Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )

Recommended Posts

há 3 horas, D@vid disse:

Nunca se sabe.

São os motivos principais das quedas de Outubro e Dezembro e das subidas deste ano.

As noticias que vão saindo sobre estes temas traduzem-se num melhor ou pior sentimento por parte dos investidores.

O BCE e FED são sempre assuntos semanais, acabam por ser normais, o que não é normal é o Brexit e a guerra comercial inventada pelo Sr. Trump.

Para mim esses assuntos foram descontados, o pânico fez o resto. 

A guerra comercial não foi inventada pelo Mr. Trump, a sua jogada foi excelente, bem como o impacto que isso terá para os EUA. Ainda não houve resolução porque Trump precisa de mais um tempo com esses benefícios. Não esquecer que mercado financeiro é uma coisa, outra bem diferente é a economia real.

O que eu vejo é que tem de haver sempre um motivo para justificar as quedas. Os jornais e todos os envolventes vendem isso. Porque é que não se falava que os indices estavam super esticados (falando especificamente dos EUA)? 

Os motivos da queda entre Outubro e Dezembro não foram as subidas dos meses até aí e sobretudo o acumulado? 

Saem as notícias sobre o fim da guerra comercial e temos um sell-off? Que justificação temos para as subidas até agora? Comprar no rumor?

Muito criticam o Trump. 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 29,8k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• --------

5141

• 5coroas

2530

• Bedrock

1627

• Patanisca

1351

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Não sei se já repararam mas acabaram os votos negativos, assim deste modo resolve-se parte do problema, ainda existem outros mas irão ser resolvidos para que se volte a ter um tópico com um ar mais re

Como pedido pelo @D@vid actualização da minha carteira 4Fundos. A carteira 4 fundos foi feita no final de 2016 por via de programação em R: As performances desde a sua criaçã

Este fim de semana estive a rebalancear o meu portfolio, partilho convosco. Livrei-me dos bad performers e quero apostar neste Q4 e Q1'22 que se antevê vigoroso. Em Fevereiro fiz uma aposta em US

Posted Images

Mouro Emprestado

Horrível esta altura para investir, mas excelente para manter investimentos e ver a carteira aumentar. Uma normal carteira 60/40 deve estar pelos 4,5% YTD (mas a 4 meses ainda perde cerca de 3%).

Ao mesmo tempo, as acções, o ouro e os obrigações soberanas de longo-prazo valorizam-se. Faz-me lembrar ali o primeiro trimestre de 2015, que não serviu de bom agoiro para o resto do ano ?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 12 horas, Mouro Emprestado disse:

Horrível esta altura para investir, mas excelente para manter investimentos e ver a carteira aumentar.

Esta afirmação é um bocado contrasenso.

Então quer dizer, tenho aqui 10k parados, é mau para os meter no forno. Mas os 90k que lá estão, esses já não é mau manterem-se no forno?

Dinheiro é sempre dinheiro, seja investido ou parado. Se o mercado tá a subir e o dinheiro está parado, não está a render. Se o mercado tá a descer e o dinheiro está investido, está-se a perder dinheiro.

Não vejo lógica nenhuma no que disseste. Lá está, cada investidor é diferente.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 17 horas, Cardoso24 disse:

Saem as notícias sobre o fim da guerra comercial e temos um sell-off? Que justificação temos para as subidas até agora? Comprar no rumor?

Muito criticam o Trump. 

Aos olhos dos investidores ( e são os olhos que interessam verdadeiramente ) temos:

Adia-se a guerra comercial por 90 dias, óptimo..durante minutos, porque depois percebe-se que se vai estar 90 dias sem novidades, consequência? sell off.

É igual ao shutdown, 30 e tal dias com os serviços fechados, anuncia-se o fim do shutdown mas por 3 semanas...os investidores olham para isto e ficam sempre de pé a trás.

Não me interessam os objectivos do Trump, aquilo que vejo é que é o maior desestabilizador dos mercados, claro que cada um aproveita como pode.

Depois temos ao mesmo tempo um tipo que diz que não há aquecimento global porque está um frio de rachar, são 2 anos de parvoíces várias.

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 hora, D@vid disse:

Depois temos ao mesmo tempo um tipo que diz que não há aquecimento global porque está um frio de rachar, são 2 anos de parvoíces várias.

Olha que já não se diz que há "aquecimento global" mas sim "alterações climáticas"...precisamente porque quem nos está a meter este alegado Apocalipse ambiental pela goela abaixo estava a ter dificuldade em explicar o tal frio de rachar.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 29 minutos, 5coroas disse:

Olha que já não se diz que há "aquecimento global" mas sim "alterações climáticas"...precisamente porque quem nos está a meter este alegado Apocalipse ambiental pela goela abaixo estava a ter dificuldade em explicar o tal frio de rachar.

Ouvi explicação ainda há pouco sobre o frio nos EUA e fiquei esclarecido, talvez o Trump devesse ouvir.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 minuto, D@vid disse:

Ouvi explicação ainda há pouco sobre o frio nos EUA e fiquei esclarecido, talvez o Trump devesse ouvir.

Aposto que o mau da fita é o Homem,...perdão que agora já não se pode dizer Homem,... o Ser Humano.:rolleyes:

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 16 minutos, Patanisca disse:

Uma palavra só: Earnings

É isto que move mercados. O resto é ruído.

Certo...mas se tivéssemos noutro contexto, e após os resultados de algumas empresas, provavelmente já teríamos recuperado das quedas do 4T de 2018, assim vamos andando com adiamentos.

Aida há pouco Trump disse que guerra comercial só ficará resolvida quando se encontrar com o presidente Chinês...ok...vamos lá esperar por esse encontro mais uns 15 dias...

há 2 minutos, 5coroas disse:

Aposto que o mau da fita é o Homem,...perdão que agora já não se pode dizer Homem,... o Ser Humano.:rolleyes:

Pelo menos ajuda a acelerar, aliás o que se passa nos EUA já aconteceu, só que agora acontece com mais frequência, a sorte é que há fundos que vão apostando nestas tendências. ?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 2 minutos, D@vid disse:

Pelo menos ajuda a acelerar, aliás o que se passa nos EUA já aconteceu, só que agora acontece com mais frequência, a sorte é que há fundos que vão apostando nestas tendências. ?

E quem é que provocou o fim da ultima glaciação, também foi o Ser Humano por fazer fogueiras nas cavernas?

"Um período interglacial ou fase interglaciar é um intervalo geológico caracterizado por temperaturas médias mais quentes que separam os períodos glaciares. O período holocênico, que estamos a viver atualmente, pode ser considerado um período interglacial (pós-glaciar) que persiste desde há cerca de 11 400 anos. Há 120 mil anos atrás, tivemos o último período interglacial mais conhecido e mencionado na literatura, onde a temperatura estava um pouco acima da temperatura atual."

https://pt.wikipedia.org/wiki/Interglacial

Não te esqueças que muitos que cavalgam esta moda do "só que agora acontece com mais frequência" geralmente têm uma agenda pessoal/politica a promover.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

O Trump está a ser esperto. Está a protelar o fim da guerra comercial para as mid-terms, para usar como argumento eleitoral e ir para os comícios dizer "bolsas com +15% YTD, graças ao Trump". 

Por mim, como está agora, está bom, dá para ir subindo gradualmente.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 12 minutos, 5coroas disse:

E quem é que provocou o fim da ultima glaciação, também foi o Ser Humano por fazer fogueiras nas cavernas?

"Um período interglacial ou fase interglaciar é um intervalo geológico caracterizado por temperaturas médias mais quentes que separam os períodos glaciares. O período holocênico, que estamos a viver atualmente, pode ser considerado um período interglacial (pós-glaciar) que persiste desde há cerca de 11 400 anos. Há 120 mil anos atrás, tivemos o último período interglacial mais conhecido e mencionado na literatura, onde a temperatura estava um pouco acima da temperatura atual."

https://pt.wikipedia.org/wiki/Interglacial

Não te esqueças que muitos que cavalgam esta moda do "só que agora acontece com mais frequência" geralmente têm uma agenda pessoal/politica a promover.

As alterações climáticas têm variadíssimos factores, um deles é o processo interno do próprio planeta, até as variações mínimas nas placas tectónicas têm influencia, mas também por factores externos, como a actividade solar e mais recentemente pelo factor humano parece-me óbvio.

Faz-me alguma confusão como se coloca de parte esta parte, como se as emissões de dióxido de carbono fosse algo que não irá afectar nada, quem defende isto é que me parece ter agendas politicas e industriais/económicas por trás.

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 minuto, Patanisca disse:

O Trump está a ser esperto. Está a protelar o fim da guerra comercial para as mid-terms, para usar como argumento eleitoral e ir para os comícios dizer "bolsas com +15% YTD, graças ao Trump". 

Por mim, como está agora, está bom, dá para ir subindo gradualmente.

Ainda lhe faltam 2 ano.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 9 minutos, D@vid disse:

como se as emissões de dióxido de carbono fosse algo que não irá afectar nada,

Tudo o que existe neste planeta afeta algo; tudo deixa a sua pegada ecológica, o meio ambiente não é algo estático, mas sim algo que eternamente está sujeito a um processo de constantes novas interferências, umas destrutivas outras construtivas, face às quais todos os seres lutam por se adaptar ou morrem. Há-de haver sempre um novo bicho papão ambiental, seja derivado das actividades humanas seja do modo de funcionamento do planeta, dos outros seres vivos, da interferência do Sol, etc, de qualquer das formas acho que a Natureza nos pode fazer mais mal a nós, se deixarmos, do que nós podemos fazer mal à Natureza.

há 8 minutos, D@vid disse:

Ainda lhe faltam 2 ano.

A mim o Trump, apesar de eu não gostar da sua personalidade (ou pelo menos daquilo que nos dão a conhecer sobre ela e a ser verdade o que nos dizem) tem-me surpreendido pela positiva.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 hora, 5coroas disse:

A mim o Trump, apesar de eu não gostar da sua personalidade (ou pelo menos daquilo que nos dão a conhecer sobre ela e a ser verdade o que nos dizem) tem-me surpreendido pela positiva.

Certamente que falas de positiva devido aos mercados? De resto é uma nódoa na historia da Humanidade.

há 1 hora, Patanisca disse:

As mid-terms não foram em Novembro passado?  Não sei bem qual é a jogada aqui...

Editado por mnml
    Resposta a Patanisca
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 43 minutos, mnml disse:

Certamente que falas de positiva devido aos mercados? De resto é uma nódoa na historia da Humanidade.

Pelos mercados e por tudo aquilo que os profetas da desgraça previam sobre ele e que não se tem vindo a confirmar. Quanto à promessa da construção do muro e outras promessas eleitorais pelas quais ele foi eleito, de que serviria a democracia se a vontade dos eleitores não for respeitada?!? (eu não gosto da democracia, mas menos gosto da ditadura; mas se estamos em democracia, cumpra-se a vontade da maioria que escolheu determinado caminho).

Comparativamente com Hitlers, Estalines, Maos, Mussolinis, Putins, Assads, Lulas, Salazares e Francos, Socrates, etc o Trump tem sido (até ver) um anjo!!

há 38 minutos, D@vid disse:

Isto se ( agora ) o Dr Finanças não ficasse com tudo ?

Nesse caso, ficariam cá só os lurkers e o Dr Finanças.:angry:

Editado por 5coroas
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Têm razão, confudi as midterms com as principais. As midterms foram em Novembro de 2018. De qualquer modo a ideia que eu quis passar foi que ele está a chutar isso mais para cima da altura que lhe der mais jeito poder ser usado como argumento eleitoral.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 10 horas, D@vid disse:

Aos olhos dos investidores ( e são os olhos que interessam verdadeiramente ) temos:

Adia-se a guerra comercial por 90 dias, óptimo..durante minutos, porque depois percebe-se que se vai estar 90 dias sem novidades, consequência? sell off.

É igual ao shutdown, 30 e tal dias com os serviços fechados, anuncia-se o fim do shutdown mas por 3 semanas...os investidores olham para isto e ficam sempre de pé a trás.

Não me interessam os objectivos do Trump, aquilo que vejo é que é o maior desestabilizador dos mercados, claro que cada um aproveita como pode.

Aos olhos dos investidores? Que tipo de investidores? Os impacientes, os medrosos, os novatos, etc etc...não vejo qualquer lógica no teu texto e desculpa-me por dizer isto. São perspectivas (diferentes) mas não consigo perceber essa perspectiva do caos e não digo isto por ser daqueles que esteve curto.

A questão é que as notícias foram a desculpa perfeita ou alguém acreditava que isto era sempre a subir? Senão fosse a guerra comercial, seria o brexit, senão fosse o brexit, seria o abrandamento da China ou qualquer outro motivo. 

O que interessa é seguir o que o Smart Money...

As notícias são excelentes para os algoritmos, não para nos, comuns investidores.

O shutdown também aconteceu com outros Presidentes, ninguém morreu.

Voces deviam era aproveitar melhor o Trump, não digo isto pelos tweets mas porque nunca (posso estar redondamente enganado), teremos o Bear Market no mandato dele.Trump não vai querer ficar ligado a isso. Correções, notícias, especulações, volatilidade (o Vix não pode andar sempre “calmo”), sempre houveram e sempre haverão.

Criticam mais o Trump do que as casas de investimentos que vieram logo falar em Bear Market blabla, quando em 2014 também o fizeram, etc... ninguém se lembra disto agora.

Reparem que a FED queria adoptar uma certa política (má para as bolsas) e agora a conversa é outra, quem foi o culpado disso?

Editado por Cardoso24
    • Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • -------- changed the title to Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )