Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )

Recommended Posts

• Respostas 29,8k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• --------

5141

• 5coroas

2530

• Bedrock

1627

• Patanisca

1351

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Não sei se já repararam mas acabaram os votos negativos, assim deste modo resolve-se parte do problema, ainda existem outros mas irão ser resolvidos para que se volte a ter um tópico com um ar mais re

Como pedido pelo @D@vid actualização da minha carteira 4Fundos. A carteira 4 fundos foi feita no final de 2016 por via de programação em R: As performances desde a sua criaçã

Este fim de semana estive a rebalancear o meu portfolio, partilho convosco. Livrei-me dos bad performers e quero apostar neste Q4 e Q1'22 que se antevê vigoroso. Em Fevereiro fiz uma aposta em US

Posted Images

A 05/07/2019 às 13:55, D@vid disse:

Stop loss é para as acções ?

Acho que ficas com uma carteira porreira e agressiva, diria que pela volatilidade e performance risco 6, por isso podes vir a ter quedas muito perto do teu stop loss.

Fica mais alguns dados do X-ray para melhor análise:

1.PNG

2.PNG

3.PNG

4.PNG

5.PNG

Obrigado David.

Agora é esperar  e ter o mesmo desempenho  igual ou melhor  ao 1º gráfico. ☺️

• Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

para fundos com risco 6 qual é uma rentabilidade actual para nos sentirmos confortáveis que mesmo que o mercado entre em queda não haja perda de capital? Imaginem um fundo com rentabilidade neste momento desde a compra de 15% já será suficiente? ou só mesmo acima de 25%?

Editado por vila
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 17 horas, vila disse:

para fundos com risco 6 qual é uma rentabilidade actual para nos sentirmos confortáveis que mesmo que o mercado entre em queda não haja perda de capital? Imaginem um fundo com rentabilidade neste momento desde a compra de 15% já será suficiente? ou só mesmo acima de 25%?

Segundo a tabela SRRI:

Risco 6: -15% - +25%

Basicamente o que diz é que um fundo de risco 6 é expectável drawdowns até 15% e subidas de 25%.

Eu como gosto de jogar pelo seguro geralmente não ligo ao 1.º valor e só ligo ao 2.º, ou seja, espero sempre num fundo risco 6 quedas que podem chegar aos 25%.

No entanto ter em conta que este risco é a média de rentabilidades e volatilidades a 3 e 5 anos, não quer dizer que não se venha a ter uma queda maior, no entanto os gestores tentam se salvaguardar num cenário de grandes quedas para não sair muito destas classificações de risco.

Editado por D@vid
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Boas pessoal. 

As rentabilidades que são apresentadas no Best dos fundos são com as comissões integradas ou são sem as comissões?

Pergunto isto, porque tenho estes dois fundos: LU0184627536 e LU0125951151

Recentemente fui ver as comissões que tinham e reparei que são um pouco elevadas, pelo que pensei se não seria interessante resgatar e investir num fundo de investimento na Europa com comissões menores e vi este: LU0130731713

Mas acontece que fui ver a media de rentabilidade dos últimos 6 anos dos fundos que possuo e tanto um como outro tem uma rentabilidade superior ao Index...

É que pagar mais de comissões para ter melhor rentabilidade é justo... Mas poderei não estar a ver bem a questão...

Agradeço opiniões.

Cumprimentos

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Estamos a assistir a uma luta agressiva nos fundos PPR pelo prémio do mais rentável ?

Neste momento YTD:

1.º NB PPR +10,77%

2.º Optimize PPR Agressivo +10,28%

3.º AR PPR  +10,26%

Fora do pódio mas muito perto está o Optimize PPR Activo com +10,11%

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Obrigado pelas respostas.

O futuro ninguém sabe, isso é obvio. Sendo assim vou-me deixar estar por estes dois.

Já agora, em investimento na Europa, existe algum fundo no Best que seja melhor que estes dois que tenho?

Cumprimentos

Ps. Tenho subscrito mais fundos, apenas me estou a debruçar neste momento sobre os FI que investem na Europa..

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 11 minutos, JCoimbra disse:

O futuro ninguém sabe, isso é obvio. Sendo assim vou-me deixar estar por estes dois.

Já agora, em investimento na Europa, existe algum fundo no Best que seja melhor que estes dois que tenho?

Cumprimentos

Ps. Tenho subscrito mais fundos, apenas me estou a debruçar neste momento sobre os FI que investem na Europa..

O da Suíça não conheço e tu saberás o objectivo de investimento nele, o outro é um dos melhores para mim da Europa.

Se fores ao site e pesquisares o funds selector tens lá os três fundos que mais gosto sendo um deles esse MFS.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 12 minutos, JCoimbra disse:

Cumprimentos

Tens algum dos PPR que o David referiu? É que alguns já têm ações europeias, pelo que pode não interessar ter além disso mais algum FI Europa...

há 2 minutos, D@vid disse:

O da Suíça não conheço e tu saberás o objectivo de investimento nele,

Por uma questão de diversidade e continuando a querer ter um FI especifico da Suiça, eu optaria por algum em moeda Suiça.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 47 minutos, 5coroas disse:

Tens algum dos PPR que o David referiu? É que alguns já têm ações europeias, pelo que pode não interessar ter além disso mais algum FI Europa...

Por uma questão de diversidade e continuando a querer ter um FI especifico da Suiça, eu optaria por algum em moeda Suiça.

Neste momento o PPR que tenho é o Leve Duo mas em breve (espero ainda este mês), irei transferir para o AR PPR.

A questão que falas faz sentido, porque provavelmente irei investir num fundo europeu que poderá ser parecido em alguns investimentos com o AR PPR, mas os propósito são diferentes.

Enquanto que o PPR é mesmo para ter até ir para a reforma, os FI não.

Sobre o fundo da Suiça, na altura subscrevi pela rentabilidade passada. E também para diversificar um pouco.

Cumprimentos

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 58 minutos, JCoimbra disse:

Neste momento o PPR que tenho é o Leve Duo mas em breve (espero ainda este mês), irei transferir para o AR PPR.

A questão que falas faz sentido, porque provavelmente irei investir num fundo europeu que poderá ser parecido em alguns investimentos com o AR PPR, mas os propósito são diferentes.

Enquanto que o PPR é mesmo para ter até ir para a reforma, os FI não.

Sobre o fundo da Suiça, na altura subscrevi pela rentabilidade passada. E também para diversificar um pouco.

Cumprimentos

A mim pessoalmente chega-me da Europa o PPR AR, até porque na minha opinião a Europa no futuro irá ficar sempre atrás dos USA/ASIA/PACIFICO.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Mouro Emprestado

@JCoimbra não me leves a mal, mas estás a olhar para a árvore e esqueceste da floresta. Que é como quem diz, estás a comparar alhos com bugalhos.

O que quero dizer com isso?

Estás a comparar um fundo índice europeu "blend", com um fundo de investimento de acções "valor" e com um fundo de investimento de acções exclusivas na Suiça. E não podes achar que por o fundo índice ter piores retornos que, per se, é pior.

Isto porque te consigo arranjar também um ETF para acções "valor" e acções da Suiça que batem respectivamente - num período escolhido por mim de propósito :) - cada um desses fundos:

Capture1.jpg

Capture2.jpg

Onde quero chegar é que, no futuro, nada garante que as acções "valor" europeias, ou as acções da Suiça, batam o respecivo índice "blend" de acções Europeias. Até pode bater, mas estarás a fazer uma aposta activa. E, para além disso, estarás depois a escolher fundos que, no futuro, batam também os respectivos índices :)

Editado por Mouro Emprestado
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Mouro Emprestado

Já agora, e só para finalizar, não se pode simplesmente olhar para o passado e comparar fundos/ ETFs, temos também de olhar para a composição dos produtos e do respectivo risco.

Se assim não o fosse, até era fácil arranjar algo que bate enormemente até o índice SP500, que talvez seja aquele mercado mais eficiente (e onde obter o chamado "alpha" seja mais difícil). Por exemplo:

Capture3.jpg

É claro que nada nos garante que, nos próximos 10 anos, esse ETF alavancado bata o respectivo fundo índice do SP500 :)

Editado por Mouro Emprestado
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Mouro eu não disse se este ou aquele fundo era melhor ou pior, o que eu queria saber era o valor das comissões na rentabilidade.

O mais importante que eu queria saber era se as comissões já faziam parte das rentabilidades apresentadas no site no Best.

Mas em tua opinião, resgatavas os dois fundos e investias noutro? Resgatavas o da Suiça e reforçavas no outro?

Em relação aos ETF, só tenho interesse nos ETF existentes na Degiro. No Best só tenho fundos.

Mouro  esses ETF´s que mostras nos gráficos existem na Degiro? Se sim quais? Obrigado

Editado por JCoimbra
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Mouro Emprestado
    há 1 hora, JCoimbra disse:

Mouro eu não disse se este ou aquele fundo era melhor ou pior, o que eu queria saber era o valor das comissões na rentabilidade.

O mais importante que eu queria saber era se as comissões já faziam parte das rentabilidades apresentadas no site no Best.

Mas em tua opinião, resgatavas os dois fundos e investias noutro? Resgatavas o da Suiça e reforçavas no outro?

Estás-me a perguntar se acho preferível acções "blend" a acções "value", ou se é preferível acções "blend" europeias a acções "blend" Suiças.

Não sei, nem ninguém sabe.

O facto das comissões serem mais altas ou baixas, é totalmente irrelevante, como apresentei nos gráficos acima.

Na dúvida, e como ninguém sabe o futuro, a estratégia menos arriscada é apostar nas acções "blend". De preferência mundiais, para evitar ter de estar a rebalancear entre mercados geográficos.

(Embora pessoalmente até prefira os fundos de mínima volatilidade, mas é uma aposta activa para o futuro, como outra qualquer).

há 1 hora, JCoimbra disse:

Em relação aos ETF, só tenho interesse nos ETF existentes na Degiro. No Best só tenho fundos.

Mouro  esses ETF´s que mostras nos gráficos existem na Degiro? Se sim quais? Obrigado

Acções suiças: LU1681044720 

Acções value: IE00B0M62T89 (distribui dividendos)

Ambos disponíveis na Degiro.

ETFs alavancados não recomendo...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Luta renhida .

Neste momento YTD:

1.º NB PPR +11,11%

2.º AR PPR  +10,41%

3.º Optimize PPR Activo +9,67%

4.º Optimize PPR Agressivo +9,40%

NB PPR a descolar do AR PPR, entrada para 3.º lugar do Optimize Activo e descida do Agressivo para 4.º.

NB PPR - Comercializado no Novo Banco, Banco Best, ActivoBank, GNB.

AR PPR - Comercializado no Banco Invest

Optimizes - Comercializado na Optimize e Banco Best.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 29 minutos, D@vid disse:

Luta renhida .

Neste momento YTD:

1.º NB PPR +11,11%

2.º AR PPR  +10,41%

3.º Optimize PPR Activo +9,67%

4.º Optimize PPR Agressivo +9,40%

NB PPR a descolar do AR PPR, entrada para 3.º lugar do Optimize Activo e descida do Agressivo para 4.º.

NB PPR - Comercializado no Novo Banco, Banco Best, ActivoBank, GNB.

AR PPR - Comercializado no Banco Invest

Optimizes - Comercializado na Optimize e Banco Best.

Questão rápida:

Todos esses PPR estão abrangidos pelos habituais benefícios fiscais dos PPR? Recordo-me de há tempos ter lido algo sobre os critérios que teriam que cumprir para podermos ter direito a benefícios fiscais mas agora não estou a encontrar o artigo.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 10 horas, Visitante Armanda disse:

Olá,

Sabem de uma aplicação onde posso registar a minha carteira de fundos e as do  meu marido, para ver a evolução como um todo? Obgd

Olá!

A app da Bloomberg dá para fazer isso! E a da Financial Times também.

Eu uso as duas e estou bastante satisfeito! E também faço integração de diferentes carteiras!

Tanto uma como outra dá para criar várias carteira diferentes e consegue-se ver os totais integrados. (montante total, montante ganho e taxa de crescimento)

Assim, não só é possível seguir os totais das carteiras como um todo, como também os totais de cada carteira em separado.

Ou então, é possível adicionar todas as posições numa única carteira e ver como se fosse apenas uma!

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • -------- changed the title to Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )