Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )

Recommended Posts

• Respostas 29,8k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• --------

5141

• 5coroas

2530

• Bedrock

1627

• Patanisca

1351

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Não sei se já repararam mas acabaram os votos negativos, assim deste modo resolve-se parte do problema, ainda existem outros mas irão ser resolvidos para que se volte a ter um tópico com um ar mais re

Como pedido pelo @D@vid actualização da minha carteira 4Fundos. A carteira 4 fundos foi feita no final de 2016 por via de programação em R: As performances desde a sua criaçã

Este fim de semana estive a rebalancear o meu portfolio, partilho convosco. Livrei-me dos bad performers e quero apostar neste Q4 e Q1'22 que se antevê vigoroso. Em Fevereiro fiz uma aposta em US

Posted Images

Rick Lusitano
    há 16 horas, D@vid disse:

Já agora fica aqui alguns de um total de 1383 fundos de acções disponíveis no Best ( foi o número que cheguei ao exportar ), deve ser isto que deverás ter visto:

EUR YTD

59. Allianz Europe Small Cap Equity AT EUR 23,68%

95. Fidelity Active Strategy - FAST - Europe Fund A 21,93%

135. MFS Meridian Funds - European Smaller Companies Fund AH1  20,46%

159. Fidelity Funds - European Dynamic Growth Fund E-Acc-EUR 19,92%

161. BlackRock Global Funds - European Special Situations Fund E2 19,83%

Até à posição 58 é tudo fundos China, EUA, Inteligencia Artificial, Tech e um emergente.

Andará perto, porque o top é dinâmico, consoante quando se tira o export file. ;)

Do mesmo export file de dia 09/Abril, ás 00:35. Filtrando os FI em EUR e USD apenas num Top 200 (se for um top só com FI em EUR, é o Top 100 em EUR, posição em parêntesis e em vermelho) :

YTD

62. (25.) Allianz Global Investors Fund - Allianz Europe Small Cap Equity AT EUR = 23,68%

100. (46.) Fidelity Active Strategy - FAST - Europe Fund E-ACC-EUR = 21,93%

164. (77.) Threadneedle Pan European Focus Fund Retail Accumulation GBP EUR = 20,16%

180. (86.) Fidelity Funds - European Dynamic Growth Fund E-Acc-EUR = 19,92%

181. (---) BlackRock Global Funds - European Special Situations Fund E2 USD -> USD = 19,89%

186. (87.) BlackRock Global Funds - European Special Situations Fund E2 = 19,83%

198. (94.) DWS Invest European Small Cap NC = 19,66%

199. (95.) Allianz Global Investors Fund - Allianz Europe Equity Growth CT EUR = 19,65%

200. (96.) Allianz Global Investors Fund - Allianz Europe Equity Growth Select CT EUR = 19,65%

TOTAL:

FI em USD e EUR = 2847

FI em EUR = 1832

• Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Rick Lusitano

Leitura interessante:

Momento da verdade: os investidores começam a receber as cartas que informam sobre o custo da assessoria e dos fundos (11/04/2019)

https://pt.fundspeople.com/news/chegou-o-choque-os-investidores-comecam-a-receber-as-cartas-nas-quais-sao-informados-sobre-o-custo-da-assessoria-e-dos-fundos

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 hora, xgoldpt disse:

É normal eu ter mais valias de vendas de fundos de investimento (Activobank) e recodificação de ETF's (Venda e Compra automática na Degiro) e estar habilitado a IRS AUTOMÁTICO ??

Se não forem rendimentos de 2018 diria que sim, se forem rendimentos de 2018 diria que não, uma vez que ambas as entidades tiveram de declarar os mesmos às finanças.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 2 horas, D@vid disse:

Se não forem rendimentos de 2018 diria que sim, se forem rendimentos de 2018 diria que não, uma vez que ambas as entidades tiveram de declarar os mesmos às finanças.

Sim, são mesmo de 2018.

Estou tentado a ir IRS Automático :P 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Eu declarei muitos movimentos de fundos do BEST relativos a 2018 e nem tentei verificar a opção automática, mas já cá canta como CERTA desde 12.04.2019 ?

Editado por investidorPT
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 12 horas, seffar disse:

Acontece-me o mesmo. Tenho resgates de FI (banco best) em 2018 e tenho opção do automático. 

Eu também, deve ser o facto de serem fundos estrangeiros e eles não terem conhecimento? Submeti manualmente só para garantir.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Visitante Jose Carro
    12 hours ago, investidorPT said:

Eu declarei muitos movimentos de fundos do BEST relativos a 2018 e nem tentei verificar a opção automática, mas já cá canta como CERTA desde 12.04.2019 ?

Eu enviei dia 02 e até agora ainda nada (aguarda validação).... também com alguns movimentos de fundos do BEST.

Enviaste quando?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 15 horas, FabioRocha disse:

Eu também, deve ser o facto de serem fundos estrangeiros e eles não terem conhecimento? Submeti manualmente só para garantir.

Não faço ideia. Entretanto, submeti ontem. Ainda aguardei esclarecimentos sobre o revolut. Não dizem nada que seja claro e, como tal, se necessário, depois submeto uma para a substituir. 

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

"Medidas como a não tributação do valor obtido no resgate de unidades de participação, se o valor for reinvestido num outro fundo de investimento, são medidas de uma enorme simplicidade com grande potencial de valor para o nosso mercado

https://pt.fundspeople.com/news/cmvm-defende-uma-mais-saudavel-capitalizacao-dos-retornos-em-fundos-de-investimento

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Ai se eu investir 1000€ num FI estrangeiro em 2019, realizar mais-valias de 100€, resgatar esses 100€ e investi-los noutro segundo FI estrangeiro, em Abril de 2020 tenho que declarar essa mais -valia no IRS e pagar 28% sobre ela (28€)?

Pensei que isso só se aplicasse aos fundos nacionais, ainda que ligeiramente mais penalizador para os nacionais, dado que em vez de conseguir reinvestir 100€, só iria conseguir reinvestir 72€. Ainda que tenha pago o mesmo valor de imposto (28€), o ganho potencial do reinvestimento é inferior.

É muita estúpido a lei penalizar quem quer optimizar os seus resultados fazendo alterações aos portfolios. Basicamente a lei incentiva a investir e nunca resgatar.

@D@vid Costumas falar daquele benefício que se tem se aguentarmos os fundos alguns anos e depois pagar menos IRS deles, por causa do factor cambial ou inflacionário, valorização da moeda, acho que é o termo que tens usado. Eu falei com a AT em relação a isso e disseram-me que só se aplica a fundos imobiliários e não a fundos mobiliários. Confirmas?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

A tua primeira parte é isso mesmo, o que mudou desde 2015 foi simples, fundos portugueses era liquido, estrangeiros tinham a retenção na fonte à cabeça, depois passou os fundos portugueses a terem retenção á cabeça e os estrangeiros a terem de ser declarados e só aí a serem tributados em sede de IRS.

De facto a retenção á cabeça para mim era penalizador, porque como dizes e bem, tenho 100% das mais valias para reinvestir, e antes de 2015 não tinha, só tinha nos fundos portugueses, passou foi a ser chato para o pessoal ter de declarar, quando dantes não era necessário.

2ª parte, não confirmo, agora teria de ir ver de novo a lei ( confesso que tinha essa porcaria nos favoritos e desapareceu ), porque se bem me recordo, fala apenas em movimentos mobiliários, nada de imobiliários, lá terei de ver isso de novo, o ideal é ir pesquisar por um artigo do David Almas no observador onde isso vinha também em destaque, e salvo erro estava lá o artigo da lei.

• Obrigado 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

O artigo do Observador é este: https://observador.pt/especiais/corte-nas-calorias-engorde-as-poupancas-no-longo-prazo-com-custos-baixos/

Ponto 6

Mas ainda não encontrei o artigo...

A não ser que algo tenha sido alterado, recordo que na altura da saída do artigo andei a pesquisar e de facto vi que dizia que também os activos mobiliários estavam incluídos...

Editado por D@vid
    • Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Está aqui. Portaria 317 de 2018

https://dre.pt/application/conteudo/117343900

No entanto reside comigo uma questão. No caso de fundos nacionais, ainda que subscritos depois de Julho 2015, dado que o IRS é logo retiro a 28% no momento do resgate, é possível beneficiar à mesma deste factor de correção monetário? É que para isso é preciso registar no Modelo 3 de IRS, mas assim de repente só me está a ocorrer colocar isso como englobamento. Ou é possível registar o valor inicial, valor resgatado e imposto retido (liberatório) noutro lado, sem englobar?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Até aos coeficientes eu chego bem, no entanto  não é aí que eu vi explicitamente a falar em valores mobiliários...

Os fundos portugueses só tens qualquer beneficio com eles no IRS se de facto os declarares englobando-os:

" Assim, caso o contribuinte queira optar pelo englobamento e o rendimento(positivo ou negativo)decorrente do resgate seja considerado obtido em Portugal(i.e. rendimentos de resgates de UP de fundos domiciliados em território nacional), a operação deverá ser reportada no Anexo G à declaração de IRS. Rendimentos positivos ou negativos obtidos em Portugal Anexo G:Resgate de UP em FIM, em caso de opção pelo englobamento:Quadro 10 Código G30-Rendimentos gerados antes de 30 de junho de 2015(*);Quadro 10 Código G31-Rendimentos gerados a partir de 1 de julho de 2015(*),(**);"

1ª página Guia Fiscal.

• Obrigado 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Rick Lusitano

Grande novidade!!! Já se pode subscrever Fundos num site de 1 banco sem ter se deslocar a 1 balcão. :D

O maior banco em Portugal, o banco público só agora conseguiu. Que visionários e inovadores. Andam os contribuintes a sustentar este monstro ineficiente e antiquado.

Citação

Subscrição de fundos na CGD já pode ser feita no site

O banco estatal reforçou a aposta nos fundos, facilitando o investimento nestes produtos de poupança.

O banco estatal deu mais um passo no sentido de facilitar o investimento em fundos. Ao contrário do que acontecia, agora já é possível subscrever um fundo de investimento através do site da CGD sem ter que se deslocar

https://www.jornaldenegocios.pt/mercados/detalhe/subscricao-de-fundos-na-cgd-ja-pode-ser-feita-no-site

Editado por Rick Lusitano
    • Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • -------- changed the title to Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )