Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )

Recommended Posts

A 23/02/2019 às 14:23, Patanisca disse:

É como ser Sportinguista e acreditar que o Bruno de Carvalho um dia será um bom presidente.

Porque não trocas esse Nordea por isto: PTCXGUHM0006

O meu favorito. 5 estrelas a 3 ano (2,84% acima da média da categoria) e 4 estrelas a 5 anos (2,33% acima da média). 

A malta às vezes perde-se um bocado com tanto fundo disponível lá fora, quando por cá até temos excelentes performers.

Outra premissa que alterei ao longo do tempo, à medida que aprendi coisas novas é que menos é mais. A minha carteira neste momento tem dois fundos apenas. Dois.

tb estou a chegar a essa conclusão quanto menos melhor, ainda nao cheguei aos 2 , neste momento bens consumo, EUA, tecnológico e acções mundiais.para manter.

sair japão e talvez china

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 29,8k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• --------

5141

• 5coroas

2530

• Bedrock

1627

• Patanisca

1351

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Não sei se já repararam mas acabaram os votos negativos, assim deste modo resolve-se parte do problema, ainda existem outros mas irão ser resolvidos para que se volte a ter um tópico com um ar mais re

Como pedido pelo @D@vid actualização da minha carteira 4Fundos. A carteira 4 fundos foi feita no final de 2016 por via de programação em R: As performances desde a sua criaçã

Este fim de semana estive a rebalancear o meu portfolio, partilho convosco. Livrei-me dos bad performers e quero apostar neste Q4 e Q1'22 que se antevê vigoroso. Em Fevereiro fiz uma aposta em US

Posted Images

Tem de se começar por algum lado, se dantes o facto de o tempo de subscrição/resgate de um fundo era um "problema" agora já o deixou de ser?

Para além de que não sabemos se esta inovação não possa trazer outras vantagens nomeadamente a nível de custos.

Todo o mercado está a ajustar-se a novas plataformas que chegam, assim como as imposições de novas diretrizes como a MIFID II que ninguém as pode ultrapassar, sejam bancos, gestoras ou fintech.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Após me terem questionado noutro tópico, sobre fundos de distribuição, decidi também colocar na 1ª página uma linha sobre estes fundos.

Basicamente, como explico na 1ª página, será colocar este tipo de fundos também num lugar de destaque porque cada vez mais investidores procuram rendimentos periódicos, e como é do conhecimento, este tipo de fundo paga periodicamente um dividendo independentemente das variações que o fundo possa ter.

Como em todos os fundos, há fundos mais e menos arriscados, apenas procurei colocar 3 fundos que neste momento estão a pagar mais de yield, a rondar os 9%, claro que como em qualquer tipo de aplicação, um fundo que paga 9% será muito mais arriscado que um fundo que pague 2% ou menos.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 hora, D@vid disse:

Ninguém para recomendar para cliente do Best para ambos ganharmos 75€ na FNAC? ??

Ainda me lembro quando ofereciam iPads aos novos clientes que entravam com 25k no bolso, ou mais. Agora dão vales FNAC... Miséria :D Por isso ainda me mantenho na CGD e já ando para abrir conta no Best há anos.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 5 minutos, USD disse:

Vales Fnac, é melhor do que a CGD vai oferecendo ?

Não são 75€ em vales fnac que me fazem migrar o meu portfolio familiar para um outro banco qualquer. Digamos que a campanha de captação de novos clientes do Best tem sido, para não dizer outra coisa, muito fraquinha, face ao que já foi há uns anos atrás.

há 2 horas, Rick Lusitano disse:

(também significa que a Europa continua com dificuldades económicas)

Ao menos não piorou (manteve as rates). Os meus fundos EUA agradeceram as palavras do Sr. Draghi.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Rick Lusitano
    há 18 minutos, Patanisca disse:

Ao menos não piorou (manteve as rates). Os meus fundos EUA agradeceram as palavras do Sr. Draghi.

Será que não piorou? ;)

Se vai injectar mais cash no sistema até Março/2021, os preços da moeda baixam, as taxas do BCE mantém-se inalteradas, mas as outras taxas não, elas vão baixar (Euribor, Eonia, etc, as taxas oferecidas pelos bancos aos seus clientes, sejam depositantes ou a necessitarem de empréstimos, as taxas de juro nas obrigações também vão sofrer indirectamente, e outros activos também). É a lei da Procura/Oferta, se há montes de dinheiro no sistema (Oferta), a Procura poderá não ser o suficiente para manter os preços.

O BCE vai manter as taxas inalteradas até ao final de 2019 no mínimo....

https://seekingalpha.com/news/3440676-ecb-launch-new-tltro-pushes-back-guidance-rate-moves

https://seekingalpha.com/news/3440730-euro-droops-ecb-cuts-2019-euro-zone-outlook

Claro que os teus FI EUA agradecem, não devem ter Hedge cambial ;)

O melhor amigo dos EUA é um Europeu, e não o presidente dos EUA. :)

• Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 2 minutos, Rick Lusitano disse:

Claro que os teus FI EUA agradecem, não devem ter Hedge cambial ;)

O melhor amigo dos EUA é um Europeu, e não o presidente dos EUA. :)

Sem hedge, claro. 

Quanto à última frase, na minha opinião, esta posição do BCE é benéfica para os EUA até certo ponto. Acaba por penalizar as exportações dos EUA, se bem que isso pesa pouco na economia deles, porque são muito auto-suficientes. Vai é contra a ideia do Trump, que queria um dólar fraco, não está fácil a vida para o tipo.

há 1 minuto, quirino disse:

O SP500 já anda em máximos históricos outra vez? Não tenho seguido a cotação mas olhando para a minha carteira que bateu o meu máximo alcançado em setembro do ano passado diria que sim.

Estás enganado. A culpa é do EUR/USD.

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 minuto, Patanisca disse:

Sem hedge, claro. 

Quanto à última frase, na minha opinião, esta posição do BCE é benéfica para os EUA até certo ponto. Acaba por penalizar as exportações dos EUA, se bem que isso pesa pouco na economia deles, porque são muito auto-suficientes. Vai é contra a ideia do Trump, que queria um dólar fraco, não está fácil a vida para o tipo.

Estás enganado. A culpa é do EUR/USD.

Pois fui ver por curiosidade, andava muito desligado. Já vi que ainda não chegou bem a onde andava. 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Rick Lusitano
    há 10 minutos, Patanisca disse:

Sem hedge, claro. 

O USD forte é mau para as exportações, mas é bom para atrair investidores estrangeiros, para as suas bonds (gov e corporate), para as stocks e outros activos em USD, porque o USD se valoriza.

Quem quer comprar activos em moeda estrangeira para ela se desvalorizar no futuro? ;)

(O Trump que lixe!!! :D )

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    A 23/02/2019 às 21:58, Mouro Emprestado disse:

Nas acções, pode-se adoptar 2 estratégias:

- estratégia simples, escolhendo apenas um fundo ou ETF de acções mundiais

- estratégia complexa, dividindo por mercados (EUA, Europa, Acção, etc) e por sectores (financeiro, IT, saúde, etc.)

Para quem não está para perder muito tempo, é escolher um fundo de acções ou ETF mundial, sem cobertura cambial (vi que os teus fundos têm todos cobertura cambial... não faz qualquer sentido, porque no caso das acções, como as principais empresas mundiais têm negócio pelo mundo inteiro, isto acaba por ser um jogo de soma nula).

Para fundos, talvez algo como o GS Global Core (LU0201159711), que não é muito diferente do MSCI World (índice mundial de acções). 

Se te sentires confortável em negociar ETFs no Degiro, tens o iShares Core MSCI World (IE00B4L5Y983), que é negociado gratuitamente.

Nas obrigações, deve-se adquirir um fundo ou ETF de obrigações europeias soberanas.

Ou então um fundo de obrigações soberanas mundiais com cobertura cambial (aqui sim, a cobertura cambial faz sentido, porque não faz sentido ter uma perda de 20% nas obrigações, só porque carregámos a carteira de treasuries americanas e o USD desvalorizou, por exemplo, 25%).

Para prazo, deve-se escolher um prazo intermédio, 5 a 7 anos.

Mais uma vez, não sei quais serão os melhores fundos de obrigações soberanas europeias, mas no caso dos ETFs tens qualquer coisa como o Lyxor EuroMTS 5-7 (LU1287023003).

Estava a reler o tópico para consolidar algumas ideias e identifiquei-me com este post @Mouro Emprestado

Eu criei uma carteira de ETF's onde tenho uma estratégia mais complexa (como dizes no post) com mais diversificação.

E agora estou a criar uma outra carteira, mas esta com FI's e com estratégia mais simples.

Estou a pensar em apenas 2 fundos, um de acções e outro de obrigações: 60/40.

No teu post referiste o fundo GS Global Core (LU0201159711) que segue o MSCI World.

Eu estava a pensar no Fidelity MSCI World Index Fund EUR P Acc (IE00BYX5NX33). 

Estive a analisar um e outro e são muito parecidos. O GS Global tem maior participação no USA e (se calhar por isso) neste ano uma performance ligeiramente superior.

Mas os custos do GS Global são de 1,91% enquanto que o Fidelity é de 0,18%.

Qual a vossa opinião entre um e outro?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 17 horas, Vidolz disse:

Como está isto dos stocks?

O SP 500 está quase nos 2k?

Por este andar nunca vou conseguir comprar ações a preços decentes :D 

Já não falta muito para chegar aos 2k ? 2022/2023 ?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Mouro Emprestado
    há 1 hora, Edge disse:

Estava a reler o tópico para consolidar algumas ideias e identifiquei-me com este post @Mouro Emprestado

Eu criei uma carteira de ETF's onde tenho uma estratégia mais complexa (como dizes no post) com mais diversificação.

E agora estou a criar uma outra carteira, mas esta com FI's e com estratégia mais simples.

Estou a pensar em apenas 2 fundos, um de acções e outro de obrigações: 60/40.

No teu post referiste o fundo GS Global Core (LU0201159711) que segue o MSCI World.

Eu estava a pensar no Fidelity MSCI World Index Fund EUR P Acc (IE00BYX5NX33). 

Estive a analisar um e outro e são muito parecidos. O GS Global tem maior participação no USA e (se calhar por isso) neste ano uma performance ligeiramente superior.

Mas os custos do GS Global são de 1,91% enquanto que o Fidelity é de 0,18%.

Qual a vossa opinião entre um e outro?

O Fidelity tem um custo de transacção de 2%.

Mas para uma carteira a longo-prazo, esses 2% serão amortizados durante um grande período de tempo, pelo que é bem possível que seja mais aconselhável que o outro FI.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • -------- changed the title to Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )