Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )

Recommended Posts

há 1 hora, Patanisca disse:

Vamos a mais um dia animado nos EUA?
    SP500 -2.20%
    USD/EUR -0.50%

Logo às 19h00 quando for consultar a minha carteira devo ter lá uns -3.00%.

Queria comprar a máquina de secar roupa esta semana mas se calhar já me estão a alterar os planos! :D

A Apple é hoje quem está a marcar o andamento. Aproximação do fim do seu reinado causado pelas alternativas mais baratas? O gráfico diz-nos que o fim (do crescimento) pode estar proximo (talvez a Apple não esperasse é que chegasse tão cedo); o problema é que a Apple é tão grande e está em tantos FIs, que quando cair, quase tudo cairá.

Screen-Shot-2014-04-07-at-7.55.13-AM

Editado por 5coroas
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 29,8k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• --------

5141

• 5coroas

2530

• Bedrock

1627

• Patanisca

1351

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Não sei se já repararam mas acabaram os votos negativos, assim deste modo resolve-se parte do problema, ainda existem outros mas irão ser resolvidos para que se volte a ter um tópico com um ar mais re

Como pedido pelo @D@vid actualização da minha carteira 4Fundos. A carteira 4 fundos foi feita no final de 2016 por via de programação em R: As performances desde a sua criaçã

Este fim de semana estive a rebalancear o meu portfolio, partilho convosco. Livrei-me dos bad performers e quero apostar neste Q4 e Q1'22 que se antevê vigoroso. Em Fevereiro fiz uma aposta em US

Posted Images

há 3 horas, Patanisca disse:

Vocês são uns arrogantes pá, o user está a pedir ajuda e vocês não querem ajudar! Estão aí armados em pedagogos e a adverti-lo para os riscos de investir 2000€ numa recomendação feita a um desconhecido por um outro desconhecido!

Ele até reformulou a questão para ser mais simples!

@nunoPT Eu era de esgalhão neste:

http://www.morningstar.pt/pt/funds/snapshot/snapshot.aspx?id=F0GBR04V6U

E que ganhe o Benfica!

NOTICE: O sarcasmo é óbvio q.b.

Gosto desse.

Aliás a julgar pelo que tenho visto de algumas empresas que estão aí presentes, não me admirava nada que no final do ano, duplicasse de valor.

• Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Bem, hoje dei ordem de reforço no "meu Pictet" vamos ver... a minha lógica de pensamento é se comprar mais barato do que comprei anteriormente estarei a fazer uma "boa compra" e isso está assegurado visto que regressei recentemente aos fundos e tenho apenas uma subscrição :D 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 55 minutos, 5coroas disse:

Os activos da Berkshire Hathaway tinha desvalorizado cerca de 13% até há uma semana atrás, Buffett deve estar atento para carregar no enter.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Vamos ver o que se vai passar com apresentação resultados das principais empresas americanas. Como está tudo muito volátil, qualquer resultado abaixo expectativas vai originar novas quedas fortes. Não é a causa principal mas a guerra comercial do Trump está a ajudar bastante. Vamos ver se não manda abaixo tb a economia americana visto muito das vendas das principais empresas americanas ser China. Sem essas vendas resultados ficam abaixo expectativas e originam quedas fortes... 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Rick Lusitano
    há 5 horas, 5coroas disse:

Ele até já pediu $1B de empréstimo a 30 anos para comprar mais Apple... :)

image.png.96131c01dac84148093c12a93c3f63a2.png

https://seekingalpha.com/news/3420330-berkshire-hathaway-goes-30-year-fixed-1b-debt

Vamos lá ver se o Buffett não vai ficar agarrado á Apple como ficou com a IBM. Ele nas techs anda um pouco fora de timing de entrada e saída. Há 1 mês atrás, eu previa quedas acentuadas na Apple:

A 18/12/2018 às 22:33, Rick Lusitano disse:

:)

Eu vi uma entrevista dele a dizer que preferia comprar participações em empresas que comercialize produtos ou serviços para o dia-a-dia das pessoas normais. E só comprava o que percebia, que não se metia em tecnológicas como a Apple, ainda quando o Jobs estava vivo e o iPhone a bombar. Quando lhe perguntaram porquê, ele disse porque não percebia nada de tecnologia, que tinha muito risco e sujeito a avaliações irreais (ele devia estar ainda sob efeito das dot.com, mesmo passados cerca de 10 anos). No entanto estava na IBM, por causa do hardware, algo material que ele já percebia alguma coisa. Hoje em dia, vendeu todas as participações na IBM e tem aumentado a exposição à Apple. Saiu tarde da IBM e entrou tarde na Apple.

CNBC - Warren Buffett says Berkshire Hathaway has sold completely out of IBM (May 4, 2018)

https://www.cnbc.com/2018/05/04/warren-buffett-says-berkshire-hathaway-has-sold-completely-out-of-ibm.html

CNBC - Warren Buffett loses nearly $4 billion in single day on his Apple stake (Nov 2, 2018)

https://www.cnbc.com/2018/11/02/warren-buffett-loses-nearly-4-billion-in-single-day-on-his-apple-stake.html

Se em Novembro, ele levou a ripada na Apple, imagino agora: ;)

image.png.ec15a726b901403f5637f91e1c718429.png

Não quer dizer que ele é mau investidor. Ás vezes, acerta-se, outras vezes, falha-se. Ele tem um muito bom track record.

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Rick Lusitano
    há 38 minutos, Cardoso24 disse:

Quando dizem que entrou tarde na Apple não consigo compreender o(s) motivo(s)...se alguém que tenha entrada na Amazon (por exemplo) em 2000 a 84 entrou mal? O que interessa é o horizonte temporal. 

Por exemplo, a IBM era excelente no seu apogeu, mas o Buffett viu á rasca para sair dela, quando a IBM eclipsou. Alguém ainda se lembra da IBM? Dos PCs? Que andou em "guerra" com a Apple pelo domínio do mercado dos PC? Depois disso, foi a HP, a Dell, etc. Qual é o gigante dos PCs Desktop actualmente? No ambiente empresarial, possivelmente a HP? Em domicílios?

A Apple teve um boom com o iPod, que mais tarde originou o iPhone. A não ser que se reinvente, pode acontecer um período como aconteceu quando o Jobs foi corrido da 1ª vez. Ou pior...

Em telemóveis, aonde está a Nokia, líder mundial incontestável durante anos, antes do smartphone? Não se reinventou, perdeu a corrida, a Microsoft ainda a comprou, mas nada feito.

Ou a Motorola, a líder americano dos telemóveis antes do iPhone, a Google comprou-a para possuir as suas patentes, ainda fez uns telemóveis e revendeu-a ficando apenas com as patentes para lutar na guerra das patentes contra a Apple.

Ou ainda a BlackBerry, a primeira marca de smartphones de sucesso, destronado pela Apple (qualidade) e a Samsung (preço). Perdeu a corrida, ficou para trás.

A imagem do 5coroas ilustra o ciclo de vida de uma empresa. Qual achas que seria a melhor entrada, na base da curva de crescimento ou no topo? ;)

há 6 horas, 5coroas disse:

A Apple é hoje quem está a marcar o andamento. Aproximação do fim do seu reinado causado pelas alternativas mais baratas? O gráfico diz-nos que o fim (do crescimento) pode estar proximo (talvez a Apple não esperasse é que chegasse tão cedo); o problema é que a Apple é tão grande e está em tantos FIs, que quando cair, quase tudo cairá.

Screen-Shot-2014-04-07-at-7.55.13-AM

Editado por Rick Lusitano
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 12 minutos, IceMan1910 disse:

Não concordo muito com este teu comentário.

Certamente que existem sempre boas picks para quem saida escolher, mas, no geral as acções nos próximos anos vão ter tendencia para ter uma performance abaixo da performance média (na minha opinião claro). Estamos a sair de um ciclo de taxas de juro a 0%, sendo que o BCE ainda tem a taxa de depositos a negativo.

Quando o BCE deixar ativamente de meter no mercado milhões de euros por dia, e passar a vender ativos para diminuir a quantidade de moeda em circulação (ao mesmo tempo que a FED faz o mesmo), as taxas de juro vão subir, a taxa de remuneração dos fixed income assets também vai subir e as acções vão ficar menos atrativas.

Isto tudo para dizer que, se for para puxar o gatilho em força, será melhor esperar por taxas de juro nos bancos centrais a 3-4% porque quando o dinheiro tiver um custo, esse custo vai estar refletido no custo de oportunidade das acções e o P/E médios do mercado vão ter que cair. Da mesma forma que o imobiliário vai baixar, etc..

Não se esqueçam que estamos a chegar ao final do ciclo de curto prazo, e o segundo maior banco central do mundo ainda tem as taxas de deposito a -0.4%.

Mas nos EUA a FED já anda a subir a taxa há 3 anos e nem por isso as acções se ressentiram muito. Quando o BCE começar a subir (não sei é quando com a salganhada que anda na UE), demorará também o seu tempo. Do lado de lá anda nos 2.5% e demorou 3 anos a chegar lá. Este dump de stocks de Q4 tem uma causa muito importante: Trade wars do senhor Trump.

Pela tua ordem de ideias então nos próximos 3 a 5 anos (altura em que o BCE poderia estar com uma rate entre 2.5% e 4%, o normal) o mercado accionista global estaria em depressão, porque se os bancos centrais sobem as rates, isso afecta as earnings. Afecta sim, mas tens que ter em conta que pese embora o valor da acção possa descer, ela continuará a dar dividendos ao seu holder, por isso não estou a ver os FI de acções globais / EUA a contrairem durante tanto tempo.

Mas o que dizes é válido, não acho é que terá a magnitude que pensas.

Editado por Patanisca
    • Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Bem apontado, já estava a ficar esquecido esse ponto importante da apreciação do EUR face ao USD com a subida do custo do dinheiro por cá.

Mas sinceramente, tenho acompanhado quase diariamente as movimentações deste par e outros ligados aos USD e quer-me parecer que neste mundo novo de QE global e Bancos Centrais sem mais munição, os efeitos nos pares cambiais nem sempre são o que se esperaria.

Mas antes do BCE fazer o que quer que seja, ainda vais ter o Trump a exercer poder totalitário sobre o Jerome Powel, através da sua demissão e consequente monopólio da FED. Ele vai querer um stock market glorioso para finais de 2019 para fazer ramp-up à campanha. Pelo meio vai ter de "ganhar" a trade-war com a China, causando os estragos que se tem assistido, ele apenas os vai remediar com mais QE. 

Mas se isto que estou a escrever se concretizar, penso que já só falta a América render-se à Coreia do Norte para perderem a vergonha toda. É um cenário que parece ilusório, mas eu já vi esta administração fazer tanta coisa que toda gente dizia "pois, mas ele nunca iria fazer isso... Oh wait!" :D

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Hoje vamos ter um dia no verde em todas as bolsas e na segunda feira será a 1º reunião EUA/China e já estou a ver o twitt do Trump: "A beautiful agreement was reached, our commercial war ended, god save america, america great again" e as bolsas vão disparar 10% cada uma ?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 hora, Vidolz disse:

Para depois cair 20%?

Quem sabe, o fascínio dos mercados é essa ?

Vamos ver se 2019 irá ser um ano anormal e voltar a cair como aconteceu em 3 períodos passados, o último em 2000/2001, ou se será um ano "normal" e vai subir depois de um ano de quedas.

O custo de oportunidade está sempre presente, quem se deixou estar vê novamente a carteira subir e pensa que poderia ter reforçado, quem saiu e assumiu a perda fica sempre de pé atrás e nunca sabe muito bem quando entrar porque já perdeu dinheiro e fica com receio, e quem está de fora está também sempre de pé a trás sem saber o timming correcto de entrada, mas se não for para ter este "stress" temos os depósitos a prazo e seguros de capitalização ?

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Continuo a não entender muito bem algumas movimentações, confesso, nomeadamente nas obrigações.

Na verdade olhando para as rentabilidades dos fundos de obrigações da 1ª página, em 2018, estava à espera de quedas maiores, todos temos visto que as taxas estavam muito baixas, que não se conseguia tirar rendimento em 2018, mas na verdade tivemos até o NB Obrigações Europa acima dos 1%, e não houve assim muitas quedas acima de 5%, as obrigações acabaram até por fazer o seu papel de activo de refugio ao contrário de anos como 2008, e o mais curioso é termos a FED a subir taxas, o BCE a acabar com os seus estímulos, e as Yields das Tresuries estão nos 2,60%, verdade que subiu, mas tudo apontava para estarem bem acima dos 3%, e depois temos fundos como o Pimco Real Return a subir quase 1% a uma semana ( só ontem subiu 0,67% )...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 15 horas, Rick Lusitano disse:

Por exemplo, a IBM era excelente no seu apogeu, mas o Buffett viu á rasca para sair dela, quando a IBM eclipsou. Alguém ainda se lembra da IBM? Dos PCs? Que andou em "guerra" com a Apple pelo domínio do mercado dos PC? Depois disso, foi a HP, a Dell, etc. Qual é o gigante dos PCs Desktop actualmente? No ambiente empresarial, possivelmente a HP? Em domicílios?

A Apple teve um boom com o iPod, que mais tarde originou o iPhone. A não ser que se reinvente, pode acontecer um período como aconteceu quando o Jobs foi corrido da 1ª vez. Ou pior...

Em telemóveis, aonde está a Nokia, líder mundial incontestável durante anos, antes do smartphone? Não se reinventou, perdeu a corrida, a Microsoft ainda a comprou, mas nada feito.

Ou a Motorola, a líder americano dos telemóveis antes do iPhone, a Google comprou-a para possuir as suas patentes, ainda fez uns telemóveis e revendeu-a ficando apenas com as patentes para lutar na guerra das patentes contra a Apple.

Ou ainda a BlackBerry, a primeira marca de smartphones de sucesso, destronado pela Apple (qualidade) e a Samsung (preço). Perdeu a corrida, ficou para trás.

A imagem do 5coroas ilustra o ciclo de vida de uma empresa. Qual achas que seria a melhor entrada, na base da curva de crescimento ou no topo? ;)

Estás completamente a misturar análises. A IBM é a empresa que vale actualmente 102B? Se for essa empresa pelos vistos o seu desempenho em bolsa fala por si. Senão está no seu apogeu anda lá perto (pelo menos analisando o gráfico e as suas receitas).

Volto a perguntar se a APPLE é apenas IPhones, IPads, Macs....etc. a APPLE tem um ecossistema brutal e só estamos a falar de uma empresa que reduziu a sua guidance para 84B, gostava de saber quantas empresas podem alcançar esse patamar? Acrescenta a sua reserva em Cash. O problema é que se perguntarem aos mais novos, todos querem um IPhone, façam esse estudo com os primos mais novos. O problema é o preço, mas se isso for um problema a APPLE tem de o resolver. Mas quando se fala do preço dos IPhones a APPLE sempre teve modelos caros, agora podemos falar em exagero, mas nunca vi IPhones baratos, alguém viu algum IPhone novo a menos de 700€?

As suas concorrentes têm preços “médios” e não foi por isso que a APPLE não vendia.

Deixa a BBRY fora desse lote de empresas porque basta estar atento para perceber o grande trabalho que o (novo) CEO tem feito. Acredito num BO a médio prazo, porque estão cada vez melhores.

A Nokia ou Motorola eram apenas telemóveis? Sempre tiveram sucesso em todos os modelos? A APPLE não fosse os preços exagerados desde o IPhone X até ao XS (e mais não sei quantos), não estaríamos com estes problemas.

- Para acabar este longo texto:

Nunca as alternativas mais BARATAS foram um problema. “Todos” querem um IPhone só que não o podem comprar, simples. No entanto não foi por este motivo que a APPLE deixou de vender, alguém sabe de algum IPhone novo barato? Portanto essa história que mostram faz algum sentido neste momento? Não fosse a revisão das estimativas e nem estaríamos a discutir esse aspecto.

Se a APPLE quiser basta fazer um modelo que não chegue aos 1100,1200,1500 como foram os últimos. 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Rick Lusitano

Ainda nos últimos dias, voltou a dar o Wall Street (de 1987), e o Gekko diz "The most valuable commodity I know of is information”.

Como tive de ir ver a citação correcta á net, encontrei esta lista de citações (sabedoria) de Gordon Gekko:

image.thumb.png.af285bf7a87bbc9b4e8ec0d4fb653fe2.png

10 Gordon Gekko Quotes That Will Change The Way You Think About Investing

https://blog.wallstreetsurvivor.com/2017/04/13/10-gordon-gekko-quotes-will-change-way-think-investing/

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Asset Class Returns

2004 2005 2006 2007 2008 2009 2010 2011 2012 2013 2014 2015 2016 2017 2018
    REIT
    31.6%
    EM
    34.5%
    REIT
    35.1%
    EM
    39.8%
    HG Bnd
    5.2%
    EM
    79.0%
    REIT
    28.0%
    REIT
    8.3%
    REIT
    19.7%
    Sm Cap
    38.8%
    REIT
    28.0%
    REIT
    2.8%
    Sm Cap
    21.3%
    EM
    37.8%
    Cash
    2.0%
    EM
    26.0%
    Int’l Stk
    14.0%
    EM
    32.6%
    Int’l Stk
    11.6%
    Cash
    1.4%
    HY Bnd
    57.5%
    Sm Cap
    26.9%
    HG Bnd
    7.8%
    EM
    18.6%
    Lg Cap
    32.4%
    Lg Cap
    13.7%
    Lg Cap
    1.4%
    HY Bnd
    17.5%
    Int’l
    25.6%
    HG Bnd
    0.0%
    Int’l Stk
    20.7%
    REIT
    12.2%
    Int’l Stk
    26.9%
    AA
    7.6%
    AA
    -22.4%
    Int’l Stk
    32.5%
    EM
    19.2%
    HY Bnd
    4.4%
    Int’l Stk
    17.9%
    Int’l Stk
    23.3%
    AA
    6.9%
    HG Bnd
    0.6%
    Lg Cap
    12.0%
    Lg Cap
    21.8%
    HY Bnd
    -2.3%
    Sm Cap
    18.3%
    AA
    8.9%
    Sm Cap
    18.4%
    HG Bnd
    7.0%
    HY Bnd
    -26.4%
    REIT
    28.0%
    HY Bnd
    15.2%
    Lg Cap
    2.1%
    Sm Cap
    16.4%
    AA
    11.5%
    HG Bnd
    6.0%
    Cash
    0.1%
    EM
    11.6%
    Sm Cap
    14.7%
    REIT
    -4.0%
    AA
    14.1%
    Lg Cap
    4.9%
    AA
    16.7%
    Lg Cap
    5.5%
    Sm Cap
    -33.8%
    Sm Cap
    27.2%
    Lg Cap
    15.1%
    AA
    0.3%
    Lg Cap
    16.0%
    HY Bnd
    7.4%
    Sm Cap
    4.9%
    Int’l Stk
    -0.4%
    REIT
    8.6%
    AA
    14.6%
    Lg Cap
    -4.4%
    Lg Cap
    10.9%
    Sm Cap
    4.6%
    Lg Cap
    15.8%
    Cash
    4.4%
    Lg Cap
    -37.0%
    Lg Cap
    26.5%
    AA
    13.5%
    Cash
    0.1%
    HY Bnd
    15.6%
    REIT
    2.9%
    HY Bnd
    2.5%
    AA
    -1.3%
    AA
    7.2%
    REIT
    8.7%
    AA
    -5.6%
    HY Bnd
    10.9%
    Cash
    3.2%
    HY Bnd
    11.8%
    HY Bnd
    2.2%
    REIT
    -37.7%
    AA
    24.6%
    Int’l Stk
    8.2%
    Sm Cap
    -4.2%
    AA
    12.2%
    Cash
    0.1%
    Cash
    0.0%
    Sm Cap
    -4.4%
    HG Bnd
    2.7%
    HY Bnd
    7.5%
    Sm Cap
    -11.0%
    HG Bnd
    4.3%
    HY Bnd
    2.7%
    Cash
    4.7%
    Sm Cap
    -1.6%
    Int’l Stk
    -43.1%
    HG Bnd
    5.9%
    HG Bnd
    6.5%
    Int’l Stk
    -11.7%
    HG Bnd
    4.2%
    HG Bnd
    -2.0%
    EM
    -1.8%
    HY Bnd
    -4.6%
    Int’l Stk
    1.5%
    HG Bnd
    3.5%
    Int’l Stk
    -13.4%
    Cash
    1.4%
    HG Bnd
    2.4%
    HG Bnd
    4.3%
    REIT
    -15.7%
    EM
    -53.2%
    Cash
    0.2%
    Cash
    0.2%
    EM
    -18.2%
    Cash
    0.1%
    EM
    -2.3%
    Int’l Stk
    -4.5%
    EM
    -14.6%
    Cash
    0.3%
    Cash
    1.0%
    EM
    -14.3%

Editado por 5coroas
    • Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Ou esta:

In half of these quotes you’re completely taking the quotes out of context. “I bet on sure things…” is a reference to insider trading information he wants before he’ll invest. He actually ask Buddy how he did researching one of the stocks that Buddy lost money on. If you stand by your title then, it really means you favor Gordon Gekko’s methods of “getting information.”

Bear Market?

Ou quem diria que a APPLE seria motivo para forçar entendimento dos EUA com a CHINA.

A sessão de hoje a continuar assim (não gosto de falar antes do fecho), tem tudo para ser uma das melhores.

Esta na altura de ver também alguns mercados asiáticos em específico.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 2 minutos, 5coroas disse:

Já agora, a minha rentabilidade de 2018 ficou em -0,70%:(, tendo conseguido atingir o meu objectivo de bater o SP500 B); todavia consegui um aumento de 76% da minha poupança:)

Poupaste mais 76% em 2018 que em 2017 é isso?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • -------- changed the title to Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )