Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )

Recommended Posts

há 24 minutos, Mouro Emprestado disse:

Só um aparte. O proxy do Fidelity nunca pode ser o GS Global Core, porque este é um fundo de gestão activa. O mais próximo a usar é o iShares Core MSCI World (ser ETF de gestão passiva ou index fund, para rentabilidades passadas é exactamente a mesma coisa), que creio que já tem 10 anos. Se este não tiver, tens um ETF da db xtrackers que segue o mesmo índice (MSCI World) e que é de 2007.

Tens toda a razão! Eu pensei nisso quando estava a montar a minha tabela, mas na altura não consegui ir buscar o histórico do IWDA. Actualizei agora e o Fidelity continua a bater os concorrentes directos, com performance ligeiramente melhor que anteriormente.

Com a rentabilidade a 1 ano perde para o Investec Global Strategy, mas com todas as outras rentabilidades continua a ganhar.

há 34 minutos, Mouro Emprestado disse:

Já agora, outra aparte sobre os fundos growth. Nos últimos 10 anos, estes têm tido uma melhor performance que os fundos value, mas historicamente existe diferenças mínimas entre os 2. Por isso para os próximos 10 anos, escolher um fundo growth poderá não ser o mais indicado caso exista uma natural reversão para a média (sendo que os índices plain-vanilla são uma mistura de growth e value).

É um bom ponto. Como disse antes, acredito que o crescimento nos próximos 10 anos deverá ser menor que nos 10 anos anteriores, por isso partilho da tua opinião.

Tens algum value que sugiras?

Eu estive a ver também este MFS Meridian Funds - European Value Fund A1 EUR IE00B19Z9612, mas como é mais caro que os outros que estou a considerar (o Legg Mason  e o Jupiter Global Fund) e como tem performances mais baixas tirei-o da tabela. Este eventualmente seria para "substituir" o Jupiter.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 29,8k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• --------

5141

• 5coroas

2530

• Bedrock

1627

• Patanisca

1351

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Não sei se já repararam mas acabaram os votos negativos, assim deste modo resolve-se parte do problema, ainda existem outros mas irão ser resolvidos para que se volte a ter um tópico com um ar mais re

Como pedido pelo @D@vid actualização da minha carteira 4Fundos. A carteira 4 fundos foi feita no final de 2016 por via de programação em R: As performances desde a sua criaçã

Este fim de semana estive a rebalancear o meu portfolio, partilho convosco. Livrei-me dos bad performers e quero apostar neste Q4 e Q1'22 que se antevê vigoroso. Em Fevereiro fiz uma aposta em US

Posted Images

há 13 horas, Edge disse:

Eu estive a ver também este MFS Meridian Funds - European Value Fund A1 EUR IE00B19Z9612, mas como é mais caro que os outros que estou a considerar

Qual é o motivo desse apetite pela Europa? A Alemanha, a França, a Itália, até os nórdicos, etc andam com resultados e perspectivas de crescimento medíocres; Portugal, Espanha, Grécia, etc, enredados nas teias da Esquerda parasitária não saem da cepa torta; o R.U. sem saber o que fazer quanto ao brexit; as politicas monetárias do BCE não se sabe que frutos darão a médio prazo; não sou de me por a fazer previsões, mas quanto em apostar na Europa para os proximos anos parece-me no minimo um empate de capital.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 hora, blueray disse:

Bom dia,

Tenho conta no activobank, recomendam algum fundo neste banco?

Já estive a verificar e vi este (NB Obrigações Europa).

Mas gostava de ter mais umas opiniões ;)

É o mesmo que perguntar se recomendamos a aquisição de determinado automovel, sem sabermos que tipo de condução você faz, para que é que precisa dele, se lhe importa o consumo, ou a velocidade, ou os custos de manutenção, a durabilidade, a segurança, se é para ficar com ele por pouco ou muito tempo, etc

Editado por 5coroas
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 40 minutos, 5coroas disse:

Qual é o motivo desse apetite pela Europa? A Alemanha, a França, a Itália, até os nórdicos, etc andam com resultados e perspectivas de crescimento medíocres; Portugal, Espanha, Grécia, etc, enredados nas teias da Esquerda parasitária não saem da cepa torta; o R.U. sem saber o que fazer quanto ao brexit; as politicas monetárias do BCE não se sabe que frutos darão a médio prazo; não sou de me por a fazer previsões, mas quanto em apostar na Europa para os proximos anos parece-me no minimo um empate de capital.

Depende sempre do objectivo, eu por exemplo há duas áreas geográficas que nunca abdiquei e nem abdico, EUA e Europa.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 2 horas, blueray disse:

Bom dia,

Mas gostava de ter mais umas opiniões ;)

O NB Obrigações Europa é um fundo como indica o nome que investe em obrigações na Europa e existe desde 1994.

O fundo está classificado como risco 4 numa tabela de 1 a 7, se olhares para a 1ª página isto quer dizer que é espectável quedas e subidas em média que podem chegar aos 10% ( apresenta uma rentabilidade média desde 1994 de +6,30% ao ano ).

Este fundo tem uma exposição de quase 100% em obrigações governamentais, sendo as obrigações de Itália, obrigações de Portugal, futuros Alemanha, e obrigações da Grécia as maiores exposições até ao final de Fevereiro.

Tenho esse fundo há anos, mantenho, mas sempre numa perspectiva de longo prazo e dentro de uma carteira de mais fundos.

• Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 5 horas, 5coroas disse:

Concordo que a Europa tem performances bem mais baixas e creio que irá continuar assim.

Mas numa perspectiva de diversificação, penso que é importante incluir a Europa.

Eu estava inicialmente a pensar ter apenas Fundos globais. Um para as acções e outro para obrigações (e eventualmente incluir um fundo misto)

Mas agora ando a ponderar sub-dividir as acções e as obrigações em USA e Europa. Até agora ainda estou apenas na pesquisa e comparação em busca dos "melhores" para os meus objectivos de investimento.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 44 minutos, superkinas disse:

Se procuramos acções que ainda não estão em máximos a Europa parece ser um destes casos

Qual escolheriam entre MFS Meridian Funds - European Value Fund A1 EUR    e

Jupiter Global Fund - Jupiter European Growth Class L EUR Acc     ?

O Jupiter tem obtido a longo prazo melhor rentabilidade, mas é mais volátil, enquanto o MFS caiu 0,30% o Jupiter caiu 10% em 2016 por exemplo.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 5 horas, D@vid disse:

Depende sempre do objectivo, eu por exemplo há duas áreas geográficas que nunca abdiquei e nem abdico, EUA e Europa.

Partilho desta opinião. Por isso os pilares da carteira serão ou fundos globais (que normalmente também estão focados em USA e Europa) ou separação entre Europa e USA.

Depois, com o avançar dos anos e dos mercados poderá haver novas inclusões! Mas a base será sempre esta

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 7 horas, blueray disse:

Mas gostava de ter mais umas opiniõe

Eu gosto particularmente desse fundo por 2 razões: custos mais baixos e performances (no mínimo) comparadas a outros.

E se pensarmos que esse fundo apenas aposta na Europa, então é ainda mais "impressionante"

Tem ganho bastantes prémios o que o consolida como sendo um boa aposta e foi e continua a ser bastante falado aqui no fórum.

Mas concordo com o que se disse acima! Tens de ver se se enquadra no teu "estilo" de investimento.

O que funciona muito bem para uns pode nem sequer funcionar para outros! Por isso tens de olhar para este fundo (ou qualquer outro) não da perspectiva se é bem visto ou não, mas sim se se enquadra na tua carteira! (Claro que as opiniões do pessoal por aqui também contam :))

há 1 hora, superkinas disse:

Se procuramos acções que ainda não estão em máximos a Europa parece ser um destes casos

Qual escolheriam entre MFS Meridian Funds - European Value Fund A1 EUR    e

Jupiter Global Fund - Jupiter European Growth Class L EUR Acc     ?

Tenho "olhado" para o Jupiter com bastante atenção como potencial concorrente a entrar na minha carteira.

Mas este é growth e o Meridian é Value.

Como o @Mouro Emprestado chamou a atenção, estamos num período em que poderá haver inversão e os fundos value começarem a ter melhores performances.

É claro... só o tempo o dirá.

• Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 hora, Edge disse:

Como o @Mouro Emprestado chamou a atenção, estamos num período em que poderá haver inversão e os fundos value começarem a ter melhores performances.

Penso que de Value só tem o nome...mas também não me debrucei bem ainda nessa perspectiva.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 22 horas, D@vid disse:

O NB Obrigações Europa é um fundo como indica o nome que investe em obrigações na Europa e existe desde 1994.

O fundo está classificado como risco 4 numa tabela de 1 a 7, se olhares para a 1ª página isto quer dizer que é espectável quedas e subidas em média que podem chegar aos 10% ( apresenta uma rentabilidade média desde 1994 de +6,30% ao ano ).

Este fundo tem uma exposição de quase 100% em obrigações governamentais, sendo as obrigações de Itália, obrigações de Portugal, futuros Alemanha, e obrigações da Grécia as maiores exposições até ao final de Fevereiro.

Tenho esse fundo há anos, mantenho, mas sempre numa perspectiva de longo prazo e dentro de uma carteira de mais fundos.

há 17 horas, Edge disse:

Eu gosto particularmente desse fundo por 2 razões: custos mais baixos e performances (no mínimo) comparadas a outros.

E se pensarmos que esse fundo apenas aposta na Europa, então é ainda mais "impressionante"

Tem ganho bastantes prémios o que o consolida como sendo um boa aposta e foi e continua a ser bastante falado aqui no fórum.

Mas concordo com o que se disse acima! Tens de ver se se enquadra no teu "estilo" de investimento.

O que funciona muito bem para uns pode nem sequer funcionar para outros! Por isso tens de olhar para este fundo (ou qualquer outro) não da perspectiva se é bem visto ou não, mas sim se se enquadra na tua carteira! (Claro que as opiniões do pessoal por aqui também contam :))

Tenho "olhado" para o Jupiter com bastante atenção como potencial concorrente a entrar na minha carteira.

Obrigado aos dois pelos comentários.

Já tenho um PPR, e estava a pensar em diversificar os meus investimentos, já que os DPs e afins poucas ou nenhumas mais valias geram.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

"O final da semana encontra-se marcado por ganhos nos principais
    índices accionistas na Ásia e na Europa (ganhos de 0.8% no
    Nikkei, 3.2% no Shanghai Composite e 0.4% no Euro Stoxx 600),
    beneficiando de (i) notícias positivas sobre as negociações comerciais
    entre os EUA e a China; (ii) resultados favoráveis apresentados por
    empresas chinesas, sobretudo no sector do consumo; e (iii) indicadores
    de actividade positivos no Japão e na Alemanha (neste último caso,
    com as vendas a retalho a acelerarem em Fevereiro, de 3.1% para
    4.7% YoY)."

E depois lá vem estas noticias que fazem com que o pessoal que está à espera de uma recessão para entrarem em força estejam há anos a marinar ?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Investec Global Strategy Fund - Global Multi-Asset Income Fund A Inc-2 EUR Hedged  LU1328179103

Um fundo "giro" para quem quer ter um rendimento mensal de 0,36% ( 4,3%/ano ), com risco 3 ( máximo de variações de 5% ), é um misto prudente.

Tem mínimo de 3.000€ ( pelo menos no Best onde o detectei ), para um investimento de 10.000€ são quase 36€ todos os meses, 430€/ano.

O que acham destes fundos que pagam rendimentos periódicos? na 1ª página existem alguns mas com yields mais altas ( maior risco ).

• Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 23 minutos, master-chief disse:

pagamos impostos então mensalmente sobre o que recebemos do fundo?

Se o fundo for português os impostos são automaticamente deduzidos, os tais 28% de retenção na fonte!

Se não, os impostos são pagos no final do ano sobre o valor das mais valias. Ou seja, junta-se o valor recebido mensalmente ao longo do ano e aquando da declaração anual, terá de se declarar e pagar os 28% sobre o valor "ganho".

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Relativamente a impostos.

O pagamento periódico tem retenção na fonte imediata seja português ou estrangeiro, como se fosse um pagamento de juro normal.

Aqui, existe depois uma boa possibilidade, por acaso uso isso quando faço o IRS de um familiar, que é declarar estes dividendos no IRS e ele vai buscar o IRS retido ( aqui cada um terá de ver a sua situação se vale a pena ou não ).

O niceboy diz algo interessante, de facto como estes fundos pagam periodicamente os rendimentos, têm tendência a não terem grande mais valia, aliás, os fundos de distribuição são um pouco isso, em vez de irem acumulando os ganhos como fazem os fundos de acumulação, estes como distribuem acabam muitas vezes por andarem na linha de água ou até mesmo abaixo, o objetivo é ter ali mesmo um rendimento periódico.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Já que estamos a falar de impostos.

O ano passado vendi uns fundos (5) pelo invest, que no total deram mais valias.

No entanto estas vendas foram feitas numa conta que entretanto foi fechada (já não tenho acesso à mesma na lista de contas do invest).

Tenho o PDF com a subscrição de 4 dos fundos, e a venda dos 5.

O pdf de subscrição do quinto fundo... não consigo encontrar no email. Penso nunca ter recebido.

Há problema? Devo contacta-los para me re enviarem o pdf ou desde que insira os valores corretos nas mais valias não preciso do comprovativo de subscrição?

Cumprimentos,

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Se for anexo J, precisas de saber mês e ano da compra e venda, quando por exemplo os fundos são oriundos todos do mesmo sítio ( geralmente Luxemburgo, Irlanda ), basta fazer uma linha com a data mais antiga de aquisição e a data de venda mais recente, e os valores basta colocar a totalidade dos fundos, se conseguires ter esta informação toda tudo bem.

Para as finanças o que interessa é o total declarado bater certo com o que eles lá têm, nem ligam muito a datas.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • -------- changed the title to Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )