Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )

Recommended Posts

• Respostas 29,8k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• --------

5141

• 5coroas

2530

• Bedrock

1627

• Patanisca

1351

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Não sei se já repararam mas acabaram os votos negativos, assim deste modo resolve-se parte do problema, ainda existem outros mas irão ser resolvidos para que se volte a ter um tópico com um ar mais re

Como pedido pelo @D@vid actualização da minha carteira 4Fundos. A carteira 4 fundos foi feita no final de 2016 por via de programação em R: As performances desde a sua criaçã

Este fim de semana estive a rebalancear o meu portfolio, partilho convosco. Livrei-me dos bad performers e quero apostar neste Q4 e Q1'22 que se antevê vigoroso. Em Fevereiro fiz uma aposta em US

Posted Images

há 7 minutos, vila disse:

ainda? na tua opinião continuarão a baixar durante muito tempo mais?? tb tenho algum para reforçar e estou expectante,,,

É só mais amanhã, depois vai lá o vice chinês na quinta e lá aparece o Twitt do Trump a dizer que tudo está a correr bem...

O preço do petróleo e das bolsas estavam um bocadinho caras então o homem tinha dar o seu ar de graça!

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 3 minutos, D@vid disse:

É só mais amanhã, depois vai lá o vice chinês na quinta e lá aparece o Twitt do Trump a dizer que tudo está a correr bem...

O preço do petróleo e das bolsas estavam um bocadinho caras então o homem tinha dar o seu ar de graça!

hummm nem sei se reforce já ou se aguarde mais uns tempos.. realmente ainda sao descidas modestas!! 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 9 horas, vila disse:

ainda? na tua opinião continuarão a baixar durante muito tempo mais?? tb tenho algum para reforçar e estou expectante,,,

Concordo com o @D@vid. Acho que ainda não é agora que o mercado vai por aí abaixo. Penso que irá andar a flutuar durante alguns dias (ou semanas) mas o Trump irá encarregar-se de mandar mais uns “bitaites” e entretanto os mercados estabilizam.

De qualquer maneira, para reforçar é sempre bom!

Como o @Patanisca disse, não existe a fórmula “one fits all”!

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

entretanto reforcei.. como é dinheiro dos miudos é para ficar a longo portanto...

outra questão: para reforçar com montantes mesmo pequenos (20/30€) estão a ver algum FI que valha a pena? os que tenho permitem no minimo ou 1UP  (onde cada tem valor superior ao que pretendo) ou 100€ minimo. 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 2 horas, vila disse:

entretanto reforcei.. como é dinheiro dos miudos é para ficar a longo portanto...

outra questão: para reforçar com montantes mesmo pequenos (20/30€) estão a ver algum FI que valha a pena? os que tenho permitem no minimo ou 1UP  (onde cada tem valor superior ao que pretendo) ou 100€ minimo. 

Há alguns que sei que a partir de 25€ dá, mas isso não há muitos, mesmo quando é só 1Up os valores já são mais altos, só se for algum fundo muito recente.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 14 horas, vila disse:

Tens por exemplo este LU1339879832 ou ainda a sua versão em USD que têm minimos de reforço de 1UP que andam na ordem dos 20 euros; são small caps USA, o que para muito longo prazo pode dar boas rentabilidades.

Eu para os meus filhos tenho este LU0094560744, cujas subscrições minimas exigem também 1UP que anda na ordem dos 33 euros.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Rick Lusitano
    A 29/04/2019 às 22:29, Edge disse:

Claro! Eu já tenho alguns activos em P2P. No meu portfólio final, o objectivo é ter uma exposição a P2P até 10%.

tenho também seguido com bastante interesse o tópico aqui do fórum sobre o assunto! ?

O meu objetivo “final” para o portfólio inclui: FI’s + ETF’s + P2P + Imobiliário + PPR’s + Cash (fundo de emergência + dinheiro corrente de cada mês)

Teu "objectivo final" fica bem diversificado.

Também ando a ponderar em incluir uma parte numa “carteira de ações isolada” no máximo até 10% do total e apenas quando o portfólio atingir um valor que está predefinido!

Isto porque tenho lido alguma literatura sobre o mercado de ações e essa vertente fascina-me. Mas ainda me falta muita leitura e estudo!

Essa carteira é para "brincares" um pouco? Para fazer umas experiências e ver a tua capacidade de gerar alpha (bater o mercado)? :)

Mas a ideia de ir acumulando o dinheiro destinado aos rebalanceamentos anuais em P2P é interessante! Assim em vez de estar numa qualquer conta bancária a ganhar pó, poderá servir para também rentabilizar esse dinheiro já com destino definido! Obrigado pela dica! ?

Pois, uma das plataformas onde já estou é exatamente a Raize. Foi a primeira onde coloquei dinheiro, já há uns meses valentes. Antes de conhecer outras! Mas por partilhar da tua opinião, a ideia será fechar essa posição e passar para outras. Já estou na Mintos (a minha maior posição actual) e na Robocash. Irei abrir outras que tenho andado a estudar, mas preciso tempo. E entretanto irei começar a participar também no tópico das P2P!

Como estás na RC, já reparaste que eles têm 2 funcionalidades interessantes que mais nenhuma plataforma ainda possui.

Uma delas é criar carteiras independentes, e outra é a retirada automática dos juros e reinvestir apenas o capital transferido (funciona como um fundo INC ou como uma obrigação que paga cupões regulares).

Houve uma pessoa num fórum Alemão sobre P2P, que queria viver dos rendimentos das plataformas, e incluiu a RC a fazer isso, todos meses recebia os juros da RC, mas a RC tinha limite de investimento de 10K por ano, limite que parece que a RC aboliu recentemente.

Mas não precisas de ficar "preso" à RC, para teres teu "Fundo de Liquidez P2P", podes fazer isso, com muitas outras plataformas. O ideal será investir em loans com BB, de curto prazo ou em caso de necessidade de fácil venda. Bate de certeza qualquer fundo tradicional de Liquidez/Tesouraria ou de Obrigações, Depósitos a Prazo, Certificados de Aforro/Tesouro.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Olá a todos, 

Estava a pensar em investir à volta de 35 k€ em fundos de obrigações, distribuídos por 7 fundos, colocando 50% nos três fundos abaixo e depois diversificando o restante por fundos de obrigações de emergentes, américa do norte, ásia e um pouco em obrigações high yeld.

Schroder International Selection Fund EURO Corporate Bond B Accumulation EUR
    PIMCO GIS Euro Bond Fund E Class EUR Accumulation
    AXA World Funds - Euro 7-10 E Capitalisation EUR

O que vos parece quanto à minha estratégia e ao timing de entrada? Ou se será de aguardar mais um pouco? Tenho em vista alguns fundos de ações também, mas só quando as coisas acalmarem.

Obrigado pela vossa opinião/sugestões.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 hora, Rick Lusitano disse:

Teu "objectivo final" fica bem diversificado.

Sim! É essa a idéia! Os ETF's e o FI's já estão! :) 

Agora irei concentrar-me mais nas P2P e no imobiliário! As P2P já iniciei, agora será refinar!

O imobiliário é que está mais difícil! Preciso de algum tempo para estudar as opções existentes e fazer uma análise mais profunda a todas as variáveis.

Essa carteira é para "brincares" um pouco? Para fazer umas experiências e ver a tua capacidade de gerar alpha (bater o mercado)? :)

Sim, esta carteira será para brincar um pouco e para fazer experiências! Mas como disse, apenas quando o portfólio chegar a um valor pré-determinado.

Como estás na RC, já reparaste que eles têm 2 funcionalidades interessantes que mais nenhuma plataforma ainda possui.

Uma delas é criar carteiras independentes, e outra é a retirada automática dos juros e reinvestir apenas o capital transferido (funciona como um fundo INC ou como uma obrigação que paga cupões regulares).

Houve uma pessoa num fórum Alemão sobre P2P, que queria viver dos rendimentos das plataformas, e incluiu a RC a fazer isso, todos meses recebia os juros da RC, mas a RC tinha limite de investimento de 10K por ano, limite que parece que a RC aboliu recentemente.

Mas não precisas de ficar "preso" à RC, para teres teu "Fundo de Liquidez P2P", podes fazer isso, com muitas outras plataformas. O ideal será investir em loans com BB, de curto prazo ou em caso de necessidade de fácil venda. Bate de certeza qualquer fundo tradicional de Liquidez/Tesouraria ou de Obrigações, Depósitos a Prazo, Certificados de Aforro/Tesouro.

Sim, a RC tem essas funcionalidades interessantes!

Até agora (excepto na Raize) tenho tudo investido com BB. Os prazos que tenho vão até 12 meses. Mas tudo isto será para refinar nas próximas semanas!

Irei começar a participar no tópico das P2P para obter informações e tirar dúvidas!!!

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 26 minutos, fp disse:

Olá a todos, 

Estava a pensar em investir à volta de 35 k€ em fundos de obrigações, distribuídos por 7 fundos, colocando 50% nos três fundos abaixo e depois diversificando o restante por fundos de obrigações de emergentes, américa do norte, ásia e um pouco em obrigações high yeld.

O que vos parece quanto à minha estratégia e ao timing de entrada? Ou se será de aguardar mais um pouco? Tenho em vista alguns fundos de ações também, mas só quando as coisas acalmarem.

Vais para já ter apenas uma carteira de obrigações é isso?

Talvez vás acabar por perceber que nesta altura ter uma carteira só de obrigações tens tanto ou mais risco se também tivesses acções, as obrigações estão mesmo já bastante espremidas, e este mês então as yields têm caído para mínimos.

Tenta pelo menos seguir aquela máxima de teres uma exposição em obrigações de acordo com a tua idade ?, e o resto em acções.

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Rick Lusitano
    há 6 minutos, D@vid disse:

Vais para já ter apenas uma carteira de obrigações é isso?

Talvez vás acabar por perceber que nesta altura ter uma carteira só de obrigações tens tanto ou mais risco se também tivesses acções, as obrigações estão mesmo já bastante espremidas, e este mês então as yields têm caído para mínimos.

Tenta pelo menos seguir aquela máxima de teres uma exposição em obrigações de acordo com a tua idade ?, e o resto em acções.

Oh @D@vid, e se for imortal? Vai se alavancar para as obrigações. :D

Just joking around...

PS: Como é com um velhote com mais de 100 anos? ;)

Editado por Rick Lusitano
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 24 minutos, fp disse:

Olá a todos, 

Olá @fp.

Para mim, uma carteira sem acções não faz sentido! Não faria um investimento sem incluir a componente de acções! Mas isso sou eu!! :) 

Tentando analisar de fora, penso que estás a concentrar muito na Europa. Os 3 fundos apresentados têm entre 1,95 a 2,86 de rentabilidades (acho baixas)

E porquê 7 fundos? Isso irá aumentar os custos brutalmente.

Para além disso, dos 3 que apresentas alguns têm custos de distribuição. O que irá encarecer ainda mais.

Quanto ao timing de entrada, se estiveres a pensar em longo prazo, é "irrelevante"! 

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 4 minutos, Rick Lusitano disse:

Eu se lá chegar, já tenho uma solução! ? A minha regra é: máximo de 80% e mínimo de 20%. Ou seja, quando chegar aos 80 anos, cheguei ao mínimo de alocação de acções. Depois ficará sempre igual!

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Mouro Emprestado
    há 24 minutos, Rick Lusitano disse:

Agora a regra é 110 - idade para a alocação às acções ?

Sim, para um recém nascido, é melhor alavancar as acções ahahahahaha

há 22 minutos, Edge disse:

E porquê 7 fundos? Isso irá aumentar os custos brutalmente.

Em que sentido?

Os fundos normalmente não têm custos de transacção. Logo os custos são sobre o valor do activo, independentemente desse activo estar dividido em 1 ou 10 fundos.

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 11 minutos, Mouro Emprestado disse:

Em que sentido?

Os fundos normalmente não têm custos de transacção. Logo os custos são sobre o valor do activo, independentemente desse activo estar dividido em 1 ou 10 fundos.

Sim, mas alguns fundos têm custos de transacção.

Os três apresentados têm 0,20%  0,10%  0,20%   respectivamente.

E para além disso o Schroder e o AXA têm custos de distribuição: 0,50% e 0,25% respectivamente.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Mouro Emprestado
    há 14 minutos, Edge disse:

Sim, mas alguns fundos têm custos de transacção.

Os três apresentados têm 0,20%  0,10%  0,20%   respectivamente.

E para além disso o Schroder e o AXA têm custos de distribuição: 0,50% e 0,25% respectivamente.

Nenhum desses valores é cobrado no Best, por exemplo.

Esses custos são as comissões cobradas pelo Best à gestora.

Pelo que é irrelevante teres 10k distribuídos por 10 fundos ou num fundo apenas.

Isso só tinha relevância se o Best cobrasse comissões na subscrição, como por exemplo num ETF. O que não é o caso.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 hora, fp disse:

Olá a todos, 

Estava a pensar em investir à volta de 35 k€ em fundos de obrigações

[...]

O que vos parece quanto à minha estratégia e ao timing de entrada? (1)

Ou se será de aguardar mais um pouco? Tenho em vista alguns fundos de ações também, mas só quando as coisas acalmarem. (2)

1 - A mim parece-me bem, não nos disse nada sobre o seu perfil de investimento, nem tão pouco a idade. Portanto para mim está bom. 

2 - Como a gente aqui consegue ver o futuro, eu diria que deve aguardar mais. Quanto às acções, sim, é melhor deixar a coisa acalmar. Afinal de contas as pessoas que investem em acções são as que procuram é calma... 

35k em fundos de obrigações hoje? Parece-me que não sabe como funcionam as obrigações.

Jesus Cristo!!

(desculpem, mas eu não aguento estas tiradas da malta, e tenho que ser assim mais seco)

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • -------- changed the title to Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )