Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )

Recommended Posts

Boas tbs!

Fiz recentemente uma dissertação sobre o Japão. Está na página 85. Espero que possa ajudar a disipar alguma duvida que tenhas  ;) .

Está lá a minha visão sobre o tema.

Espero ter ajudado!

Um abraço!

Viva,

Obrigado pela Tua ajuda. Eu tento acompanhar este topico mas por vezes nao consigo. Vou pesquisar e analisar fundos do Japao.

Tbs

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 29,8k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• --------

5141

• 5coroas

2530

• Bedrock

1627

• Patanisca

1351

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Não sei se já repararam mas acabaram os votos negativos, assim deste modo resolve-se parte do problema, ainda existem outros mas irão ser resolvidos para que se volte a ter um tópico com um ar mais re

Como pedido pelo @D@vid actualização da minha carteira 4Fundos. A carteira 4 fundos foi feita no final de 2016 por via de programação em R: As performances desde a sua criaçã

Este fim de semana estive a rebalancear o meu portfolio, partilho convosco. Livrei-me dos bad performers e quero apostar neste Q4 e Q1'22 que se antevê vigoroso. Em Fevereiro fiz uma aposta em US

Posted Images

Viva! com estas mexidas nos fundos de obrigações e devido à minha inexperiência venho solicitar a vossa opinião/ajuda. vou reforçar a minha carteira de fundos que neste momento se encontra distribuída desta forma:

Aloc. de activos %

longo      curto

Patrim.Acções      25.86    0.00    25.86%

Obrigações          52.43    1.00    51.43%

Liquidez              50.70    46.58    4.12%

Outro                  18.72    0.12    18.60%

Não Classificado    0.00    0.00    0.00%

fundos:

Inv Balan-Ris Allo

P Diversif Inc

P Global Bond

FT Gb Tot Ret

V Global Value Eqt

Tinha pensado em adicionar o

PIMCO GIS Gl Inv Grd Crdt E EUR Hg Acc IE00B11XZ434

mas com estas mexidas não sei se adicione um fundo de acções tipo

EEF Equity Consumer Staples R Acc

ou

Allianz Europe Equity Growth CT EUR

ou

Threadneedle Eurp Sm Cos Ret Net EUR Acc

ou

JPMorgan ASEAN Equity D (acc) - EUR

qual a vossa opinião? obrigações ou acções? dividir o montante por dois fundos? qual/quais? ou coloco no ES liquidez e espero um pouco para ver no que isto vai dar?

obrigado pela vossa ajuda.

abr.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Viva! com estas mexidas nos fundos de obrigações e devido à minha inexperiência venho solicitar a vossa opinião/ajuda. vou reforçar a minha carteira de fundos que neste momento se encontra distribuída desta forma:

Aloc. de activos %

longo      curto

Patrim.Acções      25.86    0.00    25.86%

Obrigações          52.43    1.00    51.43%

Liquidez              50.70    46.58    4.12%

Outro                  18.72    0.12    18.60%

Não Classificado    0.00    0.00    0.00%

fundos:

Inv Balan-Ris Allo

P Diversif Inc

P Global Bond

FT Gb Tot Ret

V Global Value Eqt

ou

ou

ou

qual a vossa opinião? obrigações ou acções? dividir o montante por dois fundos? qual/quais? ou coloco no ES liquidez e espero um pouco para ver no que isto vai dar?

abr.

A componente tesouria/liquidez está baixa não sei o teu perfil mas eu acrescentava qualquer coisa de pouco risco de maneira a ficar com uns 30% nessa componente.Nesse caso pode ser o es rendimento que está um pouco melhor que o liquidez.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

ou

ou

ou

abr.

Boas!

Tudo o que se possa dizer nesta altura será incerto: ainda não se tem a verdadeira noção do valor desta correcção...

É importante, estando investido, ter uma carteira diversificada e equilibrada. Agora tens de pensar bem, pelo menos, em 2 coisas:

-qual o horizonte temporal que estás a calcular para o investimento

-o sentimento de mercado ( o teu "feeling" ), se estás ou não confiante no futuro +ou- próximo

Como não consigo prever se esta correcção, que até é saudável, pois, isto não pode estar sempre a subir  :( , permite que os fundos respirem um pouco. E, por vezes, abrem-se janelas para entrar  ;) , daí eu te ter dito em cima, que a meu ver, tens de repensar a tua estratégia em função desses 2 factores  ;)

Depois, em função do que penses ser mais ajustado à tua situação, decides; já que tens aí mercados distintos com fundos da Europa e da Ásia no caso.

Um abraço!

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Boas Zezito e demais investidores,

Há uma coisa que não percebo: leio em todo o lado que se trata de uma correcção, que é saudável, etc. Ok, mas o que é, afinal de contas, uma "correcção"? Havia algo de errado na subida dos valores? E concretamente, quais são os mecanismos que fazem com que haja "correcção", e porquê essa retórica do "respirar um pouco"? Eu até agradecia a indicação de links e/ou referências bibliográficas sobre o assunto.

Por acaso, no meio disto tudo, entrei há uma semana ou duas no mundo dos fundos e comecei logo a perder  :P TIrando o ES Liquidez perco em tudo, PIMCO, Invesco, Vontobel, Nordea, tudo no vermelho. Não me sinto muito especialmente mal, pois tenho lido o suficiente para saber que não se deve entrar em pânico (mas não deixa de ser preocupante quando se é principiante, assusta um bocado, é como estar no primeiro dia de um emprego como marinheiro e começar logo com uma tempestadezinha), e até continuo na minha hesitação se hei-de comprar umas UP's Pimco Real Return (já tenho mais dois PIMCO a perder), apesar de ter lido algures que esta é uma altura boa para entrar.

Cumps

ps: aproveito para agradecer (um pouco atrasado) ao 1pedro2 pela resposta que me deu há dias sobre as % negativas. Esqueci-me de agradecer, portanto obrigado e as minhas desculpas por não ter agradecido antes.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Boas Zezito e demais investidores,

Há uma coisa que não percebo: leio em todo o lado que se trata de uma correcção, que é saudável, etc. Ok, mas o que é, afinal de contas, uma "correcção"? Havia algo de errado na subida dos valores? E concretamente, quais são os mecanismos que fazem com que haja "correcção", e porquê essa retórica do "respirar um pouco"? Eu até agradecia a indicação de links e/ou referências bibliográficas sobre o assunto.

Por acaso, no meio disto tudo, entrei há uma semana ou duas no mundo dos fundos e comecei logo a perder  :P TIrando o ES Liquidez perco em tudo, PIMCO, Invesco, Vontobel, Nordea, tudo no vermelho. Não me sinto muito especialmente mal, pois tenho lido o suficiente para saber que não se deve entrar em pânico (mas não deixa de ser preocupante quando se é principiante, assusta um bocado, é como estar no primeiro dia de um emprego como marinheiro e começar logo com uma tempestadezinha), e até continuo na minha hesitação se hei-de comprar umas UP's Pimco Real Return (já tenho mais dois PIMCO a perder), apesar de ter lido algures que esta é uma altura boa para entrar.

Cumps

ps: aproveito para agradecer (um pouco atrasado) ao 1pedro2 pela resposta que me deu há dias sobre as % negativas. Esqueci-me de agradecer, portanto obrigado e as minhas desculpas por não ter agradecido antes.

Não há nada de errado nas subidas assim como nas descidas, não estamos a falar em aplicações como um depósito a prazo que é certinho, estamos a falar em fundos de investimento, logo tem as suas variações, quando dizem que precisam de respirar é um termo que se usa na perspectiva que não podem subir sempre, isso era uma maravilha, estávamos todos ricos hehe, infelizmente não é assim, cada fundo tem a sua carteira e os activos que estão nela estão no mercado onde há oscilações de subidas e descidas.

Como vejo os fundos numa perspectiva de medio/longo prazo não faço timmings de entrada nem de saida, compreende-se que quando se entra e ao fim de uma semana estamos com desvalorizações dá aquele friozinho na bariga, mas isso passa se nos lembrarmos para que propósito investimos em fundos, obter valorização a médio/longo prazo, se o friozinho não passar então secalhar não era bem isto que deviamos estar a fazer e voltamos para os depósitos a prazo.

Em Fevereiro recordo-me de 15 dias de desvalorizações em quase todos os fundos e nas várias categorias, também havia muita gente preocupada, depois foram sempre a subir...é o normal no mercado.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Não há nada de errado nas subidas assim como nas descidas, não estamos a falar em aplicações como um depósito a prazo que é certinho, estamos a falar em fundos de investimento, logo tem as suas variações, quando dizem que precisam de respirar é um termo que se usa na perspectiva que não podem subir sempre, isso era uma maravilha, estávamos todos ricos hehe, infelizmente não é assim, cada fundo tem a sua carteira e os activos que estão nela estão no mercado onde há oscilações de subidas e descidas.

Como vejo os fundos numa perspectiva de medio/longo prazo não faço timmings de entrada nem de saida, compreende-se que quando se entra e ao fim de uma semana estamos com desvalorizações dá aquele friozinho na bariga, mas isso passa se nos lembrarmos para que propósito investimos em fundos, obter valorização a médio/longo prazo, se o friozinho não passar então secalhar não era bem isto que deviamos estar a fazer e voltamos para os depósitos a prazo.

Em Fevereiro recordo-me de 15 dias de desvalorizações em quase todos os fundos e nas várias categorias, também havia muita gente preocupada, depois foram sempre a subir...é o normal no mercado.

Se calhar os fundos que subscreveu não se adaptam ao perfil daí a desilusão se for isso jmnp quando recuperar das perdas escolha uma carteira mais conservadora para ir compreendendo melhor a dinamica dos fundos

tenha também sempre em mente o horizonte temporal note que 2 semanas não é relevante para a carteira que possui

nesse caso poderá experimentar:

50% es rendimento/liquidez

50% es plano prudente

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

obrigado 1pedro2 e Zezito pelas vossas opiniões. ainda vou ponderar mais um pouco durante o fim de semana mas o mais provável é subscrever o ES liquidez durante uns dias até perceber melhor o que se está a passar assim que haja sinais de inversão faço o resgate e subscrevo outro fundo com melhores perspectivas de rendimento. tenho um horizonte temporal longo, por isso não será muito relevante fazer timing mas é sempre mais agradável começar a subir que a descer  :)  por exemplo, e apesar das fortes quedas dos últimos dias, os ganhos anteriores ainda me permitem ver metade verde... não fossem os pimco... enfim é esperar por melhores dias!

já agora aproveito para recolocar um questão que coloquei há uns dias mas nao obtive qualquer resposta:

"qual é o vosso cutoff de perdas?

ou seja, sabemos que a progressão dos fundos não é linear. subidas e descidas acontecem sempre, e serão tanto maiores (expectável) quanto maior for a volatilidade do mesmo em termos de histórico. até pode ser uma estratégia a de reforçar quando descem... mas a questão aqui é ser objectivo e não confiar em feelings, ou por casmurrice, e ter um método a partir do qual a melhor opção será mesmo resgatar e assumir as perdas.

assim, qual a vossa estratégia para "saltar fora" quando se verificam perdas?"

abr.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Para aliviarem o stress, Vejam isto numa outra prespectiva: Tá tudo no vermelho, porque o Benfica joga no domingo, e tem de ganhar a taça  ;D ;D ;D ;D

Eu olho para o conjunto da carteira, e por enquanto ainda estou "positivo" (acima dos  juros que poderia receber se estivesse em DP), logo O POVO É SERENO, como dizia o Pinheiro de Azevedo. Portanto vamos esperar que a tempestade passe, sem provocar grandes danos, espero eu  >:( >:( , e dar tempo aos fundos para que dêem bons frutos. Afinal foram escolhidos por nós, porque os consideramos serem de "Boas familias"...  ;) ;)

Abraço

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Não gostei nada foi da queda do Nikkei, o meu fundo ligado à ASEAN sofreu 2% :(

Estava eu todo contente daquilo ter crescido 7%, hoje está a 5...

E o fundo europeu já está a incorrer em perdas... EPA!

Esses fundos são propícios a essas oscilações ;)

Com 7% eu tinha vendido e ficava a aguardar nova possibilidade de entrada. Eu sei que fundos de gestão activa não são para andar a fazer trade. Mas dependendo do valor em carteira até podia compensar. Afinal bons negócios devem ser aproveitados.

Mas não conheço o fundo, nem o seu histórico. Portanto até podia ser prematuro liquidar a posição.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

obrigado 1pedro2 e Zezito pelas vossas opiniões. ainda vou ponderar mais um pouco durante o fim de semana mas o mais provável é subscrever o ES liquidez durante uns dias até perceber melhor o que se está a passar assim que haja sinais de inversão faço o resgate e subscrevo outro fundo com melhores perspectivas de rendimento. tenho um horizonte temporal longo, por isso não será muito relevante fazer timing mas é sempre mais agradável começar a subir que a descer  :)  por exemplo, e apesar das fortes quedas dos últimos dias, os ganhos anteriores ainda me permitem ver metade verde... não fossem os pimco... enfim é esperar por melhores dias!

já agora aproveito para recolocar um questão que coloquei há uns dias mas nao obtive qualquer resposta:

"qual é o vosso cutoff de perdas?

ou seja, sabemos que a progressão dos fundos não é linear. subidas e descidas acontecem sempre, e serão tanto maiores (expectável) quanto maior for a volatilidade do mesmo em termos de histórico. até pode ser uma estratégia a de reforçar quando descem... mas a questão aqui é ser objectivo e não confiar em feelings, ou por casmurrice, e ter um método a partir do qual a melhor opção será mesmo resgatar e assumir as perdas.

assim, qual a vossa estratégia para "saltar fora" quando se verificam perdas?"

abr.

Estas descidas quanto a mim são normais visto que o mercado seguia em alta e corrigiu se não tens confiança como já disse quando recuperares passa para uma carteira mais defensiva pois pores no liquidez a espera de melhores dias não faz muito sentido pois isto vai acontecer mais vezes vou passar a transcrever-te o comentario mensal do es plano prudente que elucida bem o mercado actual:

Perspectivas de mercado• Apesar de um cenário tendencialmente de maior estabilização, acreditamos que o ano deverá manter-se condicionado por momentos de risk-on/risk-off, que obrigará a uma forte disciplina de investimento via gestão ativa na seleção de oportunidades e definição oportunista de estratégias de trading  ou de proteção

.

Eu uso o desvio-padrão, normalmente a 1 ano,à data da subscrição se perder mais que isso vendo logo,até lá "perco", fico chateado mas mantenho claro que combinando com outros factores, como perspectivas de evolução de determinado activo, posso vender antes de lá chegar mas se lá chegar vendo sempre.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Esses fundos são propícios a essas oscilações ;)

Com 7% eu tinha vendido e ficava a aguardar nova possibilidade de entrada. Eu sei que fundos de gestão activa não são para andar a fazer trade. Mas dependendo do valor em carteira até podia compensar. Afinal bons negócios devem ser aproveitados.

Mas não conheço o fundo, nem o seu histórico. Portanto até podia ser prematuro liquidar a posição.

Ahaha, eu por acaso prometi a mim mesmo que só altero a carteira para o ano que vem, a não ser que um determinado activo cresca 100% :D

O fundo até não é muito bom... Vendo o gráfico, é daqueles fundos que mais vale ter a gestão passiva :)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Estas descidas quanto a mim são normais visto que o mercado seguia em alta e corrigiu se não tens confiança como já disse quando recuperares passa para uma carteira mais defensiva pois pores no liquidez a espera de melhores dias não faz muito sentido pois isto vai acontecer mais vezes vou passar a transcrever-te o comentario mensal do es plano prudente que elucida bem o mercado actual:

Perspectivas de mercado• Apesar de um cenário tendencialmente de maior estabilização, acreditamos que o ano deverá manter-se condicionado por momentos de risk-on/risk-off, que obrigará a uma forte disciplina de investimento via gestão ativa na seleção de oportunidades e definição oportunista de estratégias de trading  ou de proteção

.

Eu uso o desvio-padrão, normalmente a 1 ano,à data da subscrição se perder mais que isso vendo logo,até lá "perco", fico chateado mas mantenho claro que combinando com outros factores, como perspectivas de evolução de determinado activo, posso vender antes de lá chegar mas se lá chegar vendo sempre.

O que são para ti "melhores dias"? :) :)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Ahaha, eu por acaso prometi a mim mesmo que só altero a carteira para o ano que vem, a não ser que um determinado activo cresca 100% :D

O fundo até não é muito bom... Vendo o gráfico, é daqueles fundos que mais vale ter a gestão passiva :)

Tens o link desse fundo? Agora fiquei curioso  :P  Não pode é acontecer como a JMT em que estávamos à espera num valor, e depois disparou  ;D

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Tens o link desse fundo? Agora fiquei curioso  :P  Não pode é acontecer como a JMT em que estávamos à espera num valor, e depois disparou  ;D

Se for este... JPMorgan ASEAN Equity D (acc) - EUR LU0441853263  eu gosto :)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Se for este... JPMorgan ASEAN Equity D (acc) - EUR LU0441853263  eu gosto :)

Também gostei desse. Só tem um senão, não sabemos o comportamento do mesmo em 2008, altura em que a maior parte dos fundos desvalorizou fortemente.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Boas,

O fundo é este: http://www.morningstar.pt/pt/funds/snapshot/snapshot.aspx?id=F0GBR04AWQ

https://www.unience.com/product/Funds/LU0048573645

Basicamente é pior que o JP Morgan (em relação ao alfa, R^2 e rácio de sharpe), tem um melhor Desvio padrão, melhor Beta e teve mais meses positivos.

Para além disso, a minha pfa aconselhou-me mesmo esse porque tem mais histórico :)

Em relação à JMT, não gostei da descida que ela teve à pouco tempo :o

Cumps

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Também gostei desse fundo! Não sei é se os 7% de queda que o nikkei teve recentemente não irão influenciar os mercados nos próximos tempos, espero que tenha sido pura especulação.

Offtopic: Quanto à JMT era expectável essa descida, o 2º maior accionista desfez-se de 5% da sua posição. Mesmo assim, até reagiu bem. Eu esperava que pudesse descer mais  :P

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

esta 2ª feira tenho disponíveis 4,5 K, da venda dum fundo de biotecnologia (+ valia de 13%) e dum Pimco (rentabilidade zero).

tenho lido muito, mas estou indeciso, ficar para já no ES Liquidez?

apostar em 2 ou 3 fundos?

estou a pensar pôr mais qq coisa no Brasil (vai ter grandes eventos), sector da saúde e obrigações HY.

o que acham?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Olá,

Tenho uma dúvida sobre o resgate de fundos.

Imaginem que inicialmente subscrevi 1000€ num fundo.

Neste momento o fundo valorizou e vale 1050€.

Se eu agora resgatar 1000€, não terei mais valias, logo não irei pagar nenhum imposto.

É isto que acontece ?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Olá,

Tenho uma dúvida sobre o resgate de fundos.

Imaginem que inicialmente subscrevi 1000€ num fundo.

Neste momento o fundo valorizou e vale 1050€.

Se eu agora resgatar 1000€, não terei mais valias, logo não irei pagar nenhum imposto.

É isto que acontece ?

O que tens de fazer e ver é na altura da subscrição qual era o valor da cotação das unidades de paticipação, e agora no resgate quantas unidades de participação vais resgatar com esse dinheiro e a respectiva cotação, o método é o FIFO, as primeiras a serem subscritas são as primeiras a sair, se houve valorização então terás a respectiva taxa de IRS sobre essa mais valia, não é como estás a fazer :)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • -------- changed the title to Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )