Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )

Recommended Posts

há 22 minutos, Mouro Emprestado disse:

Estratégia toda errada, na minha opinião, não sei se devido ao gestor de conta ou não.

Resumidamente.

As carteiras devem ter acções e obrigações (ao contrário que se possa pensar, uma carteira buy & hold 100% de acções historicamente não tem sido a mais rentável!).

Nas acções, pode-se adoptar 2 estratégias:

- estratégia simples, escolhendo apenas um fundo ou ETF de acções mundiais

- estratégia complexa, dividindo por mercados (EUA, Europa, Acção, etc) e por sectores (financeiro, IT, saúde, etc.)

Para quem não está para perder muito tempo, é escolher um fundo de acções ou ETF mundial, sem cobertura cambial (vi que os teus fundos têm todos cobertura cambial... não faz qualquer sentido, porque no caso das acções, como as principais empresas mundiais têm negócio pelo mundo inteiro, isto acaba por ser um jogo de soma nula).

Para fundos, talvez algo como o GS Global Core (LU0201159711), que não é muito diferente do MSCI World (índice mundial de acções). 

Se te sentires confortável em negociar ETFs no Degiro, tens o iShares Core MSCI World (IE00B4L5Y983), que é negociado gratuitamente.

Nas obrigações, deve-se adquirir um fundo ou ETF de obrigações europeias soberanas.

Ou então um fundo de obrigações soberanas mundiais com cobertura cambial (aqui sim, a cobertura cambial faz sentido, porque não faz sentido ter uma perda de 20% nas obrigações, só porque carregámos a carteira de treasuries americanas e o USD desvalorizou, por exemplo, 25%).

Para prazo, deve-se escolher um prazo intermédio, 5 a 7 anos.

Mais uma vez, não sei quais serão os melhores fundos de obrigações soberanas europeias, mas no caso dos ETFs tens qualquer coisa como o Lyxor EuroMTS 5-7 (LU1287023003).

E agora, vem a parte mais complicada.

Lê.

Lê este tópico desde o seu início.

Lê duas vezes, para absorveres, toda a sua informação. 

Aproveita e lê também os tópicos dos fundos no caldeirão da bolsa.

E o tópico dos ETFs neste fórum também.

Nem que percas 6 meses a ler devidamente os tópicos. Vais aprender imenso. E vais aprender que investir é mais fácil do que se possa imaginar. Mas para isso, é preciso ler para se conhecer minimamente, não só os mercados, mas também conhecer a própria experiência de outras pessoas (que nenhum backtest te ensina).

Foca-te, especialmente, nas alturas de maior pânico (para teres conhecimento do anterior crash, vais ter de passar pelo fórum dos Bogleheads, que já existia em 2007 e leres os tópicos da altura).

Obrigado pela opinião

Vou resgatar..

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 29,8k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• --------

5141

• 5coroas

2530

• Bedrock

1627

• Patanisca

1351

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Não sei se já repararam mas acabaram os votos negativos, assim deste modo resolve-se parte do problema, ainda existem outros mas irão ser resolvidos para que se volte a ter um tópico com um ar mais re

Como pedido pelo @D@vid actualização da minha carteira 4Fundos. A carteira 4 fundos foi feita no final de 2016 por via de programação em R: As performances desde a sua criaçã

Este fim de semana estive a rebalancear o meu portfolio, partilho convosco. Livrei-me dos bad performers e quero apostar neste Q4 e Q1'22 que se antevê vigoroso. Em Fevereiro fiz uma aposta em US

Posted Images

há 3 horas, Poupado disse:

Concordo amigo Cardoso, 

Nos investimentos como na vida em geral, acho que nunca "temos" nem sabemos tudo,  o importante no nosso caminho é irmos desenvolvendo as nossas aptidões e aprendendo com os erros (os nossos e os dos outros).

Eu tanto gosto de investir nas subidas como nas quedas, dependendo das circunstancias e depois de uma boa análise, e nesse sentido acho que este fórum é um bom local para troca de opiniões e experiências.

Sem duvida, concordo inteiramente contigo.

Só quis transmitir o que para muitos pode não ser muito fácil de perceber. 

Ainda que nas ações seja diferente, eu testei esse método de reforçar nas quedas, numa ação a ME. Resultado final, desastroso. Mas já passaram muitos anos e hoje ao ver aquilo, achei que só podia estar “dopado” porque não fez qualquer sentido. 

Em suma só quis transmitir que o mercado pode manter-se por muito mais tempo irracional do que a nossa liquidez. 

Olhar para trás e ver que as quedas foram oportunidades é fácil ;)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

À cerca de 2 meses atrás, o S&P500 chegou aos 2346. Foi o ponto de inflexão. Há minutos estava com 2809 pontos. Uma valorização de 19,7% em 2 meses. Que LOUCURA! Se fosse bruxo teria posto as "fichas todas" no Natal. É tão difícil acertar com estes momentos...

Acho que nos próximos meses vou esperar, para voltar a investir mais Euros em FI. Vamos ver...

Editado por USD
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 3 horas, D@vid disse:

Não invistas nada que segundo as últimas notícias os EUA vão entrar em recessão em 2021, mantém o dinheirinho parado mais 2 anos ?

Tenciono voltar a investir dentro de 2 ou 3 meses. Confesso preocupações relativamente ao Brexit. 2021? Resta sair em Dezembro de 2020 ?

Editado por USD
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 18 horas, USD disse:

Uma valorização de 19,7% em 2 meses. Que LOUCURA!

Mas vinha de uma queda de idêntico valor, logo apenas um contra-reação natural a uma correção causada por pânico sem qualquer fundamento real. Refira-se que mais uma vez se verificou a ocorrência do fenómeno "após uma queda profunda e rápida surge uma grande e rápida recuperação e vice-versa" 

Capture-22.png

Capture-23.png

Editado por 5coroas
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 2 horas, 5coroas disse:

Mas vinha de uma queda de idêntico valor, logo apenas um contra-reação natural a uma correção causada por pânico sem qualquer fundamento real. Refira-se que mais uma vez se verificou a ocorrência do fenómeno "após uma queda profunda e rápida surge uma grande e rápida recuperação e vice-versa" 

Capture-22.png

Capture-23.png

Pois...isso é um discurso de quem está informado e que já tenha passado por outras situações semelhantes, quem está a iniciar resgatou, perdeu dinheiro, vai dizer mal dos fundos, do banco, do gestor, do forum de finanças hahaha.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 5 horas, D@vid disse:

Pois...isso é um discurso de quem está informado e que já tenha passado por outras situações semelhantes, quem está a iniciar resgatou, perdeu dinheiro, vai dizer mal dos fundos, do banco, do gestor, do forum de finanças hahaha.

Perfeitamente de acordo David, por vezes o melhor ensinamento é mesmo a experiência ;-)

• Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 16 horas, Poupado disse:

Perfeitamente de acordo David, por vezes o melhor ensinamento é mesmo a experiência ?

Mas mesmo com experiência é preciso manter a humildade, pois aquilo que os mercados mais gostam (além dos medrosos) é dos investidores demasiado confiantes das suas habilidades e conhecimentos. 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Malta.

Sazonalidade. 

Temos os índices nos EUA esticados quase a roçar os máximos históricos. Mas estamos a preparar o fim do Q1, que tem sido boosted pelas earnings de Q4 2018, com a entrada de Q2, as earnings de Q1 irão ter o impacto do shutdown governamental. 

Alguém se está a posicionar de acordo com estes factores? 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 32 minutos, 5coroas disse:

Mas mesmo com experiência é preciso manter a humildade, pois aquilo que os mercados mais gostam (além dos medrosos) é dos investidores demasiado confiantes das suas habilidades e conhecimentos. 

Verdade

Quando se ganha muita confiança nos mercados é meio caminho andado para o caos ?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    A 26/02/2019 às 12:31, 5coroas disse:

Um bonito grafico que nos diz que estatisticamente a Lump Sum supera quase sempre o DCA:

gif_dca_perf_time_sw_60.gif

A questão é que isto assume que consegues ter o lump sum todo no inicio.

Por exemplo... Tens 1000 euros para meter por mês, ao longo de 10 anos, metes 120 mil euros no mercado.

Se metesses os 120 mil euros no momento inicial e ainda para mais, apôs um momento de correção ou crise... é dificil bater isto.

Mas a maior parte dos investidores, nem tem os 120 mil euros para meter no momento 0, nem quer assumir o risco de estar a entrar em pico.

No meu caso acho que a melhor estratégia para os pequenos investidores, é um misto:

- Analisar se estamos em máximos ou num momento de correção (máximos neste momento)

- Guardar x para investir no mercado todos os meses, mas não fazer reforços mensais, esperar por um momento desses

- Carregar significativamente quando existe uma correção.

- Guardar alguma folga de liquidez para, se acontecer um crash (2008) ou uma grande correção (2018), entrar com tudo.

É +/- esta a estratégia que sigo. Se estiver flat, pequenos reforços.

Parece-me um modelo passivo, sem market timing a não ser a lógica simples que apresentei.

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 31 minutos, IceMan1910 disse:

A questão é que isto assume que consegues ter o lump sum todo no inicio.

Por exemplo... Tens 1000 euros para meter por mês, ao longo de 10 anos, metes 120 mil euros no mercado.

Se metesses os 120 mil euros no momento inicial e ainda para mais, apôs um momento de correção ou crise... é dificil bater isto.

Mas a maior parte dos investidores, nem tem os 120 mil euros para meter no momento 0, nem quer assumir o risco de estar a entrar em pico.

No meu caso acho que a melhor estratégia para os pequenos investidores, é um misto:

- Analisar se estamos em máximos ou num momento de correção (máximos neste momento)

- Guardar x para investir no mercado todos os meses, mas não fazer reforços mensais, esperar por um momento desses

- Carregar significativamente quando existe uma correção.

- Guardar alguma folga de liquidez para, se acontecer um crash (2008) ou uma grande correção (2018), entrar com tudo.

É +/- esta a estratégia que sigo. Se estiver flat, pequenos reforços.

Parece-me um modelo passivo, sem market timing a não ser a lógica simples que apresentei.

É também a estratégia que eu uso na maioria das vezes (no PPR os reforços são automáticos e carrego mais nos dips); contudo não podemos negar o facto de que estatisticamente o Lump sum é na maioria das vezes vencedor (atenção que estamos a falar sobretudo no SP500; pois em muitos outros paises/setores o Lump sum é quanto a mim um risco enorme). Mas é como dizes, estando-se a caminhar nos topos é sempre complicado mentalmente investir tudo de uma vez (no caso por exemplo de se receber uma herança, ganhar o euromilhões, uma indemnização, etc). Todavia, no meu caso, nunca espero pelos grandes crashes ou grandes correções, pois podem demorar anos a chegar e nesses casos esperar demasiado tempo ainda reduz mais as probabilidades de o Lump sum bater o DCA. Se recebesse um bom montante, nesta altura, iria entrar com a mesma durante os próximos 6 meses, mas se no entretanto viesse um crash, meteria tudo mais depressa.

Editado por 5coroas
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    A 25/02/2019 às 16:33, USD disse:

À cerca de 2 meses atrás, o S&P500 chegou aos 2346. Foi o ponto de inflexão. Há minutos estava com 2809 pontos. Uma valorização de 19,7% em 2 meses. Que LOUCURA! Se fosse bruxo teria posto as "fichas todas" no Natal. É tão difícil acertar com estes momentos...

Acho que nos próximos meses vou esperar, para voltar a investir mais Euros em FI. Vamos ver...

Bastava teres estado atento a este fórum. Não precisas de ser bruxo, eu não o sou e falei do que se estava a passar.

A 26/02/2019 às 12:04, D@vid disse:

Eu não tenho FIs e falo mal dos PFA ? 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

"Mas, “com a tecnologia blockchain, o investor coloca uma ordem às nove da manhã e esta é imediatamente reconhecida pela sociedade gestora”, garantiu o diretor do banco Best. Por outras palavras, “com a blockchain temos o cliente a comunicar diretamente com o produtor, algo que hoje em dia é um processo moroso”, sustentou."

..........................

Isto vai alterar e muito o actual paradigma, de andarmos a olhar para as datas de cut off...

https://jornaleconomico.sapo.pt/noticias/banco-best-realiza-primeira-operacao-de-transacoes-de-fundos-com-blockchain-em-portugal-417794

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Rick Lusitano

A Blockchain pode ser interessante, mas que tal preocuparem com coisas mais importantes para os investidores do que os Cut-offs ou rapidez das ordem de compra/venda de Fundos de Investimento, que pelas suas características não são para andar a fazer negociação intra-diária.

E mesmo que seja rápido ao milissegundo a comprar/vender FI que vantagem relevante traz? No máximo poupar 1 dia de negociação. Não é o maior defeito dos FI. O maior defeito dos FI são as comissões que reduzem substancialmente a performance (retorno) dos FI. Se os ETFs conseguem, porque não os FI?

Que tal mas é, reduzir as comissões dos FI cobradas ao investidores, que serve renumerar os intermediários financeiros (IF), para além das gestoras?

VENHAM AS FINTECH MARKETPLACE DE FUNDOS DE INVESTIMENTO, PARA LIMPAR ESTES INCUMBENTES INEFICIENTES (IF)!!!!

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • -------- changed the title to Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )