Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )

Recommended Posts

Eu percebo o que queres dizer, mas lehman e bear stearns também não são propriamente a mesma coisa que o gbes...digo eu!por enquanto vou confiando que seja um grupo sério e com futuro não tenho nada que me indique o contrario, pelo contrario, é o banco preferido da ubs na ibéria por algum motivo deve ser ;)

Eu pessoalmente só acredito em diversificação... E colocar todo o dinheiro directa ou indirectamente num banco foi o que fizeram milhões de pessoas no lehman e bern. Bancos que tinham centenas de milhares de milhões de dólares..e de um dia para outro "puff". De facto não eram a mesma coisa que o Grupo BES...eram muito muito maiores.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 29,8k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• --------

5141

• 5coroas

2530

• Bedrock

1627

• Patanisca

1351

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Não sei se já repararam mas acabaram os votos negativos, assim deste modo resolve-se parte do problema, ainda existem outros mas irão ser resolvidos para que se volte a ter um tópico com um ar mais re

Como pedido pelo @D@vid actualização da minha carteira 4Fundos. A carteira 4 fundos foi feita no final de 2016 por via de programação em R: As performances desde a sua criaçã

Este fim de semana estive a rebalancear o meu portfolio, partilho convosco. Livrei-me dos bad performers e quero apostar neste Q4 e Q1'22 que se antevê vigoroso. Em Fevereiro fiz uma aposta em US

Posted Images

Pois também acho que será melhor diversificar um pouco também nas gestoras dos fundos.

Actualmente os meus fundos são todos da ESAF (Obrigações Europa, Liquidez e Plano Prudente) e de tesouraria/obrigações (excepto o PP que é misto). Pedi ao meu PFA no Best que me indicasse uma opção para diversificar um pouco a minha carteira, visto o montante corresponder a pouco mais de 9% do capital da carteira, gostaria de subscrever a um fundo de acções.

A ver o que me sugere (explicitei o meu perfil e a minha ideia de ir para um fundo de acções) e quanto tempo demora a responder. Entretanto se tiverem sugestões podem ir chutando :)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Alguém sabe o que se passa com o F&C Emerging Mkt Bonds? Quais os motivos por detrás do tombo nas ultimas semanas?

Realmente os 2 de Obrigações Emergentes que tenho estão assim:

Threadneedle (Lux) Emerging Markets Debt: -1,2% (66 dias)

ING Renta Emerging Markets Corporate Dbt: -1,4% (54 dias)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Bem, o meu gestor já respondeu. Sugeriu os seguintes fundos:

JPM Em Mkts Local Ccy Debt D (div) EUR ( link Morningstar )

Schroder ISF Global Div Max B€Hdg ( link Mornigstar )

JPMorgan ASEAN Equity D (acc) - EUR ( link Morningstar )

Os 2 primeiros não me parecem grande coisa mas o último não me parece mau.

Relembro que pretendo diversificar a minha carteira (essencialmente de fundos obrigações e tesouraria) com o equivalente a pouco mais de 9% do total de capital da carteira pelo que estou disposta a algum risco.

Que acham? O JPMorgan ASEAN Equity D (acc) - EUR é uma boa aposta ou há melhor na mesma categoria?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Bem, o meu gestor já respondeu. Sugeriu os seguintes fundos:

JPM Em Mkts Local Ccy Debt D (div) EUR ( link Morningstar )

Schroder ISF Global Div Max B€Hdg ( link Mornigstar )

JPMorgan ASEAN Equity D (acc) - EUR ( link Morningstar )

Os 2 primeiros não me parecem grande coisa mas o último não me parece mau.

Relembro que pretendo diversificar a minha carteira (essencialmente de fundos obrigações e tesouraria) com o equivalente a pouco mais de 9% do total de capital da carteira pelo que estou disposta a algum risco.

Que acham? O JPMorgan ASEAN Equity D (acc) - EUR é uma boa aposta ou há melhor na mesma categoria?

O último eu gosto, mas é acções....

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Mais uma talhada!! Estou a pensar resgatar os Pimco e regressar quando isto acalmar...

Explica-me lá bem essa tua lógica :) vais resgatar tudo e depois voltas a aplicar quando comecarem a subir?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

O último eu gosto, mas é acções....

Eu sei, a ideia é mesmo diversificar um pouco com algo que não seja obrigações/tesouraria (que andam um pouco em baixo). Como tenho um perfil mais conservador o montante aplicado será equivalente a 9% da carteira.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Eu sei, a ideia é mesmo diversificar um pouco com algo que não seja obrigações/tesouraria (que andam um pouco em baixo). Como tenho um perfil mais conservador o montante aplicado será equivalente a 9% da carteira.

Ah ok, percebi que só querias tesouraria/obrigações...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Ah ok, percebi que só querias tesouraria/obrigações...

O parentesis na frase não está bem escrito, my bad :)

Surgiu-me uma duvida, a comissão de gestão anual de um fundo somos nós que pagamos ou é o fundo (e está assim diluido na cotação da UP)?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

O parentesis na frase não está bem escrito, my bad :)

Surgiu-me uma duvida, a comissão de gestão anual de um fundo somos nós que pagamos ou é o fundo (e está assim diluido na cotação da UP)?

A comissão de gestão está diluída na cotação da UP, paga-se, mas indirectamente  ;)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

o que acham da seguinte estratégia inspirada no tópico "super ppr":

LU0256839860 Allianz Europe Equity Growth CT EUR ----------------------------------------------------------- 10%

LU0347184318 Pioneer Funds - U.S. Fundamental Growth C EUR ND ---------------------------------------- 15%

LU0333249109 Vontobel Fund Emerging Markets Equity HC --------------------------------------------------- 12,5%

LU0255979584 Pictet-Japanese Equity Opportunities-R EUR --------------------------------------------------- 10%

LU0367026050 Invesco Funds - Invesco Global Income Real Estate Securities Fund E ------------------- 10%

LU0432616901 Invesco Funds - Invesco Balanced-Risk Allocation Fund E ----------------------------------- 7,5%

IE00B11XZ541 PIMCO Funds: Global Investors Series plc Global Real Return Fund E Acc EUR (Hdg) --- 15%

IE00B1Z6D669 PIMCO Diversified Income E EUR Hedged Acc --------------------------------------------------- 20%

como não conheço fundos de ouro e matérias primas, substitui por

Invesco Balanced-Risk Allocation e

PIMCO Real Return

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

o que acham da seguinte estratégia inspirada no tópico "super ppr":

LU0256839860 Allianz Europe Equity Growth CT EUR ----------------------------------------------------------- 10%

LU0347184318 Pioneer Funds - U.S. Fundamental Growth C EUR ND ---------------------------------------- 15%

LU0333249109 Vontobel Fund Emerging Markets Equity HC --------------------------------------------------- 12,5%

LU0255979584 Pictet-Japanese Equity Opportunities-R EUR --------------------------------------------------- 10%

LU0367026050 Invesco Funds - Invesco Global Income Real Estate Securities Fund E ------------------- 10%

LU0432616901 Invesco Funds - Invesco Balanced-Risk Allocation Fund E ----------------------------------- 7,5%

IE00B11XZ541 PIMCO Funds: Global Investors Series plc Global Real Return Fund E Acc EUR (Hdg) --- 15%

IE00B1Z6D669 PIMCO Diversified Income E EUR Hedged Acc --------------------------------------------------- 20%

como não conheço fundos de ouro e matérias primas, substitui por

Invesco Balanced-Risk Allocation e

PIMCO Real Return

Numa perspectiva de, como dizes, "super ppr", em minha opinião, tens aqui fundos muito interessantes. Alguns dos quais fazem, igualmente, parte da minha carteira  8) . É abrangente em termos de diversificação.

Quanto aos fundos de ouro e matérias primas; esses, dos que conheço, as coisas não têm estado famosas...pelo contrário. Alguns dos fundos de ouro que tenho visto perdem valor a cada ano que passa  :(  e os fundos de matérias primas que conheço não diferem muito...deixo-te aqui um, ressalvando no entanto, que a escolha do IBRA é muito equilibrada:

-http://www.morningstar.pt/pt/funds/snapshot/snapshot.aspx?id=F000001G43

Saúde!

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Estou a pensar seriamente entrar nos PIMCO e outros que tenho estado a analisar. Afinal de contas as quedas podem ser boas oportunidades :)

Atenção a quem pensa que os FI não tem risco e que os resultados são fixos. Estratégia como em qualquer tipo de investimento é fundamental.

Entrar em fundos sem fazer uma análise prévia, sem ter definido um horizonte temporal é errado. Eu tinha lido vários comentários no inicio e fiquei com a ideia que em fundos só se ganhava.

Quem é conservador e têm medo de perder, vai para fundos de tesouraria. Obrigações/acções mistos são fundos com grandes oscilações, ainda mais neste momento de grande indecisão.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Eu nao recomendo a entrarem agora. Esta muito instavel.

Como já li algures 'dont catch a falling knife'. Nunca comprar quando está a descer

Quando é que sabes que parou de descer? Na perspectiva de quem tem fundos esta é uma boa altura pois permite fazer reforços.

Eu nem estou a ver grandes quedas, parece-me mais uma correcção :)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Está aqui a história :P

http://www.stocks-simplified.com/Catch_a_falling_knife.html

Claro que é aplicado a acções e não a fundos:

That doesn’t mean that it is always a bad thing. Some stocks do turn around and start trending up, but why risk it when you can go out and find a stock that is already trending upward.

Trading with the trend definitely has its advantages over trying to catch a falling knife.

1.  Faster Profits

You don’t have to wait for the stock to bottom out before you make your money.

2.  You can cut your losses

If you buy an up trending stock and it turns around you can always get out of it and cut your losses short. If you try to pick the bottom the stock it only looks like a better buy as it goes lower and lower.

3.  You can make money both ways

Bottom picking helps you make money if the market goes up. But if the market goes down that is going to work against you. If you trade with the trend on the other hand you can make money regardless of whether that trend is going up or down as long as you stay on the right side.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Quando é que sabes que parou de descer? Na perspectiva de quem tem fundos esta é uma boa altura pois permite fazer reforços.

Eu nem estou a ver grandes quedas, parece-me mais uma correcção :)

...risk on...risk off :);)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • -------- changed the title to Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )