-learning’ – ou seja, por via ‘online’ através do acesso a uma plataforma criada para o efeito -, sendo que os exames são feitos presencialmente. Para a elaboração das provas os bancos socorreram-se de entidades externas, caso do Instituto de Formação Bancária. A formação tem, no mínimo, a duração de 80 horas para os trabalhadores que apenas prestam informação aos clientes sobre produtos financeiros ou sobre serviços de investimento. Já para aqueles que fazem consultoria para investimento a formação mínima é de 130 horas.

https://eco.sapo.pt/2017/11/15/bancarios-vao-a-exame-para-poder-vender-produtos-financeiros/

Soube de grandes taxas de reprovação de funcionários bancários com experiência em temas simples de banca de retalho (nem estou a falar de investimento) nessas acções de formação.

Dos CFA em Portugal, a maior parte não está em funções de Gestor de Relações (um nome de categoria algo estanho :) "Relationship Manager" - Banco Best), PFA ou FA ou outro titulo de comercial bancário. Os CFA em Portugal estão em posições de gestão de activos, fundos, patrimónios, basicamente em Asset Management ou Wealth Management.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    A 31/10/2019 às 08:36, CS-TOD disse:

Boas pessoal, 

Vou iniciar-me nos fundos de investimento e gostava de pedir a vossa opinião. A minha ideia é investir 2500€ em dois fundos (1250€ em cada, ou 1000€ num e 1500€ noutro).

Já escolhi três fundos que existem no Activo Bank e agora só me falta escolher dois deles:

Morgan Stanley Investment Funds - Global Brands Fund A (EUR) - LU0119620416 - Ações Sector Bens de Consumo  // Existe também o mesmo fundo em USD

BlackRock Global Funds - World Healthscience Fund E2 (USD) - LU0122380701 - Ações Sector Saúde

Goldman Sachs Global CORE® Equity Portfolio E Acc EURClose - LU0257370246 - Ações Global Cap. Grande Misto 

Algum destes que não recomendem? E investir num fundo em dólares, é uma boa altura, ou é melhor os dois em euros?  Estou em dúvida entre um em cada moeda ou os dois em euros.

Alguém me pode ajudar? ?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 11 horas, Rick Lusitano disse:

Mas serão umas certificações/cursos soft, nada de CFA, CAIA, FRM, etc? ;)

Referes a isto?

https://ifb.pt/cursos/dmif-ii-formacao-inicial-prestacao-de-informacao-consultoria-para-investimento/

https://eco.sapo.pt/2017/11/15/bancarios-vao-a-exame-para-poder-vender-produtos-financeiros/

Soube de grandes taxas de reprovação de funcionários bancários com experiência em temas simples de banca de retalho (nem estou a falar de investimento) nessas acções de formação.

Dos CFA em Portugal, a maior parte não está em funções de Gestor de Relações (um nome de categoria algo estanho :) "Relationship Manager" - Banco Best), PFA ou FA ou outro titulo de comercial bancário. Os CFA em Portugal estão em posições de gestão de activos, fundos, patrimónios, basicamente em Asset Management ou Wealth Management.

É isso mesmo, bancos de "investimento" como o Best, BiG, Invest, Abanca, Activo Etc, têm sempre de ter alguém com essas certificações, se há quem chumbou isso é quase normal ?, mas sim não são certificações ao nível de CFA, mas a certificação de Consultoria ao Investimento dá a equivalência a proporem produtos com opinião pessoal.

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 19 horas, Urso_Pardo disse:

Nao vejo necessidade de estar a apostar num fundo que investe apenas num unico sector tendo em conta que os outros dois fundos ja tem percentagens elevadas do sector em questão.

Claro, algo tão simples e eu não tinha pensado nisso. Obrigado!

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Francisco Martins
    On 10/30/2019 at 6:18 PM, fousa said:

Falando no fundo da fidelity, alguém me consegue explicar a diferença entre o 1º fundo (USD IE00BYX5NK04) e o 2ºfundo (EUR IE00BYX5NX33)? 

No site da fidelity, os desempenhos são diferentes..

IE00BYX5NK04 IE00BYX5NX33  IE00BYX5P602 
      Fidelity MSCI World Index Fund P-ACC-USD Fidelity MSCI World Index Fund P-ACC-EUR Fidelity MSCI World Index Fund P-ACC-EUR (hedged)
    Moeda Base USD USD USD
    Moeda Base da Classe de Ações USD EUR EUR
    Valor dos Encargos Correntes  0,12% 0,12% 0,22%
    Ativos Líquidos do Fundo (m)  USD 100,35 USD 100,35 USD 100,35
    Ativos Líquidos da Classe de Ações (m)  USD 58,26 EUR 32,09 EUR 4,29
    Ações em circulação  10.939.726 5.353.727 809.071
    Desempenho 30.09.2018-30.09.2019  1.8% 8,40% 0,30%

No entanto no morning star, indica que os desempenhos são iguais..

image.png.e9b894ce8cc93cbac298155b06797120.png

Boa tarde,

No site da Fidelity as rendibilidades sao mostradas na "Moeda Base da(s) Classe(s) de Ações", ou seja, esta' a ver a rendibilidade referida a USD e a EUR, respectivamente. Como pode ver os activos liquidos dos fundos sao exactamente iguais se referidos 'a mesma moeda (neste caso a moeda base do fundo, USD).

No site da Morningstar.pt esta' a ver as rendibilidades mostradas na mesma moeda, neste caso EUR, logo sao praticamente iguais.

• Obrigado 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Visitante ricardojmoliveira

Boa tarde.

Tenho conta do banco invest e terei em breve (dezembro) 22.000€ disponíveis  para investir em fundos. Sou um mero curioso, pelo que gostaria de receber algumas sugestoes.

Tenho já 5.000€ no BFG World Technology, e 11.000€ no AR PPR que vou reforçando quando possível para otimizar o retorno no IRS.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Ricardo Oliveira

Bom dia.

Sou cliente Banco Invest e vou ter em breve 22.000€ para investir em fundos.

Tenho já atualmente 11.000€ no AR PPR que tento reforçar, quando possível, para otimização do retorno no IRS.

Tenho também cerca de 5.000€ no BGF World Technology.

Estou a pensar diversificar o investimento em mais 3 fundos:

- BGF WORLD HEALTHSCIENCE

- FIDELITY ASIA PACIFIC OPPORTUNITIES FUND

- NOVO BANCO OBRIGACOES EUROPA

O que vos parece? Têm outras sugestões?

Editado por Ricardo Oliveira
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 15 horas, Ricardo Oliveira disse:

Bom dia.

Sou cliente Banco Invest e vou ter em breve 22.000€ para investir em fundos.

Tenho já atualmente 11.000€ no AR PPR que tento reforçar, quando possível, para otimização do retorno no IRS.

Tenho também cerca de 5.000€ no BGF World Technology.

Estou a pensar diversificar o investimento em mais 3 fundos:

- BGF WORLD HEALTHSCIENCE

- FIDELITY ASIA PACIFIC OPPORTUNITIES FUND

- NOVO BANCO OBRIGACOES EUROPA

O que vos parece? Têm outras sugestões?

Eu não escolheria o Fidelity pois tem mínimos de subscrição/reforço elevados para o pequeno investidor. O NB é bom (tem sido bom) mas eventualmente não diversifica muito daquilo que o AR PPR já tem. O BGF é bem capaz de neste momento estar demasiado caro.

Porque não escolher algo mais diversificado e eventualmente mais seguro/melhores performances a longo prazo, como fundos mundiais ou ligados ao SP500?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Ricardo Oliveira
    há 56 minutos, 5coroas disse:

Eu não escolheria o Fidelity pois tem mínimos de subscrição/reforço elevados para o pequeno investidor. O NB é bom (tem sido bom) mas eventualmente não diversifica muito daquilo que o AR PPR já tem. O BGF é bem capaz de neste momento estar demasiado caro.

Porque não escolher algo mais diversificado e eventualmente mais seguro/melhores performances a longo prazo, como fundos mundiais ou ligados ao SP500?

O Ar PPR não o posso movimentar, dado que declaro os investimentos no IRS para ter o respetivo retorno. Daí a opção também pelo fundo do NB.
    Sobre o Fidelity, tem 1.000€ de subscrição mínima, o que não é problemático face ao capital que terei disponível para investir a longo prazo.

Sugestões de outros fundos comercializados pelo Banco Invest, para substituir o BGF?
    UBS EF MID CAPS USA USD?
    - FIDELITY EUROPEAN DYNAMIC GROWTH FUND?

Editado por Ricardo Oliveira
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 51 minutos, Ricardo Oliveira disse:

Sobre o Fidelity, tem 1.000€ de subscrição mínima, o que não é problemático face ao capital que terei disponível para investir a longo prazo.

Quando referi que poderia ser elevado para um investidor é porque eu acho que é fundamental que quando um crash vier a acontecer (e é muitissimo provável que irá acontecer), o investidor deverá ter a disponibilidade financeira para ir acompanhando a queda fazendo frequentemente novos reforços; ora 1000euros, para meter cada vez que o fundo cai 5% (é um exemplo), pode ser problemático (para mim seria problemático), mas já não o seria se exigisse apenas 100 ou 200euros, e nesse caso eu iria metendo mais capital sem problemas para aproveitar bem as quedas. É frustrante assistir-mos a boas ocasiões para comprar e não termos a possibilidade para o fazer porque a subscrição mínima é demasiado elevada. E sim, acho que é um erro grave não reforçar nas quedas.

Editado por 5coroas
    • Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • -------- changed the title to Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )