Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )

Recommended Posts

há 1 minuto, D@vid disse:

Eu quanto mais tarde pagar imposto melhor, e atendendo à possibilidade dada pelo coeficiente de correcção monetária de reduzir ainda mais a taxa de imposto mais dá vontade de me manter investido.

Como já entraste nisto à vários anos, ou seja num período muito afastado do topos dos dias de hoje, esse facto já te permite estar numa posição privilegiadamente almofadada que te protege imenso; já alguém que tenha entrado à pouco tempo e não queira ou não tenha a possibilidade de constantemente ir reforçando, sair agora pode ser um decisão a considerar.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 29,8k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• --------

5141

• 5coroas

2530

• Bedrock

1627

• Patanisca

1351

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Não sei se já repararam mas acabaram os votos negativos, assim deste modo resolve-se parte do problema, ainda existem outros mas irão ser resolvidos para que se volte a ter um tópico com um ar mais re

Como pedido pelo @D@vid actualização da minha carteira 4Fundos. A carteira 4 fundos foi feita no final de 2016 por via de programação em R: As performances desde a sua criaçã

Este fim de semana estive a rebalancear o meu portfolio, partilho convosco. Livrei-me dos bad performers e quero apostar neste Q4 e Q1'22 que se antevê vigoroso. Em Fevereiro fiz uma aposta em US

Posted Images

há 26 minutos, 5coroas disse:

Como já entraste nisto à vários anos, ou seja num período muito afastado do topos dos dias de hoje, esse facto já te permite estar numa posição privilegiadamente almofadada que te protege imenso; já alguém que tenha entrado à pouco tempo e não queira ou não tenha a possibilidade de constantemente ir reforçando, sair agora pode ser um decisão a considerar.

Sim verdade, mas temos de começar por algum lado, e também de salientar que tive de resgatar ( entre outras vezes ) em duas situações, quando resgatei tudo no banco onde comecei a investir ( BPI ) e colocar tudo no BiG, e depois quando fiz o mesmo para passar tudo para o Best na altura ainda não havia muita informação sobre fundos e em qual banco seria preferível constituir uma carteira.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 hora, Patanisca disse:

A questão é que são fundos nacionais. Na altura do resgate pago logo o imposto. Não consigo meter a capitalizar os 28% das minhas mais-valias.

Esse assunto do coeficiente de correção monetária aplica-se a fundos nacionais?

Nos fundos portugueses a retenção é logo à cabeça, declarar só tem a vantagem de ir buscar algum desse irs retido.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    A 01/12/2017 às 19:00, Virtua disse:

Tenho usado a carteira 8Fundos com bastante sucesso. Esta foi uma derivação da 4Fundos. A 4 Fundos foi criada em 2016-11-11 através de uma optimização matemática com cerca de 15 fundos entre 2009-12-31 e 2015-12-31. Dos 15 pelos vistos só 4 criavam realmente valor.

alguem sabe o que aconteceu ao Virtua? Nunca mais o vi por cá.  Gostei das carteiras dele e estou a seguir uma parecida mas nunca mais vi atualizações, o site dele ja nao tem valores atualizados. :(

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 56 minutos, D@vid disse:

Nos fundos portugueses a retenção é logo à cabeça, declarar só tem a vantagem de ir buscar algum desse irs retido.

E quanto à 2ª questão? 

"Esse assunto do coeficiente de correção monetária aplica-se a fundos nacionais?"

Já agora, eu fiz resgates em 2018 de fundos nacionais com menos-valias e em que me foi tributado os 28% nas UP com mais-valias, mas não foi descontado as menos-valias.

Assim sendo, nos fundos nacionais não conseguimos usar as menos-valias para abater nas mais-valias a serem tributadas, como acontece nos fundos internacionais.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 hora, Poupado disse:

Mas para isso teríamos de fazer englobamento?

Sim, rendimentos categoria E.

há 44 minutos, lowfin disse:

alguem sabe o que aconteceu ao Virtua? Nunca mais o vi por cá.  Gostei das carteiras dele e estou a seguir uma parecida mas nunca mais vi atualizações, o site dele ja nao tem valores atualizados. :(

Vivo posso te dizer que está lol.

Anda mais ocupado, concerteza vai brevemente dar ar da sua graça.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Há aproximadamente 1,5 ano e após muitas leituras e por sugestão do meu gestor de conta (banco invest, onde também subscrevo o PPR Alves Ribeiro) acabei  por subscrever o "Invest Trend" - Modelo Global Dinâmico (não paguei comissão de subscrição) e que é constituído pelos seguintes fundos:

• 10% - Pictet Global Megatrend Selection R EU
    • 50% - UBS Strategy Fund Growth EUR
    • 12.5% - Allianz Europe Equity Growth
    • 17.5% - Invesco Euro Bond Fund
    • 10% - Fidelity World Fund

Penso que se enquadram nos meus objectivos de investimento (largo horizonte temporal, tolerância a risco) apesar da percentagem de acções estar para o baixo (65%). A minha questão prende-se propriamente com os fundos seleccionados. Gostaria de saber qual a vossa opinião sobre a carteira propriamente dita.

Para além disso este ano irei reforçar e ainda não tenho a certeza se vale a pena seleccionar outros fundos (com comissão de gestão mais reduzida...) mantendo estes/ investir noutros fundos e levantar estes/ simplesmente manter estes continuando a estratégia definida.

Obrigado.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Tive de ir investigar o que era isso dos "Trends" no Invest.

Achei engraçado a lógica de terem essas temáticas.

Quanto aos fundos, pessoalmente como apenas trabalho actualmente com outro banco, não te sei dizer se no Invest existem melhores fundos ou não, por exemplo o Allianz encontra-se na primeira página, mas também há outros europeu growth até mais interessantes como o Júpiter, há no Invest? 

Uma pergunta, nessa carteira não podes mexer? Jogar com os pesos que queres ou tens de te sujeitar ao que o banco faz? 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 hora, D@vid disse:

Tive de ir investigar o que era isso dos "Trends" no Invest.

Achei engraçado a lógica de terem essas temáticas.

Quanto aos fundos, pessoalmente como apenas trabalho actualmente com outro banco, não te sei dizer se no Invest existem melhores fundos ou não, por exemplo o Allianz encontra-se na primeira página, mas também há outros europeu growth até mais interessantes como o Júpiter, há no Invest? 

Uma pergunta, nessa carteira não podes mexer? Jogar com os pesos que queres ou tens de te sujeitar ao que o banco faz? 

Posso resgatar individualmente. Se subscrever "automaticamente" ele subscreve com as proporções originais (mesmo que a carteira não esteja com as proporções "erradas"), mas penso que é simples pedir para fazer a subscrição para manter o balanço alvo que eles sugerem.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    A 13/02/2019 às 17:15, Patanisca disse:

E quanto à 2ª questão? 

"Esse assunto do coeficiente de correção monetária aplica-se a fundos nacionais?"

Já agora, eu fiz resgates em 2018 de fundos nacionais com menos-valias e em que me foi tributado os 28% nas UP com mais-valias, mas não foi descontado as menos-valias.

Assim sendo, nos fundos nacionais não conseguimos usar as menos-valias para abater nas mais-valias a serem tributadas, como acontece nos fundos internacionais.

Penso que ao declarar ambos os fundos com + e - valias (no irs de 2018 a entregar agora 2019) isso será calculado...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Boas!

Há pouco mais de um ano meti 760€ no MFS Meridian Funds - Global Equity Fund A1 EUR no Banco Best (ISIN LU0094560744) e estou com lucros de 6,21% neste momento. Vou acompanhando semanalmente, e talvez seja esta a altura em que esteve com maior lucro, mas já tem estado 5% positivo e também 5% negativo. Tenho cerca de 1000€ que gostaria de investir em algo do mesmo género. Devo meter no mesmo ou ir para outro que me pareceu interessante: Fidelity Funds - Global Technology Fund E-Acc-EUR (ISIN LU0115773425), também no Banco Best? Ou até outro que possam recomendar.

Uma segunda questão é se esta é uma boa altura para entrar, dado que este tipo de fundos estão numa subida acentuada, ou se devo esperar algum tempo.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 10 horas, Guilhao disse:

Boas!

Há pouco mais de um ano meti 760€ no MFS Meridian Funds - Global Equity Fund A1 EUR no Banco Best (ISIN LU0094560744) e estou com lucros de 6,21% neste momento. Vou acompanhando semanalmente, e talvez seja esta a altura em que esteve com maior lucro, mas já tem estado 5% positivo e também 5% negativo. Tenho cerca de 1000€ que gostaria de investir em algo do mesmo género. Devo meter no mesmo ou ir para outro que me pareceu interessante: Fidelity Funds - Global Technology Fund E-Acc-EUR (ISIN LU0115773425), também no Banco Best? Ou até outro que possam recomendar.

Uma segunda questão é se esta é uma boa altura para entrar, dado que este tipo de fundos estão numa subida acentuada, ou se devo esperar algum tempo.

Tendo em conta que fazes poucas subscrições, acho que não é uma boa altura para entrares; deverias ter entrado à cerca de 2 meses atrás quando andava tudo em baixo. Eu no teu caso esperaria por um novo afundanço. 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 24 minutos, 5coroas disse:

Tendo em conta que fazes poucas subscrições, acho que não é uma boa altura para entrares; deverias ter entrado à cerca de 2 meses atrás quando andava tudo em baixo. Eu no teu caso esperaria por um novo afundanço. 

Pois era a ideia que tinha. Mas achas que me devia manter no mesmo ou optar pelo outro? 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 2 minutos, Guilhao disse:

Pois era a ideia que tinha. Mas achas que me devia manter no mesmo ou optar pelo outro? 

Eu ficaria pelo MFS Meridian Funds - Global Equity Fund A1 EUR. É muito mais diversificado quer em paises quer em setores (logo menos arriscado) e com um bom histórico de rentabilidade. 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • -------- changed the title to Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )