Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )

Recommended Posts

há 26 minutos, D@vid disse:

Podes continuar no produto PPR, no entanto que PPR é? Seguro PPR? Apesar de capital garantido e provavelmente taxa garantida, vai render menos que um fundo PPR.

As taxas de IRS actuais á saída são as seguintes:

Fora das condições na lei ( reforma, desemprego, etc.. )

• Menos de 5 anos: 21,5%
    • 5 e 1 dia a 8 anos: 17,2%
    • Após 8 anos: 8,6%

Dentro das condições na lei

• Após 5 anos e 1 dia: 8%

optei por um seguro com taxa garantida+ participaçao de resultados e com capital garantido, e por esse motivo agora queria apostar em algo com um risco/rentabilidade maior. sendo que os avos já têm mais de 60 anos e no prazo de pelos menos 5 anos o dinheiro nao será necessario a tributação será sp de 8%.

há 1 hora, smachado disse:

Na Degiro tem uma listagem de ETF em que o custo de subscrição/resgate é gratuito mediante certas condições...eu tenho lá dois fundos de acções um que segue o indice do SP500 e outro é o ishares core msci world UCITS, são transacionados na bolsa de Amesterdão e ambos sem custos.

Depois tambem diversifiquei tenho fundos de investimento tanto de acçoes como de obrigações no Banco Invest e cerca de 50% do meu capital no deposito a prazo dado que irei necesitar do mesmo a curto prazo.

Também estou a tentar ganhar know how nesta área aconselho-a a ir lendo aqui os tópicos do forum onde encontrará muita informação.

No seu filho tem apenas 4 anos eu nessa situação investia num ETF dentro desses que lhe indiquei, penso que daqui a 12 anos o seu filho já deverá atingir uma boa rentabilidade, no entanto irão ocorrer momentos em que os valores caem, no entanto como é a longo prazo penso ser a solução mais vantajosa.

Concluindo terá tambem de avaliar o nivel de risco disposto a assumir e o prazo...

Cumprimentos.

o meu problema é mesmo diversificar.. nao tenho conhecimentos na area e não sei por onde começar. Relativamente a ETF vs FI e falando num prazo longo torna-se mais vantajoso os ETF?

obrigado

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 29,8k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• --------

5141

• 5coroas

2530

• Bedrock

1627

• Patanisca

1351

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Não sei se já repararam mas acabaram os votos negativos, assim deste modo resolve-se parte do problema, ainda existem outros mas irão ser resolvidos para que se volte a ter um tópico com um ar mais re

Como pedido pelo @D@vid actualização da minha carteira 4Fundos. A carteira 4 fundos foi feita no final de 2016 por via de programação em R: As performances desde a sua criaçã

Este fim de semana estive a rebalancear o meu portfolio, partilho convosco. Livrei-me dos bad performers e quero apostar neste Q4 e Q1'22 que se antevê vigoroso. Em Fevereiro fiz uma aposta em US

Posted Images

há 16 horas, Alexandra Neves disse:

o meu problema é mesmo diversificar.. nao tenho conhecimentos na area e não sei por onde começar. Relativamente a ETF vs FI e falando num prazo longo torna-se mais vantajoso os ETF?

obrigado

Penso que um ETF como lhe indiquei por si só já poderá ser diversificado, por isso talvez seja mais vantajoso do que um um FI no seu caso, para capitais mais baixos, e como lhe disse na corretora DEgiro também é gratuito a sua subscrição e resgate em alguns produtos, logo terá menos custos associados.

Eu também não tenho muitos conhecimentos, aquilo que sei fui lendo aqui neste forum e fui lendo artigos na internet. Mas isto dos investimentos vai depender sempre de 3 pontos:

1  - Nível de Risco que está disposta a expor-se

2 - Prazo do investimento (quanto > o prazo menor será o risco), dado que não poderá ceder á tentação de resgatar valores assim que se verificarem descidas, nesses periodos deverá sim aproveitar para reforçar e no longo prazo, "acredita-se" que a economia irá sempre crescer mesmo que passemos por recessões cíclicas...não sou economista é só a minha opinião.

3 - Diversificação do Portfolio, penso que neste caso se optarmos apenas por FI, já teremos de escolher uma quantidade maior de produtos de forma a construir um portfolio mais equilibrado.

Cumprimentos

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 4 horas, smachado disse:

Penso que um ETF como lhe indiquei por si só já poderá ser diversificado, por isso talvez seja mais vantajoso do que um um FI no seu caso, para capitais mais baixos, e como lhe disse na corretora DEgiro também é gratuito a sua subscrição e resgate em alguns produtos, logo terá menos custos associados.

Eu também não tenho muitos conhecimentos, aquilo que sei fui lendo aqui neste forum e fui lendo artigos na internet. Mas isto dos investimentos vai depender sempre de 3 pontos:

1  - Nível de Risco que está disposta a expor-se

2 - Prazo do investimento (quanto > o prazo menor será o risco), dado que não poderá ceder á tentação de resgatar valores assim que se verificarem descidas, nesses periodos deverá sim aproveitar para reforçar e no longo prazo, "acredita-se" que a economia irá sempre crescer mesmo que passemos por recessões cíclicas...não sou economista é só a minha opinião.

3 - Diversificação do Portfolio, penso que neste caso se optarmos apenas por FI, já teremos de escolher uma quantidade maior de produtos de forma a construir um portfolio mais equilibrado.

Cumprimentos

Não percebo porque é que afirma que um ETF é mais diversificado do que um FI.??? Acho que há por aí alguma confusão.

há 4 horas, smachado disse:

...não sou economista é só a minha opinião.

Sobre o que vai acontecer no longo prazo, a opinião (previsões) dos economistas é tão falível como a sua.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Visitante visitante

foi-me proposto um seguro da capitalização no BEST - Best Invest, composto por fundos.

este produto tem 5 tipos de perfis.

ponho neste tópico pq o produto é composto por fundos.

alguem já subscreveu este produto?

qual a vossa opinião sobre o produto?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 hora, 5coroas disse:

Não percebo porque é que afirma que um ETF é mais diversificado do que um FI.??? Acho que há por aí alguma confusão.

Sobre o que vai acontecer no longo prazo, a opinião (previsões) dos economistas é tão falível como a sua.

A noção que tenho, é que para niveis de capitais mais baixo, pelo que percebi será mais facil ter uma diversificação maior com apenas 2 ETF.

Por exemplo com 2.500€, não poderemos entrar á partida num conjunto grande de FI devido ao valor mínimo de subscrição que a maioria apresenta. Se não estiver correto pf agradeço que digam pois o meu conhecimento também ainda não é muito vasto.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 15 horas, smachado disse:

A noção que tenho, é que para niveis de capitais mais baixo, pelo que percebi será mais facil ter uma diversificação maior com apenas 2 ETF.

Por exemplo com 2.500€, não poderemos entrar á partida num conjunto grande de FI devido ao valor mínimo de subscrição que a maioria apresenta. Se não estiver correto pf agradeço que digam pois o meu conhecimento também ainda não é muito vasto.

Há muitos FI com minimos de subscrição baixos (e nem sempre são piores FI que os que tem minimos de subscrição altos). Ter por exemplo dois FI que sigam o indice SP500 e o MSCI Europa e ter dois ETFS que sigam esses mesmos indices, ao nível da diversificação, é praticamente a mesma coisa. Obviamente não vai poder usar FI da Vanguard, pois exigem minimos de subscrição altos, mas na Pictet ou na Amundi já consegue entrar facilmente (muito embora as taxas destes sejam mais elevadas, mas nos ETFS também têm outros custos que os FI não têm).

Por outro lado, para quem planeia ir reforçando com pequenos montantes e frequentemente (por exemplo poupanças dos filhos), sou da opinião que os FI são mais vantajosos que os ETFs.

Também acho que para valores na ordem dos 2500euros, ter muitos FI ou ETFs é pouco aconselhável.

Editado por 5coroas
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 19 horas, Visitante visitante disse:

foi-me proposto um seguro da capitalização no BEST - Best Invest, composto por fundos.

este produto tem 5 tipos de perfis.

ponho neste tópico pq o produto é composto por fundos.

alguem já subscreveu este produto?

qual a vossa opinião sobre o produto?

Fundos e não só, tem mais produtos...

Algumas vantagens:

1. Taxas de IRS mais baixas: Até 5 anos- 28%, de 5 anos e 1 dia a 8 anos- 22,4%, após 8 anos- 11,2%.
    2. Diversificação, como falei acima não tem só fundos, têm obrigações directas. acções directas, futuros, etc etc.
    3. Gerido por equipas do GNB e Haitong, até costumam ser bons.
    4. Poder fazer também reforços mensais.

Desvantagens:

1. Risco de crédito da seguradora
    2. Menos flexibilidade que nos fundos

Só tu poderás ver se interessa esse tipo de aplicação, de uma forma geral tenho em boa conta esse seguro nomeadamente a carteira Equilibrada e a Moderada.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Visitante Jose Carro
    4 hours ago, 5coroas said:

Há muitos FI com minimos de subscrição baixos (e nem sempre são piores FI que os que tem minimos de subscrição altos). Ter por exemplo dois FI que sigam o indice SP500 e o MSCI Europa e ter dois ETFS que sigam esses mesmos indices, ao nível da diversificação, é praticamente a mesma coisa. Obviamente não vai poder usar FI da Vanguard, pois exigem minimos de subscrição altos, mas na Pictet ou na Amundi já consegue entrar facilmente (muito embora as taxas destes sejam mais elevadas, mas nos ETFS também têm outros custos que os FI não têm).

Por outro lado, para quem planeia ir reforçando com pequenos montantes e frequentemente (por exemplo poupanças dos filhos), sou da opinião que os FI são mais vantajosos que os ETFs.

Também acho que para valores na ordem dos 2500euros, ter muitos FI ou ETFs é pouco aconselhável.

Há alguma plataforma/banco que ofereça os Fundos Indexados da Vanguard em Portugal?

Nomeadamente os Vanguard Global Stock Index Fund (IE00B03HCZ61) , ou o Vanguard U.S. 500 Stock Index Fund (IE0032620787)???

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 20 horas, Visitante Jose Carro disse:

Há alguma plataforma/banco que ofereça os Fundos Indexados da Vanguard em Portugal?

Nomeadamente os Vanguard Global Stock Index Fund (IE00B03HCZ61) , ou o Vanguard U.S. 500 Stock Index Fund (IE0032620787)???

Não.?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

A Gestora Carmignac entra em Portugal com pelo menos 12 fundos.

Confesso que não estou muito a par de como é a gestora, acabo mais por dedicar o meu tempo a estudar a gestoras e fundos já existentes em Portugal, mas já há algum tempo que ouvia falar nesta gestora Luxemburguesa.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 15 horas, D@vid disse:

A Gestora Carmignac entra em Portugal com pelo menos 12 fundos.

Confesso que não estou muito a par de como é a gestora, acabo mais por dedicar o meu tempo a estudar a gestoras e fundos já existentes em Portugal, mas já há algum tempo que ouvia falar nesta gestora Luxemburguesa.

Tem ganho prémios ao nível de rentabilidades...esperemos que tenha minimos de subscrição baixos...sabes para qual Banco vai entrar?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 2 horas, 5coroas disse:

Tem ganho prémios ao nível de rentabilidades...esperemos que tenha minimos de subscrição baixos...sabes para qual Banco vai entrar?

Best e parece que já está por lá alguma coisa...

Os mínimos parecem-me baixos...1UPs em alguns que vi.

Carmignac.png

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

[modo optimista on] Claramente uma correção, uma grande oportunidade, daqui a 4 meses quando o bull retomar o seu curso, todos vão chorar a oportunidade perdida.. [/modo optimista off]

[modo pessimista on] Claramente o bull acabou, existe uma sobrevalorização bolsista e a correção será gigante, o melhor é assumir perda e entrar só quando tudo acalmar.. lá para 2022[/modo pessimista off]

Fora de brincadeiras, a minha recente carteira apenas tem um fundo a verde, o resto tudo a vermelho.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Devia ter começado mais cedo. Andava eu em CTPM...

Citação de Rick Lusitano

A importância do horizonte temporal

Para mostrar ás pessoas que estão a iniciar-se neste mundo e relembrar os mais experientes, a importância do horizonte temporal. O gráfico é baseado na famosa estratégia de investimento dos 60/40% em obrigações e acções, e nas rendibilidades e correlações em EUR dos últimos 24 anos *. Como se pode ver, a rendibilidade tem uma tendência possível para estabilizar com o aumento do horizonte temporal, sendo que a curto prazo, existe uma grande margem de erro nas rendibilidades, sendo que essa margem de erro vai-se reduzindo com o passar do tempo. E que apartir dos 5 anos, a possibilidade de uma carteira, obter possíveis retornos é maior. Quanto maior o peso em activos mais arriscados, mais se deve aumentar o horizonte temporal do investimento.

M4j5DYC.png

* Barclays Capital Global Aggregate Bond Index (EUR), MSCI Daily TR Net World Equity Index (EUR) (Janeiro 1990-Dezembro 2013)

Relacionado com o assunto, cito o Rick num post muito interessante. Resta-me deixar maturar ?

Editado por fousa
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 8 horas, Alexandra Neves disse:

pergunta de leiga: o mercado está em correcção ou está em queda? ?

É boa altura para investir em fundos indexados ao S&P500 ou aguardar?

obrigado

Se a perspetiva é LP o que é que interessa se está e queda ou correcao?

há 23 minutos, fousa disse:

Devia ter começado mais cedo. Andava eu em CTPM...

Relacionado com o assunto, cito o Rick num post muito interessante. Resta-me deixar maturar ?

Se passou de CTPM para FI’s, algo está mal e claramente começa a ser um sinal a vinda de cada vez mais pessoas novas aos FI’s, entre outros.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Forex. Mas torrei-o em compra de habitação. O único capital disponível estaria em CTPM.

Mas mesmo assim não compreendo a observação. É mau alguém se iniciar em fundos de investimento? Sendo um início esclarecido em relação aos riscos? É que este ano os CTPM renderam 7,14%. Acabando, onde colocaria o dinheiro?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

há 6 horas, fousa disse:

Forex. Mas torrei-o em compra de habitação. O único capital disponível estaria em CTPM.

Mas mesmo assim não compreendo a observação. É mau alguém se iniciar em fundos de investimento? Sendo um início esclarecido em relação aos riscos? É que este ano os CTPM renderam 7,14%. Acabando, onde colocaria o dinheiro?

Curiosamente passo exatamente pela mesma situação. Esta semana recebi juros referentes ao último ano dos CTPM que tinha subscrito em 2013. Quanto aos fundos que detenho estão maioritariamente no vermelho! Obviamente que a minha carteira é relativamente recente

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Xiii, falaram em CTPM, saudades. Curiosamente também tive o vencimento de uma aplicação de 2013 a este mês. Giro giro eram os primeiros CT's, que rendiam acima de 7% ao ano se maturados durante 10 anos.

Só para contribuir para a discussão das expectativas de melhoria das carteiras no vermelho. Cada caso é um caso, claro, mas o meu histórico em FI é este:

2018-11-17-09h38-05.png

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 3 horas, Patanisca disse:

Xiii, falaram em CTPM, saudades. Curiosamente também tive o vencimento de uma aplicação de 2013 a este mês. Giro giro eram os primeiros CT's, que rendiam acima de 7% ao ano se maturados durante 10 anos.

Só para contribuir para a discussão das expectativas de melhoria das carteiras no vermelho. Cada caso é um caso, claro, mas o meu histórico em FI é este:

2018-11-17-09h38-05.png

Tens conseguido superar a coisa ?

Mas pergunto, entre deixar estar e ter uma rentabilidade de 5.01% e "viver em stress" na tentativa de fazer market timming e ter uma rentabilidade de mais 0,39% valerá a pena? 

Não falo do teu caso porque acabou por valer a pena nesse período, e qualquer percentagem a mais é boa, mas muitos há que nessa tentativa se espalham ao comprido, em Abril/Maio tenho estado perante essa realidade quando faço algumas declarações de IRS a pessoal amigo.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Este ano correram bem as entradas e saídas, mas não foram intencionais, quer dizer, no pós-Brexit foram feitos reforços intencionais. Mas os resgates que fiz há umas semanas foram mesmo para remover underperformers da carteira sem planeamento prévio.

Em 2017 já não fui tão feliz, tendo os meus movimentos resultado em -0,42%. Em 2015 é que tentei propositadamente com tranches gordas, fazer market timming, mas correu mesmo mal, como se vê. A China tramou-me nessa primavera.

Do que aprendi nestes anos é que tentar acertar o timming ao dia, é inútil. O que se pode fazer é aproveitar mudanças de sentimento do mercado como a que ocorreu no pós Brexit ou até como este que vivemos agora. Se bem que neste estou mais cauteloso, há muitas variáveis em jogo desta vez.

Falo particularmente do mercado norte americano, que é onde tenho 80% investido.

• Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Obrigada pelas respostas.

Em relação ao valor que estou disposto a perder antes de resgatar,é algo que não tinha pensado muito sobre, nem sei qual é o normal/ aconselhável.

Uns 30%? o que acham?

Em relação à Raize, as taxas não são assim tao más parecem-me, mas também por começar a perceber que poderia haver certos riscos, surgiu o interesse por outras alternativas como os fundos, sendo que até poderá haver um risco maior,mas a recompensa também será maior.

Voltando à questão inicial, o que aconselhariam dada a vossa experiência a alguém que 1º nunca subscreveu nenhum fundo e em 2º teria uma pequena quantia (2000€) para investir.

Cumprimentos

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • -------- changed the title to Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )