Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )

Recommended Posts

há 17 horas, antoniobento disse:

O interesse por estes fundos é por serem Index, global e terem sidos lançados em 2018? As comissões de subscrição  não são habituais no BEST? o que diferencia estes fundos dos outros? Obrigado

Eu diria que 90% dos fundos não têm comissões de subscrição no Best. mas temos de olhar sempre para o outro lado e o seu modelo de negócio, estamos a falar de um banco que o seu modelo de negócio passa apenas pela intermediação, e é aí que o banco ganha comissões, ora se há um fundo com comissões de gestão tão baixas não valia a pena o banco os disponibilizar, assim a forma encontrada para disponibilizar alguns fundos interessantes que mais nenhuns bancos em Portugal disponibiliza é colocar uma comissão de subscrição.

Se ainda fossem comissões de 5% eu seria o 1º a dizer mal e a não concordar, agora comissões  que vão de 1% a 2% para fundos que muitas vezes nem chegam a 1.5% de comissão de gestão não acho nada do outro mundo, sem esquecer que o banco não cobra comissões de manutenção de conta.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 29,8k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• --------

5141

• 5coroas

2530

• Bedrock

1627

• Patanisca

1351

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Não sei se já repararam mas acabaram os votos negativos, assim deste modo resolve-se parte do problema, ainda existem outros mas irão ser resolvidos para que se volte a ter um tópico com um ar mais re

Como pedido pelo @D@vid actualização da minha carteira 4Fundos. A carteira 4 fundos foi feita no final de 2016 por via de programação em R: As performances desde a sua criaçã

Este fim de semana estive a rebalancear o meu portfolio, partilho convosco. Livrei-me dos bad performers e quero apostar neste Q4 e Q1'22 que se antevê vigoroso. Em Fevereiro fiz uma aposta em US

Posted Images

há 18 horas, antoniobento disse:

O interesse por estes fundos é por serem Index, global e terem sidos lançados em 2018? As comissões de subscrição  não são habituais no BEST? o que diferencia estes fundos dos outros? Obrigado

Como o @5coroas e o @D@vid falaram o interessante destes fundos é serem index.

O que diferência estes fundos dos outros é que estes replicam índices de mercado, não o tentam superar. Em teoria, funcionam quase como fundos de gestão passiva, logo têm custos de gestão bastante mais baixos que os outros fundos e esse é o seu "grande" interesse.

Em Portugal existe pouca oferta de fundos index. E concordo com o @D@vid em relação à análise do Best. Eles para conseguirem disponibilizar o fundo (ou seja, para ser vantajoso para o intermediário), têm que "ganhar" alguma coisa com isso. Assim, vão buscar os "ganhos" à comissão de subscrição, que também não me parece exagerada.

Espero (e as previsões assim o apontam) que num futuro próximo os fundos que replicam índices de mercado tenderão a baixar as comissões. :) 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 2 horas, Visitante Poupado disse:

Boa tarde,

Tenho 2 fundos de Ações América  acerca de 9 anos, pretendia fazer o resgate total. Serei taxado nas mais valias a 28%, ou como já é um investimento com mais de 8 anos posso ver esta taxa reduzida?

Abraço

Os fundos são Portugueses ou estrangeiros?

Não sei se tem efeitos retroactivos,  mas desde 2015 com a nova reforma do IRS, os investimentos a longo prazo com os fundos incluídos, passaram a ter também o factor de desvalorização da moeda como acontece no mercado imobiliário com a venda de uma casa.

Isto na teoria se os fundos foram comprados em 2010, ao valor subscrito seria acrescentado um coeficiente de 1.09, ou seja, imaginando que tinha subscrito 10.000€, para o fisco é como se fosse 10.900€, isto vem baixar as possíveis mais valias na altura do resgate, mas como disse anteriormente, esta lei entrou em vigor a 2015 e não consegui ainda perceber se tem efeitos retroactivos.

Qualquer das formas se for fundos portugueses a retenção é feito logo à cabeça de 28% e não tem de declarar no IRS, ao contrário de ser fundos estrangeiros que terá de declarar, mas a taxa das mais valias será sempre 28%, poderá é ter o tal efeito que falei do coeficiente de desvalorização da moeda.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

boa noite! Vou-vos seguindo regularmente e tenho aprendido imenso por aqui!! Neste momento o best tem no top das mais negociadas  o 

Alken Fund - Small Cap Europe Class R

LU0300834669

Ele desceu imenso no fim do ano e ainda nao recuperou e talvez por isso esteja entre os mais negociados, a minha duvida so tem a ver se realmente conseguir+a recuperar ou chegar perto uma vez que estamos a falar da Europa e neste momento nao me parace que as coisas andem muito rentaveis por estes lados do oceano. Da vossa opinião será interessante este produto?

Agradeço-vos desde já por estarem sempre disponiveis!! 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 14 horas, D@vid disse:

Os fundos são Portugueses ou estrangeiros?

Não sei se tem efeitos retroactivos,  mas desde 2015 com a nova reforma do IRS, os investimentos a longo prazo com os fundos incluídos, passaram a ter também o factor de desvalorização da moeda como acontece no mercado imobiliário com a venda de uma casa.

Isto na teoria se os fundos foram comprados em 2010, ao valor subscrito seria acrescentado um coeficiente de 1.09, ou seja, imaginando que tinha subscrito 10.000€, para o fisco é como se fosse 10.900€, isto vem baixar as possíveis mais valias na altura do resgate, mas como disse anteriormente, esta lei entrou em vigor a 2015 e não consegui ainda perceber se tem efeitos retroactivos.

Qualquer das formas se for fundos portugueses a retenção é feito logo à cabeça de 28% e não tem de declarar no IRS, ao contrário de ser fundos estrangeiros que terá de declarar, mas a taxa das mais valias será sempre 28%, poderá é ter o tal efeito que falei do coeficiente de desvalorização da moeda.

Bom dia David,

Os fundos são os 2 estrangeiros. A existir essa situação do coeficiente de desvalorização será aplicado automaticamente depois pelas finanças no calculo? 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 14 horas, vila disse:

boa noite! Vou-vos seguindo regularmente e tenho aprendido imenso por aqui!! Neste momento o best tem no top das mais negociadas  o 

Alken Fund - Small Cap Europe Class R

LU0300834669

Ele desceu imenso no fim do ano e ainda nao recuperou e talvez por isso esteja entre os mais negociados, a minha duvida so tem a ver se realmente conseguir+a recuperar ou chegar perto uma vez que estamos a falar da Europa e neste momento nao me parace que as coisas andem muito rentaveis por estes lados do oceano. Da vossa opinião será interessante este produto?

Agradeço-vos desde já por estarem sempre disponiveis!! 

Ninguém sabe se vai continuar a subir ou vai voltar a descer e quando e como isso ocorrerá. Está ainda com mais de -15%; se na tua opinião achas que as ações small cap Europa têm boas hipóteses de recuperar e subir muito mais, embora possa demorar, então será boa ideia entrares quanto antes; se tens duvidas, então não entres. Não te deverias guiar por motivos como por estar "entre os mais negociados".

Editado por 5coroas
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 7 horas, Visitante Poupado disse:

Bom dia David,

Os fundos são os 2 estrangeiros. A existir essa situação do coeficiente de desvalorização será aplicado automaticamente depois pelas finanças no calculo? 

Sim, tal como nas mais valias imobiliárias deve-se colocar o valor de compra e o valor de venda, o fisco faz depois as contas, não posso é garantir que no caso dos fundos o faça, depois de 2015 faz de certeza, antes não sei, não vi nada na lei que especifique que haja efeitos retroactivos.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 4 horas, 5coroas disse:

Não te deverias guiar por motivos como por estar "entre os mais negociados".

Isso às vezes depende, ou está a ser negociado por "modas", ou há alguma informação mais especifica em relação às small caps europeias

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Mouro Emprestado
    há 56 minutos, fousa disse:

Alguém conseguiu subscrever?  "Não está disponível"

0wh3tN6.png

Já experimentei tentar subscrever, e consegui fazer todos os passos até aparecer a pass de negociação (não subscrevi por opção própria).

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 6 minutos, daniel__ disse:

Fiquei a saber que o INVEST cobra 1.25% de comissão de subscrição para os indexados da BlackRock. O Best cobra 1.5%. 

Convém ir vendo onde é mais barato para evitar estas surpresas.

Olha que os indexados da BlacRock existentes no Best, pouco têm de indexados, ou seja não se limitam passivamente a "seguir" indices.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 hora, daniel__ disse:

Fiquei a saber que o INVEST cobra 1.25% de comissão de subscrição para os indexados da BlackRock. O Best cobra 1.5%. 

Convém ir vendo onde é mais barato para evitar estas surpresas.

Falas nos BlackRock Index Portofolio?

Banco Invest:

Mínimo de subscrição: 1.000€

• Defensive:  1,00%
    • Moderate:  1,25%
    • Growth:      1,75%

Banco Best:

Mínimo de subscrição: 5.000€

• Defensive: 1,00%
    • Moderate: 1,50%
    • Growth:      2,00%

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 hora, D@vid disse:

Falas nos BlackRock Index Portofolio?

Banco Invest:

Mínimo de subscrição: 1.000€

• Defensive:  1,00%
    • Moderate:  1,25%
    • Growth:      1,75%

Banco Best:

Mínimo de subscrição: 5.000€

• Defensive: 1,00%
    • Moderate: 1,50%
    • Growth:      2,00%

Sim, é isso. E o minimo de subscrição também é bastante inferior.

Editado por daniel__
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    A 28/01/2019 às 17:44, superkinas disse:

começa mal :(

vamos ver se acaba melhor :)

Começa mal e com os resultados das empresas, que já apresentaram resultados, quase todos acima das expectativas.

A prova que isto está tudo enguiçado pela guerra comercial EUA/China e Brexit!!

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 hora, D@vid disse:

Começa mal e com os resultados das empresas, que já apresentaram resultados, quase todos acima das expectativas.

A prova que isto está tudo enguiçado pela guerra comercial EUA/China e Brexit!!

Está enguiçado por causa disso? Se esses forem os motivos de não haverem subidas, preparem-se para um ataque Bull monumental, quando esses assuntos desaparecerem.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 15 minutos, Cardoso24 disse:

Está enguiçado por causa disso? Se esses forem os motivos de não haverem subidas, preparem-se para um ataque Bull monumental, quando esses assuntos desaparecerem.

Nunca se sabe.

São os motivos principais das quedas de Outubro e Dezembro e das subidas deste ano.

As noticias que vão saindo sobre estes temas traduzem-se num melhor ou pior sentimento por parte dos investidores.

O BCE e FED são sempre assuntos semanais, acabam por ser normais, o que não é normal é o Brexit e a guerra comercial inventada pelo Sr. Trump.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • -------- changed the title to Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )