Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )

Recommended Posts

• Respostas 29,8k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• --------

5141

• 5coroas

2530

• Bedrock

1627

• Patanisca

1351

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Não sei se já repararam mas acabaram os votos negativos, assim deste modo resolve-se parte do problema, ainda existem outros mas irão ser resolvidos para que se volte a ter um tópico com um ar mais re

Como pedido pelo @D@vid actualização da minha carteira 4Fundos. A carteira 4 fundos foi feita no final de 2016 por via de programação em R: As performances desde a sua criaçã

Este fim de semana estive a rebalancear o meu portfolio, partilho convosco. Livrei-me dos bad performers e quero apostar neste Q4 e Q1'22 que se antevê vigoroso. Em Fevereiro fiz uma aposta em US

Posted Images

é uma boa altura para ir para fundos de obrigações.

é agora que vou entrar no obrigações europa ...

não sei se será boa altura para entrar em obrigaçoes gov europeias agora que o banco central vai  desligar-se um pouco (compra de divida).

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Ora mais um ano passou e vamos às rentabilidades dos fundos, no geral foi o pior ano ( ou melhor, pior último trimestre ) desde que temos este tópico.

Quando tiver um pouco de tempo irei fazer um refresh a estes fundos, há alguns que já foram fundidos e outros que após 6 anos talvez deixassem de ser tão interessantes, nunca fiz este tópico com o objectivo de fazer algum tipo de top mas convêm termos alguns dos mais interessantes fundos do mercado nesta página.

FUNDOS DE OBRIGAÇÕES:

NB Obrigações Europa FI Acc  +1,29%

PIMCO GIS Glbl Real Ret E EUR Hdg Acc  -4,38%
    PIMCO GIS Diversified Inc E EUR Hdg Acc     -4,88%
    PIMCO GIS Global Bond E EUR Hdg Acc      -2,63%
    PIMCO GIS Total Ret Bd E EUR Hdg  -4,63%
    NB Rendimento Plus FIA     -3,25%
    PIMCO GIS Global Hi Yld  Bd E Eur Hdgd   -5,92%
    AXA WF Glbl High Yield Bonds E(H)-C EUR   -6,23%
    Nordea-1 European Cross Credit E     -4,15%   
    F&C Emerging Markets Bond C EUR Hdg       -8,14% ( paga dividendos de 3,33% )
    AXA WF Euro 5-7 EC EUR    -2,32%                    
    PF(LUX)-Global Emerging Debt HR EUR Acc   -9,10%
    Henderson Horizon Euro Corp Bond A Acc  -1,47%
    Jupiter JGF Dynamic Bd L EUR Acc   -3,75%

FUNDOS DE TESOURARIA/MONETÁRIO:

NB MONETÁRIO FIMA ( Ex ES LIQUIDEZ ) +0,02%

Dunas Banco BIC Tesouraria - FI MA A  -0,31%
    NB Tesouraria Ativa  ( No dia 19 de julho de 2017 procedeu-se à fusão por incorporação dos fundos NB Capitalização e NB Renda Mensal no fundo NB Tesouraria Ativa, alterando a sua denominação para NB Capital Plus. ) -1,19%

FUNDOS MISTOS:

Invesco Balanced-Risk Alloc E -9,37%

Schroder ISF Glbl Multi-Asset Inc B Hg € -8,55%
    MS INVF Global Balanced Risk Control B -6,64% 
    Nordea-1 Stable Return E EUR  -6,50%

FUNDOS DE ACÇÕES:

NN (L) Food & Beverages X Cap EUR -7,14%

Vontobel Fund Global Value Equity C  -1,68%

Vontobel Fund - Emerging Markets Equity C  -11,20%
    Pictet Water-R EUR -9,28%
    Allianz Europe Equity Growth CT EUR -15,23%
    Threadneedle Eurp Sm Cos Ret Net EUR Acc -7,25% ( este fundo foi fundido ) 
    Franklin European Growth N Acc -17,56%

F&C European Small Cap A -17,14% ( paga dividendos de 0,63%

Pioneer Fds US Fundamental Gr C EUR ND +2,33%
    JPMorgan Funds - JPMorgan ASEAN Equity D (acc) - EUR -6,11%
    Alken Absolute Return Europe A -10,77%
    UBS (Lux) KSS Global Eqs $ EUR P-acc  -10,13%

Henderson Horizon PanEurpPtyEqs A2 EUR -5,62%

MLIS Marshall Wce Tps UCITS MN C EUR Acc * Este fundo encontra-se em soft closed no Banco BEST, apenas pode ser subscrito via impresso, desconheço se mais algum banco o comercializa* -6,15%

FUNDOS DE POUPANÇA REFORMA:

BPI Reforma Acções PPR FIA -11,49%

GNB PPR Vintage -0,82%

GNB PPR FIA -0,51%

Invest AR PPR FIMA -3,92%

• Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

neste momento a marca que define os mercados é a volatilidade, começaram no vermelho e bem no vermelho apoiados pelas quedas da china e a maioria já está no verde, durante uma sessão experimentamos várias sensações, até ao fim de cada sessão tudo pode acontecer :)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 4 horas, 5coroas disse:

2018assetclassuse.png

Não gosto dessa tabela. O color coding induz em erro. Mostra retornos negativos a verde. 

Desfaz-te disso. A quem andas a enganar? Pensas que por veres verde não perdeste dinheiro neste Q4? 

Lol ? (kidding, mas não na parte da tabela induzir em erro) 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 9 minutos, Patanisca disse:

Não gosto dessa tabela. O color coding induz em erro. Mostra retornos negativos a verde. 

Desfaz-te disso. A quem andas a enganar? Pensas que por veres verde não perdeste dinheiro neste Q4? 

Lol ? (kidding, mas não na parte da tabela induzir em erro) 

Se tivesse sido eu a pintar a tabela tinha posto mais verde quanto mais negativo estivesse; verde no sentido de alertar o investidor da existência dos maiores saldos.;)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 hora, superkinas disse:

neste momento a marca que define os mercados é a volatilidade, começaram no vermelho e bem no vermelho apoiados pelas quedas da china e a maioria já está no verde, durante uma sessão experimentamos várias sensações, até ao fim de cada sessão tudo pode acontecer :)

Então no petroleo é preciso tomar um comprimido anti-enjoo para aguentar os sobes e desces ao longo do dia. 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 hora, 5coroas disse:

Então no petroleo é preciso tomar um comprimido anti-enjoo para aguentar os sobes e desces ao longo do dia. 

A fazer o breakout preparem-se para mais subidas.

Agora é aproveitar as notícias e tweets do Trump para reforçar ;) 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 14 horas, Cardoso24 disse:

Agora é aproveitar as notícias e tweets do Trump para reforçar ;) 

O problema com os lideres que falam ou tweetam demasiado, tal como o Trump ou o Marcelo, é que chega uma altura em que já ninguém dá muita importância ao que dizem. 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 16 minutos, nunoPT disse:

Vou colocar a pergunta de outra forma, na vossa opinião, se tivessem euros disponíveis para fazer algum investimento, o que recomendariam, fundos ou bolsa? 

Cada um de nós tem um perfil de investidor que pode ou não ser semelhante ao seu. Como é que pode estar à procura de uma resposta minimamente aceitável se nenhum de nós porventura poderá não estar nas suas "sapatilhas"? Não tem a noção que um investidor por exemplo que tem 25 anos, sem filhos, com um emprego seguro, etc...está numa situação muito diferente de um cinquentão que tem filhos para sustentar, hipotecas e créditos pessoais que pagar,que tem um emprego instável, que não tem outras poupanças, etc Acha que as nossas recomendações seriam apropriadas para todo o tipo de investidor, independentemente de este ter ou não as "condições fisicas para aguentar uma maratona"? 

Editado por 5coroas
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 8 minutos, Patanisca disse:

Esse é de tiro e queda! Toda a gente sabe que o futuro está na criogenia, nas clonagens humanas, na transplantação de cérebros e nas bonecas sexuais com IA incorporada !B)*

*disclaimer: ou talvez não.

• Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Vamos a mais um dia animado nos EUA?
    SP500 -2.20%
    USD/EUR -0.50%

Logo às 19h00 quando for consultar a minha carteira devo ter lá uns -3.00%.

Queria comprar a máquina de secar roupa esta semana mas se calhar já me estão a alterar os planos! :D

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 37 minutos, jquadrado disse:

600 páginas do tópico é capaz de ser demais para ler, mas o primeiro post tem informação suficiente para perceber que nenhuma das respostas está errada...

Eu sei... :)

Compreendo os sarcasmos e "piadas" de alguns dos users. Tudo bem :)

Tenho aqui uns euritos para estourar e pretendia metelos em "qualquer coisa"...

a minha ideia até era o Forex (área que domino minimamente), o problema é que não tenho tempo para acompanhar o mercado.

Os fundos seria uma boa opção...

quando coloquei a pergunta, basicamente queria saber quais os fundos que actualmente numa perspectiva de médio prazo tem boas perspectivas de crescimento...

Mas estou esclarecido....

Ps: 5coroas, se 2k dessem para comprar uma boneca com AI, era capaz de pensar duas vezes.... Mal por mal... Estourar por estourar... Lol

obrigado pessoal

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

oh Nuno, o sarcasmo foi por a malta não querer estar a dar ajudas sobre recomendações sem saber o mínimo do perfil de investidor que está a pedir ajuda.

Se perderes esses 2k, fazem-te falta?

Eu continuo 80% investido em stocks dos EUA. Se tivesse agora os 2k investia num fundo de acções blend ou growth EUA. 

Um de acções globais também é interessante, de large caps.

As acções nos EUA estão muito baratas. Tens lá acções de grandes companhias a pagarem dividendos chorudos, mas a preços baixissimos. Tens lá blue chips que andaram com 19 e 20 de P/E e agora andam nos 13. Estão ótimas para caçar.

A volatilidade? É a melhor amiga do investidor de longo prazo e a pior inimiga do trader.

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • -------- changed the title to Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )