Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )

Recommended Posts

há 25 minutos, Poupado disse:

Amigo Coroas,

Vou reformular ? Na vossa opinião é um bom fundo para se continuar investindo? O Brasil com o Sr.Bolsonaro está de facto melhor?

Por vezes a ação governativa tem de facto muita influência nos resultados económicos (e/ou na Bolsa) de um país; mas muitas das vezes não tem. Se o Bolsonaro irá ou não ter alguma influência relevante, e se essa influência vai ser positiva ou negativa, é algo que só saberemos no futuro. Neste momento, haverá provavelmente optimismo nos diversos agentes económicos, investidores e consumidores, pois trata-se de um governo novo e ainda por cima, tudo leva a crer, mais pró-capitalista e inimigo da corrupção e do parasitismo que o anterior. Isso em teoria seria um bom indicio que a situação do Brasil irá melhorar, mas...nisto dos mercados há tantos fatores influenciadores e que estão em constante alteração e interação, que fazer previsões simplistas do tipo causa-efeito, é simplesmente uma perda de tempo e pode-nos levar a fazer muitas asneiras. Por exemplo, por mais boas que sejam as medidas tomadas pelo Bolsonaro, podem não produzir os efeitos pretendidos, visto que os Partidos de Esquerda e os Sindicatos podem boicotar a sua implementação.

O que eu acho, é que a melhor maneira de lidar com esta incerteza, é não arriscar em paises/setores com históricos muito atribulados, a não ser aproveitar quando apareçam mesmo bons dips e estar investidos neles por pouco tempo, ora neste momento o Brasil não está muito em baixo e mesmo que possa subir muito mais (e pode), eu sinto-me mais confortável de fora. Mais tarde ou mais cedo, outro comboio chegará à estação. 

Editado por 5coroas
    • Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 29,8k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• --------

5141

• 5coroas

2530

• Bedrock

1627

• Patanisca

1351

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Não sei se já repararam mas acabaram os votos negativos, assim deste modo resolve-se parte do problema, ainda existem outros mas irão ser resolvidos para que se volte a ter um tópico com um ar mais re

Como pedido pelo @D@vid actualização da minha carteira 4Fundos. A carteira 4 fundos foi feita no final de 2016 por via de programação em R: As performances desde a sua criaçã

Este fim de semana estive a rebalancear o meu portfolio, partilho convosco. Livrei-me dos bad performers e quero apostar neste Q4 e Q1'22 que se antevê vigoroso. Em Fevereiro fiz uma aposta em US

Posted Images

Quando leio alguns comentários de investidores novatos, no qual me incluo, sobre prazos de 3 anos (whatever) em fundos específicos, fico com a sensação que não existe a mínima noção do básico sobre investimentos em activos financeiros. 

Nao sei se a escolha de alguns fundos deriva da  publicidade dos bancos ou de outra fonte (PFA, revistas,etc...), mas não deve ser inocente. É verdade que só no final do ano é que se fazem as contas, mas se anualizassem esses fundos teriam a realidade.

Eu quando comecei alguma vez pensava em fundos com esse tipo de risco? Comecei a subir os degraus. Ninguém sem estar preparado vai dar um salto de 3 metros. 

Para mim isto é um sinal claro. O mesmo se aplica aos artigos que aparecem à posteriori a falar de grandes oportunidades.

Atenção que isto não é uma crítica direcionada a alguém em específico. 

há 7 horas, superkinas disse:

na minha opinião neste momento não é uma boa altura para comprar fundos com excepções claro. Neste momento o ideal é acompanhar .

Estás a acompanhar desde que altura? Quais são as excepções?

• Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    A ‎20‎-‎02‎-‎2019 às 19:56, superkinas disse:

Os meus primeiros investimentos em fundos de investimento são recentes 2015-2016. A minha carteira base está desde 2015. O ano passado criei uma mais agressiva.

O ano passado apesar de perdas nunca resgatei e reforcei alguns.

Assim irás certamente reequilibrar a carteira, o problema é que muita gente não investe nas perdas e sim quando estão a ganhar e pensão: "Agora é que vai ser ganhar!!" e depois aparece uma avalanche..

Por vezes quando muitos dizem fujam, é quando fazemos os melhores investimentos ;)

A mente.png

Editado por Poupado
    Anterior estava incompleto.
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 26 minutos, Poupado disse:

Assim irás certamente reequilibrar a carteira, o problema é que muita gente não investe nas perdas e sim quando estão a ganhar e pensão: "Agora é que vai ser ganhar!!" e depois aparece uma avalanche..

Por vezes quando muitos dizem fujam, é quando fazemos os melhores investimentos ;)

Eu não tenho muitas certezas absolutas sobre investimentos, mas firmemente acredito que as pessoas que por exemplo fugiram na ultima correção nunca deveriam nem deverão voltar a investir nem em ações individuais, nem em FI ou ETFs. Esqueçam, não é para vós. 

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Tenho a possibilidade de por de parte todos os meses um certo montante. O valor não é muito elevado, ainda assim vale apena reforçar mensalmente ou aguardar, juntar mais valor e reforçar com intervalos maiores?

Por exemplo reforçava todos os meses ou reforçava de 3 em 3 meses... depois se houvesse uma oportunidade extra poderia reforçar se tivesse €€€ de sobra para essas ocasiões.

Editado por FoxNinja
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 9 minutos, FoxNinja disse:

Tenho a possibilidade de por de parte todos os meses um certo montante. O valor não é muito elevado, ainda assim vale apena reforçar mensalmente ou aguardar, juntar mais valor e reforçar com intervalos maiores?

Por exemplo reforçava todos os meses ou reforçava de 3 em 3 meses... depois se houvesse uma oportunidade extra poderia reforçar se tivesse €€€ de sobra para essas ocasiões.

Julgo que assim é muito vago: se reforçar com 100€/mês e pagar 0,50 de transferencia SEPA + 2€ de fee são 2,5%, o mesmo com 1000€ são 0,25%...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 18 minutos, FoxNinja disse:

Reforça todos os meses, mas deixa algum de fora para aproveitar os dips ( e ao mesmo tempo serve de fundo de emergência temporário just in case). 

Editado por 5coroas
    • Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 4 horas, Poupado disse:

A mente.png

Se fosse tão fácil ver o mercado dessa forma. Só depois de se ver o passado é que isso se aplica.

Eu gosto de reforçar ações que estão em subida, em determinados pontos, naturalmente. Reforçar nas quedas implica muito mais do que apenas injectar dinheiro. 

Mesmo nos fundos de investimento 

• Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 10 minutos, Cardoso24 disse:

Reforçar nas quedas implica muito mais do que apenas injectar dinheiro. 

Mesmo nos fundos de investimento 

Em ações individuais eu nunca me atreveria a injectar dinheiro nas quedas, mas já nos FI até nem me acho um valentão por aí além, pois geralmente é só ir injetando dinheiro até que se bata no fundo e depois é só uma questão de tempo de espera pois alguma vez há-de voltar a subir, e mesmo que demore, nunca será idêntico por exemplo à completa falência de uma empresa da qual tínhamos ações (por esta razão não invisto em ações). Obviamente há que ter sempre a possibilidade de um afluxo constante de capital para acompanhar a queda. 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

ISIN LU0157183665 – JPM US Select Equity D (acc) – EUR (hedged)  +22.30%  (1925€)

ISIN LU0248320581 – Pictet – Japanese Equity Selection HR EUR  -8.14%   (1015€)

ISIN LU0252967707 - BGF EUROPEAN FOCUS E2 EUR   -14.18%  (2000€)

subscrito a 10/08/2015

Tenho carteira acima mencionada no Activobank, foram 5k pelos 3 Fundos, agora está no total nos mesmos 5k, graças à valorização do JPM, será boa ideia resgatar tudo para colocar em outro/s fundos!?

Editado por GAC
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 hora, 5coroas disse:

Em ações individuais eu nunca me atreveria a injectar dinheiro nas quedas, mas já nos FI até nem me acho um valentão por aí além, pois geralmente é só ir injetando dinheiro até que se bata no fundo e depois é só uma questão de tempo de espera pois alguma vez há-de voltar a subir, e mesmo que demore, nunca será idêntico por exemplo à completa falência de uma empresa da qual tínhamos ações (por esta razão não invisto em ações). Obviamente há que ter sempre a possibilidade de um afluxo constante de capital para acompanhar a queda. 

Concordo que seja diferente e em FIs faz sentido essa estratégia, no entanto também se está dependente de outras variáveis. Imaginando que um fundo muda o gestor, muda  a estratégia (%s de alocação).

Por curiosidade, numa altura de bear market - não estou a falar de correções (de alguns meses), essa estratégia continuaria válida? Seria um exercício interessante verificar isso. 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Acho graça à malta que só rebalanceia carteiras, e substitui bad performers quando eles atingem o break-even.

Exemplo: Carteira com 2 fundos, 1 médio e um mau. Ao fim de 1 ano o mau fundo está com uma performance de -10% e o médio está com +5%. Muita gente opta por aguentar esta carteira até que fique positiva, e muitas vezes o próprio fundo que está com -10%. Não percebo... :D

Se é um fundo mau, é trocá-lo mesmo enquanto está a perder. Se o trocar por um melhor, nos próximos tempos terá um cavalo saudável a puxar os fundos que estão abaixo do valor de entrada, não um jumento esfomeado.

Por isso é que há gente que perde dinheiro nos fundos...

• Obrigado 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 2 horas, Patanisca disse:

Acho graça à malta que só rebalanceia carteiras, e substitui bad performers quando eles atingem o break-even.

Exemplo: Carteira com 2 fundos, 1 médio e um mau. Ao fim de 1 ano o mau fundo está com uma performance de -10% e o médio está com +5%. Muita gente opta por aguentar esta carteira até que fique positiva, e muitas vezes o próprio fundo que está com -10%. Não percebo... :D

Se é um fundo mau, é trocá-lo mesmo enquanto está a perder. Se o trocar por um melhor, nos próximos tempos terá um cavalo saudável a puxar os fundos que estão abaixo do valor de entrada, não um jumento esfomeado.

Por isso é que há gente que perde dinheiro nos fundos...

Eu por acaso identifico-me com este erro, neste caso com um exemplo nordea stable return. Ainda o tenho a ver se fica positivo. Mas é o que digo a melhor maneira de aprender e com os erros

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 16 horas, superkinas disse:

Eu por acaso identifico-me com este erro, neste caso com um exemplo nordea stable return. Ainda o tenho a ver se fica positivo. Mas é o que digo a melhor maneira de aprender e com os erros

Esse de facto....secalhar se fizesses o Acatis Gané mesmo com comissão de subscrição já estavas a ganhar.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 16 horas, superkinas disse:

Ainda o tenho a ver se fica positivo.

É como ser Sportinguista e acreditar que o Bruno de Carvalho um dia será um bom presidente.

Porque não trocas esse Nordea por isto: PTCXGUHM0006

O meu favorito. 5 estrelas a 3 ano (2,84% acima da média da categoria) e 4 estrelas a 5 anos (2,33% acima da média). 

A malta às vezes perde-se um bocado com tanto fundo disponível lá fora, quando por cá até temos excelentes performers.

Outra premissa que alterei ao longo do tempo, à medida que aprendi coisas novas é que menos é mais. A minha carteira neste momento tem dois fundos apenas. Dois.

Editado por Patanisca
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

:)

o nordea foi o primeiro que comprei excepto ppr do Invest.

Neste momento tenho uma carteira alternativa onde só tenho fundos acções.

O unico que tenho ainda negativo é o de acçoes mundiais  http://www.morningstar.pt/pt/funds/snapshot/snapshot.aspx?id=F0GBR06FVK

tem tb a ver com a data de entrada.

Editado por superkinas
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 50 minutos, Patanisca disse:

É como ser Sportinguista e acreditar que o Bruno de Carvalho um dia será um bom presidente.

Porque não trocas esse Nordea por isto: PTCXGUHM0006

O meu favorito. 5 estrelas a 3 ano (2,84% acima da média da categoria) e 4 estrelas a 5 anos (2,33% acima da média). 

A malta às vezes perde-se um bocado com tanto fundo disponível lá fora, quando por cá até temos excelentes performers.

Outra premissa que alterei ao longo do tempo, à medida que aprendi coisas novas é que menos é mais. A minha carteira neste momento tem dois fundos apenas. Dois.

Grande verdade a frase a "bold".

• Obrigado 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 22 horas, GAC disse:

ISIN LU0157183665 – JPM US Select Equity D (acc) – EUR (hedged)  +22.30%  (1925€)

ISIN LU0248320581 – Pictet – Japanese Equity Selection HR EUR  -8.14%   (1015€)

ISIN LU0252967707 - BGF EUROPEAN FOCUS E2 EUR   -14.18%  (2000€)

subscrito a 10/08/2015

Tenho carteira acima mencionada no Activobank, foram 5k pelos 3 Fundos, agora está no total nos mesmos 5k, graças à valorização do JPM, será boa ideia resgatar tudo para colocar em outro/s fundos!?

Qual a vossa opinião, para eu não cometer erros? 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 11 minutos, GAC disse:

Qual a vossa opinião, para eu não cometer erros? 

Avaliar a performance desses 3 fundos, e comparar a sua rendibilidade com fundos equivalentes ou possíveis substitutos, a vários prazos. Pode também pensar em alterar a estratégia. O mundo muda, nós temos que nos adaptar em procura da melhor performance. Para ter uma ideia, eu já tive fundos de acções do Japão, Europa, EUA, Portugal e Globais, e também fundos de obrigações governamentais. Neste momento eliminei tudo que só me estava a dar prejuizo e ajustei a minha estratégia para onde penso que poderei ter melhores resultados. Tenho apenas um fundo de acções EUA e esse de acções Globais, 45/55.

Não estou a dizer que o deva fazer, só estou a dar o exemplo de como eu parti de um estado e consoante a evolução dos mercados e dos meus conhecimentos da matéria, evoluí para outro estado. Cada um deve fazer o que achar ideal para a sua situação, agora estar a ver fundos que são recorrentemente maus, a sangrar, e não fazer nada, não é boa ideia.

Dou-lhe um exemplo, eu tive este fundo algum tempo, 3 anos para ser mais preciso: http://www.morningstar.pt/pt/funds/snapshot/snapshot.aspx?id=F0GBR04V8U&tab=1

Só perdi dinheiro com ele, saí 2x dele, dei-lhe uma 2ª oportunidade, mas só confirmou o que as estatísticas dizem. É um fundo mau. Está abaixo da média (bem abaixo) da categoria em TODOS os prazos acima de 6 meses.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • -------- changed the title to Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )