Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )

Recommended Posts

há 20 horas, D@vid disse:

Serviço Gestão de Carteiras só com ETF e Fundos pelo que percebi.

Em Portugal temos um fundo gerido por um robot com 23% este ano ?

Podes indicar qual é esse fundo?

Alguém usa Robo Advisers? Quais?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 29,8k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• --------

5141

• 5coroas

2530

• Bedrock

1627

• Patanisca

1351

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Não sei se já repararam mas acabaram os votos negativos, assim deste modo resolve-se parte do problema, ainda existem outros mas irão ser resolvidos para que se volte a ter um tópico com um ar mais re

Como pedido pelo @D@vid actualização da minha carteira 4Fundos. A carteira 4 fundos foi feita no final de 2016 por via de programação em R: As performances desde a sua criaçã

Este fim de semana estive a rebalancear o meu portfolio, partilho convosco. Livrei-me dos bad performers e quero apostar neste Q4 e Q1'22 que se antevê vigoroso. Em Fevereiro fiz uma aposta em US

Posted Images

há 10 minutos, mnml disse:

Podes indicar qual é esse fundo?

Alguém usa Robo Advisers? Quais?

Está na 1ª página: http://www.morningstar.pt/pt/funds/snapshot/snapshot.aspx?id=F00000YS7M&tab=1

Também há pelo menos mais este: http://www.morningstar.pt/pt/funds/snapshot/snapshot.aspx?id=F00000ZTIG&tab=1

Ninguém usa investimento dessa forma porque o único serviço que existe em Portugal é o que foi dito pelo Josefernando e mesmo esse é recente, há sim é por exemplo estes dois fundos ( talvez hajam mais, pelo menos no Best só há estes 2 que tenha detectado ).

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Quais as vossas opiniões em relação a este fundo: T. Rowe Price US Blue Chip Eq A EUR - LU1438969195

Comparando com os da mesma categoria, como por exemplo:

Legg Mason CB US Lg Cp Gr A EUR ACC - IE00B19Z9612

Goldman Sachs US Focused Growth Equity Portfolio E Acc EUR - LU0133264951

BlackRock Global Funds - US Growth Fund E2 (EUR) - LU0171298218

Da minha análise, em termos de performances o T.Rowe e o Legg Mason são os melhores.

Se analisarmos a 10 anos (o T.Rowe apenas foi lançado em 2016) o Legg Mason tem vantagem em relação aos outros todos.

Mas se olharmos apenas a 3 anos, desde que o T.Rowe foi lançado, este tem larga vantagem e o BlackRock fica também à frente do Legg Mason

Em termos de custos estão "ela por ela", o T.Rowe e o Legg Mason. Os outros são consideravelmente mais caros.

O T.Rowe tem uma carteira composta por 123 posições enquanto o LeggMason apenas em 51.

Mas o T.Rowe tem 43% nas 10 maiores posições enquanto que o Legg Mason apenas tem 34%.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    A 03/04/2019 às 11:04, Edge disse:

É verdade! ?

É mais porque quero realmente perceber os pormenores dos cálculos!

Em termos de carteira, estou a ponderar sobre estes fundos:

Acções

Legg Mason ClearBridge US Large Cap Growth Fund Class A Euro Accumulating

Pictet-USA Index R EUR

Fidelity MSCI World Index Fund EUR P Acc.

Jupiter Global Fund - Jupiter European Growth Class L EUR Acc

MFS Meridian Funds - European Value Fund A1 EUR

Obrigações

NB Obrigações Europa - Fundo de Investimento Mobiliário Aberto de Obrigações

MFS Meridian US Government Bond A1 EUR

Goldman Sachs Global High Yield Portfolio Base E Acc EUR

Tenho andado a fazer simulações em relação a ter apenas dois fundos ou ter uma maior diversificação com 4 fundos ou mais.

Prós: Penso que com uma maior diversificação poderei alcançar retornos um pouco maiores se os fundos continuarem com as mesmas performances.

Contras: Os custos aumentam substancialmente com a inclusão de maior número de fundos 

Notas:

- Acho o Legg Mason muito caro. 

- O Fidelity Index continua a "bater" os outros a 10 anos (considerando retornos esperados médios), mesmo quando se combinam outros fundos. Por exemplo o Legg Mason + o Jupiter

- O NB Obrigações Europa tem custos muito elevados. Mas não tenho encontrado outras opções. Se alguém tiver sugestões, agradeço!!!

Continuo sem encontrar muitas opções para as obrigações!

É porque não um fundo Acções emergentes e outro bens consumo? 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 3 horas, superkinas disse:

É porque não um fundo Acções emergentes e outro bens consumo?

Na minha carteira de ETF's, já tenho um de emergentes.

Mas, poderá ser uma hipótese. Tens alguns que recomendes ou sugiras?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

ando neste momento tb a tentar escolher um, no que diz respeito aos de bens consumo exitem dois classicos

invesco global consumer  LU0115139569   maiores rentabilidades mas mais volátil

Fidelity global consumer   LU0114721508  menores rentabilidades mas um pouco menos volatil

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 4 horas, superkinas disse:

Fidelity global consumer   LU0114721508  menores rentabilidades mas um pouco menos volatil

Irei estudá-los hoje à noite mais a fundo!

Mas pelo que já vi, o Invesco tem realmente melhores prestações a 10, a 5 e a 3 anos. Mas no último ano o Fidelity esteve melhor.

O Invesco é considerávelmente mais caro em termos de custos!

E quanto a obrigações? Utilizas algum fundo para isso?

Editado por Edge
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 2 horas, superkinas disse:

ando neste momento tb a tentar escolher um, no que diz respeito aos de bens consumo exitem dois classicos

Eu tenho o Fidelity no BEST a valorizar 18,64%, e tenho no BCP 10k para isentar a conta e vai com 12320€...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 3 horas, futsal78 disse:

Eu tenho o Fidelity no BEST a valorizar 18,64%

Informação inútil se não for contextualizada com o time-frame que deram origem a esses 18,64%.

18,64% YTD é ótimo.

18,64% em 10 anos é terrível.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

invesco global consumer  LU0115139569  data hoje YTD 22,07%, 2018= -7,64 % só no ultimo trimestre perdeu quase 22%.

Fidelity global consumer LU0114721508  data sexta YTD 17.26%, 2018= -4,02 % só no ultimo trimestre perdeu quase 11,56%.

O invesco apresenta a longo prazo melhores rentabilidades.

• Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 48 minutos, Patanisca disse:

Informação inútil se não for contextualizada com o time-frame que deram origem a esses 18,64%.

18,64% YTD é ótimo.

18,64% em 10 anos é terrível.

Best, fez agora 2 anos... 

BCP, fez 3 anos em Dezembro... 

• Obrigado 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 47 minutos, superkinas disse:

invesco global consumer  LU0115139569  data hoje YTD 22,07%, 2018= -7,64 % só no ultimo trimestre perdeu quase 22%.

Fidelity global consumer LU0114721508  data sexta YTD 17.26%, 2018= -4,02 % só no ultimo trimestre perdeu quase 11,56%.

O invesco apresenta a longo prazo melhores rentabilidades.

Bem, já fiz a minha análise destes 2 fundos e a conclusão é que não me convencem! Coloquei os dois na minha tabela e não conseguiram "deslumbrar".

O Fidelity é de distribuição, por isso para mim perde grande parte do interesse. (e também não é barato)

O Invesco é extremamente caro, 2,64%. Volatilidade 24,82% ?

Têm a vantagem de terem nas respectivas carteiras, empresas muito sólidas (comparado com outras carteiras)

Mas, por outro lado, penso que para as rentabilidades que têm tido faz mais sentido outros fundos com rentabilidades equivalentes (senão melhores) e com custos muito mais baixos e volatilidades também menores (ou equivalentes para o caso do Fidelity)

Depois disto, fiz um exercício (uma pequena paródia) entre estes e os que tenho andado a piscar o olho.

O Legg Mason IE00B19Z9612 e o T. Rowe LU1438969195 (que já falei num post anterior)

Claro que me vão dizer que não tem nada a ver e que estou a comparar batatas com cebolas. Concordo.

Mas quando meter as batatas e as cebolas na panela, quero que saia a melhor sopa e mais fácil de digerir! :) 

As conclusões foram:

O Legg Mason e o T.Rowe batem aos pontos os outros dois (seja qual for o período analisado)

Para além disso são relativamente mais baratos e as respectivas volatilidades também são mais baixas em relação ao Invesco (não ao Fidelity, mas este é de distribuição)

As respectivas carteiras são mais diversificadas em sectores (apesar de mais concentradas nos USA).

E penso que numa eventual recessão, os fundos de consumo cairão tanto ou mais como os outros!

Não excluo por completo vir a ter no futuro um fundo de consumo, mas apenas para "complementar" uma já eventual carteira sólida.

Por isso, irei manter-me fiel ao meu plano inicial!

Alguém tem opinião sobre este T. Rowe Price Funds SICAV - US Blue Chip Equity Fund A EUR (LU1438969195)?

Ainda é relativamente recente, começou em meados de 2016.

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

não existe no best mas gosto do Fidelity Funds - American Growth Fund A-Acc-EUR

perde para o Legg Mason  para os prazos de 5 ou mais anos. Tem cudtos gestão 1.5 e principalmente tem minimo subscrição 23 euros ...

alguém sabe de fundos interessantes com minimos subscrição inferiores ~50 euros tal como este ...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Rick Lusitano

Acabinha de sair:

EU drafts another delay for Brexit: Reuters (Apr. 9, 2019 3:12 PM ET)

https://seekingalpha.com/news/3449418-eu-drafts-another-delay-brexit-reuters

Anda a Europa a marcar passo com esta brincadeira.

Dizem que Trump é maluco, mas os EUA continuam a bombar. Afinal quem são os malucos? :)

Editado por Rick Lusitano
    • Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Rick Lusitano

Mais free money na Europa (os depositantes é que se lixam): :)

ECB's Draghi talks about negative rates, TLTRO-III (9:11 am, Wed, Apr. 10, 2019)

https://seekingalpha.com/news/3449621-ecbs-draghi-talks-negative-rates-tltro-iii

O que significa que também as expectativas do BCE para a Zona Euro, também não serão boas.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 20 horas, Rick Lusitano disse:

Anda a Europa a marcar passo com esta brincadeira.

Dizem que Trump é maluco, mas os EUA continuam a bombar. Afinal quem são os malucos? :)

Mas mesmo assim, e olhando para o quadro que coloquei anteriormente, a China tem subido o dobro dos EUA e há 6 países europeus com melhor performance que os EUA.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Rick Lusitano
    há 11 minutos, Rick Lusitano disse:

Tens razão, mas temos que ver os retornos convertidos para a mesma moeda, EUR ou USD, o EUR seria o mais indicado para a nossa perspectiva. (Teoria da paridade cambial, pois a política monetária de cada país influencia os retornos de todas as classes de activos.)

Convertendo haverá alterações no top.

Ainda ontem a noite, estive a analisar a performance dos FI oferecidos oficialmente no BB (Export Excel), nas Acções em YTD. o Top era este:

1. Ações China ~3x,xx%
    2. Ações Sector Tecnologia -> (Grande peso nos EUA) ~2x,xx%
    3. Ações EUA ~2x,xx%
    4. Ações Emergentes Global -> (possivelmente arrastadas pela China) ~2x,xx%
    5. Ações Sector Biotecnologia -> (Grande peso nos EUA) ~2x,xx%

No top 100 em Retornos em YTD, de FI em EUR e USD, só aparecem 2 FI de Ações Europa ou de países europeus e são na 2ª metade do top 100.

No ficheiro Excel de Export, a Morningstar converte a performance de todos FI em moeda estrangeira para EUR.

Graças ao teu quadro podemos ver que:

China: Retorno Local  = 27% => convertido para EUR = 3x,xx%.

EUA: 13% => 2x,xx% (ultrapassando todos os países europeus)

Podemos tirar a conclusão que o USD se valorizou muito mais face ao EUR, do que Renminbi face ao EUR.

Os ganhos cambiais são maiores no USD, eles contribuem com cerca de 50% do retorno total dos FI Ações EUA, enquanto que no Renminbi é menos de 1/3 do retorno total dos FI Ações China.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Já agora fica aqui alguns de um total de 1383 fundos de acções disponíveis no Best ( foi o número que cheguei ao exportar ), deve ser isto que deverás ter visto:

EUR YTD

59. Allianz Europe Small Cap Equity AT EUR 23,68%

95. Fidelity Active Strategy - FAST - Europe Fund A 21,93%

135. MFS Meridian Funds - European Smaller Companies Fund AH1  20,46%

159. Fidelity Funds - European Dynamic Growth Fund E-Acc-EUR 19,92%

161. BlackRock Global Funds - European Special Situations Fund E2 19,83%

Até à posição 58 é tudo fundos China, EUA, Inteligencia Artificial, Tech e um emergente.

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • -------- changed the title to Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )