Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )

Recommended Posts

há 1 hora, FoxNinja disse:

Não me faças ir buscar uma citação onde ele diz que só se deve investir onde se percebe o que se está a fazer ?

:)

Eu vi uma entrevista dele a dizer que preferia comprar participações em empresas que comercialize produtos ou serviços para o dia-a-dia das pessoas normais. E só comprava o que percebia, que não se metia em tecnológicas como a Apple, ainda quando o Jobs estava vivo e o iPhone a bombar. Quando lhe perguntaram porquê, ele disse porque não percebia nada de tecnologia, que tinha muito risco e sujeito a avaliações irreais (ele devia estar ainda sob efeito das dot.com, mesmo passados cerca de 10 anos). No entanto estava na IBM, por causa do hardware, algo material que ele já percebia alguma coisa. Hoje em dia, vendeu todas as participações na IBM e tem aumentado a exposição à Apple. Saiu tarde da IBM e entrou tarde na Apple.

CNBC - Warren Buffett says Berkshire Hathaway has sold completely out of IBM (May 4, 2018)

https://www.cnbc.com/2018/05/04/warren-buffett-says-berkshire-hathaway-has-sold-completely-out-of-ibm.html

CNBC - Warren Buffett loses nearly $4 billion in single day on his Apple stake (Nov 2, 2018)

https://www.cnbc.com/2018/11/02/warren-buffett-loses-nearly-4-billion-in-single-day-on-his-apple-stake.html

Se em Novembro, ele levou a ripada na Apple, imagino agora: ;)

image.png.ec15a726b901403f5637f91e1c718429.png

Não quer dizer que ele é mau investidor. Ás vezes, acerta-se, outras vezes, falha-se. Ele tem um muito bom track record.

Editado por Rick Lusitano
    • Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 29,8k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• --------

5141

• 5coroas

2530

• Bedrock

1627

• Patanisca

1351

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Não sei se já repararam mas acabaram os votos negativos, assim deste modo resolve-se parte do problema, ainda existem outros mas irão ser resolvidos para que se volte a ter um tópico com um ar mais re

Como pedido pelo @D@vid actualização da minha carteira 4Fundos. A carteira 4 fundos foi feita no final de 2016 por via de programação em R: As performances desde a sua criaçã

Este fim de semana estive a rebalancear o meu portfolio, partilho convosco. Livrei-me dos bad performers e quero apostar neste Q4 e Q1'22 que se antevê vigoroso. Em Fevereiro fiz uma aposta em US

Posted Images

Pelo que tenho pesquisado, existem indicadores que me fazem acreditar que é possível descer mais.

Principalmente indicadores relacionados com a dívida. No fundo os ciclos de dívida terminam quando as taxas de juro aumentam, rebentando a bolha. A solução da crise passada foi a reserva federal nos USA e o BCE na europa criarem os programas QE "Quantitative easing", criando dinheiro novo, comprando títulos bancários no mercado financeiro e de capitais. Estimulou a economia com base em alavancagem, em dívida. 

Daí a reserva federal dos USA pretenderem aumentar as taxas de juro lentamente e remover liquidez do mercado. Para numa próxima crise existirem ferramentas para combater, se as taxas de juro estiverem perto de 0%, tal não será possível.

Acredito que não estamos numa crise propriamente dita, num crash, mas sim numa correção e adaptação a esta nova realidade de remoção de "capital artificial". Tudo isto trouxe receios no crescimento global e volatilidade ao mercado que irá continuar nos próximos tempos. Juntado a guerra comercial à festa, é o que se vê..

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 13 minutos, fousa disse:

Pelo que tenho pesquisado, existem indicadores que me fazem acreditar que é possível descer mais.

Principalmente indicadores relacionados com a dívida. No fundo os ciclos de dívida terminam quando as taxas de juro aumentam, rebentando a bolha. A solução da crise passada foi a reserva federal nos USA e o BCE na europa criarem os programas QE "Quantitative easing", criando dinheiro novo, comprando títulos bancários no mercado financeiro e de capitais. Estimulou a economia com base em alavancagem, em dívida. 

Daí a reserva federal dos USA pretenderem aumentar as taxas de juro lentamente e remover liquidez do mercado. Para numa próxima crise existirem ferramentas para combater, se as taxas de juro estiverem perto de 0%, tal não será possível.

Acredito que não estamos numa crise propriamente dita, num crash, mas sim numa correção e adaptação a esta nova realidade de remoção de "capital artificial". Tudo isto trouxe receios no crescimento global e volatilidade ao mercado que irá continuar nos próximos tempos. Juntado a guerra comercial à festa, é o que se vê..

a tudo isso junta a crise esperada nos emergentes. Na América a correcção esperada das tecnológicas e na europa dois grandes problemas que que duram bastante tempo.

A Itália que parece  que parece que vai acalmar um pouco e o reino unido. o brexit tem sido um cancro para a europa, dura ainda vai durar. A sociedade britanica está totalmente dividida. Vamos ter pelo menos todo o primeiro semestre com esta crise. Não vejo resolução simple à vista.

A isto tudo junta a guerra comercial e um presidente americano que utiliza tweets para comunicar, quando  para todos estes problemas exigia um presidente americano a valer tempos o trump........

o que esperar para o novo ano com este cenário ?

Editado por superkinas
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 hora, superkinas disse:

o que esperar para o novo ano com este cenário ?

Para quem não estava investido em stocks / fundos de stocks em 2015,  vai ser uma novidade. Agora quem passou o verão de 2015 investido, é mais do mesmo.

Vejam só o gráfico de Shanghai de 2015. Nessa altura também era o fim do mundo, porque a "fábrica do mundo" ia colapsar.

Teve um impacto nos EUA na forma de uma correção de quase 9%, no SP500. Para voltar ao nível pré-correção foram precisos cerca de 300 dias.

Portanto, quem se estiver a posicionar, faça-o com pés e cabeça. 

Para mim se houver um rally no pós anúncio da FED amanhã, será curto, continuo confiante que irá testar os 2450 de seguida, se não for já na sessão de quinta-feira.

Editado por Patanisca
    • Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 2 minutos, 5coroas disse:

Por isso é que eu tenho repetido inumeras vezes aqui, que investir nos FI não deve ser uma opção que se segue por uma questão de moda ou de carneirismo; nem todos devem usar FI; só quem tem uma situação financeira/laboral segura e que não precise mesmo do capital investido nos proximos 3 a 5 anos é que se poderá dar ao luxo de se meter nos FI, estando preparado para aguentar sem ficar na corda bamba caso um crash aconteça, pois mais cedo ou mais tarde há grandes probabilidades de este vir mesmo a acontecer. Não se recusem a aceitar esta realidade. Se és daqueles que um crash os poria em maus lençois, quer nos investimentos, quer a nivel do emprego, esquece os FI.

O dinheiro que tenho nos fundos não é problemático e não me colocaria em situação delicada em momentos de aperto no entanto e com respeito a quem trabalha a economia real não é uma telenovela onde não existem consequências reais... ainda não cheguei ao patamar onde posso especular e ganhar dinheiro com isso.

O que me preocupa e talvez não me devesse preocupar... não sei, é que o cidadão comum (ao que me parece) anda completamente a leste destes acontecimentos e anda ainda eufórico com esta pseudo melhoria económica que não está realmente bem cimentada. Nós que estamos de certo modo mais atentos ao que se passa na economia mundial e local podemos verificar que podem vir aí tempos um pouco mais difíceis do que o previsto.

Citação

Se és daqueles que um crash os poria em maus lençóis, quer nos investimentos, quer a nível do emprego, esquece os FI.

Acho que um verdadeiro crash põe "qualquer pessoa" em maus lençóis, nem que seja a nível psicológico.

No meu caso quando se deu a crise, felizmente não perdi o emprego e não tive necessidade de recorrer a poupanças, na altura ainda não investia em fundos por isso não posso dizer como reagiria, talvez ficasse com dúvidas de como proceder (investir mais ou ficar quieto) mas como não precisava do dinheiro não "acontecia nada de mais".

Mas o que é certo é que vi muito empresário e famílias em dificuldades e isso nunca é bom...

Talvez esteja a ficar sentimental com o Natal a chegar :D 

• Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 hora, Patanisca disse:

Tomara eu que esta loucura da economia real que falas continue e que os bancos continuem a emprestar montantes para imobiliário a famílias que certamente daqui a 5 anos não vão conseguir cumprir. 

É sinal que posso comprar imobiliário ao preço justo e não a esta estupidez especulativa que se vive agora. 

Deixem o BCE começar a subir as taxas vão ver os imóveis dos bancos aí a cair que nem chuva de inverno! Eheh

Andamos todos a torcer pelo mesmo!!! Eheheh

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

A diversificação em fundos de investimento é tanta que seja em tempos de bull ou bear ou catástrofe ( assim tipo 2008 ) há sempre fundos de refúgio.

Há fundos que investem maioritariamente em depósitos a prazo, obrigações de muito curto prazo e outros títulos de dívida.

A questão é que quem tem uma carteira mais agressiva e neste momento está com quedas ( esteja positiva ou negativa ) vai ter sempre de assumir uma "perda" de rendimento ou de capital, mas isso aconteceria sempre se o objectivo passaria por meter o capital á ordem ou em depósitos a prazo.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    A 18/12/2018 às 15:17, FoxNinja disse:

Precisamente a minha situação... não tenciono fazer market timing e não tenho muito tempo para andar a analisar fundos específicos e a ver as melhores oportunidades por isso sempre me virei para os fundos índice... 

Quer queiramos quer não os USA ainda vão a continuar as ditar as tendências... se eles sobem tudo sobe, se eles descem os outros acompanham... a Europa na minha carteira por vezes só servia para atenuar as descidas e atrasar as subidas... nesta minha "nova estratégia" se descer desce forte mas depois a subir também vai a todo o gás... pelo menos assim espero ?

Há no entanto na Europa algumas eventuais boas apostas; não tanto na Europa em geral, pois aí os loosers puxam para baixo os winners, mas eventualmente em paises como a Alemanha, Suiça, Nordicos ou então small caps, cuja rentabilidades a 10 anos andam na ordem dos 15%-16%; pelo que as perdas que têm sofrido presentemente podem ser até boas oportunidades.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • -------- changed the title to Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )