Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )

Recommended Posts

• Respostas 29,8k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• --------

5141

• 5coroas

2530

• Bedrock

1627

• Patanisca

1351

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Não sei se já repararam mas acabaram os votos negativos, assim deste modo resolve-se parte do problema, ainda existem outros mas irão ser resolvidos para que se volte a ter um tópico com um ar mais re

Como pedido pelo @D@vid actualização da minha carteira 4Fundos. A carteira 4 fundos foi feita no final de 2016 por via de programação em R: As performances desde a sua criaçã

Este fim de semana estive a rebalancear o meu portfolio, partilho convosco. Livrei-me dos bad performers e quero apostar neste Q4 e Q1'22 que se antevê vigoroso. Em Fevereiro fiz uma aposta em US

Posted Images

Rick Lusitano
    há 2 horas, Patanisca disse:

Farto-me de rir com algumas opiniões de "experts" nos media financeiros. Só feiticeiros a prever o futuro.

Algum dia irão acertar. Até 1 relógio avariado acerta 2x por dia. ;)

Depende também da maneira como fazem previsões, se são apenas uns bitaites mandados para ar ou se são previsões através de modelos quantitativos, mesmo em previsões quantitativas existem variáveis ocultas que podem não estar nos modelos, ou variáveis mal configuradas ou variáveis qualitativas que não são correctamente quantificadas.

Uma das criticas que faço nos modelos quantitativos e aos quants, é precisamente nunca terem nos modelos, todas as variáveis e elas bem quantificadas. Pois no final, os mercados dependem do Ser Humano, o Ser Humano não é 100% racional e ele toma decisões emotivas, A isto, junta-se a Natureza e a sua imprevisibilidade....

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 45 minutos, Rick Lusitano disse:

Pois no final, os mercados dependem do Ser Humano, o Ser Humano não é 100% racional e ele toma decisões emotivas, A isto, junta-se a Natureza e a sua imprevisibilidade....

Ora nem mais, e por isso o Ser Humano investidor, deve investir para longo prazo para não estar tão exposto ao Ser humano irracional que coabita nos mercados financeiros e na política, como o tão idolatrado por alguns Sr. Trump ?, que acabou de dizer não estar preparado para fazer acordo com a China!

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Não tarda nada e há fundos de obrigações com melhor performance este ano que fundos de acções, e não esquecer que podem vir aí  baixas nas taxas de juro de referência por parte do BCE e FED e de um novo QE...

NB Obrigações Europa 11,32%

PIMCO GIS Divers Inc 8,61%

Pictet-EUR Government Bonds R 8,48%

PIMCO GIS Glb Real Return 7,88%

Nordea 1 - European Cross Credit 7,76%

Jupiter Dynamic Bond L 7,70%

NB Rendimento Plus 7,35%

Janus Henderson Hrzn Euro Corp 7,12%

PIMCO GIS Glb Bd E EUR 5,27%

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 hora, P2P Money Maker disse:

image.png

Ora bem:

1987 (black monday)

2000

2007

e.........

1987: Quedas máximas de 9% e apenas nas US Small Caps

2000: Quedas máximas de 22% na maioria das categorias.

2007: Quedas máxima de 57% nos mercados emergentes, restantes mercados média de 40%/45%

Em todos esses anos as obrigações foram activo de refúgio, para dar alguns exemplo de rentabilidade de fundos de obrigações em 2008:

Pictet EUR Government Bd.R + 8,24%

NB Obrigações Europa + 9,71%

Curiosamente os que estão a bombar mais este ano...

Em 2008, havia pessoal desesperado, e eu que tinha na altura uma carteira pequena e maioritariamente fundos de obrigações  estava na boa, sim eu sou do tempo de 2008 haha, e por ter passado por esse ano é que continuo a ser acusado de conservador haha, e de preferir uma carteira diversificada e buy and hold.

Temos de ter consciência que isto anda muito ao sabor dos Twitts do outro..

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 25 minutos, D@vid disse:

sim é verdade.. mas também é verdade que o mercado de acçoes já teve dias melhores.. hoje em dia é: sobe 1,5% e depois desce 1.6% e andamos nisto dias e dias...  e por todo lado se fala no fim de ciclo e que o "fim" está proximo!!! :)))) 

eu tive de resgatar todos os meus fundos (maioritariamente de acçoes) e agora está-me a ser dificil ter coragem em entrar novamente mesmo que seja em fundos de obrigações!!!

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 19 minutos, vila disse:

sim é verdade.. mas também é verdade que o mercado de acçoes já teve dias melhores.. hoje em dia é: sobe 1,5% e depois desce 1.6% e andamos nisto dias e dias...  e por todo lado se fala no fim de ciclo e que o "fim" está proximo!!! :)))) 

eu tive de resgatar todos os meus fundos (maioritariamente de acçoes) e agora está-me a ser dificil ter coragem em entrar novamente mesmo que seja em fundos de obrigações!!!

Na verdade vivemos nos últimos anos muita baixa volatilidade, o que não acontecia há uns anos atrás, isto do sobe e desce era o normal, depois com as politicas levadas a cabo pelas bancos centrais a volatilidade caiu bastante, basta olhar para o índice VIX que mede a volatilidade dos mercados de acções, desde 2009 que só teve 3 picos e apenas um pico grande, de resto sempre andou em média pelos 14/15 pontos chegando mesmo aos 10 em 2017, neste momento nos 20.

O fim de ciclo fala-se há muito mais tempo, não é de hoje nem de há 1 ou 2 anos, já se fala há mais, se fores a ver, muito do que se falou neste tópico no seu inicio foi assunto que vinha á baila, e estamos a falar num tópico que vai agora fazer 7 anos, por várias vezes

Numa recessão não existe muito por onde se refugiar de forma a ganhar dinheiro, ou se coloca tudo á ordem a desvalorizar ao ritmo da inflação, tentar não perder o cartão ou ser alvo de clonagem para não nos levantarem o guito da conta, não ser alvo de phishing, que o banco não rebente ( chato para quem tem mais de 100k á ordem lol ), ou então há fundos onde se pode reter o dinheiro, fundos de tesouraria ou obrigações de muito curto prazo ( fundos que não dão quase nada mas que também não caem com o mercado ), se mesmo assim achares que estes fundos não são para ti, diria que os fundos não serão nunca para ti, terás portanto de ver outras alternativas, seguros de capitalização, imobiliário, não sei por aí, não te ponhas é a comprar ouro e a meter isso debaixo do colchão ?.

O gráfico do P2P Money maker é interessante, não só espelha as recessões como o tempo que as mesmas duraram.

Também remeto o site https://www.portfoliovisualizer.com/historical-asset-class-returns que dá uma ideia muito clara das rentabilidades das variadas classes de activos e do tempo que as mesmas duraram.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Mouro Emprestado
    há 20 horas, D@vid disse:

1987: Quedas máximas de 9% e apenas nas US Small Caps

2000: Quedas máximas de 22% na maioria das categorias.

2007: Quedas máxima de 57% nos mercados emergentes, restantes mercados média de 40%/45%

Em todos esses anos as obrigações foram activo de refúgio, para dar alguns exemplo de rentabilidade de fundos de obrigações em 2008:

Pictet EUR Government Bd.R + 8,24%

NB Obrigações Europa + 9,71%

Curiosamente os que estão a bombar mais este ano...

Em 2008, havia pessoal desesperado, e eu que tinha na altura uma carteira pequena e maioritariamente fundos de obrigações  estava na boa, sim eu sou do tempo de 2008 haha, e por ter passado por esse ano é que continuo a ser acusado de conservador haha, e de preferir uma carteira diversificada e buy and hold.

... e falta o Ouro. No crash de 2007-2009, onde a maioria das carteiras perdeu entre 25% a 35% (dependendo da exposição total às acções), as carteiras com Ouro tiveram perdas bastante mais reduzidas.

Aliás nos últimos dias, enquanto as carteiras 60/40 estão a sofrer um pouco, quem tem uma carteira que segue o Portfolio Permante não tem sentido quase perdas nenhumas (por causa do ouro):

Capture.jpg

(Não liguem aos valores absolutos da carteira, mas sim à percentagem de rentabilidade do ano)

Editado por Mouro Emprestado
    • Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Rick Lusitano

Mais boas notícias no horizonte, principalmente para as EUR Bonds:

ECB stimulus should overshoot investor expectations, ECB official says

Aug. 15, 2019 11:59 AM ET

https://seekingalpha.com/news/3492300-ecb-stimulus-overshoot-investor-expectations-ecb-official-says

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Esta semana é uma semana cheia de novidades a começar com o dia de hoje, daquelas semanas que ou corre bem ou corre mal ?, mas atendendo que ninguém quer duas semanas de seguida más, acredito que esta é daquelas de recuperação nas acções, obrigações devem de cair.

• Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    A 16/08/2019 às 17:24, D@vid disse:

Falando agora nos PPR, o NB PPR está a dar uma abada ao AR PPR.

A 3 anos o NB PPR já supera em 1,77% anuais a mais que o AR PPR.

A 1 ano o NB PPR supera em 4,29% o AR PPR.

Este ano o NB PPR supera em 2,22% o AR PPR.

Para se ter uma ideia, as rentabilidades a 1 mês, praticamente inicio desta toda volatilidade recente, o NB PPR apresenta uma rentabilidade positiva de 0,84%, o AR PPR perde 0,63%.

No entanto, a 5 anos bem como desde o início, o ar ppr apresenta maiores rentabilidades do que o nb ppr... 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 12 minutos, Ricardo2028 disse:

No entanto, a 5 anos bem como desde o início, o ar ppr apresenta maiores rentabilidades do que o nb ppr... 

É um facto, ainda tem muito do ano de 2012 como motor nas rentabilidades mais longas, mas há já uns anos para cá que temos visto que o NB tem vindo a pouco e pouco a superar o AR, e ultimamente a diferença tem sido cada vez maior.

Também tenho andado curioso em relação aos dois Optimize, Activo e Agressivo, ver para onde vão, o Agressivo já esteve em 1.º este ano:

Noticia de hoje pessoal, ralllllllllllyee ?

q.PNG

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • -------- changed the title to Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )