Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )

Recommended Posts

Bem estou com uma duvida, tendo 12.5k para Investor, Qual Sendo Eu uma pessoa de risco moderado, Qual sera a melhor opcao

o deposito pé de meia no privat Bank, a render 4.2 rann?

Ou criar ums carteira de fundos? E se for esta a melhor opção Qual o melhor banco para se ter conta?

obrigado.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 29,8k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• --------

5141

• 5coroas

2530

• Bedrock

1627

• Patanisca

1351

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Não sei se já repararam mas acabaram os votos negativos, assim deste modo resolve-se parte do problema, ainda existem outros mas irão ser resolvidos para que se volte a ter um tópico com um ar mais re

Como pedido pelo @D@vid actualização da minha carteira 4Fundos. A carteira 4 fundos foi feita no final de 2016 por via de programação em R: As performances desde a sua criaçã

Este fim de semana estive a rebalancear o meu portfolio, partilho convosco. Livrei-me dos bad performers e quero apostar neste Q4 e Q1'22 que se antevê vigoroso. Em Fevereiro fiz uma aposta em US

Posted Images

Julgo que sem grande dificuldade consegues uma taxa superior com uma carteira bem conseguida em fundos. E nem precisas de ir para grandes riscos.

A melhor opção a nivel de investimento em fundos julgo ser o BEST. Mais oferta e variedade.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Devias era logo ter subscrito :) uma carteira deve ter pelo menos 5%/10% de fundos de acções, se o tivesses feito neste momento a tua carteira tinha valorizado, repara nas performances da maior parte desses fundos nesta última semana, uma carteira mesmo conservadora tem de estar feita para que a mesma seja no minimo rentavel, se aplicarem só em fundos de tesouraria e obrigações isso pode não acontecer, há uns tempos em resposta a alguém o forista VirtuaGod colocou até uma imagem bem elucidativa sobre esta questão, vejam ai umas páginas atrás.

Por acaso está a acontecer o mesmo para mim, parece que está tudo a descer desde que subscrevi, acho que a culpa é minha portanto. Como estou fora não tenho acesso à minha conta Best, logo não dá para ver os valores da minha carteira na sua globalidade.

Será que devia ter esses 5/10% de acções na minha carteira (que conheces, David, embora ainda não tenha subscrito os últimos 4 fundos, precisamente por estar fora.)? Se sim, alguma coisa a mudar no que está previsto (ver abaixo)?

A minha carteira actual:

(Já subscrito)

ES Liquidez 25%

Nordea Cross Credit 8%

Pimco Global Bond 17%

Pimco Diversified Income 17%

(Vai ser subscrito na segunda-feira quando voltar - se entretanto as passwords do Best chegaram à casa):           

Pimco Real Return IE00B11XZ541    17%

Invesco LU0432616901 8%

Axa 5-7 LU0251660279 8%

Cumps

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

carríssimos,

gostava de vos perguntar: qual é o vosso cutoff de perdas?

ou seja, sabemos que a progressão dos fundos não é linear. subidas e descidas acontecem sempre, e serão tanto maiores (expectável) quanto maior for a volatilidade do mesmo em termos de histórico. até pode ser uma estratégia a de reforçar quando descem... mas a questão aqui é ser objectivo e não confiar em feelings, ou por casmurrice, e ter um método a partir do qual a melhor opção será mesmo resgatar e assumir as perdas.

assim, qual a vossa estratégia para "saltar fora" quando se verificam perdas?

cump.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Será que devia ter esses 5/10% de acções na minha carteira (que conheces, David, embora ainda não tenha subscrito os últimos 4 fundos, precisamente por estar fora.)? Se sim, alguma coisa a mudar no que está previsto (ver abaixo)?

Eu julgo existirem uns estudos de composição de carteiras em que a inclusão de acções é fundamental para o equilíbrio e valorização do nosso portefólio.

Da escolha que apontas, apenas o Invesco tem uma pequena parte de acções. (+/- 33%, ou seja 2.66% da totalidade da carteira é acções), o que não chega aos 5/10% que se falaram atrás.

Dá uma olhada nos EEF e no Vontobel que tão no TOP.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Por acaso está a acontecer o mesmo para mim, parece que está tudo a descer desde que subscrevi, acho que a culpa é minha portanto. Como estou fora não tenho acesso à minha conta Best, logo não dá para ver os valores da minha carteira na sua globalidade.

A minha carteira actual:

(Já subscrito)

ES Liquidez 25%

Nordea Cross Credit 8%

Pimco Global Bond 17%

Pimco Diversified Income 17%

(Vai ser subscrito na segunda-feira quando voltar - se entretanto as passwords do Best chegaram à casa):           

Pimco Real Return IE00B11XZ541    17%

Invesco LU0432616901 8%

Axa 5-7 LU0251660279 8%

Cumps

Embora no Invesco estejas também exposto a uma parte de acções, não seria de descurar a possibilidade de deixares o Axa de lado e ir para um Eurizon Staples por exemplo... o Real Return mantinha, se só vais subscrever na próxima semana até o apanhas em valores mais baixo.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

O que acham deste fundo em relação a um DP a 6 meses? CA Raíz Rendimento FIMAO TV - PTYCFFLM0009

Como alguém já disse, o fundo de investimento mais "parecido" a um DP é o ES Liquidez, aposta cerca de 90 e tal por cento em papel comercial e o restante em DP, não tem variações para baixo.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Bem estou com uma duvida, tendo 12.5k para Investor, Qual Sendo Eu uma pessoa de risco moderado, Qual sera a melhor opcao

o deposito pé de meia no privat Bank, a render 4.2 rann?

Ou criar ums carteira de fundos? E se for esta a melhor opção Qual o melhor banco para se ter conta?

obrigado.

Ao colocares aqui essa questão nós de caras vamos dizer que são fundos :) somos suspeitos...

Quanto ao banco, vê as coisas desta forma, quando queres comprar uma televisão preferes ir a uma loja de bairro que tem lá 4 televisões á escolha ou preferes ir a um grande centro tipo Radio Popular, Worten, Media Markt etc? nos fundos é igual, tens 3 bancos onde a escolha de fundos é maior, BEST, ActivoBank e BiG, BiG e Activo têm cerca de 700/800 fundos, o BEST tem cerca de 2000...acho que respondi á pergunta :)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Obrigado David e Axiom,

O Eurizon Staples de que falas, David, é este (de que fala também o Axiom) ?

http://www.morningstar.pt/pt/funds/snapshot/snapshot.aspx?id=F0GBR04EZQ

Por acaso, entre este e o Vontobel Global Value Equity C (http://www.morningstar.pt/pt/funds/snapshot/snapshot.aspx?id=F000000GP3&tab=1), a diferença não parece muita a nível de indicadores (Sharpe, diferença entre rent média e desvio-padrão...).

Cumps

PS: resposta a prcion => tive dúvidas semelhantes ultimamente, acabei por fazer as duas coisas, coloquei cerca de 75% em DP, dos quais mais de metade no depósito pé de meia do Privat, e investi o resto em carteiras. Permite investir em fundos e manter a segurança por outro lado através de DP. Nada te obriga a pôr tudo no mesmo tipo de investimentos, digo eu...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Esses 2 fundos são optimas escolhas. Eu tenho ambos e têm tido um comportamento excelente, como podes comprovar pelos graficos na MorningStar.

Embora possam ter indicadores algo parecidos os fundos apostam em diferentes setores.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Obrigado David e Axiom,

O Eurizon Staples de que falas, David, é este (de que fala também o Axiom) ?

http://www.morningstar.pt/pt/funds/snapshot/snapshot.aspx?id=F0GBR04EZQ

Por acaso, entre este e o Vontobel Global Value Equity C (http://www.morningstar.pt/pt/funds/snapshot/snapshot.aspx?id=F000000GP3&tab=1), a diferença não parece muita a nível de indicadores (Sharpe, diferença entre rent média e desvio-padrão...).

Cumps

PS: resposta a prcion => tive dúvidas semelhantes ultimamente, acabei por fazer as duas coisas, coloquei cerca de 75% em DP, dos quais mais de metade no depósito pé de meia do Privat, e investi o resto em carteiras. Permite investir em fundos e manter a segurança por outro lado através de DP. Nada te obriga a pôr tudo no mesmo tipo de investimentos, digo eu...

Sim é esse... a diferença para o Vontobel é o mesmo ser em USD...para mim é mais um factor de "risco", mas cada um é que sabe, se tiveres disposto a estar exposto a variações também do EUR/USD tudo bem :)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Ah, pois, não tinha reparado. Por agora vou optar então pelo EEF, pode ser que invista uma pequena % no Vontobel dentro de uns meses para diversificar mais um bocadinho. Bem, estou a dizer isto mas o comportamento do fundo Axa também não me parece nada mal neste momento. Vou pensar até tomar uma decisão. Obrigado pelas informações!

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Sim provavelmente vai ser o que vou fazer, assim tambem me vou familiarizando com os fundos de investimento e se ganhar um pouco mais de confiança começo a aumentar de uma forma gradual o investimento em fundos.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Boas amigos!

Estou de volta depois de umas curtas férias. 8)

Pelo que vejo temos estado numa fase de "engorda"  ;D .

"A coisa vai..." ;D

Li umas páginas atrás um comentário do forista Tiago659, acerca de um fundo do Japão. Bom, esse fundo é de acções... o fundo em questão é este:

http://www.morningstar.pt/pt/funds/snapshot/snapshot.aspx?id=F0000002JE

Num breve comentário posso dizer que o possuo em carteira, cerca de 5%...

como em todos os outros, vejo-o como um investimento, não como trade...

e, agora passo a explicar sucintamente porque pode fazer sentido ter numa carteira, assumindo alguns riscos... ;)

-por uma questão de diversificação ( Japão )

-porque o Japão, depois de Fukushima teve de importar bastante, estagnou  :( , e, está agora, mais do que nunca em condições de recuperar e andar pelo seu pé...

-porque o Japão emitiu moeda em Dezembro, logo, com a desvalorização da mesma aumentou as exportações e, os resultados estão à vista  ;) ...é só consultarem os gráficos.

-por tudo isto, no momento, acredito no Japão...razão pela qual estou investido e, recomendo, tal como o Tiago659.

Deixo esta dica para os que querem diversificar... ;)  já que a considero uma boa oportunidade...

Um abraço!

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Boas amigos!

Estou de volta depois de umas curtas férias. 8)

Pelo que vejo temos estado numa fase de "engorda"  ;D .

"A coisa vai..." ;D

Li umas páginas atrás um comentário do forista Tiago659, acerca de um fundo do Japão. Bom, esse fundo é de acções... o fundo em questão é este:

http://www.morningstar.pt/pt/funds/snapshot/snapshot.aspx?id=F0000002JE

Num breve comentário posso dizer que o possuo em carteira, cerca de 5%...

como em todos os outros, vejo-o como um investimento, não como trade...

e, agora passo a explicar sucintamente porque pode fazer sentido ter numa carteira, assumindo alguns riscos... ;)

-por uma questão de diversificação ( Japão )

-porque o Japão, depois de Fukushima teve de importar bastante, estagnou  :( , e, está agora, mais do que nunca em condições de recuperar e andar pelo seu pé...

-porque o Japão emitiu moeda em Dezembro, logo, com a desvalorização da mesma aumentou as exportações e, os resultados estão à vista  ;) ...é só consultarem os gráficos.

-por tudo isto, no momento, acredito no Japão...razão pela qual estou investido e, recomendo, tal como o Tiago659.

Deixo esta dica para os que querem diversificar... ;)  já que a considero uma boa oportunidade...

Um abraço!

Cuidado com os terramotos/tsunamis mas 5% tá bom... :)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Sim é esse... a diferença para o Vontobel é o mesmo ser em USD...para mim é mais um factor de "risco", mas cada um é que sabe, se tiveres disposto a estar exposto a variações também do EUR/USD tudo bem :)

O Eurizon R é em EUR mas não tem hedge o que vai dar ao mesmo que ser em USD. O sem Hedge é o LU0155230773. É estranho estares a dizer o que disseste quando foste tu que me "informaste" que há dois eurizons e que o que eu usava era o sem hedge :P (memória de peixe tu pá)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

O Eurizon R é em EUR mas não tem hedge o que vai dar ao mesmo que ser em USD. O sem Hedge é o LU0155230773. É estranho estares a dizer o que disseste quando foste tu que me "informaste" que há dois eurizons e que o que eu usava era o sem hedge :P (memória de peixe tu pá)

"O sem Hedge é o LU0155230773"... com hedge querias tu dizer :) ás vezes de manhã o raciocionio não é o melhor ahaha!!

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Ok! É que tinha procurado no wikipedia, que me deu "fundo de cobertura" (hedge fund), dizendo que é de altíssimo risco.

Um fundo com hedge não é mais um fundo que tem "protecção" á variação dos câmbios.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • -------- changed the title to Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )