Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )

Recommended Posts

• Respostas 29,8k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• --------

5141

• 5coroas

2530

• Bedrock

1627

• Patanisca

1351

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Não sei se já repararam mas acabaram os votos negativos, assim deste modo resolve-se parte do problema, ainda existem outros mas irão ser resolvidos para que se volte a ter um tópico com um ar mais re

Como pedido pelo @D@vid actualização da minha carteira 4Fundos. A carteira 4 fundos foi feita no final de 2016 por via de programação em R: As performances desde a sua criaçã

Este fim de semana estive a rebalancear o meu portfolio, partilho convosco. Livrei-me dos bad performers e quero apostar neste Q4 e Q1'22 que se antevê vigoroso. Em Fevereiro fiz uma aposta em US

Posted Images

há 2 horas, master-chief disse:

Poupado

não consegues ver no teu banco a rentabilidade dos fundos que subscreveste?

Boas Master,

Consigo mas como disse o Edge, para ter o Global de investimentos é mais didático digamos assim... 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Cláudia Alexandra

Boa noite,

Após alguma pesquisa para formar uma carteira de fundos feita exclusivamente de acções, acabei por decidir pelo seguinte conjunto (2.5K para cada fundo):

LU0159053015   JPMorgan Funds - US Technology Fund D (acc) - EUR
    LU0073232471   Morgan Stanley Investment Funds - US Growth Fund A
    LU0552385295   Morgan Stanley Investment Funds - Global Opportunity Fund A
    LU0119620416   Morgan Stanley Investment Funds - Global Brands Fund A

Já tenho outra carteira com fundos Mistos, pretendendo esta ser um pouco mais agressiva.

Gostaria de saber qual a vossa opinião sobre estes fundos.

Cláudia

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Francisco Martins
    3 hours ago, Cláudia Alexandra said:

Boa noite,

Após alguma pesquisa para formar uma carteira de fundos feita exclusivamente de acções, acabei por decidir pelo seguinte conjunto (2.5K para cada fundo):

LU0159053015   JPMorgan Funds - US Technology Fund D (acc) - EUR
    LU0073232471   Morgan Stanley Investment Funds - US Growth Fund A
    LU0552385295   Morgan Stanley Investment Funds - Global Opportunity Fund A
    LU0119620416   Morgan Stanley Investment Funds - Global Brands Fund A

Já tenho outra carteira com fundos Mistos, pretendendo esta ser um pouco mais agressiva.

Gostaria de saber qual a vossa opinião sobre estes fundos.

Cláudia

Boa noite,

Entre esses 4 listados temos umas 50 empresas que se sobrepõem com pesos relativos elevados, é de facto agressivo. Acaba por ser uma aposta clara em como o negocio irá continuar a centrar-se cada vez mais nas empresas de grande capital e conglomerados. Alguns deles têm também taxas de subscrição elevadas (5  a 5,75%) e TER 1,6 ou até 2 e tal %. São investimentos a longo prazo (20 anos)? Como irá realizar a subscrição? Atraves de um banco/correctora?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 7 horas, Urso_Pardo disse:

Boa noite,

Entre esses 4 listados temos umas 50 empresas que se sobrepõem com pesos relativos elevados, é de facto agressivo. Acaba por ser uma aposta clara em como o negocio irá continuar a centrar-se cada vez mais nas empresas de grande capital e conglomerados. Alguns deles têm também taxas de subscrição elevadas (5  a 5,75%) e TER 1,6 ou até 2 e tal %. São investimentos a longo prazo (20 anos)? Como irá realizar a subscrição? Atraves de um banco/correctora?

Um  é em euros e os outros em dólares. Não seria melhor trabalhar sempre em euros ?

Editado por superkinas
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 9 minutos, 5coroas disse:

Melhor em que sentido?

Mais simples e não estar preocupado variações cambiais, embora em alguns casos possam ser favoráveis. 

Editado por superkinas
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 hora, superkinas disse:

Mais simples e não estar preocupado variações cambiais, embora em alguns casos possam ser favoráveis. 

Tendo um capital elevado para investir, ter alguns fundos em outras moedas, embora mais complexo de gerir, é mais uma forma de diversificar; quando chegar a altura de começar a resgatar, poderemos começar por aqueles que tenham uma cotação da moeda mais favorável. É mais uma forma de apostar.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Cláudia Alexandra
    há 13 horas, Urso_Pardo disse:

Boa noite,

Boa tarde,

Antes de mais obrigado pelo seu comentário. A subscrição seria feita pelo BEST e o investimento seria a longo prazo. Contudo, o que disse leva-me realmente a equacionar se estes fundo serão a melhor opção, devido às elevadas taxas. Vou ver outras opções e depois posto aqui.

Cláudia

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 3 horas, Cláudia Alexandra disse:

Boa tarde,

Antes de mais obrigado pelo seu comentário. A subscrição seria feita pelo BEST e o investimento seria a longo prazo. Contudo, o que disse leva-me realmente a equacionar se estes fundo serão a melhor opção, devido às elevadas taxas. Vou ver outras opções e depois posto aqui.

Cláudia

Atenção às taxas de subscrição se relamente têm, no Banco Best 99,90% dos fundos não têm qualquer comissão de subscrição e de resgate, importante ver sempre as fichas no banco e não nas gestoras ou noutros sites.

https://www.google.com/amp/s/eco.sapo.pt/2019/07/02/christine-lagarde-sera-a-primeira-mulher-a-frente-do-bce-e-o-primeiro-lider-nao-economista/amp/

Que tal é ter esta moçoila como presidente do BCE? ?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Cláudia Alexandra
    há 41 minutos, D@vid disse:

Atenção às taxas de subscrição se relamente têm, no Banco Best 99,90% dos fundos não têm qualquer comissão de subscrição e de resgate, importante ver sempre as fichas no banco e não nas gestoras ou noutros sites.

https://www.google.com/amp/s/eco.sapo.pt/2019/07/02/christine-lagarde-sera-a-primeira-mulher-a-frente-do-bce-e-o-primeiro-lider-nao-economista/amp/

Que tal é ter esta moçoila como presidente do BCE? ?

Esta é a ficha informativa do BEST referente, por exemplo, ao fundo MORGAN STANLEY INVESTMENT FUNDS - US GROWTH FUND A :

image.thumb.png.edad7ca01bf5bb241681f80225659c91.png

Fala apenas no valor máximo de comissão de subscrição, e não no valor real... Na parte que sublinhei a vermelho, e para o exemplo citado, diz que os custos inerentes para o investidor (neste caso para um retorno de 11.674 USD) seria de 975 USD, o que me parece um pouco elevado. Estou errada? E, já agora, como poderei saber o valor real da comissão de subscrição, uma vez que apenas falam no "valor máximo"?

Mais uma vez o meu obrigado.

Editado por Cláudia Alexandra
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Francisco Martins

Boa noite,

OK, no caso do BEST não deverá ter comissões de subscrição para esses fundos. Sendo a longo prazo, a TER vai fazer uma diferença assinalavel. Digo isto porque esses fundos de gestão não devem conseguir ficar consistentemente no longo prazo acima de uma carteira com fundos indice onde possivelmente terá menores TER. Enfim, são escolhas e apostas que têm de ser consideradas, dentro das diversas limitações que temos em Portugal para fazer investimentos.

EDIT: reparei agora que fez uma simulação a 5 anos, nesse caso consegue logo ver o efeito da TER. Ao pensar a 15-20 anos o efeito é ainda mais dramatico.

5 hours ago, Cláudia Alexandra said:

Boa tarde,

Cláudia

Editado por Urso_Pardo
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 40 minutos, Cláudia Alexandra disse:

Esta é a ficha informativa do BEST referente, por exemplo, ao fundo MORGAN STANLEY INVESTMENT FUNDS - US GROWTH FUND A :

image.thumb.png.edad7ca01bf5bb241681f80225659c91.png

Fala apenas no valor máximo de comissão de subscrição, e não no valor real... Na parte que sublinhei a vermelho, e para o exemplo citado, diz que os custos inerentes para o investidor (neste caso para um retorno de 11.674 USD) seria de 975 USD, o que me parece um pouco elevado. Estou errada? E, já agora, como poderei saber o valor real da comissão de subscrição, uma vez que apenas falam no "valor máximo"?

Mais uma vez o meu obrigado.

Tens esses custos logo na primeira página dos fundos ou na ficha PDF que podes tirar.

Quanto ao custo total, a comissão de gestão é de 1,4%, há fundos com comissões de 3% ?, para mim no fim o que me interessa é o que o fundo me rende.

Devido à MIFID II agora as entidades têm de colocar todos os custos e uma simulação para um caso, nesse caso estamos a falar em 193$/ano, o que não chega a um custo de 2%, custo esse, que é automaticamente deduzido no fundo.

Screenshot_2019-07-02-20-33-30-756_com.android.chrome.png

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Para uma melhor aferição dos custos, consultem este pequeno simulador:

https://tlim.pt/boletim/fundos/

No entanto não é de mais relembrar, não existem dois fundos iguais, acaba sempre por ser difícil saber no futuro qual dos fundos acaba por compensar mais, o que tem mais ou menos custos.

Editado por D@vid
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 15 horas, Urso_Pardo disse:

Boa tarde,

Note que no simulador que criou as formulas não estão consistentes.

Boas,

o simulador não é meu, apesar de ter o mesmo primeiro nome que o autor ?, se vê algum erro pode contactar o autor via email que consta no simulador.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Bom Dia a todos,

Pretendo fazer uma carteira com um capital de 25K, objectivo de 12 anos, e com um STOP Loss de -25%.

América --- Capital 30% (15% /15%)

Morgan Stanley US Growth AH EUR - LU0266117414 

Legg Mason ClearBridge US Large Cap Growth A EUR Acc - IE00B19Z9612

Tecnológica --- Capital 20%

JPMorgan Funds – US Technology Fund D Acc EUR – LU0159053015

Bens de Consumo --- Capital 20%

Invesco Global Consumer Trends Fund E Acc EUR – LU0115139569

Global --- Capital 20%

MFS Meridian Funds – Global Concentrated Fund A1 EUR – LU0219418919

ou

Morgan Stanley Investment Funds – Global OpportuniTy Fund A  USD – LU0552385295

Qual dos dois EUR ou USD? Ou 50% / 50%?

Emergentes --- Capital 10%

BlackRock Strategic Funds – Emerging Markets Equity Strategies Fund E2 EUR – LU1321847805

Fundo com poucos anos, montante inicial 5000€ e montante mínimo a manter 1000€. (Investir o montante inicial e retirar o excedente, para manter os 10% da carteira).

Qual a vossa opinião sobre este fundo emergente?

Sugeriam algo de diferente na carteira?

“Objectivo de 12 anos, surpresa a minha cara-metade”

(Costa Rica, Nova Zelândia, Índia e Tailândia)?? Reforma e descanso do guerreiro ??

Obrigado pela vossa opinião/Sugestão

Extra Carteira – Fundo PPR - Anualmente 2K com o mesmo período de anos (12).

Optimize Capital reforma PPR Agressivo – PTOPZEHM0017

Já tenho (temos), o NBPPR - PTYESALM0007 com 12 anos

XRAY  

Europa 11,61
    Reino Unido 3,37
    Zona Euro 5,26
    Europa (ex Zona Euro) 1,37
    Europa - Emergente 1,22
    África 0,00
    Médio Oriente 0,39
      ACÇÃO
    América 78,23
    Estados Unidos 72,84
    Canadá 2,74
    América Latina 2,66
      ACÇÃO
    Ásia 10,08
    Japão 1,75
    Australasia 0,00
    Ásia - desenvolvida 2,86
    Ásia - Emergente 5,48
      ACÇÃO
    Não classific 0,07
    • Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Olá,

Para quem tem agora 3k, disponíveis para aplicar em fundos, qual é que recomendavam?

Já sei toda a lenga lenga, que são investimento de risco... :D

Mas mesmo assim querendo investir, para um fundo de açoes globais, qual escolheriam?...ou um misto?

E de Obrigações qual escolheriam?

Obrigado pela ajuda.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Visitante Jose Carro
    51 minutes ago, blueray said:

Olá,

Para quem tem agora 3k, disponíveis para aplicar em fundos, qual é que recomendavam?

Já sei toda a lenga lenga, que são investimento de risco... :D

Mas mesmo assim querendo investir, para um fundo de açoes globais, qual escolheriam?...ou um misto?

E de Obrigações qual escolheriam?

Obrigado pela ajuda.

Mantém as coisas simples:

Fidelity MSCI World Index Fund EUR P Acc (IE00BYX5NX33)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Grande expectativa nos resultados EUA de hoje com os Payroll.

Resultados acima do esperado, 160k de expectativa para os Payroll não agrícolas e 224k de resultado, expectativa de 153k Payroll Privado e 191k de resultado.

Emprego mais forte nos EUA, reacção dos mercados: subida de mais de 5% na Yield da treasuries americanas e bolsas Europa e EUA a cair .

Não é tão mais fácil "investir" em depósitos a prazo? ?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • -------- changed the title to Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )