Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )

Recommended Posts

On 8/27/2019 at 6:05 PM, D@vid said:

Temos falado nisso aqui ultimamente, os fundos de obrigações com maturidades mais longas, governamentais, têm tendência em serem beneficiados com uma compra por parte do BCE, dá uma vista de olhos na primeira página que tens lá alguns.

O intermediário utilizado para a compra de fundos depende de cada um, eu apenas compro no Best.

Considerando que houve um movimento das acções para as obrigações, será um bom momento para entrar num fundo de obrigações? Ou é melhor esperar que o movimento estanque e inverta, baixando o valor dos fundos de obrigações governamentais e aí assim entrar. 

Confesso que este movimento e impacto do valor dos fundos obrigações não é óbvio para mim... 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 29,8k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• --------

5141

• 5coroas

2530

• Bedrock

1627

• Patanisca

1351

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Não sei se já repararam mas acabaram os votos negativos, assim deste modo resolve-se parte do problema, ainda existem outros mas irão ser resolvidos para que se volte a ter um tópico com um ar mais re

Como pedido pelo @D@vid actualização da minha carteira 4Fundos. A carteira 4 fundos foi feita no final de 2016 por via de programação em R: As performances desde a sua criaçã

Este fim de semana estive a rebalancear o meu portfolio, partilho convosco. Livrei-me dos bad performers e quero apostar neste Q4 e Q1'22 que se antevê vigoroso. Em Fevereiro fiz uma aposta em US

Posted Images

Quanto a fundos de obrigações, estive a ver os que estão na primeira página e coincidem com 2 que foram mencionados aqui mais recentemente:

http://www.morningstar.pt/pt/funds/snapshot/snapshot.aspx?id=F0GBR04VDP

http://www.morningstar.pt/pt/funds/snapshot/snapshot.aspx?id=F0GBR06T6O

O 1º está a ter um crescimento incrível mas tem muitas obrigações de Itália, não sei se será o ideal e se seria agora uma boa altura já que não pode crescer para sempre.

E quanto a fundos do ouro? Pesquisei "ouro" no Best mas não apareceu nada muito animador.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Rick Lusitano
    há 17 minutos, Guilhao disse:

Quanto a fundos de obrigações, estive a ver os que estão na primeira página e coincidem com 2 que foram mencionados aqui mais recentemente:

http://www.morningstar.pt/pt/funds/snapshot/snapshot.aspx?id=F0GBR04VDP

http://www.morningstar.pt/pt/funds/snapshot/snapshot.aspx?id=F0GBR06T6O

O 1º está a ter um crescimento incrível mas tem muitas obrigações de Itália, não sei se será o ideal e se seria agora uma boa altura já que não pode crescer para sempre.

E quanto a fundos do ouro? Pesquisei "ouro" no Best mas não apareceu nada muito animador.

Em Obrigações tenho esse NB Obrigações Europa, é um FI que invisto regularmente nos últimos 10 anos, quando as Bonds estão a bombar.

E também 1 FI que costumo investir quando o mercado das Bonds está de feição é este (já tive no passado a família toda deste fundo, que são fundos de bonds com várias maturidades):

LU0251661590 - AXA WF Euro 10 + LT E Cap EUR

http://www.morningstar.pt/pt/funds/snapshot/snapshot.aspx?id=F0000001V3

O Ouro é para homens de barba rija, pois é um activo altamente volátil. Aqui eu faço uns trades de muito curto prazo, do tipo toca e foge, atinjo os meus retornos-alvo e saio.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Rick Lusitano
    há 11 minutos, rmesq disse:

@Rick Lusitano em que fundos costumas fazer esse toca e foge no ouro?

Porque são "trades" de dias ou semanas, uso FI com Hedge cambial, para não ter mais risco associado. A não ser que exista uma tendência no Forex.

Actualmente no Ouro, estou com este:

LU0644000530 - Amundi CPR Global Gold Mines SHE

Tem Hedge cambial, e permite comprar UP com pouco cash, prefiro entrar com pouco cash em várias vezes, do que entrar à campeão com uma soma grande, dilui o risco de uma má entrada e as perdas absolutas serão também menores (entro com pouco cash, e se a tendência inverter, não entro com mais cash e as perdas absolutas são limitadas).

Na época pré-Trump, por vezes comprava Ouro sem Hedge cambial e se o Trump não mandasse umas bombocas de vez em quando, comprava este:

LU0273148055 - DWS Invest Gold and Precious Metals Equities NC

Ainda estive indeciso em comprar este FI, mas o Trump anda pressionar a Fed para baixar as taxas de juro/enfraquecer o USD. A Fed também recentemente baixou as taxas de juros, e os mercados andam a pedir mais baixas. Portanto, fiquei-me pelo o Ouro com Hedge cambial (o Amundi).

Editado por Rick Lusitano
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 14 horas, vila disse:

Há uma situação que me confunde: sendo que a recessão está (ou não) eminente não seria mais producente e compensatório resgatar os fundos com as suas respectivas mais valias do que aguardar que o mercado caia e perda se torne substancial? Apesar de serem fundos e não ações unitárias estes tb vão obviamente sofrer quedas significativas! Qual é a lógica de manter pelo menos os fundos de ações?

Um exemplo:

Worst Strategy 1.PNG

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 13 horas, Guilhao disse:

Como assim? tens lá vários com rentabilidades com 70% a 1 ano ?, utilizaste o Best Guru? aí é que se deve pesquisar.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Mouro Emprestado
    há 32 minutos, D@vid disse:

Pois isso não existe, como valorizaria um fundo com ouro metido na gaveta? ?

Não existe, porque de acordo com as regras europeias não podem existir fundos de investimento alocados a um activo apenas (seja ouro, seja outra coisa qualquer).

A única coisa que existe na Europa são ETCs que podem investir directamente em commodities, que são em tudo semelhantes (excepto no nome) aos ETFs (e agora com a porcaria das regras da UE, bem mais difíceis de aceder na 'tugalândia).

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 25 minutos, Rick Lusitano disse:

.

Do artigo acima:

Aprendi uma coisa nova, as Bitcoin são consideradas mais seguras do que as acções e são consideradas como valores-refúgio!!!

Vou já comprar umas Bitcoin e meter baixo do colchão. :D

E há quem acredite...?

A pergunta que se coloca é, ao dizerem isso não será considerado uma recomendação? se sim estão devidamente certificados segundo a DMIF II como prestadores de informação e consultoria ao investimento? e as bitcoins como não fazem parte de um mercado regulado podem ser recomendadas? ?

Editado por D@vid
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Rick Lusitano
    há 41 minutos, D@vid disse:

E há quem acredite...?

A pergunta que se coloca é, ao dizerem isso não será considerado uma recomendação? se sim estão devidamente certificados segundo a DMIF II como prestadores de informação e consultoria ao investimento? e as bitcoins como não fazem parte de um mercado regulado podem ser recomendadas? ?

O jornalismo está um pouco escudado da DMIF e CMVM. Quanto muito seria a ERC a actuar. Mas a ERC é o que sabemos...

Mas deveria existir normas da CMVM sobre o jornalismo económico-financeiro, sobre a forma como as informações são dadas pois pode induzir os leitores em erro, e eles tomarem decisões de investimento ou desinvestimento erradamente. Deveria os jornalistas desta área, ter formação e certificação da área financeira.

Decerto que se lembram da notícia falsa em rodapé da TVI sobre a resolução/falência do Banif. E as quedas que isso provocou, ajudando a enterrar mais ainda o Banif. O que aconteceu à TVI? ;)

Editado por Rick Lusitano
    • Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    rui_marreiros
    há 2 horas, Rick Lusitano disse:

Os países e as empresas emitem obrigações com maiores prazos para bloquear as taxas de juros baixas durante mais tempo.

Para os FI de Obrigações, isto indica uma valorização, principalmente em obrigações mais antigas que têm melhores taxas de juros e nas obrigações com maiores prazos.

Do artigo acima:

Aprendi uma coisa nova, as Bitcoin são consideradas mais seguras do que as acções e são consideradas como valores-refúgio!!!

Vou já comprar umas Bitcoin e meter baixo do colchão. :D

O Bitcoin (BTC) mostrou que não é um ativo de porto seguro, disse Peter Schiff, defensor do ouro, depois que a maior criptomoeda caiu 7% nos trades diários.

Em um “tuíte” de 28 de agosto, Schiff, que se tornou cada vez mais conhecido como um opositor do Bitcoin, alegou que o par BTC/USD caiu abaixo de US$ 10.000 mais uma vez na quinta-feira, colocando em xeque as teorias de que ele funcionaria como uma cobertura contra a volatilidade do fiduciário.

Schiff: O Bitcoin "foi reprovado no teste de porto seguro"

“O Bitcoin foi novamente reprovado no teste para ser um porto seguro. Na sexta-feira, com o aumento das tensões comerciais que fizeram despencar as bolsas de valores globais, os investidores buscaram refúgio em portos seguros monetários. O iene japonês, o franco suíço e, especialmente, o ouro, todos subiram. Entretanto, o Bitcoin caiu mais do que as ações!”, escreveu ele.

Parece que existe alguém de opinião contrária. No artigo em que é defendido a Bitcoin, também é dito que a sua utilização é 90% especulativa. Eu só vou entrar no jogo quando a Libra do facebook chegar, pois aí temos um grande mercado de utilizadores (facebook, Instagram e WhatsApp), e muitas das bitcoins irão perder o valor especulativo e muita gente vai perder dinheiro, pois só 10% das bitcoins são usadas em transações e é ai que o dinheiro/bitcoin tem valor.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Rick Lusitano

Programa da Bloomberg TV com os fluxos em classes de activos através de ETFs:

Bloomberg ETF IQ - The Big Short’s Michael Burry Sees a Bubble in Passive Investing

August 29th, 2019, 2:17 AM GMT+0100

https://www.bloomberg.com/news/videos/2019-08-29/the-big-short-s-michael-burry-sees-a-bubble-in-passive-investing-video

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    A 28/08/2019 às 19:22, Rick Lusitano disse:

entrar com pouco cash em várias vezes, do que entrar

assumindo que entraste em 2 alturas, e resgataste tudo ao mesmo tempo, ao resgatar, paga-se dividendos das mais valias entre o momento de resgate e a primeira subscrição certo? 

Então seria possível entrar num momento alto com pouco capital, depois o fundo perde valor, e entra-se com muito capital. E resgata-se quando voltar a valorizar. E diminui-se as mais valias sujeitas a tributação. 

Isto é assim? Claro que partindo do princípio que conseguias fazer market timing. 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Agora mesmo, DAMP disse:

assumindo que entraste em 2 alturas, e resgataste tudo ao mesmo tempo, ao resgatar, paga-se dividendos das mais valias entre o momento de resgate e a primeira subscrição certo? 

Então seria possível entrar num momento alto com pouco capital, depois o fundo perde valor, e entra-se com muito capital. E resgata-se quando voltar a valorizar. E diminui-se as mais valias sujeitas a tributação. 

Isto é assim? Claro que partindo do princípio que conseguias fazer market timing.

Alguém que confirme mas isso não deve funcionar assim. Basicamente o lucro em relação a todas as compras será a mais valia. Agora, se por acaso não venderes tudo, assumo que seja pelo FIFO (first in first out) mas aí já tenho menos certezas.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • -------- changed the title to Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )