Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )

Recommended Posts

• Respostas 29,8k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• --------

5141

• 5coroas

2530

• Bedrock

1627

• Patanisca

1351

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Não sei se já repararam mas acabaram os votos negativos, assim deste modo resolve-se parte do problema, ainda existem outros mas irão ser resolvidos para que se volte a ter um tópico com um ar mais re

Como pedido pelo @D@vid actualização da minha carteira 4Fundos. A carteira 4 fundos foi feita no final de 2016 por via de programação em R: As performances desde a sua criaçã

Este fim de semana estive a rebalancear o meu portfolio, partilho convosco. Livrei-me dos bad performers e quero apostar neste Q4 e Q1'22 que se antevê vigoroso. Em Fevereiro fiz uma aposta em US

Posted Images

Mouro Emprestado
    há 4 minutos, 5coroas disse:

A mim já me deixa comprar, falta-me agora é o pilim.:(

Há 2 horas atrás não dava eheheheheheh.
    Mas sim, também já consigo. 
    Obrigado pela partilha.

Edit: Parece que não tem encargos de subscrição... Ou estão escondidos:

Capture.jpg

Editado por Mouro Emprestado
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 hora, 5coroas disse:

Investimento de 1000euros mensais durante 10 anos

Pictet index USA - Taxa global de custos 0,74% - ao fim de 10 anos - 4298euros

Fidelity index USA hedge - Taxa global de custos 0,15% + 2% de taxa de subscrição - ao fim de 10 anos - 3270euros

Fidelity index USA  - Taxa global de custos 0,10% + 2% de taxa de subscrição - ao fim de 10 anos - 2981euros

Corrijam-me caso não esteja a raciocinar bem, mas então parece-me que a Taxa global de custos se englobar os 2% de taxa de suscrição, ficará para o Fidelity index USA na ordem dos 0,50%, ou seja menos 0,24% que o Pictet.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

A taxa global de custos inclui normalmente a comissão de gestão, de depósito e alguns outros encargos como comissões de supervisão da CMVM, auditorias...

AQUI podem comparar muitos dos custos associados aos fundos Portugueses caso necessitem.

Entretanto encontrei na CMVM:

A Taxa global de custos respeita ao valor verificado no último ano civil completo do fundo de investimento. Esta taxa representa o total de comissões de gestão e depósito e de custos de auditoria e supervisão que o fundo de investimento suportou num ano civil completo dividido pela média do valor líquido global do fundo nesse ano. Para os fundos de investimento imobiliário, a taxa global de custos inclui apenas a comissão de gestão e de depósito

As comissões de subscrição, resgate e transferência são um custo directo do participante, gerado pela decisão de investimento ou desinvestimento. Na Tabela Comparativa apenas são apresentadas as comissões máximas que se encontram em vigor. Consulte o Prospecto simplificado para conhecimento das restantes comissões e das condições específicas de subscrição e resgate do fundo de investimento.

Editado por D@vid
    • Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 13 minutos, D@vid disse:

A taxa global de custos inclui normalmente a comissão de gestão, de depósito e alguns outros encargos como comissões de supervisão da CMVM, auditorias...

AQUI podem comparar muitos dos custos associados aos fundos Portugueses caso necessitem.

Entretanto encontrei na CMVM:

A Taxa global de custos respeita ao valor verificado no último ano civil completo do fundo de investimento. Esta taxa representa o total de comissões de gestão e depósito e de custos de auditoria e supervisão que o fundo de investimento suportou num ano civil completo dividido pela média do valor líquido global do fundo nesse ano. Para os fundos de investimento imobiliário, a taxa global de custos inclui apenas a comissão de gestão e de depósito

As comissões de subscrição, resgate e transferência são um custo directo do participante, gerado pela decisão de investimento ou desinvestimento. Na Tabela Comparativa apenas são apresentadas as comissões máximas que se encontram em vigor. Consulte o Prospecto simplificado para conhecimento das restantes comissões e das condições específicas de subscrição e resgate do fundo de investimento.

Eu tinha conhecimento disso; eu é que englobei os 2% da taxa de subscrição na taxa global de custos, para ficar com uma ideia de quanto, é que na realidade os 0,10%+2% representariam se fossem fundidos numa só taxa.

Editado por 5coroas
    • Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

estou pensar entrar no fundo acçoes globais da caixa, caixagest acçoes lideres globais, teve o ano passdo um bom comportamento, o fundo que tinha acçoes mundiais teve um desempenho bem pior GS clobal core eq E acc euro snapp.

Alguém tem este fundo CGD, o que acham?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 hora, superkinas disse:

estou pensar entrar no fundo acçoes globais da caixa, caixagest acçoes lideres globais, teve o ano passdo um bom comportamento, o fundo que tinha acçoes mundiais teve um desempenho bem pior GS clobal core eq E acc euro snapp.

Alguém tem este fundo CGD, o que acham?

Eu tenho-o desde 2013. Faz 55% da minha carteira. Tem sido muito bom. 9% ao ano desde que o tenho.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

eu tenho uma carteira alternativa, só de acções que teve quedas significativas mais de 10% todavia nunca -resgatei e já recuperei bastante.

Na minha carteira base (~85 % fundos Inv.) não tenciono mexer apesar das quedas.  Todavia nesta carteira que tenho parte (15% do tortal de FI) e para já só de acções estou a pensar resgatar quando as quedas começarem e reentrar na recuperação.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 19 horas, D@vid disse:

Pedia era um pouco de poderação, porque quem investiu toda a vida em produtos de capital e taxas garantidas e mudar para fundos de risco 5 ou mais ( sabes o que isto quer dizer na prática? ) e uma carteira de 70% em acções tens de ter consciência que terás de aguentar as quedas, e já ouvi tantos a dizerem que aguentam mas depois quando a carteira cai 5% ficam a tremer e toca a resgatar tudo ?.

Obrigado @D@vid

Sim, e concordo!

O que pretendo é fazer uma carteira 60% acções/40% obrigações. Mas depois de ler todas as opiniões neste tópico acerca do actual estado das obrigações, estou a ponderar fazer algo como o @fousa perguntou/sugeriu à uns tempos atrás.

Ou seja, começar neste momento com uma maior percentagem nas acções (daí os 70%) e consoante a evolução das obrigações, ir ajustando até chegar aos 60%/40% (o que pode ser logo passado um mês ou eventualmente demorar alguns meses/anos)

A 08/11/2018 às 22:23, D@vid disse:
    A 08/11/2018 às 19:50, fousa disse:

Uma pergunta de iniciante , porquê investir em fundos de obrigações na atualidade? 

Pretendo que a minha carteira seja composta por 60% acções/40% obrigações. Neste momento estou 100% acções com dinheiro parado destinado aos fundos de obrigações. No entanto tenho adiado o investimento em obrigações reservando liquidez para reforçar fundos de acções em queda. 

Corrijam-me se estiver errado. É expectável que a tendência seja a subida de taxas de juro visto estarmos em mínimos. Os EUA já iniciaram, o BCE aponta para o próximo verão. Os preços das obrigações descem quando as taxas de juro sobem. Portanto é expectável que as UP percam valor.

Para quem já tem fundos de obrigação e seja "buy and hold", até compreendo. Agora no meu caso, estou incerto no que fazer.. 

Neste "pequeno" mundo depende sempre do objectivo e do estômago de cada um.

Se alguém com 20 anos, que não se importa de "perder" dinheiro, quer estar investido ou investir por largos anos, então porque não ter uma carteira de fundos 100% acções? se o objectivo dele é rentabilizar ao máximo para 30/40 anos então não vejo qualquer problema.

Os fundos de obrigações vêm aqui equilibrar uma carteira de alguém que não queira estar exposto a tanta volatilidade, de alguém que tem o factor risco como principal preocupação.

Achas que poderá ser uma boa estratégia para o "agora" ou deveria aplicar já a carteira que quero: os 60%/40%?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 7 minutos, Edge disse:

Obrigado @D@vid

Sim, e concordo!

O que pretendo é fazer uma carteira 60% acções/40% obrigações. Mas depois de ler todas as opiniões neste tópico acerca do actual estado das obrigações, estou a ponderar fazer algo como o @fousa perguntou/sugeriu à uns tempos atrás.

Ou seja, começar neste momento com uma maior percentagem nas acções (daí os 70%) e consoante a evolução das obrigações, ir ajustando até chegar aos 60%/40% (o que pode ser logo passado um mês ou eventualmente demorar alguns meses/anos)

Achas que poderá ser uma boa estratégia para o "agora" ou deveria aplicar já a carteira que quero: os 60%/40%?

Eu tenho 33 anos e tenho 75% FI de acções e 25% P2P.

Casado e pai de dois.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 21 horas, Patanisca disse:

Eu tenho-o desde 2013. Faz 55% da minha carteira. Tem sido muito bom. 9% ao ano desde que o tenho.

ok. Obrigado. Na CGD disseram-me que aderindo FI caixagest  tinha  que pagar custodia para ter fundos de inv, tipo 7 euros trimestralmente  independente do numero de fundos e do valor da carteira. é verdade ?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Um caso hipotético:

Casal com crédito habitação 40 anos.
    Investe num PPR (por ex NB PPR). Obtém rendibilidade anual 6%. Ao fim de 5 anos uma rendibilidade de 30%
    Em termos de IRS e considerando que tem 35 a 50 anos, cada elemento investe anualmente 1750€ para obter uma dedução fiscal de 350€ (20%). No total anualmente é investido 3500€ e obtêm uma dedução fiscal de 700€. 
    Ao fim de 5 anos, investiram 17500€, em deduções fiscais obtiveram 3500€ e ainda obtêm a rendibilidade do fundo.
    E aqui é que está o "truque". Decidem utilizar o PPR para pagamento de prestações de crédito habitação (garantido por hipoteca). Conseguem apenas pagar 8% de imposto sobre o valor e enquanto isso, o valor que pagariam de prestação, amortizam no capital em dívida. 
    No fundo, em algum tempo desfazem-se de um crédito habitação com a mínima penalização fiscal. 

Alguma contra indicação neste esboço de ideia?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 33 minutos, superkinas disse:

ok. Obrigado. Na CGD disseram-me que aderindo FI caixagest  tinha  que pagar custodia para ter fundos de inv, tipo 7 euros trimestralmente  independente do numero de fundos e do valor da carteira. é verdade ?

Se é verdade é um roubo, fundos pelo que sei ainda não são considerados títulos, custódia de quê? Podes fazer fundos da CGD noutros bancos e com melhores condições ?

há 21 minutos, fousa disse:

Um caso hipotético:

Casal com crédito habitação 40 anos.
    Investe num PPR (por ex NB PPR). Obtém rendibilidade anual 6%. Ao fim de 5 anos uma rendibilidade de 30%
    Em termos de IRS e considerando que tem 35 a 50 anos, cada elemento investe anualmente 1750€ para obter uma dedução fiscal de 350€ (20%). No total anualmente é investido 3500€ e obtêm uma dedução fiscal de 700€. 
    Ao fim de 5 anos, investiram 17500€, em deduções fiscais obtiveram 3500€ e ainda obtêm a rendibilidade do fundo.
    E aqui é que está o "truque". Decidem utilizar o PPR para pagamento de prestações de crédito habitação (garantido por hipoteca). Conseguem apenas pagar 8% de imposto sobre o valor e enquanto isso, o valor que pagariam de prestação, amortizam no capital em dívida. 
    No fundo, em algum tempo desfazem-se de um crédito habitação com a mínima penalização fiscal. 

Alguma contra indicação neste esboço de ideia?

Não existem penalizações, a nível dos benefícios fiscais, pelo resgate mesmo no caso de serem para amortização do CH?

Amanhã às 17:15 o Banco Best irá realizar um seminário, a novidade é que vai ser também transmitido via Facebook.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Não existem penalizações para pagamentos de prestações CH (com a componente amortização capital + juros) à data normal de pagamento com o € do PPR. Já no caso de apenas amortização de capital, já existe essa penalização.

Existem as condições  obrigatórias "a lei também impõe que a primeira entrega tenha sido há, pelo menos, cinco anos e que o valor das entregas na primeira metade da vigência do contrato corresponda a um mínimo de 35% da totalidade das mesmas."

Bem, isto é a teoria, na prática, não conheço ninguém que já o tenha feito

• Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 51 minutos, D@vid disse:

Se é verdade é um roubo, fundos pelo que sei ainda não são considerados títulos, custódia de quê? Podes fazer fundos da CGD noutros bancos e com melhores condições ?

Não existem penalizações, a nível dos benefícios fiscais, pelo resgate mesmo no caso de serem para amortização do CH?

Amanhã às 17:15 o Banco Best irá realizar um seminário, a novidade é que vai ser também transmitido via Facebook.

foi o que me foi dito ao balcao mas não quis acreditar dai a minha pergunta.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 hora, superkinas disse:

Eu não pago nada disso. 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Agora mesmo, Patanisca disse:

Eu não pago nada disso. 

vou ter perguntar outra vez pois não me pareceu informação credivel. Não quis estar a dizer podia não ser assim sem primeiro chekar.

Por exemplo se quiser entrar no caixagest acções lideres globais quais seriam as comissões na CGD ?

Obrigado

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 2 horas, Patanisca disse:

Eu tenho 33 anos e tenho 75% FI de acções e 25% P2P.

Casado e pai de dois.

Pois! Eu tenho 34 anos, casado e pai de 2 filhos também!

E partilho da tua visão @Patanisca

Penso que agora é altura para “arriscar” um bocado. Por isso penso que uma carteira que tenha mais exposição a ações fará sentido agora. E claro, com o tempo ir acompanhando e fazendo eventuais ajustes! Mas eu sou novo nestas andanças! Por isso pergunto e busco opiniões! ?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 36 minutos, superkinas disse:

vou ter perguntar outra vez pois não me pareceu informação credivel. Não quis estar a dizer podia não ser assim sem primeiro chekar.

Por exemplo se quiser entrar no caixagest acções lideres globais quais seriam as comissões na CGD ?

Obrigado

Comissão de resgate até 1 ano: 1.5%

Comissão de gestão: 1.65%

Qualquer coisa sem ser isto deve-se a má informação.

Editado por D@vid
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 13 horas, Edge disse:

Pois! Eu tenho 34 anos, casado e pai de 2 filhos também!

E partilho da tua visão @Patanisca

Penso que agora é altura para “arriscar” um bocado. Por isso penso que uma carteira que tenha mais exposição a ações fará sentido agora. E claro, com o tempo ir acompanhando e fazendo eventuais ajustes! Mas eu sou novo nestas andanças! Por isso pergunto e busco opiniões! ?

Pois eu tenho 45 anos, casado, 2 filhos e salvo as obrigações que estão no PPR AR, tenho e terei todo o resto em ações. Por mim até gostaria que o PPR AR fosse 100% ações.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • -------- changed the title to Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )