Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )

Recommended Posts

• Respostas 29,8k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• --------

5141

• 5coroas

2530

• Bedrock

1627

• Patanisca

1351

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Não sei se já repararam mas acabaram os votos negativos, assim deste modo resolve-se parte do problema, ainda existem outros mas irão ser resolvidos para que se volte a ter um tópico com um ar mais re

Como pedido pelo @D@vid actualização da minha carteira 4Fundos. A carteira 4 fundos foi feita no final de 2016 por via de programação em R: As performances desde a sua criaçã

Este fim de semana estive a rebalancear o meu portfolio, partilho convosco. Livrei-me dos bad performers e quero apostar neste Q4 e Q1'22 que se antevê vigoroso. Em Fevereiro fiz uma aposta em US

Posted Images

há 20 horas, D@vid disse:

O Edge continua de roda dos custos ?, realmente assim é bastante chato, já foste ver as condições na própria gestora? Eu costumo olhar para a página geral do Best, mas como já tive a oportunidade de dizer, os custos não é algo que tenha olhado muito, apenas se há lugar a comissões de subscrição/resgate.

É verdade! ?

É mais porque quero realmente perceber os pormenores dos cálculos!

Em termos de carteira, estou a ponderar sobre estes fundos:

Acções

Legg Mason ClearBridge US Large Cap Growth Fund Class A Euro Accumulating

Pictet-USA Index R EUR

Fidelity MSCI World Index Fund EUR P Acc.

Jupiter Global Fund - Jupiter European Growth Class L EUR Acc

MFS Meridian Funds - European Value Fund A1 EUR

Obrigações

NB Obrigações Europa - Fundo de Investimento Mobiliário Aberto de Obrigações

MFS Meridian US Government Bond A1 EUR

Goldman Sachs Global High Yield Portfolio Base E Acc EUR

Tenho andado a fazer simulações em relação a ter apenas dois fundos ou ter uma maior diversificação com 4 fundos ou mais.

Prós: Penso que com uma maior diversificação poderei alcançar retornos um pouco maiores se os fundos continuarem com as mesmas performances.

Contras: Os custos aumentam substancialmente com a inclusão de maior número de fundos 

Notas:

- Acho o Legg Mason muito caro. 

- O Fidelity Index continua a "bater" os outros a 10 anos (considerando retornos esperados médios), mesmo quando se combinam outros fundos. Por exemplo o Legg Mason + o Jupiter

- O NB Obrigações Europa tem custos muito elevados. Mas não tenho encontrado outras opções. Se alguém tiver sugestões, agradeço!!!

Continuo sem encontrar muitas opções para as obrigações!

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 16 minutos, Smaug disse:

Só para pagar prestações. Infelizmente não dá para amortizar. Mas enquanto usa o dinheiro do PPR para pagar as prestações, junta o dinheiro das mensalidades e vai fazendo amortizações. 

Obrigado.

Pois é verdade, vou ver se daqui a cinco anos se ainda não tiver pago o meu CH, faço isso :)

E desculpa o off topic.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 4 minutos, Edge disse:

Contras: Os custos aumentam substancialmente com a inclusão de maior número de fundos 

Não é só os custos. O pessoal não costuma pensar nisto, mas nas situações de quedas em que é vantajoso que se reforce o mais que se puder, quanto menos FIs tivermos, mais fácil é reforçá-los a todos e manter a nossa alocação pretendida, sobretudo se estes tiverem minimos de subscrição elevados.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 23 horas, Smaug disse:

Aliás, não fora ter benefícios fiscais à entrada e à saída e nem sequer considerava os PPR para investimentos... 

Sou da mesma opinião. Além disso, sabe-me sempre bem recuperar algum do capital que o Estado me retirou sem ser ouvido nem achado.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 hora, seffar disse:

O PPR Alves Ribeiro vai sofrer alterações. Recebi um email nesse sentido. 

Recebi exactamente o mesmo email.

"Uma vez concluída a operação de transformação (no dia 6 de Maio), o Fundo passará a adoptar a forma jurídica de OICVM, por oposição à forma de Organismo de Investimento Alternativo (“OIA”) que, presentemente, adopta. Consequentemente, o Fundo passará a ser designado por “Alves Ribeiro PPR / OICVM – Fundo de Investimento Mobiliário Aberto”."

Quais serão as consequências práticas desta alteração?

Eles permitem o resgate antecipado até 29 de Abril, sem qualquer comissão de resgate.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Como investimento de capital garantido troquei os antigos Ctpm, chegaram fim, por um ppr capital garantido que nos últimos 3 anos deu mais 4%. Sem colocar IRS. Existem produtos de cap garantido equivalentes que dêem mais ou igual? Existem poucos fundos de obrigações a darem mais..... Depois tem ainda benefício na hora do resgate

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 56 minutos, FredC disse:

Recebi exactamente o mesmo email.

"Uma vez concluída a operação de transformação (no dia 6 de Maio), o Fundo passará a adoptar a forma jurídica de OICVM, por oposição à forma de Organismo de Investimento Alternativo (“OIA”) que, presentemente, adopta. Consequentemente, o Fundo passará a ser designado por “Alves Ribeiro PPR / OICVM – Fundo de Investimento Mobiliário Aberto”."

Quais serão as consequências práticas desta alteração?

Eles permitem o resgate antecipado até 29 de Abril, sem qualquer comissão de resgate.

Para mim será finalmente colocar o fundo como fundo harmonizado, isto é, durante décadas este fundo estava fora da esfera da APFIPP e com um mandato sem restrições de investimento ( ao contrário de outros fundos de pensões ).

Qualquer das formas acho que não vai alterar muito porque a lei actual já coloca a hipótese dos fundos não terem restrições no investimento ( e ainda bem ).

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 2 horas, superkinas disse:

Como investimento de capital garantido troquei os antigos Ctpm, chegaram fim, por um ppr capital garantido que nos últimos 3 anos deu mais 4%. Sem colocar IRS. Existem produtos de cap garantido equivalentes que dêem mais ou igual? Existem poucos fundos de obrigações a darem mais..... Depois tem ainda benefício na hora do resgate

tb tenho ctpm a terminar. qual é esse ppr?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 3 horas, superkinas disse:

Existem poucos fundos de obrigações a darem mais..... Depois tem ainda benefício na hora do resgate

Na 1a página estão pelo menos 5/6 que deram isso e mais.

Ter em atenção que também os fundos de investimento têm o benefício do coeficiente de desvalorização da moeda, não será como a redução de IRS ao nível dos PPR mas tem de se salientar esse benefício em investimentos de longo prazo.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 21 horas, Smaug disse:

Só para pagar prestações. Infelizmente não dá para amortizar. Mas enquanto usa o dinheiro do PPR para pagar as prestações, junta o dinheiro das mensalidades e vai fazendo amortizações. 

Temos de fazer resgate parcial do valor que se paga mensal do CH?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 14 minutos, Smaug disse:

Eu só posso usar o meu PPR a partir de 2020 por isso não lhe sei responder com total exactidão, mas pelo que sei a coisa processa-se assim :

Vai ao banco e diz que quer pagar as prestações do crédito habitação com o dinheiro do PPR. Preenche um formulário qq e eles vão debitar as prestações no valor do PPR enquanto houver euros disponíveis que cumpram os critérios. Se o PPR estiver noutra entidade o processo será semelhante. 

No meu caso irá ser noutra entidade...

Mas isso só pode acontecer após 5 anos, certo?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 20 minutos, Smaug disse:

Sim, só após 5 anos. 

Eu por acaso também pondero subscrever PPR 

A 02/04/2019 às 14:25, D@vid disse:

Ainda existe o tópico? ??

Só respondendo assim de repente a algumas coisas.

Há fundos PPR ( ou pelo menos um ), que tem capital garantido, é o caso do PPR Vintage que tem 4% de média ao ano desde 1995!!!.

O Edge continua de roda dos custos ?, realmente assim é bastante chato, já foste ver as condições na própria gestora? Eu costumo olhar para a página geral do Best, mas como já tive a oportunidade de dizer, os custos não é algo que tenha olhado muito, apenas se há lugar a comissões de subscrição/resgate.

Como sou cliente do BEST, vou "Investigar" esse Vintage ;)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Boa tarde

O BEST fez parceria com uma gestora Alemã com sede no Luxemburgo e lançou em Portugal o Robô Advisor

Alguém já viu como funciona? Já subscreveram? Será interessante ter os nossos investimentos geridos por algoritmos de inteligência artificial?

Obrigado

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 19 horas, superkinas disse:

Boas,

Por acaso também gostava de saber. É possível partilhar essa informação?

Obrigado.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 4 horas, Josefernando disse:

Boa tarde

O BEST fez parceria com uma gestora Alemã com sede no Luxemburgo e lançou em Portugal o Robô Advisor

Alguém já viu como funciona? Já subscreveram? Será interessante ter os nossos investimentos geridos por algoritmos de inteligência artificial?

Obrigado

Serviço Gestão de Carteiras só com ETF e Fundos pelo que percebi.

Em Portugal temos um fundo gerido por um robot com 23% este ano ?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 hora, GAC disse:

Receberam a notificação sobre o NB Rendimento Plus? 

Sim..

aliás, se tivesse 100 fundos eram 100 notificações que recebia desde o ano passado.

Brexit, DMIFII etc, veio fazer com que as gestoras alterassem muita coisa nos fundos, é estarmos atentos, mas relativamente e em concreto ao Rendimento Plus, há coisas interessantes para novos subscritores, tinha o mínimo de 2.500€ passa para 250€, tinhamos um minimo de reforço de 250€ e agora deixa de existir, podemos fazer subscrições programadas de 50€ dantes não dava, não se prevê alterar o nível de risco, a carteira vai-se manter, não alteram os custos...

Deixa de ser fundo não harmonizado como era para ser harmonizado.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 23 minutos, D@vid disse:

Sim..

aliás, se tivesse 100 fundos eram 100 notificações que recebia desde o ano passado.

Brexit, DMIFII etc, veio fazer com que as gestoras alterassem muita coisa nos fundos, é estarmos atentos, mas relativamente e em concreto ao Rendimento Plus, há coisas interessantes para novos subscritores, tinha o mínimo de 2.500€ passa para 250€, tinhamos um minimo de reforço de 250€ e agora deixa de existir, podemos fazer subscrições programadas de 50€ dantes não dava, não se prevê alterar o nível de risco, a carteira vai-se manter, não alteram os custos...

Deixa de ser fundo não harmonizado como era para ser harmonizado.

Então é manter o fundo? 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • -------- changed the title to Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )