Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )

Recommended Posts

• Respostas 29,8k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• --------

5141

• 5coroas

2530

• Bedrock

1627

• Patanisca

1351

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Não sei se já repararam mas acabaram os votos negativos, assim deste modo resolve-se parte do problema, ainda existem outros mas irão ser resolvidos para que se volte a ter um tópico com um ar mais re

Como pedido pelo @D@vid actualização da minha carteira 4Fundos. A carteira 4 fundos foi feita no final de 2016 por via de programação em R: As performances desde a sua criaçã

Este fim de semana estive a rebalancear o meu portfolio, partilho convosco. Livrei-me dos bad performers e quero apostar neste Q4 e Q1'22 que se antevê vigoroso. Em Fevereiro fiz uma aposta em US

Posted Images

E ninguém fala do rebound nos EUA? Estamos de volta em all time highs. Tudo está bem com o Trump no comando. Um Trump que controla Powell e a FED, é um Trump que controla o mercado.

Fechei sexta-feira com 17,50% YTD na carteira. Só o rally do EUR/USD é que me impediu de regressar aos 18+% que já tive há umas semanas.

Daqui para a frente? Só vejo verde. O Sp500 vai fechar o ano acima dos 3000pts sem dúvida nenhuma. Vi agora mesmo aqui na bola de cristal.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 8 horas, Patanisca disse:

E ninguém fala do rebound nos EUA? Estamos de volta em all time highs. Tudo está bem com o Trump no comando. Um Trump que controla Powell e a FED, é um Trump que controla o mercado.

Fechei sexta-feira com 17,50% YTD na carteira. Só o rally do EUR/USD é que me impediu de regressar aos 18+% que já tive há umas semanas.

Daqui para a frente? Só vejo verde. O Sp500 vai fechar o ano acima dos 3000pts sem dúvida nenhuma. Vi agora mesmo aqui na bola de cristal.

Vamos ver... 

Para já parece que o conflito com o Irão não está a ter grande impacto nos mercados. Honestamente, penso que com tanta coisa que se tem passado em termos de ameaças os investidores já desvirtuam um pouco estas situações. 

Contudo, caso a situação venha a ter contornos mais sérios, certamente que os mercados vão sentir. 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 20 horas, Rick Lusitano disse:

Mas também.se pode optimizar. Juntar os rendimentos com os prejuízos. ;)

Se o Estado inventa, os contribuintes alteram o planeamento fiscal.

Ora vês que até sabes ?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Interessante este inquérito por parte da CMVM.

Interessante será também ver que mais de 60% dos inquiridos acha que um DP não tem risco.

Link: https://pt.fundspeople.com/news/fundos-de-investimento-percepcionados-como-produtos-com-risco-financeiro-medio?utm_source=mdirector&utm_medium=email&utm_campaign=NewsletterPT2406

9856902da5ce662f.png

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    A 23/06/2019 às 00:09, Rick Lusitano disse:

Mas também.se pode optimizar. Juntar os rendimentos com os prejuízos. ;)

Ou então não resgatar nada enquanto os parasitas que vivem à sombra do capitalismo mas que pretensamente o rejeitam, estiverem a governar e aguardar que eventualmente no futuro algum Partido mais amigável para o investidor/aforrador alcance o Poder. 

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Rick Lusitano
    há 34 minutos, 5coroas disse:

Ou então não resgatar nada enquanto os parasitas que vivem à sombra do capitalismo mas que pretensamente o rejeitam, estiverem a governar e aguardar que eventualmente no futuro algum Partido mais amigável para o investidor/aforrador alcance o Poder. 

Mas eles querem juntar os rendimentos de trabalho/pensões, rendimento imobiliário e o rendimento de capitais.

Mesmo que não tenhas rendimentos/prejuizos de imobiliário e de capitais, terás sempre rendimentos de trabalho.

Editado por Rick Lusitano
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 11 minutos, Rick Lusitano disse:

Mas eles querem juntar os rendimentos de trabalho/pensões, rendimento imobiliário e o rendimento de capitais.

Mesmo que não tenhas rendimentos/prejuizos de imobiliário e de capitais, terás sempre rendimentos de trabalho.

Pois, em relação aos rendimentos de trabalho não há muito por onde fugir (legalmente), só mesmo aproveitando os benefícios e deduções fiscais. Se eu vivesse apenas dos rendimentos dos investimentos, já teria ido "residir" para um país com menor carga tributária. 

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Se o pretendido englobamento forçado vier a ser-me prejudicial, provavelmente deixarei de investir em FI e canalizarei as poupanças para matar o CH, pois a ideia de ter que me sujeitar a pagar ainda mais impostos é-me eticamente repugnante; pelo menos até que o ambiente politico nacional se torne menos marxista-robindosbosquista. 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Boas.

Abri conta no banco invest para subrescrever o PPR AR e "sobraram-me" 2K.

Estava inclinado para investir em FI. Com este montante "baixo" o que me aconselham, investir apenas num fundo ou mais? Em termos do que pretendo, basicamente seria para longo prazo e possivelmente para fazer pequenos reforços sempre que possível.

Editado por Fernandez
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 18 minutos, Fernandez disse:

Boas.

Estava inclinado para investir em FI. Com este montante "baixo" o que me aconselham, investir apenas num fundo ou mais? Em termos do que pretendo, basicamente seria para longo prazo e possivelmente para fazer pequenos reforços sempre que possível.

Com esse montante e para fazer pequenos reforços, escolha 1 unico fundo.

• Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Um dos problemas do invest no que diz respeito fundos e que normalmente mínimo para cada fundo é 1000 euros. Não encontrei excepto ppr fundos com subscrições por exemplo 100 euros. Se encontrarem digam.. 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 4 horas, Fernandez disse:

Boas.

Uma vez que esse PPR é um fundo, e os mínimos no Invest ser na sua maioria altos, eu tinha colocado tudo no AR PPR...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 hora, D@vid disse:

Uma vez que esse PPR é um fundo, e os mínimos no Invest ser na sua maioria altos, eu tinha colocado tudo no AR PPR...

Também tinha pensado nisso, mas gostava de diversificar um pouco e o PPR vai ter reforços mensais. 

• Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Tinha planeado iniciar um PPR este ano e acho que chegou a hora. Andava de olho no AR PPR, mas com os resultados que têm tido os OPTIMIZE, sobretudo o OICVM ACTIVO está-me a dificultar a escolha. Como tenho conta no BEST poupava uma etapa mas o AR PPR tem um histórico invejável... Mais alguém se está a converter aos OPTIMIZE?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 15 horas, D@vid disse:

Também concordo, a não ser que escolha FI mais acessíveis em outros bancos.

há 22 minutos, jquadrado disse:

Tinha planeado iniciar um PPR este ano e acho que chegou a hora. Andava de olho no AR PPR, mas com os resultados que têm tido os OPTIMIZE, sobretudo o OICVM ACTIVO está-me a dificultar a escolha. Como tenho conta no BEST poupava uma etapa mas o AR PPR tem um histórico invejável... Mais alguém se está a converter aos OPTIMIZE?

Muito provavelmente os OPTIMIZE no futuro e a longo prazo irão continuar a ter melhores resultados que o AR PPR pois são mais agressivos (mais ações), contudo o risco é maior, como não poderia deixar de ser. 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 2 horas, jquadrado disse:

Analisa, se é para usar como PPR puro tens de ver com a tua idade, o tempo que falta para a reforma.

Histórico para mim é sempre muito importante, no entanto tudo tem um inicio.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Boas.

O meu "gestor" do Invest, indicou-me para começar um destes 3 fundos do sector tecnológico que são muito recentes.

BGF NEXT GENERATION TECHNOLOGY FUND HE - LU1861216783 

BGF FINTECH FUND HE - LU1861217831 

DWS INVEST ARTIFICIAL INTELLIGENCE - LU1914383960

O que acham? Sei que não há bola de cristal, mas não será melhor apostar em fundos com mais histórico, ou isso não  é relevante?

Obrigado. 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 hora, Fernandez disse:

Boas.

O meu "gestor" do Invest, indicou-me para começar um destes 3 fundos do sector tecnológico que são muito recentes.

BGF NEXT GENERATION TECHNOLOGY FUND HE - LU1861216783 

BGF FINTECH FUND HE - LU1861217831 

DWS INVEST ARTIFICIAL INTELLIGENCE - LU1914383960

O que acham? Sei que não há bola de cristal, mas não será melhor apostar em fundos com mais histórico, ou isso não  é relevante?

Obrigado. 

O que queres dizer com "para começar"? vais-te iniciar nos fundos de investimento?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 3 minutos, D@vid disse:

O que queres dizer com "para começar"? vais-te iniciar nos fundos de investimento?

Sim. 

há 2 minutos, Edge disse:

Bem, na minha opinião, o histórico é interessante para comparar as diferenças entre vários fundos. E também para perceber como o gestor reagiu perante períodos de alta ou baixa e comparar com outros gestores.

Para além disto, para mim não me "interessa" a idade do fundo! Até acho que fundos mais recentes (caso tenham a estratégia correcta para mim) podem ser mais interessantes!

Mas, dos vários fundos que mencionas, para mim todos têm um "problema"! São muito específicos em termos de sector.

Penso que estes fundos específicos poderão ser interessantes para pessoas com estratégias de diversificação mais especifica.

Ou seja, se for para compor uma carteira com vários fundos de vários sectores diferentes faz sentido!

Mas numa estratégia de diversificação mais geral, e para reduzir o custo da carteira, penso que investir em poucos fundos gerais é mais indicado.

Como dizes, ainda ninguém conseguiu encontrar uma bola de cristal fiável!

Por isso, analisa em relação à tua estratégia se algum se encaixa! E não te esqueças de ter atenção às letras pequeninas com os custos!!! 

P.S.: Por muito profissionais que os gestores dos bancos sejam e muito boa intenção que tenham, eles acabam sempre por ser "vendedores" que trabalham para uma instituição que deverá apresentar lucros. Por isso, devemos sempre olhar para a nossa estratégia e ver se as sugestões que aparecem são compatíveis connosco!

É comum, nós como investidores, não conseguirmos expressar a nossa estratégia para outras pessoas (incluindo os gestores dos bancos) e depois isso gera que recebamos sugestões baseadas, ou na preferência dessas pessoas ou baseadas numa estratégia "tipo" que funciona como one-fits-all.

Para já, como vou investir apenas em 1 fundo, também me parece que deva investir num que seja mais diversificado e não tão exposto a apenas um sector. 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Agora mesmo, Fernandez disse:

Sim. 

Não sei o teu perfil de risco, o banco deverá o ter feito, mas acho estranho iniciar-se em fundos logo num sector bastante volátil, ainda sou do tempo que quem se iniciava em fundos geralmente começava por um fundo de tesouraria ou então com uma carteira em que não ultrapassava os 20% de exposição a acções.

Bem sei que tens o AR PPR que não deixa de ser um fundo misto e com exposição a obrigações.

No entanto, e pegando um pouco nas palavras do edge, também acho assim meio estranho te proporem fundos com tanto pouco histórico, não é que haja problema nisso, mas será que o Invest não tem mais fundos e mesmo da mesma categoria com histórico mais abrangente?

• Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 22 minutos, Fernandez disse:
    há 27 minutos, D@vid disse:

Sim. 

Pois!

há 23 minutos, Fernandez disse:

Para já, como vou investir apenas em 1 fundo, também me parece que deva investir num que seja mais diversificado e não tão exposto a apenas um sector. 

Então ainda mais um motivo para na minha opinião, não começares com um fundo desses.

Acho que seria muito melhor dedicares umas horas (ou dias, ou até semanas) a definires a tua estratégia e o teu perfil como investidor. Lê este fórum que ficas com mais de metade do trabalho feito!

E depois disso sim, vê o que o banco onde queres investir tem para oferecer e escolhe os fundos (ou fundo) que se ajusta melhor aos teus objectivos.

E se o teu banco não tiver nada (que acho difícil) abre conta num banco que tenha o que procuras. Não é assim tão difícil de fazer e permite-te seres tu a definir o que queres e não a ires pelo que te oferecem!

há 8 minutos, D@vid disse:

será que o Invest não tem mais fundos e mesmo da mesma categoria com histórico mais abrangente?

Não conheço o Invest (em termos de oferta) mas deverão ter fundos mais gerais e abrangentes!

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Que tal começar fundo acções mundiais eu tenho lá um da goldman s. Tem histórico 10% longo prazo apesar de não estar gostar nesta altura de quedas (volatilidade) em comparação com um ou outro existentes em outros bancos, mas continua a ser um bom fundo acções mundiais

• Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • -------- changed the title to Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )