Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )

Recommended Posts

• Respostas 29,8k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• --------

5141

• 5coroas

2530

• Bedrock

1627

• Patanisca

1351

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Não sei se já repararam mas acabaram os votos negativos, assim deste modo resolve-se parte do problema, ainda existem outros mas irão ser resolvidos para que se volte a ter um tópico com um ar mais re

Como pedido pelo @D@vid actualização da minha carteira 4Fundos. A carteira 4 fundos foi feita no final de 2016 por via de programação em R: As performances desde a sua criaçã

Este fim de semana estive a rebalancear o meu portfolio, partilho convosco. Livrei-me dos bad performers e quero apostar neste Q4 e Q1'22 que se antevê vigoroso. Em Fevereiro fiz uma aposta em US

Posted Images

há 7 minutos, Guilhao disse:

Obrigado! Sim, reparei que o Fidelity era menos diversificado (vê-se logo pelo nome). 

E com valores para reforços mais puxados, o que não é o ideal para o pequeno investidor que tenha pouco capital mas que quer aproveitar para reforçar sempre que possa e seja propicio. Não te deixes encadear com o YTD das tech; lembra-te que se trata de rally de um afundanço bem mais negativo que o das ações mundiais. As Tech estão muito dependentes de meia duzia de empresas, que se cairem arrastarão tudo para baixo, mas não cairás tanto se estiveres diversificado por outros setores. 

Editado por 5coroas
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 4 minutos, Guilhao disse:

E seria interessante retirar o dinheiro do fundo neste momento para voltar a meter após uma queda ou não será muito proveitoso? 

Se será muito ou pouco proveitoso, só no futuro o saberás. Mas como fazes poucos reforços, a mim não me parece descabido que resgates agora e esperes por um novo trambolhão (que quase de certeza irá um dia chegar) para voltares a entrar.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 29 minutos, 5coroas disse:

Eu ficaria pelo MFS Meridian Funds - Global Equity Fund A1 EUR. É muito mais diversificado quer em paises quer em setores (logo menos arriscado) e com um bom histórico de rentabilidade. 

É o fundo que tenho com os € do herdeiro e a valorizar 12%....

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

As contas dos países (engloba a Balança Comercial e o "Saldo dos Investimentos". E significa se um país é devedor ou credor face ao resto do mundo):

image.png.e83fb121a1e660918cba1db0fef1e8c1.png

https://seekingalpha.com/news/3434250-germany-posts-worlds-largest-current-account-surplus

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Bom dia.

Pretendo iniciar-me na compra de fundos e como marinheiro de primeira viagem venho colocar algumas questões. O fundo que pretendo para já é este:

http://www.morningstar.pt/pt/funds/snapshot/snapshot.aspx?id=F00000PXI4

Qual o valor mínimo de subscrição? Julgo que sou obrigado a comprar no mínimo 1 up? Certo?

A aquisição será através do Activo bank. A percentagem que pagarei ao banco é no momento da subscrição ou no resgate? 

Cumprimentos

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 49 minutos, Poupado disse:

o que acham? 

Acho que devia fazer perguntas menos vagas.

há 27 minutos, nunoPT disse:

Bom dia.

Pretendo iniciar-me na compra de fundos e como marinheiro de primeira viagem venho colocar algumas questões. O fundo que pretendo para já é este:

Qual o valor mínimo de subscrição? Julgo que sou obrigado a comprar no mínimo 1 up? Certo?

A aquisição será através do Activo bank. A percentagem que pagarei ao banco é no momento da subscrição ou no resgate? 

Cumprimentos

O valor mínimo de subscrição é o que for definido no Activo Bank. Se tiver comissão de subscrição paga-a no momento da subscrição, se tiver comissão de resgate paga-a no momento do resgate. Durante a "estadia" com o FI, são lhes retiradas automaticamente todas as outras comissões.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 hora, nunoPT disse:

Bom dia.

Cumprimentos

será boa altura comprar este fundo neste momento quando leva já quase 18% de valorização anual ?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 19 minutos, Patanisca disse:

E ainda por cima de tech...

Como disse, sou marinheiro de primeira viagem e estou aqui para aprender, mas o que me parece é que este fundo está posicionado em cima das principais empresas de tecnologia... Por esse motivo escolhi este. 

há 26 minutos, superkinas disse:

será boa altura comprar este fundo neste momento quando leva já quase 18% de valorização anual ?

Por ter valorizado já 18% quer dizer que não possa continuar a valorizar? 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 51 minutos, nunoPT disse:

Como disse, sou marinheiro de primeira viagem e estou aqui para aprender, mas o que me parece é que este fundo está posicionado em cima das principais empresas de tecnologia... Por esse motivo escolhi este. 

Porque é que estás interessado AGORA nele e não quando à 3 meses atrás estava bem negativo? (negativo face ao máximo alcançado)

Editado por 5coroas
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 21 minutos, 5coroas disse:

Caso o subscrevas e daqui a 1 mês estiver com -18% YTD, o que farias?

na minha opinião neste momento não é uma boa altura para comprar fundos com excepções claro. Neste momento o ideal é acompanhar .

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 2 horas, nunoPT disse:

Por ter valorizado já 18% quer dizer que não possa continuar a valorizar? 

Ora aí está uma pergunta pertinente.

A minha resposta é sim, quando me falam em máximos eu respondo sempre que os máximos são para serem batidos, e serão batidos, pode demorar tempo mas isso já deveria estar na cabeça de quem investe em fundos, é um investimento para longo prazo.

Não estou a dizer que o fundo é bom ou mau, está com mais de 150% de rentabilidade a 10 anos, a volatilidade é de mais de 20%, só tu saberás se estás disposto a veres o teu capital a subir e a descer tanto, até porque não estarás habituado a isso.

Por isso talvez fosse conveniente fazeres antes uma carteira de 4/5 fundos onde esse pode estar incluído, mas depende também do capital disponível.

Editado por D@vid
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 3 minutos, nunoPT disse:

Há alguma altura específica para a aquisição de fundos?

Se é para fazer market timing, para se ter boas probabilidades de sucesso, o mandamento buy the dips, sell the rips é  sagrado.

Se é MESMO para Longo Prazo e para se ir continuando a injetar reforços em bons Fundos, então qualquer altura para entrar serve perfeitamente.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 16 minutos, 5coroas disse:

Se é para fazer market timing, para se ter boas probabilidades de sucesso, o mandamento buy the dips, sell the rips é  sagrado.

Se é MESMO para Longo Prazo e para se ir continuando a injetar reforços em bons Fundos, então qualquer altura para entrar serve perfeitamente.

A ideia é comprar para um prazo de +-3 anos.

há 1 hora, D@vid disse:

Ora aí está uma pergunta pertinente.

A minha resposta é sim, quando me falam em máximos eu respondo sempre que os máximos são para serem batidos, e serão batidos, pode demorar tempo mas isso já deveria estar na cabeça de quem investe em fundos, é um investimento para longo prazo.

Não estou a dizer que o fundo é bom ou mau, está com mais de 150% de rentabilidade a 10 anos, a volatilidade é de mais de 20%, só tu saberás se estás disposto a veres o teu capital a subir e a descer tanto, até porque não estarás habituado a isso.

Por isso talvez fosse convincente fazeres antes uma carteira de 4/5 fundos onde esse pode estar incluído, mas depende também do capital disponível.

Obrigado pela sua resposta. O meu objetivo para já é iniciar com valores baixos, até porque o principal objetivo é entender a mecânica e funcionamento dos fundos. Digamos que iniciaria com 1500eur... 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 hora, nunoPT disse:

Há alguma altura específica para a aquisição de fundos?

Uma outra pergunta pertinente.

Na minha opinião entra-se quando se quiser, no entanto, quando existem factores exteriores que nos leva a pensar que os mercados possam seguir um caminho de queda, recomendo talvez esperar, mas apenas se esses factores forem de facto importantes, como é o caso "actual" da guerra comercial EUA/China e Brexit.

Existe sempre o custo de oportunidade, se nos finais de  Dezembro quem entrasse num fundo de investimento estaria a comprar a preços provavelmente de 2017, dois meses passados isso já se esfumou.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • -------- changed the title to Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )