Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )

Recommended Posts

• Respostas 29,8k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• --------

5141

• 5coroas

2530

• Bedrock

1627

• Patanisca

1351

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Não sei se já repararam mas acabaram os votos negativos, assim deste modo resolve-se parte do problema, ainda existem outros mas irão ser resolvidos para que se volte a ter um tópico com um ar mais re

Como pedido pelo @D@vid actualização da minha carteira 4Fundos. A carteira 4 fundos foi feita no final de 2016 por via de programação em R: As performances desde a sua criaçã

Este fim de semana estive a rebalancear o meu portfolio, partilho convosco. Livrei-me dos bad performers e quero apostar neste Q4 e Q1'22 que se antevê vigoroso. Em Fevereiro fiz uma aposta em US

Posted Images

há 6 minutos, D@vid disse:

Não, só criticou de novo a FED haha

Bem, pelos menos quanto à Europa em geral, por hoje, já ninguém a tira do verde. Cheira-me que vamos ter para a próxima semana muita turbulência. 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 minuto, 5coroas disse:

Bem, pelos menos quanto à Europa em geral, por hoje, já ninguém a tira do verde. Cheira-me que vamos ter para a próxima semana muita turbulência. 

A Europa esta semana aguentou-se bem, até me surpreendeu, subidas à volta dos 2%, tendo a Itália subido mais de 4%.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Como parte de uma carteira de fundos diversificada (com alguns dos que estão na primeira página) tenho um fundo de obrigações globais que tem tido um desempenho fraco, e que, especialmente nestes últimos tempos, com a valorização generalizada dos fundos de obrigações, me tem surpreendido negativamente. 

Alguém me consegue explicar por que motivo tem desvalorizado este fundo, particularmente nos últimos meses?

PIMCO GIS Income Fund E Class EUR (Hedged) Income

IE00B8N0MW85

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 hora, superman disse:

Como parte de uma carteira de fundos diversificada (com alguns dos que estão na primeira página) tenho um fundo de obrigações globais que tem tido um desempenho fraco, e que, especialmente nestes últimos tempos, com a valorização generalizada dos fundos de obrigações, me tem surpreendido negativamente. 

Alguém me consegue explicar por que motivo tem desvalorizado este fundo, particularmente nos últimos meses?

PIMCO GIS Income Fund E Class EUR (Hedged) Income

IE00B8N0MW85

É um fundo com hedge cambial e paga um dividendo de 4,45% com distribuição mensal, só isto tem uma influencia muito grande, uma vez que em vez de acumular ele distribui na conta, já te colocou na conta o equivalente a cerca de 3,33% este ano...

Este fundo tem cerca de 5000 obrigações em carteira, é um monstro de fundo, é basicamente um fundo para quem quer receber um rendimento mensal com uma boa "taxa", mas não para te render muito.

Editado por D@vid
    • Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 hora, D@vid disse:

É um fundo com hedge cambial e paga um dividendo de 4,45% com distribuição mensal, só isto tem uma influencia muito grande, uma vez que em vez de acumular ele distribui na conta, já te colocou na conta o equivalente a cerca de 3,33% este ano...

Este fundo tem cerca de 5000 obrigações em carteira, é um monstro de fundo, é basicamente um fundo para quem quer receber um rendimento mensal com uma boa "taxa", mas não para te render muito.

Sim, eu entendo isso. Mas como o tenho já há algum tempo com uma cotação mais ou menos estável, estranhei o comportamento do fundo neste último mês, em que a generalidade dos fundos de obrigações valorizaram e este seguiu o caminho inverso...

image.png.7d9585926292f533dee358843b267723.png

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 13 horas, Visitante Jose Carro disse:

Se houver é migrar para o Fidelity S&P 500 Index :)

Sim, ainda bem que temos essa alternativa.

há 32 minutos, FoxNinja disse:

Aqui está a nota informativa da Pictet...

Sinceramente não percebi muito bem em que é o Pictet USA Index vai ser afetado.

6228494_(301)_Pictet.pdf

Eu também não, mas o melhor é ficar atento se efectivamente as fees se mantêm inalteradas.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 17 horas, superman disse:

Sim, eu entendo isso. Mas como o tenho já há algum tempo com uma cotação mais ou menos estável, estranhei o comportamento do fundo neste último mês, em que a generalidade dos fundos de obrigações valorizaram e este seguiu o caminho inverso...

image.png.7d9585926292f533dee358843b267723.png

Haverá algum outro motivo para este comportamento? Estará relacionado com a elevada exposição a USA? Acham normal este comportamento?  

Estava a pensar reforçar, mas tenho algum receio que continue a desvalorizar...

CARTEIRA PAÍS %
    AumentoReduçãoTítulo incluído desde a última carteira
    Redução Federal National Mortgage Association 4% 2049-07-15 Estados Unidos 6,46
    Título incluído desde a última carteira Federal National Mortgage Association 3.5% 2049-08-13 Estados Unidos 4,31
    Título incluído desde a última carteira Federal National Mortgage Association 4% 2049-08-13 Estados Unidos 4,03
      US Ultra Bond (CBT) Sept19 2019-09-19 Estados Unidos 3,07
      BNP Paribas Issuance B.V. 0% 2024-04-12 Holanda 2,97
      Irs Usd 2.75000 12/19/18-5y Cme 2023-12-19 Estados Unidos 2,94
      United States Treasury Notes 2.25% 2024-10-31 Estados Unidos 2,92
      United States Treasury Notes 2% 2024-06-30 Estados Unidos 2,70
      US 10 Year Note (CBT) Sept19 2019-09-19 Estados Unidos 2,53
    Título incluído desde a última carteira Federal National Mortgage Association 3% 2049-08-13 Estados Unidos
    Editado por superman
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Francisco Martins

Boa tarde superman,

Esse comportamento recente deve-se ao facto de a carteira de obrigações que esse fundo possui actualmente estar muito balanceada em maturidades entre os 0 e os 5 anos, com uma média que ronda os 2 anos, e uma duração muito curta que em média não chega a um ano. Para comparação, o indice que serve de benchmark (que está a vermelho nesse gráfico que apresentas) tem uma duração média de quase 6 anos. É a gestão activa do fundo (para a qual pagas 1,45%/ano) que dita essa aposta. Se é a mais correcta, o futuro o dirá.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 hora, Urso_Pardo disse:

Boa tarde superman,

Esse comportamento recente deve-se ao facto de a carteira de obrigações que esse fundo possui actualmente estar muito balanceada em maturidades entre os 0 e os 5 anos, com uma média que ronda os 2 anos, e uma duração muito curta que em média não chega a um ano. Para comparação, o indice que serve de benchmark (que está a vermelho nesse gráfico que apresentas) tem uma duração média de quase 6 anos. É a gestão activa do fundo (para a qual pagas 1,45%/ano) que dita essa aposta. Se é a mais correcta, o futuro o dirá.

Confesso que tenho alguma dificuldade em perceber o mecanismo de valorização/desvalorização dos fundos de obrigações em função das maturidades, yield e taxas de juro. Ainda assim obrigado pelo contributo, @Urso_Pardo

• Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

esse fundo da PIMCO Income está a ter perdas grandes em Obrigações do México e da Argentina para alem de problemas com  créditos a habitação não securitizados pelas Agencias federais americanas (Non Agency Backed)(deve ser uma especie de High Yeld do credito a habitação com muito maior risco??)

está  a bom preço , na minha opinião , mas não se sabe a verdadeira extensão das perdas....

Editado por gatoazul
    • Obrigado 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 12 horas, gatoazul disse:

esse fundo da PIMCO Income está a ter perdas grandes em Obrigações do México e da Argentina para alem de problemas com  créditos a habitação não securitizados pelas Agencias federais americanas (Non Agency Backed)(deve ser uma especie de High Yeld do credito a habitação com muito maior risco??)

está  a bom preço , na minha opinião , mas não se sabe a verdadeira extensão das perdas....

Obrigado!

Não querendo ser indiscreto, de que forma consegues ter acesso a este tipo de informação? 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Plataformas De Crowdfunding
    há 43 minutos, D@vid disse:

Muito basicamente a tendência do investidor é investir para curto prazo, prefere obrigações com maturidades mais reduzidas, no entanto ultimamente, devido a tudo o que se tem falado, a tendência tem sido diferente, tem-se investido para um prazo mais alargado ( daí aquela conversa das yields das tresuries a 2 e 10 anos onde temos tido a taxa a 10 anos inferior á de 2 anos, daí, se um fundo de obrigações aposta em obrigações de maior prazo tem uma tendência actual de maior valorização.

Um excelente exemplo até de um fundo da nossa primeira página: 

YTD

AXA World Funds -  Euro 5-7 EC  +6,3%

vs

AXA World Funds - Euro 7-10 E +10,47%

AXA World Funds - Euro 10 + LT +23,04%

Podes ver aqui esta estratégia por parte da AXA, três fundos de obrigações com estratégias diferentes em termos de maturidades, o 7-0 e 10 + são geridos pelo mesmo gestor.

@D@vid , se as taxas de juro subirem, estes fundos têm perdas ou ganhos. Dos investimentos que fiz em obrigações, as que são emitidas numa fase de taxas de juro baixas são negociadas com desconto nos mercados nos momentos de subida de juros e vice-versa. O que acontece com os fundos e ETFs num momento de subida das taxas, como terá sido 2010 a 2012 em Portugal, p ex?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 2 horas, Urso_Pardo disse:

O valor actual de mercado das obrigações varia na razão inversa do juro de uma forma não linear, ou seja, uma descida da taxa de juro actual de 2% para 1% causa uma variação com peso diferente de uma descida de 1% em direcção aos 0%. Esta variação na curva de yield da obrigação é tanto maior quanto a duração ate maturidade. Ou seja, quanto maior a duração da obrigação, mais sensivel esta é a variações actuais na taxa de juro.

Num fundo de obrigações na sua forma mais simples o valor da sua UP é constituido por obrigações logo é afectado de forma similar com particularidades: as regras de investimento do fundo obrigam o gestor a muito raramente manter uma obrigação até à sua maturidade final, isto é, está constantemente a comprar e vender obrigações,  e o fluxo de capital metido ou tirado pelos investidores do fundo obriga o gestor do fundo a vender ou comprar mais obrigações num dado momento, ou seja, a expor-se mais à variação da taxa de juro actual. Por exemplo, neste momento as taxas de juro estão a descer, logo o valor de mercado das obrigações a longo prazo sobe e o yield das obrigações a muito curto prazo vai descendo. Se eu for um gestor de um fundo em que tenho uma carteira maioritariamente de curto prazo vejo o valor da minha carteira a descer e depois isso ainda é amplificado se existir um movimento dos investidores para fora do meu fundo, ou seja, eu sou obrigado a vender obrigações com desconto, o que leva a UP a descer ainda mais.

Agora, nestes casos de fundos de gestão activa com permissão a todo o tipo de mercados e manigâncias (hipotecario de risco, futuros, swaps, etc) o efeito pode ser ainda mais amplificado, consoante as apostas que tenham feito resultem ou não. O exemplo disso é este da PIMCO que está aqui falado.

Entendido! Isto pode justificar o comportamento do fundo. Fico a perceber um pouco mais sobre fundos de obrigações ;)  É um gosto seguir este tópico! 

Mas claro, para saber qual será a tendência futura precisávamos de uma bola de cristal. Poderá ser um bom momento para reforçar. Mas também poderá continuar a cair...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Rick Lusitano
    A 30/08/2019 às 14:02, DAMP disse:

assumindo que entraste em 2 alturas, e resgataste tudo ao mesmo tempo, ao resgatar, paga-se dividendos das mais valias entre o momento de resgate e a primeira subscrição certo? 

Então seria possível entrar num momento alto com pouco capital, depois o fundo perde valor, e entra-se com muito capital. E resgata-se quando voltar a valorizar. E diminui-se as mais valias sujeitas a tributação. 

Isto é assim? Claro que partindo do princípio que conseguias fazer market timing. 

Eu entro em várias vezes, para diminuir o risco de uma má entrada.

Quando se resgata, recebe-se o valor total das UP.

Se tiver mais-valias, no ano seguinte, com a declaração de IRS terei de pagar 28% sobre as mais-valias (Valor de venda - Valor de compra).

Se tiver menos-valias, no ano seguinte, com a declaração de IRS, as menos-valias reduzem o total de mais-valias de outros FI.

Para fazer optimização fiscal, podes fazer menos-valias para abater as mais-valias.

• Obrigado 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Rick Lusitano
    A 30/08/2019 às 14:05, Guilhao disse:

Alguém que confirme mas isso não deve funcionar assim. Basicamente o lucro em relação a todas as compras será a mais valia. Agora, se por acaso não venderes tudo, assumo que seja pelo FIFO (first in first out) mas aí já tenho menos certezas.

As vendas geralmente são FIFO (depende do intermediário financeiro).

No BB, pode-se criar múltiplas carteiras virtuais... ;)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • -------- changed the title to Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )