Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )

Recommended Posts

Recebi uma chamada do Banco Popular para comprar este fundo.

Chama.se Fundo Popular Euro Obrigações.

A classe de risco é 2 e no último ano teve uma rentabilidade de 15,1%.

Que vos parece?

http://web3.cmvm.pt/sdi2004/fundos/app/ficha_fundo.cfm?num_fun=%23%22%24SX%0A

Dá este link ao pessoal, é mais fácil de comparar e tem-se mais informações http://www.morningstar.pt/pt/funds/snapshot/snapshot.aspx?id=F0GBR057ZQ&tab=1

O fundo tem um histórico com uma rentabilidade abaixo da média do benchmark, apesar da boa rentabilidade no último ano (quando todos os fundos de obrigações o tiveram), a 3 anos anualizado só conseguias obter 2.82%, não é muito, para um fundo de obrigações. Tem um desvio padrão acima da rentabilidade média e um rácio sharpe fraquito. Se olhares para o gráfico vês que a linha vermelha (fundo) está abaixo do benchmark (outros fundos na mesma categoria)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 29,8k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• --------

5141

• 5coroas

2530

• Bedrock

1627

• Patanisca

1351

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Não sei se já repararam mas acabaram os votos negativos, assim deste modo resolve-se parte do problema, ainda existem outros mas irão ser resolvidos para que se volte a ter um tópico com um ar mais re

Como pedido pelo @D@vid actualização da minha carteira 4Fundos. A carteira 4 fundos foi feita no final de 2016 por via de programação em R: As performances desde a sua criaçã

Este fim de semana estive a rebalancear o meu portfolio, partilho convosco. Livrei-me dos bad performers e quero apostar neste Q4 e Q1'22 que se antevê vigoroso. Em Fevereiro fiz uma aposta em US

Posted Images

Olá,

Tenho uma dúvida sobre o resgate de fundos.

Imaginem que inicialmente subscrevi 1000€ num fundo.

Neste momento o fundo valorizou e vale 1050€.

Se eu agora resgatar 1000€, não terei mais valias, logo não irei pagar nenhum imposto.

É isto que acontece ?

Não é bem assim.. Vejamos um exemplo:

Subscreves 1000UP a 1€ cada = 1000€

Se tens 1050€ agora, a cotação da UP vale agora 1.05€. Para resgatares 1000€, tinhas de resgatar 952.37UP. Na data de subscrição tens 952.37UP*1€=952.37€. Tens uma mais valia de 1000€-952.37€=47.63€. Se for fundo nacional, não pagas imposto, se for estrangeiro pagas os 28%, neste caso 47.63*28%=13.34€  ;)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Realmente faz sentido o Resgate ter em conta as UP, se não podia sempre haver jogadas para não ter mais valias.

Essa dos fundos nacionais não pagarem IRS tb é interessante, quer portanto dizer que a rentabilidade por ex do "ES Liquidez" já é Liquida :P

Obrigado pela ajuda.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Realmente faz sentido o Resgate ter em conta as UP, se não podia sempre haver jogadas para não ter mais valias.

Essa dos fundos nacionais não pagarem IRS tb é interessante, quer portanto dizer que a rentabilidade por ex do "ES Liquidez" já é Liquida :P

Obrigado pela ajuda.

Nem mais, e a explicação do ClaudioOPA está correctissima.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Obrigado pela ajuda.

Boas!

Atenção que isso não é bem assim:

-os fundos nacionais também são tributados, só que o imposto já está descontado no valor da up  ;)

-existem ainda alguns que têm comissão sobre levantamento antes de 6 meses/ 1 ano, normalmente os mais agressivos

Abraço!

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Recebi uma chamada do Banco Popular para comprar este fundo.

Chama.se Fundo Popular Euro Obrigações.

A classe de risco é 2 e no último ano teve uma rentabilidade de 15,1%.

Que vos parece?

http://web3.cmvm.pt/sdi2004/fundos/app/ficha_fundo.cfm?num_fun=%23%22%24SX%0A 

Dá este link ao pessoal, é mais fácil de comparar e tem-se mais informações http://www.morningstar.pt/pt/funds/snapshot/snapshot.aspx?id=F0GBR057ZQ&tab=1

O fundo tem um histórico com uma rentabilidade abaixo da média do benchmark, apesar da boa rentabilidade no último ano (quando todos os fundos de obrigações o tiveram), a 3 anos anualizado só conseguias obter 2.82%, não é muito, para um fundo de obrigações. Tem um desvio padrão acima da rentabilidade média e um rácio sharpe fraquito. Se olhares para o gráfico vês que a linha vermelha (fundo) está abaixo do benchmark (outros fundos na mesma categoria)

em vez desse ia mais para este

http://www.morningstar.pt/pt/funds/snapshot/snapshot.aspx?id=F0GBR04VDP&tab=3

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Não estão igual?? Alguem assinante do jornal de negocios online para reproduzir a noticia sobre as carteiras de fundos de Maio?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Boas, com a vossa contribuição adquiri a seguinte carteira:

E.S. Obrigações Europa FI Acc  Classe de Risco - 3 

http://www.morningstar.pt/pt/funds/snapshot/snapshot.aspx?id=F0GBR04VDP

PIMCO GIS Glbl Real Ret E EUR Hdg Acc  Classe de risco - 2http://www.morningstar.pt/pt/funds/snapshot/snapshot.aspx?id=F0GBR06T6O

Invesco Balanced-Risk Alloc E  Classe de Risco - 3http://www.morningstar.pt/pt/funds/snapshot/snapshot.aspx?id=F0000043PS

o Pimco está a perder -2,68% e o Invesco -1,24%.

O E.S. Obrigações esta a ganhar 0,85%

A minha pergunta é qual o limite até onde deixam desvalorizar?

Queria acrescentar mais um fundo, qual o que indicam de forma a ficar com a carteira equilibrada?

Obrigado.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

E.S. Obrigações Europa FI Acc  Classe de Risco - 3  http://www.morningstar.pt/pt/funds/snapshot/snapshot.aspx?id=F0GBR04VDPPIMCO GIS Glbl Real Ret E EUR Hdg Acc  Classe de risco - 2http://www.morningstar.pt/pt/funds/snapshot/snapshot.aspx?id=F0GBR06T6O

Invesco Balanced-Risk Alloc E  Classe de Risco - 3http://www.morningstar.pt/pt/funds/snapshot/snapshot.aspx?id=F0000043PS

Queria acrescentar mais um fundo, qual o que indicam de forma a ficar com a carteira equilibrada?

Obrigado.

falta tesouraria e acções digo eu...

35/15 conservador

25/25 medio

15/35 agressivo

tens que fazer contas

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

E.S. Obrigações Europa FI Acc  Classe de Risco - 3  http://www.morningstar.pt/pt/funds/snapshot/snapshot.aspx?id=F0GBR04VDP

PIMCO GIS Glbl Real Ret E EUR Hdg Acc  Classe de risco - 2http://www.morningstar.pt/pt/funds/snapshot/snapshot.aspx?id=F0GBR06T6O

Obrigado.

Olá jseq!

Vou tentar ajudar-te... ::)  se bem que o contexto atual está emsombrado com algumas "nuvens negras", tal como para os lados da Luz  ;D , mas, vamos por partes.

Eu sou apologista de diversificar ainda mais em termos de fundos. Para teres uma ideia tenho cerca de 17/18 diferentes  8) , se bem que talvez seja um exagero, mas, costuma-se dizer que em equipa que ganha não se mexe... ;D . Mas, quanto a mim, devias apostar em cerca de 8/10 para poderes diversificar.

Outro aspeto, que pode meter respeito, são as tais "nuvens" que têm planado no horizonte. Tens de ver se estás mesmo preparado para embarcar neste barco, agora que as vagas fazem pressentir um eventual temporal...

No meu caso, eu estou longo. Estou positivo e preparado para aguentar alguma tempestade que possa surgir. Mas, respondendo à tua pergunta, pelo menos enquanto a correção não atingir o desvio-padrão do fundo estou tranquilo. Se tal acontecer, é que tenho de convocar o conselho de estado  :o  e repensar a minha estratégia.

Quanto aos fundos em que investir; é muito relativo...tens de analisar o que eu e outros foristas já têm dito aqui diversas vezes:

-pensar no tipo de investimento que é, e, os seus riscos associados

-horizonte temporal

-perfil de investidor, etc...e apartir daí decidir em consciência o que será melhor para ti  ;)

Mesmo sem saber isso, dir-te-ia para consultares a primeira página e dares uma espreitadela no TOP... ;)

veres em que área geográfica tens mais confiança, porque fundos existem muitos e bons. Dos que adquiriste posso dizer-te que 2 deles fazem parte da minha carteira. Na tua o que salta mais à vista, em meu entender, é pensares em ter, pelo menos, 5/10% em fundos de ações. Como já deu para ver, quando os mercados descem até os fundos de obrigações descem...

Pensa nisto, e, depois se deres mais alguma indicação das tuas intenções, pode ser que te possa dar mais alguma ideia  ;)

Um abraço!

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Realmente essa de ter 10% de acções... Foi o que fiz e os meus fundos Vontobel e Eurizon Equity  estão a perder tanto quanto as obrigações, de modo que só resultou em pior :o Bem, eu sei que a minha experiência não pode invalidar décadas de análises mais sérias. Eu cá acho que sou o culpado da tempestade, bastou eu entrar em fundos para eles começarem a perder.

Uma pergunta aos mais entendidos: quando olho para o meu dossier de fundos no Banco Best, tenho os valores e a rend%. Não dá para rever como estavam os valores e rendibilidade dias antes? É que a rendibilidade que me mostra o site é a rendibilidade global actual, desde o início, só que a cada dia que passa já me esqueci dos valores do dia anterior. Ou tenho que ir apontando os valores diários (ou semanais, digamos, não exageremos) num Excel?

Zezito, e quando convocas o teu Conselho de Estado (quando as perdas atingem o desv-padrão), o que é que o teu Conselho de Estado acaba por decidir, se tal já aconteceu?

Cumps

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Realmente essa de ter 10% de acções... Foi o que fiz e os meus fundos Vontobel e Eurizon Equity  estão a perder tanto quanto as obrigações, de modo que só resultou em pior :o Bem, eu sei que a minha experiência não pode invalidar décadas de análises mais sérias. Eu cá acho que sou o culpado da tempestade, bastou eu entrar em fundos para eles começarem a perder.

Uma pergunta aos mais entendidos: quando olho para o meu dossier de fundos no Banco Best, tenho os valores e a rend%. Não dá para rever como estavam os valores e rendibilidade dias antes? É que a rendibilidade que me mostra o site é a rendibilidade global actual, desde o início, só que a cada dia que passa já me esqueci dos valores do dia anterior. Ou tenho que ir apontando os valores diários (ou semanais, digamos, não exageremos) num Excel?

Zezito, e quando convocas o teu Conselho de Estado (quando as perdas atingem o desv-padrão), o que é que o teu Conselho de Estado acaba por decidir, se tal já aconteceu?

Cumps

Horizonte temporal da carteira sabes?o tempo diminui o risco se calhar é só saberes dar tempo ao investimento...houve essa queda simultanea mas já recupera tens que ter calma...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Horizonte temporal da carteira sabes?o tempo diminui o risco se calhar é só saberes dar tempo ao investimento...houve essa queda simultanea mas já recupera tens que ter calma...

Obvio, o Vontobel, se for o Vontobel Global Value Equity C, até valorizou 0.85% no último dia... têm de difinitivamente colocar algo na vossa cabeça, na minha perspectiva os fundos de investimento são aplicações no meio do "risco", se quiserem fazer poupança com o minimo de risco e não ganhar dinheiro façam depósitos a prazo, se querem ganhar dinheiro façam especulação nas obrigações e na acções, se querem estar num meio termo das duas os fundos serão a melhor solução, mas como nenhuma solução é 100% ideal, quem me dera que que assim fosse, já era rico há muito tempo e nem trabalhava :) , têm de ter calma e dar tempo ao tempo, eu há tempos até disse para fazerem uma experiencia, que era abrirem qualquer fundo e verem o gráfico a 3/5 anos, ou a média de rentabilidade, há algum que tenha tido curva descendente? eu por acaso não conheco, pelo menos daqueles que sigo e que muitos estão no top, então qual o stress? a não ser, e ai claro já depende de cada um, não estejam nos fundos em longo, se estão a curto e querem fazer dinheiro em 3/6 meses então tentem comprar obrigações a 30% e vender a 70% ou vão logo directamente para as acções, porque definitivamente os fundos de investimento não servem para isso, senão têm outra solução, os ETfs...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Pessoal tem de perceber os riscos de queda e repetir para si mesmo:

(1) Entre 2000-2002 o mercado de acções perdeu 50% do seu valor;

(2) Entre 2007-2009 idem.

Historicamente e a longo prazo as acções têm maior retorno de entre todas as classes de activos. Nota que o longo prazo pode ser 30 anos. 30 anos a "segurar" rigorosamente o mesmo cabaz de acções.

post-5408-14412396612831_thumb.jpg

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Boas, sim David e 1pedro2, têm toda a razão. De qualquer forma eu estava um pouco na brincadeira, não me sinto especialmente preocupado e confio bastante nos fundos que subscrevi e nas coisas que vou aprendendo aqui e no caldeirão da bolsa.

Já agora, David: há sempre uma diferença entre os valores diários do Morningstar e do Best, que se deve ao dia de cotação considerado. Vai sempre haver um atraso de vários dias no que o Best me indica em termos de rendibilidade?

Cumps

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Boas, sim David e 1pedro2, têm toda a razão. De qualquer forma eu estava um pouco na brincadeira, não me sinto especialmente preocupado e confio bastante nos fundos que subscrevi e nas coisas que vou aprendendo aqui e no caldeirão da bolsa.

Já agora, David: há sempre uma diferença entre os valores diários do Morningstar e do Best, que se deve ao dia de cotação considerado. Vai sempre haver um atraso de vários dias no que o Best me indica em termos de rendibilidade?

Cumps

no best não sei mas por exemplo na esaf aparece mais tarde que na morningstar a cotação a usar no dia seguinte por isso usa a morningstar a titulo indicativo, está sempre mais adiantada ;) na morningstar.com aparece primeiro que na.pt por exemplo para o es plano prudente uso sempre este link

http://quote.morningstar.com/fund/chart.aspx?t=F000001VN6&region=USA&culture=en-US

tá sempre à frente das outras fontes :)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Cumps

Supostamente no Best a cotação é a que vem na Mornigstar, eu costumo fazer assim para não me chatear muito, olho para a carteira á noitinha :) embora não o faça todos dias como voces haha, deverá estar já a cotação do dia anterior, em alguns como os de acções costuma ter a cotação atrasada uns 2 dias, mas isso é mesmo assim e vem da Mornigstar.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Supostamente no Best a cotação é a que vem na Mornigstar, eu costumo fazer assim para não me chatear muito, olho para a carteira á noitinha :) embora não o faça todos dias como voces haha, deverá estar já a cotação do dia anterior, em alguns como os de acções costuma ter a cotação atrasada uns 2 dias, mas isso é mesmo assim e vem da Mornigstar.

Ah e outra coisa, na maior parte das vezes a Bloomberg por volta das 23h já tem a cotação do dia, na Mornigstar costuma aparecer bem mais tarde..mas é como eu digo, vejam á noitinha e pronto, terão a carteira actualizada com as cotações.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Ok, obrigado, David e 1pedro2  ;)

Por acaso, tenho olhado muitas vezes, mas é mais pela novidade de ter uma carteira de fundos do que outra coisa, imagino. Daqui a uns tempos já não vou olhar tanto.

Hehehe, é normal. Quando comecei via todos os dias e às vezes assustava-me com os dias menos bons.

Agora... vejo 1 a 2 vezes por semana e já não me aquece ou arrefece quando vejo valores muito bons ou maus... é assim mesmo e o que interessa é a rentabilidade da carteira para os objectivos que tenhas (mas tens de dar algum tempo).

Por exemplo, eu quando vou ver as cotações dos fundos olho sempre para a rentabilidade liquida da carteira e esta está sempre acima de 3% - o meu objectivo minimo em aplicações alternativas a DP - e fico com um sorriso na cara :) (mas já tenho fundos há quase 6 meses, já faz algum sentido começar a ver as rentabilidades da carteira embora pretenda um prazo de 1 a 2 anos).

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Ok, obrigado, David e 1pedro2  ;)

Por acaso, tenho olhado muitas vezes, mas é mais pela novidade de ter uma carteira de fundos do que outra coisa, imagino. Daqui a uns tempos já não vou olhar tanto.

escolhe uma horinha de um dia da semana para veres isso no resto do tempo não penses nisso...vai ver o mar(eu sou algarvio) beber um copo com os amigos é bem mais bacana 8) 8) 8)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • -------- changed the title to Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )