Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )

Recommended Posts

Visitante Jose Carro
    On 3/27/2019 at 1:10 PM, 5coroas said:

Fiz também nesse calculador a comparação entre o Pictet index USA (0,74%) e o Fidelity index SP500 (0,10% + 2,08%) e verifiquei que o Pictet só é ultrapassado pelo Fidelity a partir do 6 ano.  O Pictet tem contudo a vantagem de ser mais acessivel nos minimos de subscrição/reforços.

E acho que também não podemos nos esquecer que ao possuir comissão de subscrição, podemos declarar esse valor no IRS como encargos e assim pagar um pouco menos de mais valias não?

Desse modo a comissão de subscrição em vez de ser na realidade 2% seriam cerca de 1,44% certo?

Num outro aparte.... Na declaração fiscal do Best, tenho alguns fundos com ISIN começados em LU mas depois entre parentesis o BEST diz que o domicilio fiscal é no Reino Unido. Engraçado, eu sempre pensei que o ISIN fosse directamente relacionado com o país de residência do emitente (LU luxemburgo, IE irlanda, GB reino unido, etc...)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 29,8k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• --------

5141

• 5coroas

2530

• Bedrock

1627

• Patanisca

1351

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Não sei se já repararam mas acabaram os votos negativos, assim deste modo resolve-se parte do problema, ainda existem outros mas irão ser resolvidos para que se volte a ter um tópico com um ar mais re

Como pedido pelo @D@vid actualização da minha carteira 4Fundos. A carteira 4 fundos foi feita no final de 2016 por via de programação em R: As performances desde a sua criaçã

Este fim de semana estive a rebalancear o meu portfolio, partilho convosco. Livrei-me dos bad performers e quero apostar neste Q4 e Q1'22 que se antevê vigoroso. Em Fevereiro fiz uma aposta em US

Posted Images

investidorPT
    há 22 minutos, D@vid disse:

ATENÇÃO

INFELIZMENTE TEREMOS DE FECHAR ESTE TÓPICO, FOMOS ALVO DE SANÇÕES DISCIPLINARES POR PARTE DA CMVM E BANCO DE PORTUGAL POR ESTARMOS A FOMENTAR A LITERACIA FINANCEIRA EM PORTUGAL.

FOI BOM ENQUANTO DUROU.

Que dia é hoje?.....1 Abril ?? ?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 40 minutos, GAC disse:

PPR do banco Invest!?

Dá para colocar em 2 nomes diferentes na mesma conta, por causa da dedução para o IRS?!

há 6 minutos, superkinas disse:

Em primeiro lugar depende se pretende capital garantido ou não. 

Os fundos são sem capital garantido, certo?

Se forem "melhores" que os de capital garantido não me importo, porque a intenção é para mt longo prazo....

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 10 minutos, leirbag disse:

Dá para colocar em 2 nomes diferentes na mesma conta, por causa da dedução para o IRS?!

Os fundos são sem capital garantido, certo?

Se forem "melhores" que os de capital garantido não me importo, porque a intenção é para mt longo prazo....

Os ppr na forma de fundo são capital não garantido. Segunda questão se necessário pretende abrir outra conta bancária ou quer nos bancos que já têm? 

Basta aplicar até 2000 euros ano por pessoa para ter limite máximo deduções IRS por ano

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 31 minutos, superkinas disse:

Os ppr na forma de fundo são capital não garantido. Segunda questão se necessário pretende abrir outra conta bancária ou quer nos bancos que já têm? 

Basta aplicar até 2000 euros ano por pessoa para ter limite máximo deduções IRS por ano

Eu tenho no Activobank e Best, mas não tenho problemas em abrir em outro banco desde que também seja gratuito

Pelo que li, tenho de colocar 1750€/ano para ambos

Num fundo como funciona, dá para subscrever o mesmo fundo com 2 nomes diferentes na mesma conta?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Se forem os 2 titulares da conta quando vai subscrever o PPR tem de optar por qual dos titulares vai ser subscrito. Ou seja, quer subscrever 3500 EUR para ter o benefício máximo (dependendo da idade), subscreve 1750 num titular e 1750 no outro. Eu faço assim. Pelo menos no banco invest funciona assim. 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Tenho andado a comparar vários fundos para constituir a minha carteira, mas deparei-me com algumas dúvidas na parte dos custos.

Por exemplo, para o Investec Global Strategy Fund - Global Franchise Fund A Acc EUR (LU0846948197) aparecem diferentes valores para os custos.

No separador "geral" não é mencionado nenhum custo.
    image.png

No separador das "condições" aparecem encargos de 1,9% e custos transacção de 0,07%.

image.png

Se formos ver no pdf das Condições Particulares do Distribuidor aparece um custo 2,07%.

image.png

E ainda se virmos os custos na página de pesquisa de fundos aparecem 1,5%

image.png

E ainda, no comparador de fundos aparece: 1,88% + 1,5%

image.png.a70160668231d69cb0072608fc4f1900.png

Perguntei ao meu gestor do BEST e ele disse-me que é normal o pdf com as condições particulares do distribuidor poder estar desactualizado. E que para este fundo em particular os custos são 1,97%.

Mas se considerar os 1,97%, e fizer as contas a 10.000€ a 5 anos com retorno a 5%, como é feito na simulação no separador das "condições", não obtenho os mesmos valores:

image.png.034378087f491cfd95ecb75cb13c8e6a.png

Para o cálculo sem as comissões, obtenho o mesmo valor. Mas para o cálculo com as comissões não consigo obter os valores apresentados.

Tentei para vários fundos diferentes, com os mesmos resultados. Estarei a fazer as contas mal?!

Alguém sabe  para onde "olhar" para saber exactamente os custos envolvidos de cada fundo no BEST?

Quero conseguir ter essa informação para fazer as minhas comparações dos fundos, mas não está tão directo como gostaria!
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 15 minutos, Smaug disse:

Se forem os 2 titulares da conta quando vai subscrever o PPR tem de optar por qual dos titulares vai ser subscrito. Ou seja, quer subscrever 3500 EUR para ter o benefício máximo (dependendo da idade), subscreve 1750 num titular e 1750 no outro. Eu faço assim. Pelo menos no banco invest funciona assim. 

Sim, nas contas actuais já somos os 2 titulares e se abrir em outro banco, será também para sermos os 2 titulares

E o fundo do banco invest, será uma das melhores opções?

Editado por leirbag
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Isso de ser uma boa opção não opino. Eu tenho por questões fiscais mas com o objectivo de usar para pagar prestações do crédito habitação. Não com o propósito de obter grandes rentabilidades. No entanto tem-se portado bem. Aliás, não fora ter benefícios fiscais à entrada e à saída e nem sequer considerava os PPR para investimentos... 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 17 minutos, Smaug disse:

Isso de ser uma boa opção não opino. Eu tenho por questões fiscais mas com o objectivo de usar para pagar prestações do crédito habitação. Não com o propósito de obter grandes rentabilidades. No entanto tem-se portado bem. Aliás, não fora ter benefícios fiscais à entrada e à saída e nem sequer considerava os PPR para investimentos... 

Eu este ano vou receber basicamente metade do retido no IRS, com a dedução máxima em ambos no PPR, teria mais algum retorno?!

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Se ainda não entregou o IRS é muito fácil simular isso. No anexo das deduções à coleta(acho que é o H) põe lá o valor máximo de dedução para a sua idade para cada titular. E depois simula. Dependendo dos seus rendimentos pode receber até mais 700 euros no IRS 

Isto considerando que para o próximo ano terá rendimentos semelhantes aos do ano passado... Senão a simulação pode não ser realista 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 2 minutos, Smaug disse:

Se ainda não entregou o IRS é muito fácil simular isso. No anexo das deduções à coleta(acho que é o H) põe lá o valor máximo de dedução para a sua idade para cada titular. E depois simula. Dependendo dos seus rendimentos pode receber até mais 700 euros no IRS 

sim, ainda não entreguei...

Deu a receber 750€, tenho retido 1500€... vou simular a ver o valor que dá....

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 25 minutos, Smaug disse:

Isto considerando que para o próximo ano terá rendimentos semelhantes aos do ano passado... Senão a simulação pode não ser realista 

Que coloco  nos; NIF Portugues  - PAÍS -  NUMERO FISCAL?

Edit: Já consegui.....deu a receber o total retido :(

Tenho mesmo de subscrever um PPR

Editado por leirbag
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 hora, Edge disse:
    Tenho andado a comparar vários fundos para constituir a minha carteira, mas deparei-me com algumas dúvidas na parte dos custos.

Por exemplo, para o Investec Global Strategy Fund - Global Franchise Fund A Acc EUR (LU0846948197) aparecem diferentes valores para os custos.

No separador "geral" não é mencionado nenhum custo.
    image.png

No separador das "condições" aparecem encargos de 1,9% e custos transacção de 0,07%.

image.png

Se formos ver no pdf das Condições Particulares do Distribuidor aparece um custo 2,07%.

image.png

E ainda se virmos os custos na página de pesquisa de fundos aparecem 1,5%

image.png

E ainda, no comparador de fundos aparece: 1,88% + 1,5%

image.png.a70160668231d69cb0072608fc4f1900.png

Perguntei ao meu gestor do BEST e ele disse-me que é normal o pdf com as condições particulares do distribuidor poder estar desactualizado. E que para este fundo em particular os custos são 1,97%.

Mas se considerar os 1,97%, e fizer as contas a 10.000€ a 5 anos com retorno a 5%, como é feito na simulação no separador das "condições", não obtenho os mesmos valores:

image.png.034378087f491cfd95ecb75cb13c8e6a.png

Para o cálculo sem as comissões, obtenho o mesmo valor. Mas para o cálculo com as comissões não consigo obter os valores apresentados.

Tentei para vários fundos diferentes, com os mesmos resultados. Estarei a fazer as contas mal?!

Alguém sabe  para onde "olhar" para saber exactamente os custos envolvidos de cada fundo no BEST?

Quero conseguir ter essa informação para fazer as minhas comparações dos fundos, mas não está tão directo como gostaria!

Posso estar enganado mas o BEST tem a vantagem do maior leque de fundos, muitas das vezes menores minimos de subscrição  mas parece ter comissões maiores que os outros bancos, em particular comissões subscrição.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 hora, Smaug disse:

Sendo assim, o PPR Alves Ribeiro será  a melhor escolha?

Teria de abrir conta no Invest, pelo que leio é gratuito, mas tenho de ter lá 5k?!

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

É como lhe digo. Não faço ideia se no futuro será melhor ou não. Quanto aos 5k são obrigatórios para abrir a conta. Depois se fizer uma ou duas aplicações por ano acho que não lhe cobram mesmo que não tenha os 5k. Acho eu. O melhor é ligar para saber todas as condições. 

Agora convém também pensar se lhe convém "empatar" o dinheiro que vai alocar ao PPR até à reforma... Mesmo com os benefícios fiscais pode não ser a melhor solução... Até porque só permite movimentações em circunstâncias muito restritas... 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 15 minutos, Smaug disse:

É como lhe digo. Não faço ideia se no futuro será melhor ou não. Quanto aos 5k são obrigatórios para abrir a conta. Depois se fizer uma ou duas aplicações por ano acho que não lhe cobram mesmo que não tenha os 5k. Acho eu. O melhor é ligar para saber todas as condições. 

Agora convém também pensar se lhe convém "empatar" o dinheiro que vai alocar ao PPR até à reforma... Mesmo com os benefícios fiscais pode não ser a melhor solução... Até porque só permite movimentações em circunstâncias muito restritas... 

julgo que passados 5 anos após depósito pode movimentar sem restrições.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Se o PPR for declarado para efeitos fiscais só pode ser movimentado nas condições previstas na lei (reforma, pagar prestações do crédito habitação, desemprego de longa duração, educação, doença grave e mais qq coisa que não me lembro agora de cabeça), caso contrário tem de devolver os benefícios fiscais acrescidos de uma multa 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • -------- changed the title to Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )