Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )

Recommended Posts

• Respostas 29,8k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• --------

5141

• 5coroas

2530

• Bedrock

1627

• Patanisca

1351

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Não sei se já repararam mas acabaram os votos negativos, assim deste modo resolve-se parte do problema, ainda existem outros mas irão ser resolvidos para que se volte a ter um tópico com um ar mais re

Como pedido pelo @D@vid actualização da minha carteira 4Fundos. A carteira 4 fundos foi feita no final de 2016 por via de programação em R: As performances desde a sua criaçã

Este fim de semana estive a rebalancear o meu portfolio, partilho convosco. Livrei-me dos bad performers e quero apostar neste Q4 e Q1'22 que se antevê vigoroso. Em Fevereiro fiz uma aposta em US

Posted Images

Rick Lusitano
    há 2 horas, Mouro Emprestado disse:

Edit 3:

Por falar em estratégias de trend following: https://ufile.io/hanrqb79

Naturalmente, ganhos passados (especialmente com base em meros testes teóricos) não garantem ganhos futuros.

há 1 hora, Mouro Emprestado disse:

O seguinte teste ainda é mais cómicohttps://ufile.io/4qhdd29b

Naturalmente, não tentem isso em casa!

Muitos bons estudos.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Rick Lusitano
    há 11 horas, D@vid disse:

O MS INVF US Growth AH EUR  apresenta melhores resultados que os outros dois.

Tem mais volatilidade e em consequência maior retorno, retorno que também advém de uma maior exposição aos EUA ( praticamente 100% ).

Eu tenho investido nesse fundo há pelo menos 2 anos e tenho sido feliz com ele. :)

(Também tenho o primo dele, o Morgan Stanley Global Opportunity AH (EUR), ambos são muito parecidos.)

Ele é mais volátil porque tem muita Tech, que é um sector mais volátil (Tecnologia: 63,33%). E também que apresenta maiores valorizações.

Agradece também as criptomoedas que provocam valorizações ao sector das Tech, principalmente nos fabricantes de placas gráficas e processadores.

Por isso, não gozar com os mineiros e evangélicos cripto, as criptos são boas. continuem a comprar hardware e servidores com fartura. :) (Apesar de eu não acreditar nas criptos.)

Citação

Qualquer das formas, e pegando nessas informações que partilhaste com as cotações do S&P 500, deixo as cotações dos dois fundos da 1ª página com maior exposição aos EUA:

Legg Mason ClearBridge US Large Cap Growth

Fecho

20-09-2018          386,54

23-11-2018          358,85      -7,16%

24-12-2018          321,03      -16,95%

Pioneer U.S. Fundamental Growth

Fecho

20-09-2018          222,24

23-11-2018          208,13      -6,35%

24-12-2018*        191,63      -13,77%

*cotação disponível a 21-12-2018

Esses 2 fundos são dos meus preferidos em Acções EUA, tenho 1º e o 2º foi o meu 1º FI de Acções EUA (e acho que também o meu 1º FI de Acções) que é mais calminho.

Estiveram melhor do que o S&P 500 pela simples razão de não terem hedge cambial para o USD, beneficiaram da valorização do USD face ao EUR. ;)

Aproveitando o teu exemplo e comparando com o desempenho do MS US Growth AH EUR (que tem HEDGE CAMBIAL) e do S&P 500:

Morgan Stanley Investment Funds - US Growth Fund AH (EUR)

Fecho

20-09-2018

78,79

23-11-2018

66,83

-15,18%

24-12-2018*

62,76

-20,35%

*cotação disponível a 21-12-2018

há 9 horas, Rick Lusitano disse:

Ainda recentemente o S&P 500 teve 2 correções de 10% consecutivas (chegando a entrar em bear market, queda de 20% em intraday). O S&P 500 fechou em:

Data

Fecho

∆ Máximos

20-09-2018

2.930,75

23-11-2018

2.632,56

-10,17%

-10,17%

24-12-2018

2.351,10

-19,78%

-10,69%

Como podemos ver o FI da MS como tem Hedge cambial ficou em linha com o S&P 500, excepto ao fim dos 2 meses, as Techs foram mais castigadas nesta altura, e perdendo 20% em 3 meses.

há 6 horas, D@vid disse:

Rick e será que entras de facto no mercado quando cair 10%? ou vais aguardar mais um bocadinho?

-10% é um bom trigger para eu entrar. Sempre é melhor do que entrar cada vez que cai 1%, senão estava sempre a entrar, daria mais trabalho e o dinheiro não estica. ;)

Mas depende do "ambiente" na altura, não gosto de apanhar falling knifes. Imagina quedas diárias ou regulares de 2%, é sinal que os mercados não estão bem, e prefiro que as coisas estabilizem um pouco, encontrar um floor.

Citação

Cada um deve de investir como se sentir melhor, obviamente, há quem tenha sorte em minimizar ao máximo o risco da oportunidade ?.

Presumo que queiras dizer custo de oportunidade. Isso é subjectivo, nem sempre estar dentro dos mercados a 100% é mau. É sempre bom ter uma % em liquidez para aproveitar oportunidades que surjam.

Já me aconteceu e a outras pessoas, em várias entradas no mesmo FI, tendo um intervalo de tempo entre as entradas, e existir pouca diferença no preço das UP. Logo o facto de reforçar num momento mais tarde ou fazer um all-in, pode não trazer grandes diferenças.

Por exemplo, comprar agora 1 FI, que tem o preço muito próximo de há uns meses atrás. Retorno quase nulo, pouco positivo/negativo.

Tenho 1 amigo meu, que comprou há uns tempos o Jupiter Dynamic Bond e passado uns meses reforçou exatamente ao mesmo preço, sem ser intencional.

Curioso é que ele não quis comprar tudo na altura, para minimizar o risco de entrada e comprava com espaçamento de 2 ou 3 meses (já não recordo com precisão se era 2 ou 3) (dollar cost averaging), passado o tempo de intervalo estipulado por ele, ele comprou mais uma dose, e quando foi actualizar a carteira no Excel, reparou que as UP tinham exactamente o mesmo preço.

Portanto, não teve custo de oportunidade, tendo investido tudo na 1ª vez ou em 2x, ou aguardar os 2 ou 3 meses e comprar tudo nessa altura, tinha exactamente o mesmo retorno. ZERO!

Se reforçar agora o meu Legg Mason ou o meu MS em relação á última entrada:

Morgan Stanley US Growth AH (EUR): retorno = -2.22% (292 dias)

Legg Mason ClearBridge US Large Cap Growth A EUR Acc : retorno = -2.96% (26 dias)

Aqui sim é que tenho custo de oportunidade tenho estes fundos, o 1ª há quase 1 ano e com -2,22%. É tempo perdido, mau exemplo de Buy N' Hold.

O Legg Mason, tempo perdido: 1 mês. Logo custo de oportunidade de 1 mês. Se não tivesse reforçando nessa altura e só comprasse agora, não perdia o tempo e nem os quase -3%.

Iria comprar agora mais barato os 2 FI entre -2% e -3%.

Editado por Rick Lusitano
    • Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 13 horas, D@vid disse:

Penso que quer dizer isso mesmo...fechado para compras ?

Há fundos que por variadíssimas razões deixaram de poder se reforçar ou subscrever, tenho um assim de acções EUA.

Ainda não tinha injetado a minha dose diária de cafeina e a minha mioleira, sabe-se lá porquê, interpretou que o fundo está fechado porque anda a fazer compras (de ativos, sei lá), como quando se diz que algum estabelecimento está fechado para balanço, ou seja não é o balanço que não se pode fazer, mas sim o fazer o balanço é que impede que o estabelecimento esteja aberto...enfim, efeitos do cold turkey.? De qualquer modo é sempre frustrante tentar aproveitar uma boa oportunidade para reforçar e encontrar a porta fechada.:(

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 21 horas, Rick Lusitano disse:

Será assim tão descabido o S&P 500 corrigir 10%, se quase -5% já foram? ;)

Nunca disse que era descabido. O que eu disse é que quedas de 10% podem demorar a acontecer, e essa espera muitas vezes tem trazido um custo de não-ganhos elevados a quem espera demasiado tempo para entrar. Se esta semana por exemplo acontecer mesmo uma queda superior a 10%, o que não me espantaria de modo algum, continuaria a defender a minha teoria que esperar por grandes quedas pode ser uma má opção.

Editado por 5coroas
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 11 horas, vila disse:

Boas!! Alguem submeteu irs este ano com anexo j? Submeti dia 2/4 passou a certa dia 13/4 e nada!! É normal demorar mais tempo por incluir este anexo?

Costuma demorar mais tempo sim, no entanto submeti algumas com anexo J a dia 1 e até já receberam o reembolso quase todos logo a dia 25/26 de Abril...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Visitante Jose Carro
    12 hours ago, vila said:

Boas!! Alguem submeteu irs este ano com anexo j? Submeti dia 2/4 passou a certa dia 13/4 e nada!! É normal demorar mais tempo por incluir este anexo?

Mesma situação, com datas diferentes das tuas por dois ou tres dias, e ainda apenas com declaração certa também...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 4 horas, 5coroas disse:

Nunca disse que era descabido. O que eu disse é que quedas de 10% podem demorar à acontecer, e essa espera muitas vezes tem trazido um custo de não-ganhos elevados a quem espera demasiado tempo para entrar. Se esta semana por exemplo acontecer mesmo uma queda superior a 10%, o que não me espantaria de modo algum, continuaria a defender a minha teoria que esperar por grandes quedas pode ser uma má opção.

Bem, pelo sim pelo não, reforcei hoje! Tinha ali uns €€ a ganhar pó e apliquei hoje nos FI's! E porque ainda tenho bastante liquidez para eventuais saldos maiores!

Quanto aos ETF's as quedas ainda são pequenas para fazer já um reforço. Vou juntar mais para que quando comprar a minha média de custo desça algo que se veja!! :) 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

São dois PPR, os fundos portugueses com maiores captações ponderadas no 1° trimestre.

Dois PPR que temos na primeira página.

Novamente a GNB GA em destaque pelas captações que tem conseguido fazer este ano nas várias categorias de fundos.

https://pt.fundspeople.com/news/quem-liderou-nas-captacoes-ponderadas-de-fundos-allocation-no-trimestre?utm_source=mdirector&utm_medium=email&utm_campaign=NewsletterPT1505

Editado por D@vid
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 23 horas, 5coroas disse:

Ainda não tinha injetado a minha dose diária de cafeina e a minha mioleira, sabe-se lá porquê, interpretou que o fundo está fechado porque anda a fazer compras (de ativos, sei lá), como quando se diz que algum estabelecimento está fechado para balanço, ou seja não é o balanço que não se pode fazer, mas sim o fazer o balanço é que impede que o estabelecimento esteja aberto...enfim, efeitos do cold turkey.? De qualquer modo é sempre frustrante tentar aproveitar uma boa oportunidade para reforçar e encontrar a porta fechada.:(

O tal fundo fechado para compras afinal está fechado porque vai fundir-se com outro. Irra, estes Fundos activos não são capazes de estar quietos.:angry:

• Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Ando procura de obrigações

neste momento tenho em vista

BNY Mellon Em Mkts Corp Dbt EUR A Acc  -        IE00B6VJMC30

BNY Mellon Global Funds PLC - BNY Mellon Global High Yield Bond Fund A EUR Acc

IE0030011294

Que tipo de obrigações tem nas vossas carteiras ?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 57 minutos, superkinas disse:

Ando procura de obrigações

neste momento tenho em vista

BNY Mellon Em Mkts Corp Dbt EUR A Acc  -        IE00B6VJMC30

BNY Mellon Global Funds PLC - BNY Mellon Global High Yield Bond Fund A EUR Acc

IE0030011294

Que tipo de obrigações tem nas vossas carteiras ?

Apenas as que estão no PPR AR.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Agora mesmo, 5coroas disse:

Apenas as que estão no PPR AR.

Obrigações conservadoras, talvez excepto obrigações Europa tb substituo por ppr ar e fidelidade ppr capital garantido que tem dado 3.7 ano. A minha dúvida está incluir obrigações mais agressivas ou reforçar p2p. 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 minuto, superkinas disse:

A minha dúvida está incluir obrigações mais agressivas ou reforçar p2p. 

Agressividade por agressividade, eu prefiro a agressividade das ações, mas isto sou eu; se fosse por exemplo mais velho, ou tivesse rendimentos menos estaveis, etc, se calhar preferiria obrigações, que no entanto não deixam de ter também o seu risco. Só você pode analisar e escolher o que a si lhe é mais apropriado. Quanto a p2p, não me pronuncio pois estou fora desse mundo.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 5 horas, 5coroas disse:

O tal fundo fechado para compras afinal está fechado porque vai fundir-se com outro. Irra, estes Fundos activos não são capazes de estar quietos.:angry:

Mais atenção ao email, eles enviam essa informação com meses de antecedência, ai ai ?

Quando os mercados sobem este tópico morre ? bora lá animar pessoal haha

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Agora mesmo, D@vid disse:

Mais atenção ao email, eles enviam essa informação com meses de antecedência, ai ai ?

Mandaram hoje o email, o fundo já estava fechado à alguns dias atrás. :angry:Eles é que ainda não conseguem ter pedalada para acompanhar os clientes XPTO que todos os dias andam à coca de aproveitar boas oportunidades e que precisam de permanentemente ter informação atualizada.B)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 33 minutos, 5coroas disse:

Mandaram hoje o email, o fundo já estava fechado à alguns dias atrás. :angry:Eles é que ainda não conseguem ter pedalada para acompanhar os clientes XPTO que todos os dias andam à coca de aproveitar boas oportunidades e que precisam de permanentemente ter informação atualizada.B)

isso foi no Best?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 5 minutos, 5coroas disse:

Foi. Edit: mandaram-me ontem o email. Já desde segunda feira que não consegui fazer novas subscrições.

Pois, fusões não sei bem como funciona...eu não me recordo como foi com o Eurizon Consumer Staples, só sei que recebo mails com alterações nos fundos meses antes, mas é provável secalhar que nos casos das fusões eles fechem a novas subscrições e só se permita o resgate.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 7 minutos, D@vid disse:

Pois, fusões não sei bem como funciona...eu não me recordo como foi com o Eurizon Consumer Staples, só sei que recebo mails com alterações nos fundos meses antes, mas é provável secalhar que nos casos das fusões eles fechem a novas subscrições e só se permita o resgate.

E faz sentido que fechem as compras quando as fusões estão prestes a ocorrer; deveriam era (caso não o possam fazer com semanas ou meses de antecedência)no momento em que fazem o fecho, informar em simultaneo a causa, sem necessidade de termos que ser nós a contactar o Best a perguntar o que está a acontecer. 

Editado por 5coroas
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • -------- changed the title to Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )