Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )

Recommended Posts

• Respostas 29,8k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• --------

5141

• 5coroas

2530

• Bedrock

1627

• Patanisca

1351

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Não sei se já repararam mas acabaram os votos negativos, assim deste modo resolve-se parte do problema, ainda existem outros mas irão ser resolvidos para que se volte a ter um tópico com um ar mais re

Como pedido pelo @D@vid actualização da minha carteira 4Fundos. A carteira 4 fundos foi feita no final de 2016 por via de programação em R: As performances desde a sua criaçã

Este fim de semana estive a rebalancear o meu portfolio, partilho convosco. Livrei-me dos bad performers e quero apostar neste Q4 e Q1'22 que se antevê vigoroso. Em Fevereiro fiz uma aposta em US

Posted Images

A 12/03/2019 às 21:39, IceMan1910 disse:

Cenário mais provavel neste momento, na minha opinião, apesar de com % abaixo de 50%.

Desculpem lá mas não concordo nada com a vossa opinião... um pontapé na democracia?

Para começar foi uma campanha feita de mentiras, e crimes de financiamento por quem defendeu o Brexit.

Em segundo lugar (e mais importanto do que tudo) democracia é respeitar a opinião do povo, e o povo, como qualquer ser humano individual pode e deve mudar de opinião se assim o desejar.

Como é que consultar esse mesmo povo (que é soberano) para confirmar uma decisão, é um pontapé na democracia?

Se tiverem a certeza votam que querem sair de novo. Sem problema.

Um pontapé na democracia é saber que hoje em dia as sondagens dizem que mais do que 50% das pessoas está contra a saída, que uma percentagem significativa das pessoas votou enganada, que na realidade ninguem quer coisa nenhuma (porque todas as propostas são chumabas) e que os velhos decidiram pelos novos e mesmo assim não consultar o povo novamente.

Isso é que é um pontapé na democracia.

Quem não quer consultar o povo são os Brexiters que sabem que perdiam num segundo referendo.

Podes argumentar com as suposições que quiseres, para mim resume-se a ter mau perder (passou-se o mesmo com a eleição do Trump e do Bolsonaro - para muitas pessoas fica uma sensação dolorosa de balde de água fria ao se assistir à vitória de causas/candidatos que supostamente pelo apoio meditático/mobocrático que não tinham, iriam perder...mas acabaram por ganhar). Para mim é me indiferente que o UK saia ou não saia da UE; e a democracia só a aprovo no sentido que é melhor que a ditadura, no entanto, visto que vivemos em democracia, só podemos mesmo é aceitar a escolha da maioria, seja ela qual for, não fazendo birra para que os referendos/eleições se repitam até que finalmente ganhe a nossa aposta. Quanto a um novo referendo no UK, provavelmente as regras jurídicas desse país estabelecem algum periodo de tempo minimo após o qual a mesma questão pode ser de novo referendada; já pedir novo referendo porque as/os esganiçadas/os nas redes sociais assim o exigem...   

Editado por 5coroas
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    A 08/03/2019 às 18:34, Mouro Emprestado disse:

O Fidelity tem um custo de transacção de 2%.

Mas para uma carteira a longo-prazo, esses 2% serão amortizados durante um grande período de tempo, pelo que é bem possível que seja mais aconselhável que o outro FI.

Pois, esses 2% de subscrição "estragam" um bocado o Fidelity! Porque se for para uma "estratégia" de fazer reforços regularmente, 2 em 2 meses ou até mensal, o Fidelity acaba por ficar mais caro, certo?

É quase ela por ela, mas é um bocado mais caro!

Pensando agora melhor nisso, e porque quero fazer reforços mensais (ou pelo menos mais regulares que apenas anualmente) tenho de analisar melhor!

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    A 16/03/2019 às 20:33, Edge disse:

É quase ela por ela, mas é um bocado mais caro!

Faz melhor as contas pois não é ela por ela, nem o Fidelity com os 2% de comissão de subscrição é mais caro. Já fiz um post sobre isto, comparando o Fidelity com o Pictet USA.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Será que me podem ajudar relativamente ao pagamento de mais valias? 

O que queria saber era se o pagamento das mais valias de um determinado fundo só se realiza quando se faz um resgate total das up ou quando se efectua um resgate parcial há sempre o cálculo da diferença entre a compra e o resgate dessas mesmas up! Neste caso em particular são fundos sediados no estrangeiro!

obrigado

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 18 horas, Visitante Vila disse:

Será que me podem ajudar relativamente ao pagamento de mais valias? 

O que queria saber era se o pagamento das mais valias de um determinado fundo só se realiza quando se faz um resgate total das up ou quando se efectua um resgate parcial há sempre o cálculo da diferença entre a compra e o resgate dessas mesmas up! Neste caso em particular são fundos sediados no estrangeiro!

obrigado

Também tenho uma dúvida do género...

Tenho um fundo que subscrevi com 10k, neste momento tem quase 2k de mais valias, se eu resgatar as mais valias para "abater" ao CH, tenho de pagar na mesma 28% no ano seguinte!?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Quando se subscreve um fundo estamos a comprar um determinado número de unidades de participação.

Quando se resgata qualquer valor, está-se a vender todas as primeiras unidades compradas ( método FIFO - First  In First Out ) é sobre essas UP' s que recai a mais e menos valias. 

Não sei como é na maior parte dos bancos, mas pelo menos no Best todas as entradas estão registadas em separado e dá para se ter a ideia de quanto está a render cada conjunto de UP's , no património integrado aparece a média do conjunto, não é preciso estar a resgatar tudo, é uma questão de fazer contas.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 13 horas, D@vid disse:

Quando se subscreve um fundo estamos a comprar um determinado número de unidades de participação.

Quando se resgata qualquer valor, está-se a vender todas as primeiras unidades compradas ( método FIFO - First  In First Out ) é sobre essas UP' s que recai a mais e menos valias. 

Não sei como é na maior parte dos bancos, mas pelo menos no Best todas as entradas estão registadas em separado e dá para se ter a ideia de quanto está a render cada conjunto de UP's , no património integrado aparece a média do conjunto, não é preciso estar a resgatar tudo, é uma questão de fazer contas.

Mas o valor que se resgata, abatendo ao CH, temos de pagar na mesma IRS (28%)?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 47 minutos, seffar disse:

Eu fiz reforços durante a semana passada e ainda hoje o fiz. ?

Eu estou paradinho. Reforcei o que podia em Dezembro e agora espero. Estou tb diversificar nas p2p. Com erros se 0aprendel.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Sim , certo. Mas, se também aprendi algo é que nunca sabemos por antecipação quais os momentos de viragem, para cima ou baixo. Portanto, não olho a isso. A estratégia é de longo prazo e, para mim, estes momentos são diluídos no tempo. 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 hora, IceMan1910 disse:

Gostava de reforçar neste momento... mas estes máximos... ?

Reforçei alguma coisa no dip, mas agora estou arrependido de não ter reforçado mais... agora está complicado de entrar.

"Só me arrependo do que faço, não do que não faço"...tenho dito ?

Reforcei o PPR já a pensar em 2020 e como quero reformular a munha carteira Core de FI's estou a aguardar que a mesma chegue a positivo para efectuar o resgate.

Entretanto vou "sobrevivendo" com os outros tipos investimentos, incluindo p2p.

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 2 horas, IceMan1910 disse:

agora estou arrependido de não ter reforçado mais... 

Isso nunca se diz. Águas passadas não movem moínhos.

Queres reforçar? É agora, não estejas à espera de quem não prometeu de vir. Senão daqui a 3 meses vens postar exactamente a mesma coisa, o discurso do arrependimento.

Não queres reforçar. Deixa-te estar quieto.

O teu problema é motivado pela falta de estratégia. Falta de disciplina de investimento. Andar ao sabor dos ventos e ter medo de tops, está mais que provado que dá asneira no longo prazo.

Bons investimentos!

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 minuto, Patanisca disse:

Isso nunca se diz. Águas passadas não movem moínhos.

Queres reforçar? É agora, não estejas à espera de quem não prometeu de vir. Senão daqui a 3 meses vens postar exactamente a mesma coisa, o discurso do arrependimento.

Não queres reforçar. Deixa-te estar quieto.

O teu problema é motivado pela falta de estratégia. Falta de disciplina de investimento. Andar ao sabor dos ventos e ter medo de tops, está mais que provado que dá asneira no longo prazo.

Bons investimentos!

Sorry mas não concordo.

O meu objetivo é de longo prazo, não costumo fazer time the market.

Todos os meses reforço x, e tenho-o feito regularmente com muito poucas excepções, já à bastante tempo. Por isso é que reforcei durante o dip bastante mais que o normal.

No entanto, com um topo que se faz em 2 meses com 10%..15% de subida non-stop, o meu tempo no mercado diz-me que vou ter melhores oportunidades para entrar. 

Não há subidas non stop sem correção. Quando vier a correcção reforço o que devia ter reforçado este mês e no último.

A economia e os resultados das empresas não estão a subir à taxa de subida do mercado.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 2 minutos, IceMan1910 disse:

Não há subidas non stop sem correção. Quando vier a correcção reforço o que devia ter reforçado este mês e no último.

A partir de que percentagem relativamente ao topo, consideras uma correção já suficiente para entrares?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 5 minutos, IceMan1910 disse:

A economia e os resultados das empresas não estão a subir à taxa de subida do mercado.

Como já deves saber os mercados bolsistas com frequência não acompanham a economia e os resultados das empresas. Há outros fatores que também contam.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 3 minutos, 5coroas disse:

A partir de que percentagem relativamente ao topo, consideras uma correção já suficiente para entrares?

Como é obvio essa pergunta não faz sentido, e tu sabes que não faz :)

Ninguem sabe isso... 

Mas o meu tempo passado diz-me que este rift também não está a fazer sentido

image.png.dba558a87a7bae85cac07bd237af8c75.png

E como temos que viver connosco e com as nossas escolhas... vou esperar para ver as próximas semanas.

Se o pico se mantiver, reforço. 

Mas existem sempre montes de traders a limpar posições depois deste tipo de rallies, associado a isto, o dolar continua fortissimo, o que vai penalizar os retornos quando o euro recuperar.

Vou aguardar mais uns dias.

há 1 minuto, 5coroas disse:

Como já deves saber os mercados bolsistas com frequência não acompanham a economia e os resultados das empresas. Há outros fatores que também contam.

Claro que sim... mas no longo prazo, o retorno das empresas é tudo o que interessa.

Eu estou nisto a 40 anos... se viver tanto. E nesse horizonte temporal os movimentos de curto prazo interessam 0, e os resultados interessam tudo.

No entanto, olhando para o curto prazo e tendo em atenção a minha resposta anterior... tem que existir realização de posições pelos traders depois de um rally destes. Vou esperar para ver.

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

@IceMan1910

Estás a focar-te numa janela temporal demasiado curta. Lembra-te que este rally, é apenas um restabelecer de posições. A correção de Dezembro foi despropositada e exagerada. O "único" analista a que dou importância, durante esse período de Novembro até Janeiro manteve-se sempre bullish long term, porque os fundamentais não se alteraram.

Pode haver coleção de profit dos que fazem short a este rally, mas tenho dúvidas que façam mexer assim tanto no preço. Não estou a ver um dip de mais de 10% a acontecer tão depressa. 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 25 minutos, IceMan1910 disse:

Como é obvio essa pergunta não faz sentido, e tu sabes que não faz :)

Para mim a pergunta faz sentido pois se me tivesse sido colocada a mim responderia que geralmente após um resgate, muitas vezes volto a entrar quando o FI volte a ficar um pouco mais abaixo do valor que resgatei ou então quando existe uma descida de por exemplo -5% ou -10%, etc, face ao topo, dependendo do FI ; mas eu faço isso porque, ao contrário do que fazia inicialmente, deixei de tentar encontrar o "sentido" nos movimentos das bolsas. Nesta matéria não há Leis (há sim muita incerteza, acaso e psicologia) , contudo e felizmente existem tendências que nos permitem encontrar referências para nos orientarmos.

Editado por 5coroas
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 3 minutos, 5coroas disse:

Para mim a pergunta faz sentido pois se me tivesse sido colocada a mim responderia que geralmente após um resgate, muitas vezes volto a entrar quando o FI volte a ficar um pouco mais abaixo do valor que resgatei ou então quando existe uma descida de por exemplo -5% ou -10%, etc, face ao topo, dependendo do FI ; mas eu faço isso porque, ao contrário do que fazia inicialmente, deixei de tentar encontrar o "sentido" nos movimentos das bolsas. Nesta matéria não há Leis (há sim muita incerteza, acaso e psicologia) , contudo e felizmente existem tendências que nos permitem encontrar referências para nos orientarmos.

Ok, mas eu não resgato posições. Sempre long, para o long term.

É apenas uma questão de se faz sentido entrar neste segundo ou daqui a uma semana. No fim vou acabar sempre por entrar.

há 15 minutos, Patanisca disse:

Pode haver coleção de profit dos que fazem short a este rally, mas tenho dúvidas que façam mexer assim tanto no preço. Não estou a ver um dip de mais de 10% a acontecer tão depressa. 

Também não preciso de um dip de 10% para entrar... estamos a falar de pequenas correções.

Se corrigir 3 ou 4% entro tranquilo.

O que me está a fazer pensar é apenas a subida continua e non-stop. O gráfico está demasiado a pico.

Se lateralizar um pouco, entro imediatamente. Estou simplesmente um pouco desconfiado desta subida. 

Cumps,

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • -------- changed the title to Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )