Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )

Recommended Posts

há 26 minutos, IceMan1910 disse:

... tem que existir realização de posições pelos traders depois de um rally destes. Vou esperar para ver.

Muito provavelmente tens razão...eu próprio resgatei algumas das minhas posições mais valorizadas e entrei noutras mais baratas e guardei algum para futuros saldos. É muito provável que não seja o único a pensar deste modo, embora muitos investidores é precisamente nas subidas acentuadas que entram em força, enfim confesso que não sei nem me atrevo a fazer qualquer previsão do que irá acontecer a breve trecho.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 29,8k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• --------

5141

• 5coroas

2530

• Bedrock

1627

• Patanisca

1351

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Não sei se já repararam mas acabaram os votos negativos, assim deste modo resolve-se parte do problema, ainda existem outros mas irão ser resolvidos para que se volte a ter um tópico com um ar mais re

Como pedido pelo @D@vid actualização da minha carteira 4Fundos. A carteira 4 fundos foi feita no final de 2016 por via de programação em R: As performances desde a sua criaçã

Este fim de semana estive a rebalancear o meu portfolio, partilho convosco. Livrei-me dos bad performers e quero apostar neste Q4 e Q1'22 que se antevê vigoroso. Em Fevereiro fiz uma aposta em US

Posted Images

Até pode corrigir 3 ou 4%, mas vais ficar à espera desses 3%, que podem acontecer em 1 dia, 1 semana, várias semanas?... E tenho para mim que para quem está long neste mercado, e este mercado já provou que é tudo menos racional, é um gamble o momento que entras ou sais. Há uns anos atrás, estava tudo a dizer que o bull ia morrer de velhice, que era impossível subir mais, e que os P/E, quando passaram os 18~19, já estavam esticados que nem elásticos de um trapezista. Vai-se a ver, e o bull ainda corre.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 15 horas, seffar disse:

Se não for para continuar a fazer reforços frequentes e durante muito longo prazo, é óbvio que o timing de entrada no mercado é determinante no desempenho da carteira. 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 hora, D@vid disse:

Não está em causa o timing.

Qualquer timing pode ser positivo ou negativo,  a questão é mesmo saber a melhor altura de o fazer para maximizar os ganhos numa entrada, e isso traz vários problemas que já falamos ao longo destes 7 anos de tópico, há quem ande à espera para entrar há anos, ora porque o mercado está em máximos, ora porque não sabe até onde pode cair, ora porque não sabe o impacto das subidas das taxas de juro, ou das descidas, ou da China, ou disto e aquilo, e andam nisto há tanto tempo que ainda não perceberam que isto não é para eles, que o melhor é mesmo "investirem" em depósitos a prazo ?

Ou em obrigações do Sporting :P 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Agora mesmo, Cardoso24 disse:

Ou em obrigações do Sporting :P 

Como sabemos que um investimento é na maioria das vezes emocional, é óbvio que quem é Sportiguista ferrenho nem quer saber que estão na falência e vão lá meter o dinheiro, para as obrigações do Sporting o timing melhor é agora  ?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 minuto, D@vid disse:

Como sabemos que um investimento é na maioria das vezes emocional, é óbvio que quem é Sportiguista ferrenho nem quer saber que estão na falência e vão lá meter o dinheiro, para as obrigações do Sporting o timing melhor é agora  ?

Mesmo...infelizmente não vai acabar bem essa situação das obrigações.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Rick Lusitano

Um artigo deveras interessante:

Bloomberg/Jornal de Negócios - A política monetária na era do dinheiro barato (23 de Março de 2019)
    https://www.jornaldenegocios.pt/economia/detalhe/a-politica-monetaria-na-era-do-dinheiro-barato

Editado por Rick Lusitano
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 29 minutos, Rick Lusitano disse:

Bloomberg/Jornal de Negócios - A política monetária na era do dinheiro barato (23 de Março de 2019)
    https://www.jornaldenegocios.pt/economia/detalhe/a-politica-monetaria-na-era-do-dinheiro-barato

o link está correto? reencaminha-me para o inicio da página.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Rick Lusitano
    há 2 horas, quirino disse:

o link está correto? reencaminha-me para o inicio da página.

Deve ter sido um bug do fórum. Já corrigi o link.

há 3 horas, Rick Lusitano disse:

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    A 18/03/2019 às 11:53, 5coroas disse:
    A 16/03/2019 às 21:33, Edge disse:

É quase ela por ela, mas é um bocado mais caro!

Faz melhor as contas pois não é ela por ela, nem o Fidelity com os 2% de comissão de subscrição é mais caro. Já fiz um post sobre isto, comparando o Fidelity com o Pictet USA.

@5coroas Já fiz as contas e não estou a perceber. Também já andei umas 30 páginas para trás no fórum e vi alguns posts teus comparando Fidelity com Picket, mas mesmo assim não percebo.

Se calhar estou a fazer as contas erradas, porque me dá sempre o GS Global Core (LU0201159711) mais caro que o Fidelity (IE00BYX5NX33)

O que estou a simular é o seguinte: 1000€ alocados mensalmente como reforço a cada um dos fundos e o que obtenho é o seguinte:

O Fidelity tem FEE de subscrição de 2% (mais IS) + Taxa Global de 0,18%.

Assim, cada mês que fizer um reforço de 1000€ (ao final de um ano terei 12.000€) , pagarei 20,8€ por cada subscrição. E ao final de um ano,com a TGE de 0,18% pagarei mais 21,60€

O que me dá um total de encargos de 271,20€

No GS Global Core, tem 0% de subscrição + Taxa Global de 1,91%.

Assim, fazendo os mesmos 1000€ mensais de reforço, terei uns encargos, ao final de um ano de 229,20€.

Não é isto?

Caso as contas estejam erradas, podes-me explicar como se fazem exactamente?

image.thumb.png.ffb496accd9166d68c0e1948409edb73.png

Tentei incluir a tabela de cálculo em baixo, mas o formato não é grande coisa.

Ano 1      
     Nome   ISIN  Fee Subs. Tax. Global Mês 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 Total Subs Total Encargos Custos Totais
     Fidelity MSCI World Index Fund EUR P Acc    (IE00BYX5NX33)  2,08% 0,18% Reforço   1 000,00 €   1 000,00 €   1 000,00 €   1 000,00 €   1 000,00 €   1 000,00 €   1 000,00 €   1 000,00 €   1 000,00 €   1 000,00 €   1 000,00 €   1 000,00 €          249,60 €            21,60 €          271,20 €
     GS Global Core    (LU0201159711)  0,00% 1,91% Reforço   1 000,00 €   1 000,00 €   1 000,00 €   1 000,00 €   1 000,00 €   1 000,00 €   1 000,00 €   1 000,00 €   1 000,00 €   1 000,00 €   1 000,00 €   1 000,00 €                   -            229,20 €          229,20 €
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 hora, Edge disse:

@5coroas Já fiz as contas e não estou a perceber. Também já andei umas 30 páginas para trás no fórum e vi alguns posts teus comparando Fidelity com Picket, mas mesmo assim não percebo.

Se calhar estou a fazer as contas erradas, porque me dá sempre o GS Global Core (LU0201159711) mais caro que o Fidelity (IE00BYX5NX33)

O que estou a simular é o seguinte: 1000€ alocados mensalmente como reforço a cada um dos fundos e o que obtenho é o seguinte:

O Fidelity tem FEE de subscrição de 2% (mais IS) + Taxa Global de 0,18%.

Assim, cada mês que fizer um reforço de 1000€ (ao final de um ano terei 12.000€) , pagarei 20,8€ por cada subscrição. E ao final de um ano,com a TGE de 0,18% pagarei mais 21,60€

O que me dá um total de encargos de 271,20€

No GS Global Core, tem 0% de subscrição + Taxa Global de 1,91%.

Assim, fazendo os mesmos 1000€ mensais de reforço, terei uns encargos, ao final de um ano de 229,20€.

Não é isto?

Caso as contas estejam erradas, podes-me explicar como se fazem exactamente?

image.thumb.png.ffb496accd9166d68c0e1948409edb73.png

Tentei incluir a tabela de cálculo em baixo, mas o formato não é grande coisa.

Ano 1      
     Nome   ISIN  Fee Subs. Tax. Global Mês 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 Total Subs Total Encargos Custos Totais
     Fidelity MSCI World Index Fund EUR P Acc    (IE00BYX5NX33)  2,08% 0,18% Reforço   1 000,00 €   1 000,00 €   1 000,00 €   1 000,00 €   1 000,00 €   1 000,00 €   1 000,00 €   1 000,00 €   1 000,00 €   1 000,00 €   1 000,00 €   1 000,00 €          249,60 €            21,60 €          271,20 €
     GS Global Core    (LU0201159711)  0,00% 1,91% Reforço   1 000,00 €   1 000,00 €   1 000,00 €   1 000,00 €   1 000,00 €   1 000,00 €   1 000,00 €   1 000,00 €   1 000,00 €   1 000,00 €   1 000,00 €   1 000,00 €                   -            229,20 €          229,20 €

Os teus cálculos parecem-me correctos; Verifiquei agora que no calculador que usei não coloquei correctamente a taxa de subscrição.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Eu tenho  GS Global Core  no Banco invest

TAXA GLOBAL DE CUSTOS
    1,91 %
    COMISSÃO DE GESTÃO
    1,25 %

uma questão quando estamos a falar de taxa subscrição é retirado do fundo directamente e quando falamos comissao gestão ou taxa global de custos esta é diluída na UP e consequentemente na rentabilidade, è isto ou estou errado ?

Editado por superkinas
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 51 minutos, superkinas disse:

uma questão quando estamos a falar de taxa subscrição é retirado do fundo directamente 

Em alguns produtos subscreves 1000euros e no Fundo começas com 980euros (se a taxa for por exemplo 2% (sem incluir o IS)), outras vezes tiram-te da conta 20 euros e começas com 1000euros no Fundo.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 20 minutos, superkinas disse:

no caso GS Global Core  a taxa subscrição é zero, o valor apresentado é a comisão gestão retirada da rentabilidade fundo, ou seja estará diluída na rentabilidade do fundo....

Exacto.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 2 horas, 5coroas disse:

Os teus cálculos parecem-me correctos; Verifiquei agora que no calculador que usei não coloquei correctamente a taxa de subscrição.

Então, nestas condições, penso que o GS Global Core fique mais "interessante" já que segue o mesmo índice do Fidelity, logo tem retornos esperados semelhantes com custos mais baixos.

Como estou a constituir uma carteira de fundos, independente da de ETF's que tenho,  tenho andado a pesquisar muitos fundos para realizar esta carteira.

Inicialmente estava a pensar em 2 ou 3 fundos para a carteira e um deles seria o Fidelity, mas depois das contas, "trocou-me" os planos!

A minha carteira de FI's assenta nas seguintes premissas:

Carteira para longo prazo, com o mínimo de numero de fundos, com reforços frequentes (mensais, bi-mensais ou trimestrais), FEE's o mais baixo possível, o mais diversificada possível e uma alocação mais para o "agressiva" de 70/30.

Agora a minha questão! Entre um e outro, qual acham mais interessante para vocês? Ou existem outros ainda mais interessantes que estes?

Já voltei a reler a 1ª página mas continuo bastante indeciso.

Os Fundos que ando a namorar para montar a carteira são (até agora):

Obrigações (não sei se inclua os dois)

PIMCO GIS Global High Yield Bond Fund E Class EUR (Hedged) 

NB Obrigações Europa

Acções

Pictet-USA Index R EUR

Legg Mason ClearBridge US Large Cap Growth Fund Class A Euro Accumulating

Goldman Sachs Global CORE® Equity Portfolio E Acc EUR Snap

Nordea 1 - Global Portfolio Fund E EUR

Fidelity MSCI World Index Fund EUR P Acc

Mistos

Acatis Gané Value Event Fonds A (tem o problema dos custos elevados (2,15% TGE + 1% subscr)

Ainda não estão definidos quais a entrar, mas gostava de saber a vossa opinião sobre estes ou outros que possam ser "equivalentes" e/ou melhores!!

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 43 minutos, Edge disse:

Goldman Sachs Global CORE® Equity Portfolio E Acc EUR Snap

Este exige 1500 euros como mínimo para entrada; tenho preferido este MFS Meridian Funds - Global Equity Fund A1 EUR LU0094560744, pois a 10 anos andam ambos com rentabilidades equivalentes mas o MFS exige apenas 1 UP para subscrição inicial e reforços.

Estes dois:

Morgan Stanley Investment Funds - US Growth Fund A

Morgan Stanley Investment Funds - Global Opportunity Fund A

têm excelentes performances a 5 e a 10 anos, sendo que desde 2013 para cá tem conseguido bater quase todos os anos os benchmarks respetivos. É pena terem minimos de subscrição não muito acessiveis e serem em USD.

Editado por 5coroas
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • -------- changed the title to Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )