Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )

Recommended Posts

Pá eu não sei onde isto vai parar mas estamos a navegar em águas completamente desconhecidas! Do pouco que eu percebo da poda, isto não me parece lá grande ideia. Acaba por tirar o tapete ao sector financeiro, ao tirar-lhes a sua máquina de fazer dinheiro, a boa dívida (para eles). E os bancos controlam os governos. Portanto daí a minha estupefacção. 

Editado por Patanisca
    • Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 29,8k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• --------

5141

• 5coroas

2530

• Bedrock

1627

• Patanisca

1351

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Não sei se já repararam mas acabaram os votos negativos, assim deste modo resolve-se parte do problema, ainda existem outros mas irão ser resolvidos para que se volte a ter um tópico com um ar mais re

Como pedido pelo @D@vid actualização da minha carteira 4Fundos. A carteira 4 fundos foi feita no final de 2016 por via de programação em R: As performances desde a sua criaçã

Este fim de semana estive a rebalancear o meu portfolio, partilho convosco. Livrei-me dos bad performers e quero apostar neste Q4 e Q1'22 que se antevê vigoroso. Em Fevereiro fiz uma aposta em US

Posted Images

da rapida vista de olhos por esse grafico

ficamos à frente dos outros países supostamente da retaguarda da europa como nós?
    Estamos ali no meio... 

Seria interessante desde a ultima crise economica, ver a evolução das nossas posições em termos de fundos?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Boa tarde.

Tenho neste momento 1350€ no MFS Meridian Funds - Global Equity Fund A1 EUR (LU0094560744) no Best, que até me foi recomendado aqui. Fiz em Fevereiro de 2018 e até já reforcei este ano e estou com um lucro de 10%.

Com as recentes notícias estou a pensar se não seria melhor retirar daqui o dinheiro. Se sim, onde poderia investir? Tem-se falado muito que as obrigações e o ouro estão a render.

Além disso, ate ao final do ano, ainda tenho 11000€ a vencer dos certificados do tesouro (de quando ainda eram muito bons) e também tenho de ver onde os vou aplicar. Provavelmente não irei investir a maior parte em fundos mas uma parte desse dinheiro também seria para arriscar um pouco mais.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 9 minutos, Guilhao disse:

Boa tarde.

Tenho neste momento 1350€ no MFS Meridian Funds - Global Equity Fund A1 EUR (LU0094560744) no Best, que até me foi recomendado aqui. Fiz em Fevereiro de 2018 e até já reforcei este ano e estou com um lucro de 10%.

Portanto andamos nós aqui a fazer o trabalhinho todo aos gestores de conta e aos bancos deste País, está na hora de começarem a pagar ?

Bem, sendo apenas um fundo, não estando numa carteira mais alargada, e deve ter sido numa perspectiva de aproveitar o bom momento, eu diria que secalhar das duas uma, ou não reforças mais mas vais mantendo até teres o resto do capital no final do ano e com isso poderes fazer uma carteira diversificada, onde esse fundo provavelmente deveria estar e até com reforços, ou se queres aproveitar outro tipo de momento ( queda na actividade económica mundial, ouro a subir, yields a cair, possível QE) talvez podesses ir para um fundo de obrigações ou de matérias rimas mais em concreto Ouro+minério.

Mas como isto anda ao sabor do Twitter, pessoalmente não te consigo dizer nada em concreto, por vezes mais vale não fazer nada, também há sempre os fundos de tesouraria, nem perdes nem ganhas.

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 19 minutos, D@vid disse:

se queres aproveitar outro tipo de momento ( queda na actividade económica mundial, ouro a subir, yields a cair, possível QE) talvez podesses ir para um fundo de obrigações ou de matérias rimas mais em concreto Ouro+minério.

E nesse caso que fundos seriam interessantes? Tenho conta no Best (obviamente) mas também não ponho de parte utilizar algo como a degiro.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 3 minutos, Guilhao disse:

E nesse caso que fundos seriam interessantes? Tenho conta no Best (obviamente) mas também não ponho de parte utilizar algo como a degiro.

Temos falado nisso aqui ultimamente, os fundos de obrigações com maturidades mais longas, governamentais, têm tendência em serem beneficiados com uma compra por parte do BCE, dá uma vista de olhos na primeira página que tens lá alguns.

O intermediário utilizado para a compra de fundos depende de cada um, eu apenas compro no Best.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    rui_marreiros
    há 1 hora, seffar disse:

Estou a precisar de comprar um etf de jogos, ontem e hoje fartou  de subir, preciso que desça uns 3%. Já em muitas economias isso aconteceu e nada aconteceu, até na dos USA. O rapaz dos twitters diz duas para a caixa e o mercado sofre .... e não sofre mais porque os algoritmos têm parâmetros de integração bastante latos, que logo corrigem.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 17 horas, Guilhao disse:

Boa tarde.

Com as recentes notícias estou a pensar se não seria melhor retirar daqui o dinheiro. Se sim, onde poderia investir? Tem-se falado muito que as obrigações e o ouro estão a render.

Além disso, ate ao final do ano, ainda tenho 11000€ a vencer dos certificados do tesouro (de quando ainda eram muito bons) e também tenho de ver onde os vou aplicar. Provavelmente não irei investir a maior parte em fundos mas uma parte desse dinheiro também seria para arriscar um pouco mais.

Ignora o ruido dos media sobre os mercados e controla o teu natural medo do desconhecido, ou seja mantém o plano que traçaste quando escolheste o referido FI ( a não ser que o plano fosse abandonar o navio quando chegasses aos 10% de lucro e vislumbrasses nuvens negras no horizonte).

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Plataformas De Crowdfunding
    há 18 horas, Guilhao disse:

Vê este tópico: 

Não será por acaso que é o tópico mais activo do forum

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Por acaso tenho uns 700 euros na Raize mas não é minha intenção meter mais dinheiro nesse tipo de investimentos. A verdade é que, pelo menos na Raize, os rendimentos acabam por ser menores do que aparentam. Imaginemos que temos 1000€ para investir. Não será muito boa ideia meter logo tudo na primeira coisa que aparecer. Ou se liga a ferramenta de investimento automático ou vai-se vendo o que aparece e decidimos investir uma percentagem ou não. Manualmente acabamos por perder muito tempo a estar a ver constantemente e pode-se perder oportunidades mas com a ferramenta podemos estar a investir nalguma que não queríamos. Seja qual for a opção, entre a altura em que lá metemos o dinheiro e até estar todo investido, ainda passa algum tempo. Além disso, mesmo depois de sair o dinheiro, ainda demora algum tempo a começar realmente o empréstimo e já me aconteceu uma vez demorar mais de uma semana e depois acabarem por não aprovar o empréstimo. Por fim, aos juros são logo retirados os impostos (pior para reinvestir), e depois esses juros mais as amortizações também passam pelo mesmo processo de demora que passa o dinheiro inicial. No fundo, uma taxa bruta de 6% acaba por ser uns 5-4% brutos

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Rick Lusitano
    há 14 horas, rui_marreiros disse:

Estou a precisar de comprar um etf de jogos, ontem e hoje fartou  de subir, preciso que desça uns 3%. Já em muitas economias isso aconteceu e nada aconteceu, até na dos USA. O rapaz dos twitters diz duas para a caixa e o mercado sofre .... e não sofre mais porque os algoritmos têm parâmetros de integração bastante latos, que logo corrigem.

ETF de jogos?

Podes explicar?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Rick Lusitano
    há 1 hora, Guilhao disse:

Por acaso tenho uns 700 euros na Raize mas não é minha intenção meter mais dinheiro nesse tipo de investimentos. A verdade é que, pelo menos na Raize, os rendimentos acabam por ser menores do que aparentam. Imaginemos que temos 1000€ para investir. Não será muito boa ideia meter logo tudo na primeira coisa que aparecer. Ou se liga a ferramenta de investimento automático ou vai-se vendo o que aparece e decidimos investir uma percentagem ou não. Manualmente acabamos por perder muito tempo a estar a ver constantemente e pode-se perder oportunidades mas com a ferramenta podemos estar a investir nalguma que não queríamos. Seja qual for a opção, entre a altura em que lá metemos o dinheiro e até estar todo investido, ainda passa algum tempo. Além disso, mesmo depois de sair o dinheiro, ainda demora algum tempo a começar realmente o empréstimo e já me aconteceu uma vez demorar mais de uma semana e depois acabarem por não aprovar o empréstimo. Por fim, aos juros são logo retirados os impostos (pior para reinvestir), e depois esses juros mais as amortizações também passam pelo mesmo processo de demora que passa o dinheiro inicial. No fundo, uma taxa bruta de 6% acaba por ser uns 5-4% brutos

(Apesar de ser 1 off-topic) :

A Raize é das piores P2P (muito risco e pouco retorno). Para a rentabilidade da Raize, mais vale investires num fundo de obrigações ou de acções, consegues mais retorno com menos risco.

Em breve, vou fazer a rotação do P2P para os FI de Obrigações (como foi sempre o meu plano, antes as Bonds estavam fraquinhas e o P2P a bombar), apesar de ter um retorno anualizado de 18,2% em P2P, a tendência do P2P é ter cada vez menos retorno, com a massificação do P2P.

O P2P é utilizado por muitas pessoas que não tem conhecimentos financeiros, tempo ou vontade para aprender. E a própria indústria do P2P gosta de associar o P2P a depósitos a prazo, alegando que os depósitos pagam pouco ou nada e para isso, o P2P é a alternativa (erradamente).

Mas como bem disse o @D@vid, este tópico não é o local apropriado para se falar em P2P. ;)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Há uma situação que me confunde: sendo que a recessão está (ou não) eminente não seria mais producente e compensatório resgatar os fundos com as suas respectivas mais valias do que aguardar que o mercado caia e perda se torne substancial? Apesar de serem fundos e não ações unitárias estes tb vão obviamente sofrer quedas significativas! Qual é a lógica de manter pelo menos os fundos de ações?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    rui_marreiros
    há 2 horas, Rick Lusitano disse:

ETF de jogos?

Podes explicar?

Um ETF temático, relativamente as empresas tecnológicas ligadas aos video games. Não escolho só porque está a dar, também, mas no que no futuro próximo ira dar cada vez mais, o crescimento deste ramo ainda está no inicio, e acredito que irá crescer muito.

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    rui_marreiros
    há 1 hora, Rick Lusitano disse:

(Apesar de ser 1 off-topic) :

A Raize é das piores P2P (muito risco e pouco retorno). Para a rentabilidade da Raize, mais vale investires num fundo de obrigações ou de acções, consegues mais retorno com menos risco.

Em breve, vou fazer a rotação do P2P para os FI de Obrigações (como foi sempre o meu plano, antes as Bonds estavam fraquinhas e o P2P a bombar), apesar de ter um retorno anualizado de 18,2% em P2P, a tendência do P2P é ter cada vez menos retorno, com a massificação do P2P.

O P2P é utilizado por muitas pessoas que não tem conhecimentos financeiros, tempo ou vontade para aprender. E a própria indústria do P2P gosta de associar o P2P a depósitos a prazo, alegando que os depósitos pagam pouco ou nada e para isso, o P2P é a alternativa (erradamente).

Mas como bem disse o @D@vid, este tópico não é o local apropriado para se falar em P2P. ;)

Eu também estou a sair de mansinho, se existem loans boas, >14.5% compro, senão retiro e compro fundos e ETFs, neste momento mais em Obrigações, mas também compro ações (ETFs e fundos) que me pareçam com interesse. É por isso que já fechei algumas contas de P2P e outras irei fechar, até ter lá menos de 15%.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • -------- changed the title to Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )