Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )

Recommended Posts

há 13 horas, D@vid disse:

Eu sempre usei PPR apenas como investimento porque não me traz benefícios declarar no IRS.

Cada um tem de fazer simulações antes das entregas das declarações de IRS para ver se vale a pena declarar, é que se um dia tiverem de resgatar fora das condições terão de devolver os benefícios acrescidos de 10% por ano.

David em relacao ao vintage imaginemos que hoje se investem 2k€ e ate ao aniversario o PPR sofreu uma desvalorizacao e cota 1.5k€. A Gestora vai garantir apenas os 1.5k€ correcto? Portanto cuidado com o momento da entrada em relacao ao que eu disse.

Editado por Mr_Burns
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 29,8k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• --------

5141

• 5coroas

2530

• Bedrock

1627

• Patanisca

1351

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Não sei se já repararam mas acabaram os votos negativos, assim deste modo resolve-se parte do problema, ainda existem outros mas irão ser resolvidos para que se volte a ter um tópico com um ar mais re

Como pedido pelo @D@vid actualização da minha carteira 4Fundos. A carteira 4 fundos foi feita no final de 2016 por via de programação em R: As performances desde a sua criaçã

Este fim de semana estive a rebalancear o meu portfolio, partilho convosco. Livrei-me dos bad performers e quero apostar neste Q4 e Q1'22 que se antevê vigoroso. Em Fevereiro fiz uma aposta em US

Posted Images

há 3 horas, Mr_Burns disse:

David em relacao ao vintage imaginemos que hoje se investem 2k€ e ate ao aniversario o PPR sofreu uma desvalorizacao e cota 1.5k€. A Gestora vai garantir apenas os 1.5k€ correcto? Portanto cuidado com o momento da entrada em relacao ao que eu disse.

Tal como diz nas condições:

"A Entidade Gestora garante o valor de subscrição de cada Unidade de Participação para todas as subscrições ocorridas a cada 12 meses"

No teu exemplo só terias direito aos 2k a cada 12 meses da subscrição sim.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Visitante Visitante

Bom dia a todos.

Provavelmente já foi respondido mas não estou a encontrar.

Primeira vez a fazer o IRS online é não estou a perceber.

Recebi do banco o documento para o IRS onde tem apresenta apenas os resgates efectuados. Tenho de ir procurar os preços de compra dos fundos resgatados? Para conseguir preencher? Porque os ganhos e percas tem de ter as entradas e saídas . (ou eles tem acesso a essa informação automaticamente)

E qual é o anexo e quadro para os fundos de investimento estrangueiros? 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Ola estava agora a tentar fazer o IRS. Provavelmente já todos aqui fizeram. Primeira vez a adicionar fundos. Porque só fiz alguns resgates este ano.

Qual é o anexo e o quadro para fundos estrangeiros ??? 

Já agora no banco pedi o documento para a declaração fiscal de 2018. Apenas aparece os resgates. Assumo que preciso de encontrar também os valores de compra e datas? (tenho de ver nas declarações fiscais de anos anteriores?). Alguém me pode confirmar isso?

(fiz outro post  com a mesma questão como visitante qualquer moderador apague que não tinha visto que não tinha feito o log in)

Editado por megaInvestidor
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 20 minutos, Cardoso24 disse:

Mas isto é algum indicador? Nem sequer estamos em máximos...

Nem os rácios bull/bear andam assim tão maus...não sei aonde foram buscar esta bujarda do pessimismo generalizado. Gostava de ler o tal relatório do ML, pois há qualquer coisa que não bate certo. 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Rick Lusitano

Talvez interessante, um estudo feito pela CMVM no ano passado, a mais de 2.300 participantes, dos quais 52% são classificados como investidores (possuíam à data pelo menos um activo financeiro).

O tipo de activos que compõem a carteira dos investidores (valores aproximados, a % representa a quantidade dos investidores que detêm os respectivos activos):

62% - planos de poupança para a reforma (PPR),

60% - ações

55% - fundos de investimento

49,5% - produtos financeiros do Estado (Certificados de Aforro, Certificados do Tesouro e Obrigações do Tesouro)

20% - produtos financeiros complexos

20% - obrigações de empresas

13% - "crowdfunding" (Equity Crowdfunding e P2P Lending)

10% - bitcoins e outras moedas digitais

2,4% - papel comercial

Jornal de Negócios - Investidores portugueses descartam informação dada aos balcões. Acreditam mais na experiência própria (18 de junho de 2019)

https://www.jornaldenegocios.pt/empresas/detalhe/investidores-portugueses-descartam-informacao-dada-aos-balcoes-acreditam-mais-na-experiencia-propria

Editado por Rick Lusitano
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 5 minutos, Rick Lusitano disse:

Jornal de Negócios - Investidores portugueses descartam informação dada aos balcões. Acreditam mais na experiência própria (18 de junho de 2019)

https://www.jornaldenegocios.pt/empresas/detalhe/investidores-portugueses-descartam-informacao-dada-aos-balcoes-acreditam-mais-na-experiencia-propria

No meu caso bate certo :) 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 3 horas, megaInvestidor disse:

Ola estava agora a tentar fazer o IRS. Provavelmente já todos aqui fizeram. Primeira vez a adicionar fundos. Porque só fiz alguns resgates este ano.

Qual é o anexo e o quadro para fundos estrangeiros ??? 

Já agora no banco pedi o documento para a declaração fiscal de 2018. Apenas aparece os resgates. Assumo que preciso de encontrar também os valores de compra e datas? (tenho de ver nas declarações fiscais de anos anteriores?). Alguém me pode confirmar isso?

(fiz outro post  com a mesma questão como visitante qualquer moderador apague que não tinha visto que não tinha feito o log in)

Vai á primeira página que tens lá um guia fiscal, geralmente será anexo J quadro 9.2A, G20 mas tens de ver.

Sim tens de ir ver às declarações de registos mobiliários anteriores, não sei que banco é, mas no banco Best eles mandam todos os anos um ficheiro a complementar essas declarações com as datas e  valores das compras.

Esse estudo da  CMVM confesso que me surpreende pela positiva na percentagem de fundos, e atendendo que secalhar...estou a especular, talvez estejam FPR nos PPR...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Rick Lusitano
    há 1 hora, Patanisca disse:

Porque é que alguém lê os jornais económicos nacionais? São forçados? 

É sempre bom conhecer o habitat aonde se está inserido.

Preferias ler jornais económicos do Cazaquistão?! :D

Eu leio de várias fontes internacionais e depois leio económicos nacionais para ter alguma noção do país aonde resido, mas raramente ocupa mais de 10% do total.

Portugal raramente aparece nos média internacional de economia e de mercados financeiros.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

O meu comentário foi influenciado pela minha realidade de investimento, em que já não tenho nada investido em Portugal, daí ter feito essa observação. Sempre que lia notícias nos media financeiros portugueses sobre assuntos estrangeiros, ficava sempre com a sensação que ou contavam mal a história ou de forma incompleta, depois de ler numa Bloomberg ou numa Reuters.

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Rick Lusitano
    há 6 horas, D@vid disse:

Eu vou ao teletrader ver as notícias, nem me dou ao trabalho de ir a mais lado nenhum.

E ao Funds People Portugal. ;)

Editado por Rick Lusitano
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 22 minutos, Rick Lusitano disse:

E ao Funds People Portugal. ;)

Aí não procuro notícias de mercados, procuro novidades sobre gestoras etc.

E por falar em gestoras mais uma nova gestora a entrar em Portugal Fidentiis Gestión.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Rick Lusitano
    há 10 minutos, D@vid disse:

Aí não procuro notícias de mercados, procuro novidades sobre gestoras etc.

Tem também uns artigos interessantes. E noticias sobre os fundos, gestores e gestoras.

Em alguns artigos, existe analises a mercados e sectores.

há 10 minutos, D@vid disse:

E por falar em gestoras mais uma nova gestora a entrar em Portugal Fidentiis Gestión.

Espanhola?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 15 horas, Rick Lusitano disse:

Tem também uns artigos interessantes. E noticias sobre os fundos, gestores e gestoras.

Em alguns artigos, existe analises a mercados e sectores.

Espanhola?

Sim, espanholita criada por um português.

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 23 horas, Visitante Jose Carro disse:

Medida pouco inteligente porém popular (populista para ser mais preciso):

https://eco.sapo.pt/2019/06/21/ps-quer-englobar-mais-rendimentos-no-irs/

(resumo: querem que o englobamento passe a ser obrigatório)

Eu não sei se concordo ou se discordo, eu acho é que há tanta taxa que depois se confunde, há coisas que dá para englobar outras não, acho uma imensa confusão, assim vai tudo junto e pronto, haverá quem seja beneficiado e há quem não seja beneficiado, é como tudo na vida.

Eu tenho trabalho dependente, independente, rendas, fundos, chega a ser uma confusão na altura de fazer o IRS, temos de andar a ler tudo de novo se há alterações ou não nas leis, saber o que se pode englobar ou não, por mim vai tudo junto e pronto.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • -------- changed the title to Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )