Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )

Recommended Posts

há 23 horas, Patanisca disse:

Xiii, falaram em CTPM, saudades. Curiosamente também tive o vencimento de uma aplicação de 2013 a este mês. Giro giro eram os primeiros CT's, que rendiam acima de 7% ao ano se maturados durante 10 anos.

Só para contribuir para a discussão das expectativas de melhoria das carteiras no vermelho. Cada caso é um caso, claro, mas o meu histórico em FI é este:

2018-11-17-09h38-05.png

Patanisca este é um bom exemplo para quem queira investir em FI e pelos etapas que poderá ter que passar até ter uma carteira mais "estável" e "segura".

Nota: Também tenho CTPM desde 2014, tendo este ano(4º) recebido os juros acrescidos do prémio.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 29,8k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• --------

5141

• 5coroas

2530

• Bedrock

1627

• Patanisca

1351

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Não sei se já repararam mas acabaram os votos negativos, assim deste modo resolve-se parte do problema, ainda existem outros mas irão ser resolvidos para que se volte a ter um tópico com um ar mais re

Como pedido pelo @D@vid actualização da minha carteira 4Fundos. A carteira 4 fundos foi feita no final de 2016 por via de programação em R: As performances desde a sua criaçã

Este fim de semana estive a rebalancear o meu portfolio, partilho convosco. Livrei-me dos bad performers e quero apostar neste Q4 e Q1'22 que se antevê vigoroso. Em Fevereiro fiz uma aposta em US

Posted Images

A 17/11/2018 às 16:12, Tiago Cardoso 17 disse:

Em relação ao valor que estou disposto a perder antes de resgatar,é algo que não tinha pensado muito sobre, nem sei qual é o normal/ aconselhável.

Uns 30%? o que acham?

Atenção que falar é uma coisa mas sentir na pele é outra, já ouvi isso mil vezes ao longo da minha vida e depois na hora H quando está a cair 10% saltam fora.

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    A 17/11/2018 às 16:12, Tiago Cardoso 17 disse:

Obrigada pelas respostas.

Em relação ao valor que estou disposto a perder antes de resgatar,é algo que não tinha pensado muito sobre, nem sei qual é o normal/ aconselhável.

Uns 30%? o que acham?

Se se trata de um investimento em bons FI de bons mercados/setores, se se trata de investimento para LP prazo, se não existe um motivo premente para resgatar, então o aconselhável é aguentar a queda até ao fundo e depois aguardar que volte a estar positivo e se possível for, continuar a meter mais capital enquanto desce. Contudo, poucos são aqueles que têm balls cerebrais para fazerem isso, logo os FI não são adequados para a maioria das pessoas, pois a maioria das pessoas são estupidas e fracas (isto é têm poucos conhecimentos e sucumbem à suas piores emoções).

Editado por 5coroas
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Bom dia,

Se poderem tirar-me uma dúvida:

Tenho o fundo Ações Portugal Negativo, estava a pensar levantar este juntamente com um de ações Americanas que está Positivo. No IRS dá para abater as menos valias do Ações PT, nas mais valias do fundo América?

Cumprimentos e obrigado

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 6 horas, Visitante Niko disse:

Bom dia,

Se poderem tirar-me uma dúvida:

Tenho o fundo Ações Portugal Negativo, estava a pensar levantar este juntamente com um de ações Americanas que está Positivo. No IRS dá para abater as menos valias do Ações PT, nas mais valias do fundo América?

Cumprimentos e obrigado

Sim, se optar pelo englobamento.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Tecnológicas a levarem novamente grande queda e arrastar todos índices americanos e provavelmente amanhã os europeus. A nvidea está perder 9%, só nos últimos dois dias perdeu 28%. 

Editado por superkinas
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 hora, fialcaol disse:

Viva, algum fundo em particular?

Obrigado!

O meu alerta serve para quem tem liquidez e se sentirá tentado a entrar, apenas por via da descida dos preços nos EUA, para que faça bem a sua avaliação já que apesar das quedas serem interessantes, convém analisar muito bem todas as variáveis, nomeadamente a 2ª parte da componente de investir nos EUA, o par EUR/USD. Par este que se fala que pode vir a subir bastante caso haja algum abrandamento por parte da FED em 2019 e/ou início de tightening por parte do BCE, e isso penalizará qualquer investimento feito em USD.

Certo mesmo, só a morte.

Mas já agora, para os que pensam entrar, optar por Value em detrimento de Growth talvez seja uma ideia sensata nesta fase. Quem não quiser arriscar, divida o mal pelas aldeias e vá para um Blend. Falo de categorias de fundos de acções (EUA), claro.

Editado por Patanisca
    • Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Visitante visitante
    A 18/11/2018 às 18:15, superkinas disse:

já ano passado recebi, este ano recebi o prémio na totalidade dos CTPM que tenho, foi pena em alguns este ser já o 5 ano. nestes vou passar ppr de capital garantido

bom dia

tambem ando à procura de um bom PPR d capital garantido, existe o NB PPR Vintage, mas estou na dúvida.

já estudou mais alguma alternativa?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 4 horas, Visitante visitante disse:

bom dia

tambem ando à procura de um bom PPR d capital garantido, existe o NB PPR Vintage, mas estou na dúvida.

já estudou mais alguma alternativa?

associado a fundo com capital garantido que saiba só o vintage e o leve II da CGD. Mas as rentabibilidades deixam muito a desejar... 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Boas,

Iniciei recentemente a minha carteira, tendo 100% do montante investido no ETF IWDA. (Não é um valor elevado mas tem estado praticamente em perda desde a entrada -8% até hoje)

Tendo em conta a baixa do mercado, penso que poderá ser um momento oportuno para investir mais um pouco.

Tinha pensado em investir o mínimo (2k) no AR PPR para garantir a totalidade de benefícios fiscais no IRS, e gostaria de investir em mais alguma coisa.

O que sugerem?

Reforçar o IWDA? Outro ETF como por exemplo um das tecnologias?

Obrigado desde já pelas partilhas.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

O sector de tecnologia impulsionou o bull market mas agora está a arrastar tudo para baixo.  Vou-me manter afastado, investir em tecnologia agora é como é estar na linha da frente, pode correr muito bem como pode correr muito mal.  

Tinha o fundo LU0147408487 BGF World Technology E2, perdeu 18% desde 1 de outubro. Tinha também o LU0115773425 Fidelity Global Technology E-Acc-EUR, perdeu 8%

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 21 minutos, Ricardo2028 disse:

E reforçar o IWDA, seria uma boa aposta? E o AR Ppr? 

A médio prazo quero apostar em obrigações, para equilibrar a carteira... Mas neste momento penso que o montante que tenho investido ainda não o justifica... 

A questão que deve ser feita a si próprio é a seguinte: tenho ou não esperança que no futuro o IWDA, as tecnologias, o AR PPR, etc vai recuperar e proporcionar-me rentabilidades positivas? Se tenho esperança, então o melhor é aproveitar cada dip que me apareça; se a resposta é não, então o melhor será resgatar e assumir as perdas.

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Se não tiverem um plano predefinido e não interiorizarem o compromisso de que o vão seguir à risca independentemente do que vai acontecendo no curto prazo, então vão andar sempre com duvidas e à mercê das vossas piores emoções, dando origem a asneiras atrás de asneiras.

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 11 minutos, Ricardo2028 disse:

Olá coroas, sim, essa análise é lógica e deve ser feita unicamente por cada investidor na tomada de decisão. 

Mas aqui queria ouvir outras opiniões, de outros potenciais investidores! 

O que farias, no teu caso? 

O que eu estou a fazer é reforçar tudo o que posso nos meus fundos/ppr visto que são para longo prazo pois é esse o plano que preestabeleci. Sim, eu acredito que no LP os FI dos USA, TECH, AR PPR, irão de novo bater os máximos, seja daqui a 1 a 3 ou mais anos. 

Se eu tivesse pouco capital para investir e faltando-me ainda muito tempo para a momento em que pretendo gastar o capital investido, eu não usaria muitos fundos nem nenhum de obrigações.

Editado por 5coroas
    • Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 4 horas, 5coroas disse:

O que eu estou a fazer é reforçar tudo o que posso nos meus fundos/ppr visto que são para longo prazo pois é esse o plano que preestabeleci. Sim, eu acredito que no LP os FI dos USA, TECH, AR PPR, irão de novo bater os máximos, seja daqui a 1 a 3 ou mais anos.

Basta um acordo qualquer entre USA e CHina que as techs sobem como se não houvesse amanhã ?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Eu ando indeciso se vou para um fundo de acçoes americanas ou para um de tecnologia LU0147408487 BGF World Technology E2....... e quando reforçar.

Que fundo de acções americanas usam ?

se bem por exemplo invesco de bens consumo  e por exemplo o da GS Global CORE® Eq E Acc EUR Snap tem maioritariamente em carteira acções EUA, assim como o BGF World Technology E2.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • -------- changed the title to Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )