Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )

Recommended Posts

• Respostas 29,8k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• --------

5141

• 5coroas

2530

• Bedrock

1627

• Patanisca

1351

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Não sei se já repararam mas acabaram os votos negativos, assim deste modo resolve-se parte do problema, ainda existem outros mas irão ser resolvidos para que se volte a ter um tópico com um ar mais re

Como pedido pelo @D@vid actualização da minha carteira 4Fundos. A carteira 4 fundos foi feita no final de 2016 por via de programação em R: As performances desde a sua criaçã

Este fim de semana estive a rebalancear o meu portfolio, partilho convosco. Livrei-me dos bad performers e quero apostar neste Q4 e Q1'22 que se antevê vigoroso. Em Fevereiro fiz uma aposta em US

Posted Images

Citação

Chart of the Week: Rentabilidade dos ativos em 2018 – Um ano perdido ou uma oportunidade?

• 14/12/2018

image.png.4caca4223c59f4e718f76dfb7f51ab78.png

A minha escolha recaiu sobre este gráfico pois resume bem a dificuldade que estamos todos a viver neste ano, com 90% das classes de ativos com rentabilidades negativas. Reflexo da preocupação dos investidores com a possibilidade do fim do atual ciclo de crescimento económico e da crescente volatilidade, normal destas fases. A diversificação não funcionou, com correlações muito elevadas nas quedas. Apenas um ano perdido, ou algo mais? São estes cenários mais adversos também aqueles que são mais desafiantes e que podem trazer oportunidades. O risco é uma realidade incontornável dos mercados financeiros, as oportunidades também.

Funds People - Chart of the Week: Rentabilidade dos ativos em 2018 – Um ano perdido ou uma oportunidade? (14/12/2018)

https://pt.fundspeople.com/news/chart-of-the-week-rentabilidade-dos-ativos-em-2018-um-ano-perdido-ou-uma-oportunidade

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 hora, Patanisca disse:

Acho que para perceber o porquê, basta fazer a média com a barra do ano anterior... Está explicado.

Eu acho interessante olharmos para aqui https://www.portfoliovisualizer.com/historical-asset-class-returns  e ver que ao longo dos anos raramente aconteceu, nos variados tipos de activos, dois anos consecutivos de quedas, não diria que o 2018 seja um ano de oportunidade, não o foi, mas o ano de 2019...vamos ver o que nos traz, mas não deixa de ser interessante que após anos de quedas vem um ou mais anos de subidas expressivas.

Sabemos bem a expressão que a guerra comercial está a ter, na minha opinião EUA e China estão condenados a entenderem-se, e quando houver esse entendimento efectivo poderemos voltar a ter coisas interessantes.

Talvez devêssemos começar a olhar para:

• US Large Cap Growth
    • US Mid Cap Value
    • US Small Cap
    • European Stocks
    • High Yield Bonds

Brexit é outro factor relevante, mas penso que o peso de EUA/China seja muito maior.

Editado por D@vid
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    A 16/12/2018 às 12:03, Patanisca disse:

Tenho lido que o impacto de um entendimento e fim da guerra comercial EUA-China, será superior a +10% em equities. Eu tenho para mim que uma das razões para esta trapalhada, é que não passa de uma jogada do Trump para enriquecer a família dele. Ele tem o poder de com um tweet manipular o mercado. Se ele amanhã quiser comprar stocks com 5% de desconto, basta hoje escrever qualquer coisa no twitter. Depois na terça escreve o oposto e já fez 5% de profit em 2 dias.

O smartphone dele é neste momento a arma mais poderosa do mundo.

Não sabias que quem ocupa estes cargos está impedido de ir aos mercado pah? más línguas ?

No meu post acima esqueci também os emergentes a terem em conta para 2019.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

O índice S&P 500 terminou a sessão de hoje nos níveis mais baixos desde outubro de 2017.

Para acrescentar, uma das maiores posições do meu fundo Large Cap é a Johnson & Johnson.

As vozes de bear market começam a elevar-se. Concordo que a EUA e China estão condenados a entenderem-se, ambos precisam do entendimento. Falta saber quando.

Quarta-feira é um ponto chave, o Trump pressiona o FED para não aumentar a taxas de juros. Se o Fed pausar, estou tentado a fazer market timing.

Preciso de "transferir" o fundo de global large cap do activobank para o banco best, visto no activobank apenas permitir reforços de 1500€ e o banco best permitir reforços de 1UP. Como o fundo é diferente (LU0257370246 para LU0201159711), estou tentado aproveitar a questão do FED. Se não aumentar as taxas de juro e a UP do fundo subir, vendo a do activobank e retorno à liquidez. Se o FED aumentar e a UP descer, perco liquidez e fica para longo prazo..

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 22 horas, Patanisca disse:

Eu do teu post tirava Euro stocks para 2019. Acho que ainda não vai ser "o ano" das euro stocks. Demasiado dependentes de exportação EUA e Pan-Asia, que com o conflito decorrente que se vive, não terão vida fácil. Aliado a isso tens Brexit e indecisão política, falta de coesão, finalmente tens a bomba relógio de Itália e a emergência de fações de extrema-direita anti-EU na Espanha.

Por isto, este ano saí de fundos dedicados apenas a Eurostocks.

Enquanto a Europa não deixar a mentalidade contraditória do "queremos menos impostos mas queremos mais Estado" ou dito de outra forma "queremos mais chuva, mas menos pessoas molhadas" não vai a lado nenhum. Estas contradições só se mantêm porque há parasitas do Sistema que as fazem perdurar em seu proveito; mas a realidade não se deixa enganar por contradições (vejam os gráficos).

No euro stoxx600 por exemplo, estamos nos mesmos niveis de à 20 anos atrás. Ser Europeista nos investimentos é quase tão mau como ser Portuguesista. A não ser que nos limitemos a entrar nos dips e a sair a curto prazo. Para LP?? Vade Retro Satanás!!

Imagem relacionada

Editado por 5coroas
    • Obrigado 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

É por isso que agora vou apenas investir nos USA obviamente com os riscos que isso também acarreta de não diversificar... a Europa de uma maneira ou de outra anda sempre ao sabor dos USA... por isso não adianta.

Anteriormente tinha os Pictet index Usa e Europa... agora vai tudo para os Usa.

Quando se ouve os “gurus” dos investimentos a dar conselhos eles dizem sempre, se não tiverem muito tempo e perceberem pouco invistam num ETF ou fundo que siga os índices dos Usa e no longo prazo “resulta sempre”

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 22 minutos, FoxNinja disse:

É por isso que agora vou apenas investir nos USA obviamente com os riscos que isso também acarreta de não diversificar... a Europa de uma maneira ou de outra anda sempre ao sabor dos USA... por isso não adianta.

Anteriormente tinha os Pictet index Usa e Europa... agora vai tudo para os Usa.

Quando se ouve os “gurus” dos investimentos a dar conselhos eles dizem sempre, se não tiverem muito tempo e perceberem pouco invistam num ETF ou fundo que siga os índices dos Usa e no longo prazo “resulta sempre”

Fazes bem; a melhor estratégia é muita das vezes não a mais sofisticada ou a mais complexa mas sim a mais simples e automática. Mas auto-convencemo-nos que o que é mais complicado é sempre melhor! Pois um ETF ou FI index USA não é apenas uma boa solução para quem percebe pouco da poda ou não tem tempo, mas para quase toda a gente que não tenha um ego demasiado grande. Eu tenho conseguido bater o SP500 com algum market timing mas confesso que isso exige alguma trabalheira; trabalheira essa que se não me desse algum prazer, não sei se compensaria fazer para ganhar aqui ou ali mais umas migalhas. 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 hora, 5coroas disse:

Fazes bem; a melhor estratégia é muita das vezes não a mais sofisticada ou a mais complexa mas sim a mais simples e automática. Mas auto-convencemo-nos que o que é mais complicado é sempre melhor! Pois um ETF ou FI index USA não é apenas uma boa solução para quem percebe pouco da poda ou não tem tempo, mas para quase toda a gente que não tenha um ego demasiado grande. Eu tenho conseguido bater o SP500 com algum market timing mas confesso que isso exige alguma trabalheira; trabalheira essa que se não me desse algum prazer, não sei se compensaria fazer para ganhar aqui ou ali mais umas migalhas. 

Precisamente a minha situação... não tenciono fazer market timing e não tenho muito tempo para andar a analisar fundos específicos e a ver as melhores oportunidades por isso sempre me virei para os fundos índice... 

Quer queiramos quer não os USA ainda vão a continuar as ditar as tendências... se eles sobem tudo sobe, se eles descem os outros acompanham... a Europa na minha carteira por vezes só servia para atenuar as descidas e atrasar as subidas... nesta minha "nova estratégia" se descer desce forte mas depois a subir também vai a todo o gás... pelo menos assim espero ?

Editado por FoxNinja
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 hora, FoxNinja disse:

Precisamente a minha situação... não tenciono fazer market timing e não tenho muito tempo para andar a analisar fundos específicos e a ver as melhores oportunidades por isso sempre me virei para os fundos índice... 

Quer queiramos quer não os USA ainda vão a continuar as ditar as tendências... se eles sobem tudo sobe, se eles descem os outros acompanham... a Europa na minha carteira por vezes só servia para atenuar as descidas e atrasar as subidas... nesta minha "nova estratégia" se descer desce forte mas depois a subir também vai a todo o gás... pelo menos assim espero ?

E com um unico Fundo consegues, face à limitação de recursos, fazer um melhor uso do DCA; com vários FI, reforçá-los a todos quando estão em saldos é mais dificil se não mesmo impossivel.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 hora, 5coroas disse:

A que perspectiva se refere?

Pois, não é bem perspectiva mas talvez estratégia. Referia-me ao seguinte:

"não tenciono fazer market timing e não tenho muito tempo para andar a analisar fundos específicos e a ver as melhores oportunidades por isso sempre me virei para os fundos índice... 

Quer queiramos quer não os USA ainda vão a continuar as ditar as tendências... se eles sobem tudo sobe, se eles descem os outros acompanham... "

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Citação

Fund managers party like it's 2008

Dec. 18, 2018 11:21 AM ET|By: Clark Schultz, SA News Editor

This post is brought to you by our PRO+ Live analysts. Click here to find out more about PRO+ »

There are a ton of notable highlights from the latest installment of BofAML's global fund manager survey. First thing Tuesday morning, for instance, we noted that "Long FAANG+BAT" has been dethroned from the top of the most crowded trades list, as "Long U.S. dollar" grabbed the top slot for the first time since April 2017 (which, incidentally, is the month when President Trump told WSJ that the greenback was too strong).

Another notable data point is that 53% of panelists expect global growth to weaken over the next year, which is the most dour outlook on the global economy since the depths of the financial crisis in 2008. Also, "trade war" topped the tail risk list again in December despite the truce struck in Argentina on December 1.

All of the above helps to explain why the buyside is reluctant to step in and put a bid under the market. BofAML's survey represents 243 panelists with $694 billion in AUM.

https://seekingalpha.com/news/3417908-fund-managers-party-like-2008

Se eles estão relutantes a entrar, com tanta informação e ferramentas que dispõem, que direi eu. ;)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • -------- changed the title to Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )