Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )

Recommended Posts

A 27/07/2019 às 11:43, Mouro Emprestado disse:

Obrigações soberanas tens alguns exemplos no Invest, quer da Lyxor, quer do DB.

LU1287023185 (este tem obrigações com maior maturidade, logo tenderá a ter mais risco quando e se as taxas de juro soberanas começarem a subir)

LU0290355717

5% não serve para nada numa carteira. Nem para cima, nem para baixo.

Experimenta numa planilha de excel.

Por isso, apenas estarás a complicar a carteira.

Aliás, aqui que nem nos ouve, menos de 15% num determinado activo apenas cria complicação e acaba por não trazer grandes variações à carteira. Nem imagino aqueles que têm carteiras com 10 ou 20 fundos, dassssssssssss.

Idem.

Sendo que o ouro não é uma matéria prima. 

Ouro é "moeda". "Moeda" que serve de refúgio quando existem sinais de crise na bolsa. O que é bem diferentes das commodities, que não servem como activo não correlacionado ao contrário do ouro.

Outra coisa, não existem fundos de matérias primas, apenas existem ETCs (na Europa não podem existir fundos ou ETFs que investem apenas num activo). 

Sendo que nas matérias primas existe o risco de contango.

Por isso, se queres ter exposição a matérias primas, compra um ETF de acções de um país de mercados emergentes ou fronteira com enorme exposição a esses bens (sei lá, Brasil, Rússia, África do Sul, etc.)

Para esses valores, comprar ETFs fica caro, muito caro. Por isso é melhor criares uma conta na Degiro, que tem comissões mais baixas (sendo que em alguns ETFs, as transacções são inclusive gratuítas).

Para que valor de investimento em etf compensa investir., reduzir custos transacção em bolsa? 

Editado por superkinas
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 29,8k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• --------

5141

• 5coroas

2530

• Bedrock

1627

• Patanisca

1351

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Não sei se já repararam mas acabaram os votos negativos, assim deste modo resolve-se parte do problema, ainda existem outros mas irão ser resolvidos para que se volte a ter um tópico com um ar mais re

Como pedido pelo @D@vid actualização da minha carteira 4Fundos. A carteira 4 fundos foi feita no final de 2016 por via de programação em R: As performances desde a sua criaçã

Este fim de semana estive a rebalancear o meu portfolio, partilho convosco. Livrei-me dos bad performers e quero apostar neste Q4 e Q1'22 que se antevê vigoroso. Em Fevereiro fiz uma aposta em US

Posted Images

A 28/07/2019 às 14:19, Visitante Rmcdn23 disse:

Significa que se tivesse 100 mil euros, neste momento já estava a a valer 110 mil aproximado em meio ano? 

Isto paga dividendos, ou, por exemplo, espero o final do ano e retiro os lucros que me apetece? 

1.ª. Sim, estaria a ter cerca de 10% de rentabilidade.

2.ª. Existem fundos que pagam dividendos, no caso destes fundos PPR nenhum o faz e desconheço se algum o faz, quanto ao esperar pelo final do ano e retirar os lucros, depende do objectivo de cada um, mas sendo os fundos de investimento um produto de médio/longo prazo, e estes em especifico serem PPR, eu diria que o ideal será detê-los pelo o maior número de anos possível, pelo menos até à reforma, só assim terá também o beneficio fiscal à saída na redução da taxa de IRS.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    P2P Money Maker
    há 2 horas, D@vid disse:

"Whatever it takes"

"Tudo o que for necessário"

26/07/2012

2,6 triliões€

Programa de compra de ativos
    (Quantative Easing)

5,9 triliões€

Metade da dívida pública da
    Zona Euro está a ser negociada
    com taxas negativas

Dívida Pública (a 10 anos)
                        2012                  2019
    Portugal   11,40%                0,43%
    Espanha     7,37%                0,37%
    Itália            6,44%                1,56%

Draghi.PNG

Não há fome que não dê em fartura. Não quero parecer o Medina Carreira mas esta artificialidade criada pelo helicopter money mais tarde ou mais cedo vai gerar problemas. É que um princípio básico das fontes e afluentes é que as vezes eles secam. E depois vamos estar habituados à abundância de água e se calhar vamos morrer a sede.

Olhando para os números acima em 2019 já vale a pena ser um dos PIGs

Editado por P2P Money Maker
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 minuto, P2P Money Maker disse:

Não há fome que não dê em fartura. Não quero parecer o Medina Carreira mas esta artificialidade criada pelo helicopter money mais tarde ou mais cedo vai gerar problemas. É que um princípio básico das fontes e afluentes é que as vezes eles secam. E depois vamos estar habituados à abundância de água e se calhar vamos morrer a sede.

É que olhando para os números acima já vale a pena ser um dos PIGs

Após a crise era necessário uma tomada firme dos bancos centrais mundiais, senão ainda hoje estaríamos a lidar com falências consecutivas no mercado financeiro e em depressão.

Se foi de mais ou não, bem secalhar parece que não.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    P2P Money Maker
    há 1 minuto, D@vid disse:

Após a crise era necessário uma tomada firme dos bancos centrais mundiais, senão ainda hoje estaríamos a lidar com falências consecutivas no mercado financeiro e em depressão.

Se foi de mais ou não, bem secalhar parece que não.

Sem dúvida D@Vid, de acordo. Fugindo da deflação, aumentando a liquidez das instituições financeiras e incentivando o consumo o mais possível foi-se matando absolutamente a poupança.

O que eu acho, sem ser um expert na matéria, é que está a levar à hiperinflação de activos (como bem vemos neste tópico e felizmente para os nossos fundos de investimento :) )

A questão é : quando se deixar de emprestar às empresas ou o household deixar de comprar activos devido ao seu preço absurdo. Será que é aí que o BCE vai enviar dinheiro directo para as contas das pessoas ? E será que aí elas vão consumir ?

É que quando usas o helicopter money de forma constante, depois não tens outro painkiller automatico para o problema . Just my 2 cents

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Em Portugal temos ao final do ano de 2018 cerca de 55 mil milhões de € em depósitos à ordem e mais 90 mil milhões de € em depósitos a prazo, temos portanto 145 mil milhões de poupanças paradas em portugal com risco de crédito bancário.

O QE I foi sem dúvida nenhuma necessário à data, um QE II será de alguma forma o colmatar à queda da actividade económica derivado da guerra EUA/China, que acredito que se não tivesse arrastado tanto tempo não seria necessário novo corte de juros nem de um novo QE na Europa.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

e ainda no contexto do "whatever it takes", uma quote de um artigo rcente do FT

Citação

'What is being suggested here is that the ECB, a publicly owned institution, prints money and uses it to buy equity stakes in private companies. In other words, the only way to save capitalism is to begin to nationalise it.'

• Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    A 29/07/2019 às 16:12, D@vid disse:

Em Portugal temos ao final do ano de 2018 cerca de 55 mil milhões de € em depósitos à ordem e mais 90 mil milhões de € em depósitos a prazo, temos portanto 145 mil milhões de poupanças paradas em portugal com risco de crédito bancário.

Olá,

Não estou a contestar estes dados mas fiquei curioso e fiz umas "contas de mercieiro" (espero não ter feito mal as contas) e cheguei a esta conclusão:

Considerando que somos 10 milhões (mais ou menos e sem contar que estes depósitos também são de empresas), cada um de nós teria 5500€ à ordem e 9000€ a prazo.

A ideia que tenho é que muitos agregados familiares não chegam a ter 5000€ à ordem nem depósitos a prazo.

E assumindo que outras formas de investimento (acções, FI, PPRs, etc) não estão incluídas nos depósitos a prazo... há mesmo uma minoria que tem grandes fortunas.

Eu gosto de ver os números desta forma abstrata. Mostra uma realidade que não me é familiar.

Bons investimentos!

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 14 minutos, parm disse:

Olá,

Não estou a contestar estes dados mas fiquei curioso e fiz umas "contas de mercieiro" (espero não ter feito mal as contas) e cheguei a esta conclusão:

Considerando que somos 10 milhões (mais ou menos e sem contar que estes depósitos também são de empresas), cada um de nós teria 5500€ à ordem e 9000€ a prazo.

A ideia que tenho é que muitos agregados familiares não chegam a ter 5000€ à ordem nem depósitos a prazo.

E assumindo que outras formas de investimento (acções, FI, PPRs, etc) não estão incluídas nos depósitos a prazo... há mesmo uma minoria que tem grandes fortunas.

Eu gosto de ver os números desta forma abstrata. Mostra uma realidade que não me é familiar.

Bons investimentos!

Somos 10M mas em termos de população que recebe algum tipo de ordenado e pensão somos cerca de 8M, já subia aí um pouco os números, e como bem dizes ainda há mais uns quantos em fundos de investimento, cerca de 4 mil milhões em fundos estrangeiros, só os 3 bancos principais na sua distribuição ( Abanca, Best e Bankinter ) têm mais de metade deste valor, e mais 11 mil milhões em fundos portugueses, e não vamos contar com tudo o resto.

Podíamos porventura contar com cerca de 3 mil milhões em crédito concedido para compra de produtos, mas não sabemos quanto daqui é colateralizado, chega-se à conclusão que afinal até há muito € "poupado", era esse o meu intuito nos dados que dei em resposta ao P2P Money Maker, e atendendo aos cerca de 17.000€ que cada um tem "parado" a perder dinheiro pode muito bem vir um QE II para meter nos fundos ?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 22 horas, D@vid disse:

https://www.teletrader.com/euro-area-inflation-down-to-1-1-in-july/news/details/48920841

Helloooo Draghi/Lagarde!!!

Preciso que o meu NB Europa e Rendimento Plus subam mais 10% este ano ?

Olá a todos, 
    Neste momento tenho fundos de ações EU/USA, de obrigações globais e sobretudo obrigações europeias (Gov e Corp).

Tenho cerca de 15 k para investir, preferencialmente em fundos de obrigações.

Dúvida: reforçar os que tenho europeus (p.ex., o NB Obrigações Europa que está com bom desempenho)?

Ou subscrever novos, não tenho p.ex., fundos de bonds high yeld nem de emergentes? Sugestões?

Obg

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 8 minutos, fp disse:

Olá a todos, 
    Neste momento tenho fundos de ações EU/USA, de obrigações globais e sobretudo obrigações europeias (Gov e Corp).

Tenho cerca de 15 k para investir, preferencialmente em fundos de obrigações.

Dúvida: reforçar os que tenho europeus (p.ex., o NB Obrigações Europa que está com bom desempenho)?

Ou subscrever novos, não tenho p.ex., fundos de bonds high yeld nem de emergentes? Sugestões?

Obg

A expectativa de um novo QE, irá trazer de novo compras nas dívidas sobretudo Gov, apesar que é provável que também exista nas Corp e a própria Blackrock fala na possibilidade de haver também nas acções.

NB OE, NB Rendimento Plus, entre outros como o Pictet Govermment bonds etc. deverão ser beneficiados.

O NB OE é um case study, tem rendido em anos bons de obrigações e em maus ?, depois do ano fantástico para as obrigações de 2012, davam-no como morto com as quedas das taxas mas na verdade desde daí que mantém um rendimento à volta dos 5% o ano.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 3 horas, D@vid disse:

A expectativa de um novo QE, irá trazer de novo compras nas dívidas sobretudo Gov, apesar que é provável que também exista nas Corp e a própria Blackrock fala na possibilidade de haver também nas acções.

NB OE, NB Rendimento Plus, entre outros como o Pictet Govermment bonds etc. deverão ser beneficiados.

O NB OE é um case study, tem rendido em anos bons de obrigações e em maus ?, depois do ano fantástico para as obrigações de 2012, davam-no como morto com as quedas das taxas mas na verdade desde daí que mantém um rendimento à volta dos 5% o ano.

Obrigado D@vid,

O meu NB OE está neste momento com mais de 6% e bate aos pontos o desempenho de todos os outros.

Vou analisar o NB Rendimento Plus e o da Pictet. Também descobri o NB FCP Euro Bond (LU0062574610) que parece ser interessante. Tens este ou já tiveste?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 10 minutos, fp disse:

Obrigado D@vid,

O meu NB OE está neste momento com mais de 6% e bate aos pontos o desempenho de todos os outros.

Vou analisar o NB Rendimento Plus e o da Pictet. Também descobri o NB FCP Euro Bond (LU0062574610) que parece ser interessante. Tens este ou já tiveste?

Esse fundo, se é o que estou a pensar porque esse FCP ( será futebol clube do porto? haha ) está-me a deixar na dúvida, mas era o irmão gémeo do NB Obrigações Europa, tinha a mesma carteira basicamente, a diferença é que estava domiciliado no Luxemburgo e o NB OE em Portugal, mas se é o que estou a pensar agora está diferente, pelo menos descolou um pouco em termos de rentabilidades ( tinham rentabilidades muito semelhantes ) e parece que em termos de carteiras também estão um pouco diferentes.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Sim, eu quando vi "FCP" no nome também pensei logo no clube de futebol.?....

Deve ser como dizes, pois a informação é a de que este fundo está domiciliado no Luxemburgo.

Mas tem tido um comportamento bom e apresenta excelentes indicadores sharp e desvio padrão...vou considerá-lo.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 6 minutos, fp disse:

Sim, eu quando vi "FCP" no nome também pensei logo no clube de futebol.?....

Deve ser como dizes, pois a informação é a de que este fundo está domiciliado no Luxemburgo.

Mas tem tido um comportamento bom e apresenta excelentes indicadores sharp e desvio padrão...vou considerá-lo.

Acho que deverias optar apenas por um, não estive a fazer mas devem ter uma correlação mesmo assim ainda grande, basicamente mantenho o mesmo que eu dizia dantes em relação à diferença entre estes dois fundos, o NB OE nos resgates o IRS da mais valia é logo cobrada mas não se tem de declarar no IRS, e o NB Bond a mais valia é liquida e isso é uma vantagem para quem quer a utilizar para novo investimento, mas obrigatoriedade de declarar no IRS...

São coisa que cada um deve de ponderar, mas ter os dois acho que não casam bem em termos de diversificação.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

os fundos ouro este ano levam rentabilidades enormes, com estes tweets é mais uma ajuda para este tipo fundos ter ano excelente, o que só aconte raramente

2009,2010 e 2016 :)

Editado por superkinas
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 7 minutos, superkinas disse:

os fundos ouro este ano levam rentabilidades enormes, com estes tweets é mais uma ajuda para este tipo fundos ter ano excelente, o que só aconte raramente

2009,2010 e 2016 :)

Não gosto nada quando o ouro sobe ?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • -------- changed the title to Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )