Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )

Recommended Posts

há 10 horas, Rick Lusitano disse:

As vendas geralmente são FIFO (depende do intermediário financeiro).

No BB, pode-se criar múltiplas carteiras virtuais... ;)

Certo, mas por exemplo:

Imagina que compras x€ em 2017 para a carteira virtual A, e em 2018 mais x€ para a carteira B, agora em 2019 queres resgatar a carteira B, sendo o mesmo fundo, e uma vez que utiliza o método FIFO, o valor será sempre o de 2017, estou a pensar bem? 

Eu tenho várias carteiras, assim aproveito e tenho uma também para a minha filha, no entanto não tenho fundos repetidos nas carteiras, mas mesmo assim sempre tive essa dúvida. 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 29,8k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• --------

5141

• 5coroas

2530

• Bedrock

1627

• Patanisca

1351

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Não sei se já repararam mas acabaram os votos negativos, assim deste modo resolve-se parte do problema, ainda existem outros mas irão ser resolvidos para que se volte a ter um tópico com um ar mais re

Como pedido pelo @D@vid actualização da minha carteira 4Fundos. A carteira 4 fundos foi feita no final de 2016 por via de programação em R: As performances desde a sua criaçã

Este fim de semana estive a rebalancear o meu portfolio, partilho convosco. Livrei-me dos bad performers e quero apostar neste Q4 e Q1'22 que se antevê vigoroso. Em Fevereiro fiz uma aposta em US

Posted Images

há 11 horas, Rick Lusitano disse:

Se tiver menos-valias, no ano seguinte, com a declaração de IRS, as menos-valias reduzem o total de mais-valias de outros FI.

Para fazer optimização fiscal, podes fazer menos-valias para abater as mais-valias.

Para isso é necessário fazer o englobamento ou não?  Obrigado.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Rick Lusitano
    há 14 horas, nfs disse:

Certo, mas por exemplo:

Imagina que compras x€ em 2017 para a carteira virtual A, e em 2018 mais x€ para a carteira B, agora em 2019 queres resgatar a carteira B, sendo o mesmo fundo, e uma vez que utiliza o método FIFO, o valor será sempre o de 2017, estou a pensar bem? 

Eu tenho várias carteiras, assim aproveito e tenho uma também para a minha filha, no entanto não tenho fundos repetidos nas carteiras, mas mesmo assim sempre tive essa dúvida. 

Nope.

Exemplo:

Carteira A

Fundo XPTO comprado em 2017

Carteira B

Fundo XPTO comprado em 2019

Eu posso vender o Fundo XPTO comprado em 2019 (Carteira B ) e continuar a manter o mesmo fundo comprado em 2017, apesar da regra FIFO.

Porque no Best, o FIFO é aplicada apenas dentro da mesma carteira e não no total das carteiras.

O que permite por exemplo, ter um FI para médio/longo prazo numa carteira, e ter noutra carteira, o mesmo fundo para curto prazo (market timing).

há 13 horas, Les Paul disse:

Para isso é necessário fazer o englobamento ou não?  Obrigado.

Não. Em FI domiciliados no estrangeiro, é obrigatório declarar no ano seguinte da sua venda, na declaração de IRS, todas as transações, sejam com mais valias ou menos valias.

Só se declara FI nacionais se optar-se pelo englobamento, pois nas mais-valias de FI nacionais, o intermediário financeiro faz a retenção da taxa liberatória.

• Obrigado 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Ao contrário no invest o que me explicaram é que eles seguem a regra FIFO por fundo ou seja: se tiver dois ppr ar um para irs e outro só para rendimento quando quiser resgatar o de rendimento se o que tiver usado para efeitos fiscais for o mais antigo é esse que é resgatado (com todas as implicações que isso traz a nível fiscal)! Porque eles regem-se por fundo constituído por Nif e não por carteira. E com isto trocaram-me as voltas! ?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 22 horas, Rick Lusitano disse:

Nope.

Exemplo:

Carteira A

Fundo XPTO comprado em 2017

Carteira B

Fundo XPTO comprado em 2019

Eu posso vender o Fundo XPTO comprado em 2019 (Carteira B ) e continuar a manter o mesmo fundo comprado em 2017, apesar da regra FIFO.

Porque no Best, o FIFO é aplicada apenas dentro da mesma carteira e não no total das carteiras.

O que permite por exemplo, ter um FI para médio/longo prazo numa carteira, e ter noutra carteira, o mesmo fundo para curto prazo (market timing).

Não. Em FI domiciliados no estrangeiro, é obrigatório declarar no ano seguinte da sua venda, na declaração de IRS, todas as transações, sejam com mais valias ou menos valias.

Só se declara FI nacionais se optar-se pelo englobamento, pois nas mais-valias de FI nacionais, o intermediário financeiro faz a retenção da taxa liberatória.

Deixa-me complementar com um exemplo prático, que se passou comigo, relativamente a fundos nacionais.

EM 2018 resgatei UPs de um fundo com mais-valias (poucas) e menos-valias (muitas). Sobre as mais-valias foi-me retido o IRS, sobre as menos-valias, nada a receber nem a pagar no momento do resgate. Vamos assumir para facilitar a compreensão que desse resgates no final do ano o saldo foi de -1000€ de menos-valias e +100€ de mais-valias, no saldo global dos movimentos. O imposto retido foi de 28€.

Eu optei por englobar esses resgates no IRS de 2018, porque as menos-valias podem servir para abater mais-valias até cinco anos seguintes. O que aconteceu foi que me foi devolvido os 28€ que descontei à cabeça, e esses 100€ de mais-valias foram englobados nos rendimentos do agregado, cujo valor se enquadrava no escalão com taxa de 28,5%.

Agora em 2019 fiz resgates UPs suficientes ao ponto de me gerar de mais-valias o mais próximo possível dos 1000€ que perdi em 2018. Esse resgate fez com que ficasse retido cerca de 1000€, mas irei englobar esse valor das mais-valias de 2019, no IRS do ano que vem, onde irá constar no campo "perdas de anos anteriores" o valor de "-1000€", que irá abater nos ganhos deste ano, assim ser-me-á devolvido o imposto retido nos resgates deste ano, e o valor das mais-valias será tributado à taxa do rendimento do agregado, que estimo que se mantenha próxima da taxa liberatória (28%).

Portanto sempre que num ano tenhamos menos-valias, convém sempre avaliar se justifica englobar para que se venha a recuperar a perda nos anos seguintes.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 hora, Patanisca disse:

Deixa-me complementar com um exemplo prático, que se passou comigo, relativamente a fundos nacionais.

EM 2018 resgatei UPs de um fundo com mais-valias (poucas) e menos-valias (muitas). Sobre as mais-valias foi-me retido o IRS, sobre as menos-valias, nada a receber nem a pagar no momento do resgate. Vamos assumir para facilitar a compreensão que desse resgates no final do ano o saldo foi de -1000€ de menos-valias e +100€ de mais-valias, no saldo global dos movimentos. O imposto retido foi de 28€.

Eu optei por englobar esses resgates no IRS de 2018, porque as menos-valias podem servir para abater mais-valias até cinco anos seguintes. O que aconteceu foi que me foi devolvido os 28€ que descontei à cabeça, e esses 100€ de mais-valias foram englobados nos rendimentos do agregado, cujo valor se enquadrava no escalão com taxa de 28,5%.

Agora em 2019 fiz resgates UPs suficientes ao ponto de me gerar de mais-valias o mais próximo possível dos 1000€ que perdi em 2018. Esse resgate fez com que ficasse retido cerca de 1000€, mas irei englobar esse valor das mais-valias de 2019, no IRS do ano que vem, onde irá constar no campo "perdas de anos anteriores" o valor de "-1000€", que irá abater nos ganhos deste ano, assim ser-me-á devolvido o imposto retido nos resgates deste ano, e o valor das mais-valias será tributado à taxa do rendimento do agregado, que estimo que se mantenha próxima da taxa liberatória (28%).

Portanto sempre que num ano tenhamos menos-valias, convém sempre avaliar se justifica englobar para que se venha a recuperar a perda nos anos seguintes.

Talvez tenhas por facilidade de escrita no tópico, tenhas arredondado os valores. Se tinhas -1000 EUR e +100 EUR em 2018, já só ficarás com um saldo para anos seguintes de -900 EUR. ;)

Se fazes a optimização fiscal para um saldo para 2019 de -1000 EUR, acabas por ter um saldo positivo de +100 EUR.

Penso que saberás, mas para quem está a ler, o englobamento de FI nacionais pode não compensar, porque as mais-valias poderão provocar uma subida de escalão de IRS, por isso, antes de fazer o englobamento, fazer as contas ao rendimento total desse ano (rendimento de trabalho, pensões, prediais, FI, etc) para ver se compensa englobar os FI nacionais.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Vivemos tempos muito estranhos e imprevisíveis ...

Juros das principais economias cada vez mais baixos e negativos .... a inflação não aumenta ... e com um possível recessão ... que mais poderão fazer os bancos centrais para estimular a economia? imprimir mais dinheiro? Não é de estranhar que o Ouro esteja cada vez mais valioso.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Mouro Emprestado
    há 28 minutos, xgoldpt disse:

Vivemos tempos muito estranhos e imprevisíveis ...

Juros das principais economias cada vez mais baixos e negativos .... a inflação não aumenta ... e com um possível recessão ... que mais poderão fazer os bancos centrais para estimular a economia? imprimir mais dinheiro? Não é de estranhar que o Ouro esteja cada vez mais valioso.

Ou está mais valioso, ou então as outras "moedas" é que estão a perder valor :)

O Harry Browne não era parvo de todo (mas duvido que lhe tivesse passado pela cabeça uma época tão longa de juros nulos ou negativos como aquela que se vive agora).

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Já passou, siga agora para a próxima quarta feira para ver o FED a baixar os juros em 0,50, até lá temos as bujardas do Trump ?

Tanto verde...um  minuto de silencio a todos os que "investem" em depósitos a prazo...e à ordem ?

bolsas.PNG

• Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Para quem quer perceber mais sobre Política Monetária do BCE adoptada recentemente:

BCE reativa o QE e baixa taxas: primeira reações das gestoras internacionais

https://pt.fundspeople.com/news/bce-reativa-o-qe-e-baixa-taxas-primeira-reacoes-das-gestoras-internacionais

Mas havia alguém com dúvidas que o BCE iria adoptar mais medidas dovish??? ;)

Agora vou analisar as medidas que a Lagarde irá tomar quando tomar posse, já tenho acertado nas medidas do Draghi. ;)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 23 horas, Mouro Emprestado disse:

Obrigações soberanas europeias de longo-prazo com 2% de ganhos hoje.

Socorrrrrrrrrrrrrrrrrrro!

(mas ainda estão abaixo do máximo de umas semanas atrás eheheh)

Ufa, ainda bem, começava a ficar preocupado com as quedas da última semana!...

Estou a ponderar reforçar.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Francisco Martins
    4 hours ago, Rick Lusitano said:

Agora vou analisar as medidas que a Lagarde irá tomar quando tomar posse, já tenho acertado nas medidas do Draghi. ;)

Nao, a direccao era conhecida, mas a dificuldade era perceber o alcance, profundidade e volume dessas medidas.

Com a Lagarde, como com o Draghi, tera o mesmo sucesso de acertar na direccao. Umas vezes acerta, outras falha. Acertar 10 vezes seguidas nao impede de falhar nas 10 vezes seguintes.

Editado por Urso_Pardo
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Francisco Martins
    37 minutes ago, fp said:

Ufa, ainda bem, começava a ficar preocupado com as quedas da última semana!...

Estou a ponderar reforçar.

O seu processo de decisão para o investimento e' surpreendente, especialmente tendo em conta o activo em causa (obrigacoes soberanas).

Se o BCE tivesse sido neutro nas suas medidas, nao ponderaria investir?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    P2P Money Maker
    há 3 horas, Rick Lusitano disse:

Para quem quer perceber mais sobre Política Monetária do BCE adoptada recentemente:

BCE reativa o QE e baixa taxas: primeira reações das gestoras internacionais

https://pt.fundspeople.com/news/bce-reativa-o-qe-e-baixa-taxas-primeira-reacoes-das-gestoras-internacionais

Oráculo: o que vai acontecer quarta nos EUA e qual o impacto no S&P 500 ?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • -------- changed the title to Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )