Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )

Recommended Posts

@5coroas parece-me mais consulta de terapia de casal do que finanças pessoais :D 

Nem toda a gente tem parceiro(a),  e/ou nem toda a gente quer colocar 100€ por mês para um PPR.

Mas sim, está algo de muito de errado se as pessoas não conseguem poupar 100€ p/mes.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 29,8k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• --------

5141

• 5coroas

2530

• Bedrock

1627

• Patanisca

1351

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Não sei se já repararam mas acabaram os votos negativos, assim deste modo resolve-se parte do problema, ainda existem outros mas irão ser resolvidos para que se volte a ter um tópico com um ar mais re

Como pedido pelo @D@vid actualização da minha carteira 4Fundos. A carteira 4 fundos foi feita no final de 2016 por via de programação em R: As performances desde a sua criaçã

Este fim de semana estive a rebalancear o meu portfolio, partilho convosco. Livrei-me dos bad performers e quero apostar neste Q4 e Q1'22 que se antevê vigoroso. Em Fevereiro fiz uma aposta em US

Posted Images

há 28 minutos, 5coroas disse:

Se por exemplo um qualquer casal não consegue meter de lado 50 euros cada um por mês, então eu diria que esse casal precisa mesmo de reflectir muito a sério sobre as suas atividades laborais, investimentos, poupança, consumos, expectativas, etc, pois estão a fazer no presente algo muito errado que lhe pode causar muitos dissabores no futuro...até porque um elevado numero dos conflitos conjugais são por motivos financeiros. É chapa ganha chapa gasta até que algo trágico lhes aparece pela frente e aí lá se vai o carpe diem.

Ok, concordo que se deve poupar.

Mas há casais que ganham o salário mínimo os dois, e tem filhos e casa para pagar, e por isso chega ao final do mês, com os tostões contados! :)

Claro que se todos os portugueses ganhasse pelos menos 2 salários mínimos, ai dizia que podiam poupar na "boa".

E acredito que quem anda por aqui, neste forum, não ganha o salário mínimo ;)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 31 minutos, blueray disse:

Mas há casais que ganham o salário mínimo os dois, e tem filhos e casa para pagar, e por isso chega ao final do mês, com os tostões contados! :)

Por isso é que seria importante que esses casais, já que muitas vezes não podem voltar atrás para evitar certas más decisões financeiras que tomaram no passado, pelo menos que doravante aceitassem que é da sua responsabilidade o tentar alterar a sua situação actual; ora o que eu vejo muitas vezes é uma resignação definitiva a uma vida de quase pobreza e a enganarem a sua auto-estima com a desculpa de serem pobres e não conseguirem passar da cepa torta por causa do Sistema, do Estado, dos politicos, dos ricos, do destino, etc

E não, gastar umas dezenas de euros em raspadinhas todas as semanas não é uma boa tentativa de sair do buraco. 

Eu ganho muito mais do que o salário minimo nacional mas considero-me mais frugal do que muitos pobres pois faço coisas e deixo de fazer coisas para poupar/investir que não vejo fazer à malta do RSI ou do SM.

Editado por 5coroas
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 19 minutos, 5coroas disse:

Por isso é que seria importante que esses casais, já que muitas vezes não podem voltar atrás para evitar certas más decisões financeiras que tomaram no passado, pelo menos que doravante aceitassem que é da sua responsabilidade o tentar alterar a sua situação actual; ora o que eu vejo muitas vezes é uma resignação definitiva a uma vida de quase pobreza e a enganarem a sua auto-estima com a desculpa de serem pobres e não conseguirem passar da cepa torta por causa do Sistema, do Estado, dos politicos, dos ricos, do destino, etc

E não, gastar umas dezenas de euros em raspadinhas todas as semanas não é uma boa tentativa de sair do buraco. 

Eu ganho muito mais do que o salário minimo nacional mas considero-me mais frugal do que muitos pobres pois faço coisas e deixo de fazer coisas para poupar/investir que não vejo fazer à malta do RSI ou do SM.

Não vou entrar em discussões politicas nem filosóficas ;) ... que não é o intuito deste tópico.

Mas ganhar o salário mínimo em PT, e sobreviver não é tarefa fácil.

E nem todos que vivem do salário mínimo, andam a comprar raspadinhas e lotarias. ;)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

voces assustam-me...

um gajo OU um casal que nao consiga NO minimo tirar 100€... e já estou a ser simpatico

100€ por mes para colocar num PPR para mais tarde

é um caso grave a nivel de incompetencia financeira

acordem para a vida!!!

E para quem ler isto e tenha este problema... se voces NAO pouparem e NAO terem um fundo de emergencia NINGUEM vos vai lançar a mao (a nao ser que tenham papás ricos)

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 5 minutos, parm disse:

Uma das Verdades que já aprendi é que não interessa quanto ganhas. O que interressa é quanto gastas.

Mesmo com um ordenado mínimo, é possível poupar algo. Será uma poupança baixa que possivelmente não servirá de muito numa crise mas é a mentalidade certa para ultrapassar os problemas.

Há muitas pessoas com salários acima da média (salvo erro 800€) que só sobrevivem com cartão de crédito e afins. No dia em que recebem um prémio de produtividade, vão investir no shopping.

Se o facto de não conseguirem ou não quererem poupar já revela que algo vai mal, ainda mais triste é nem conseguirem viver sem se endividarem até ao tutano. 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 51 minutos, 5coroas disse:

Com certeza que há muita gente que ou porque arriscou num negócio ou num investimento e que por razões que os ultrapassaram falharam, ou outros que tiveram problemas de saúde, ou que foram vitimas de crimes e perderam os seus recursos e muitas outras situações...a esses não tenho nada a apontar e respeito-os inteiramente (e ainda mais os respeitarei quanto mais depressa se reerguerem pelo seu próprio mérito), mas não me parece que estes casos representem a maioria dos casos de sobre-endividamento ou da falta de capacidade de poupança. 

Claro que não estou a falar desses que, "pataca ganha, pataca gasta"...

Agora vir dizer que quem tem o salário mínimo, pode poupar 100€, "na boa", não me parece muito correcto.

Nem todos tem a sorte de morar em casa dos pais, nem todos tiveram a sorte de nascerem num berço de ouro, onde os papás lhe deram a casinha mais o carrinho!!

Com isto, não estou a dizer, que não se deve poupar, claro que se deve tentar sempre amealhar o máximo que se pode.

Bom fim de semana.

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Existe de tudo. Não generalizemos.

On topic, em relação a:

há 19 horas, lowfin disse:

alguem aqui a seguir a 4fundos ou 8fundos do Virtua?

Recebi alguns mails sobre alterações em alguns dos fundos, uma das ultimas foi a M&G Investments a fundir classes de ações. nao sei se alguma destas alterações tem impacto ao ponto de ser melhor trocar algum fundo por outro.

Para quem tem o fundo GB00B1VMCY93 - M&G Optimal Income Euro A-H Acc , alguma alteração no mesmo?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 16 horas, smachado disse:

Este tema já está a ser um pouco off topic, mas uma pessoa que receba 580€ de ordenado minimo que tenha de pagar casa, dificilmente consegue poupar 50 ou 100e...a não ser que vivam em casa dos pais e não tenham despesas de uma casa para pagar.

Pois precisamente por ser dificil ou até impossivel poupar quando se ganha o ordenado mínimo e se têm despesas que não deixam folgas é que eu acho que as pessoas não se deveriam resignar com a situação e fazer um esforço suplementar para aumentar os seus rendimentos, nem que seja procurar outro emprego com melhores perspectivas de ganhar mais, ou trabalhando mais horas ou sendo mais produtivo para ter argumentos para obter um aumento salarial, ou arranjando algum biscate para os dias de folga, ou em ultimo recurso emigrando (foi o que fizeram a maioria dos membros da minha familia - quase todos semi-analfabetos e pobres). O que eu pretendo defender é que se não se consegue poupar porque se ganha insuficientemente, então e porque poupar para o futuro é algo importante para o nosso futuro bem-estar, algo de corajoso e diferente deve ser feito nesse sentido. Custa-me por exemplo ver jovens que se metem na Função Publica, muitos diplomados, como assistentes operacionais (seiscentos e poucos euros por mês), tendo que passar muitos anos para virem a ganhar mais uns 100 ou 200 euros e que se conformam com essa mediocridade (porque ao menos é seguro dizem eles); porra, que espécie de qualidade de vida é que esperam ter com estes rendimentos miseráveis? Se o emprego que arranjaram vos paga pouco e não oferece possibilidades de a curto-médio prazo virem a ganhar bastante mais, então não deixem de procurar sempre melhores alternativas. Pelo menos tentem. E sim, mais dinheiro, juntamente com o resto, pode trazer muitas coisas boas (materiais e espirituais) para a felicidade.

Lutem contra a ideia nociva que vos foi implantada no cerebro que ter ambição ao nivel individual é uma coisa inerentemente ruim.

Editado por 5coroas
    • Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

entretanto surgiu-me uma duvida sobre os PPR

a tributação das mais valias num ppr é menor do que nas outras aplicações financeiras, salvo erro 8-8,6 % a partir do fim do 8 ano.Suponhamos que iniciamos um PPR em 2016 e que reforçamos varias vezes ao ano. A partir de quando se efectua a contagem destes 8 anos, a partir do inicio, a partir do ultimo reforço ou outra data ?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Bom dia a todos

Este é o meu primeiro comentário aqui no fórum e espero não me alongar muito.

Tenho 25 anos e desde sempre tive uma vertente de poupança muito forte na minha vida. Não sou formado em nenhuma área financeira mas no meu percurso académico e também de forma autodidacta adquiri algum conhecimento financeiro/económico pelo que não sou totalmente ignorante nestas matérias. 

Mal comecei a juntar uns trocos fruto do meu trabalho decidi investir (e juntar algum dinheiro em Cash e na minha conta à Ordem) em CTPM pois era algo com uma taxa superior em comparação com os outros produtos ditos "seguros". Muito próximo dessa ocasião descobri também a raize e acabei por investir uma quantidade simbólica lá.

Neste ultimo ano continuei a aumentar as minhas poupanças e neste momento estou a analisar estratégias  de investimento. Considero-me um investidor algo defensivo mas gostaria de alocar uma parte da minha poupança em algo um pouco mais "arriscado" como fundos de investimento ou ETFS. 

Tenho vindo a ler muito sobre estas ferramentas de investimento e talvez me pareçam as melhores para esta fase da minha vida. Pode haver também interesse numa aplicação ao estilo PPR ou seja algo que invista agora para ser usado como reforma, mas aí sem arriscar muito, pois era dinheiro que estaria a contar para viver na reforma.

Dito isto, e de forma a não expor muito a minha carteira de investimento estava a pensar investir entre 1000 a 2000€ nesta primeira fase em FI ou ETFS mas aí entram as minhas grandes dúvidas.

Com um valor tão baixo valeria o investimento? em que plataformas? na de giro possivelmente? e depois se fosse para investir qual os melhores fundos para mim neste momento e por qual prazo temporal? (Estou disposto a investir em médio prazo, por exemplo a 5 anos).

Gostaria de obter comentários de pessoas muito mais entendidas e experientes do que eu nesta matéria de forma a poder tirar as minhas próprias conclusões.

Grato pela atenção

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Este asssunto - offtopic dava um bom tópico :) 

Ainda que concorde que não se pode generalizar, pessoas que ganham o salário mínimo dificilmente conseguem poupar. Não é preciso fugirmos muito a esse valor (média nacional 800€/2 pessoas com 1 filho), teriam igualmente muitos problemas em poupar, caso estejam em cidades do país com um custo de vida caro.

No entanto o 5coroas tem razão, lutar contra a inércia e ter ambição é fundamental para inverter a situação. Eu conheço pessoas que tem 2 trabalhos e ainda arranjam formas de ter outros rendimentos extra. Não é fácil mas também não é difícil. 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 21 horas, Tiago Cardoso 17 disse:

Bom dia a todos

Tenho 25 anos e desde sempre tive uma vertente de poupança muito forte na minha vida. Não sou formado em nenhuma área financeira mas no meu percurso académico e também de forma autodidacta adquiri algum conhecimento financeiro/económico pelo que não sou totalmente ignorante nestas matérias. 

Mal comecei a juntar uns trocos fruto do meu trabalho decidi investir (e juntar algum dinheiro em Cash e na minha conta à Ordem) em CTPM pois era algo com uma taxa superior em comparação com os outros produtos ditos "seguros". Muito próximo dessa ocasião descobri também a raize e acabei por investir uma quantidade simbólica lá.

Neste ultimo ano continuei a aumentar as minhas poupanças e neste momento estou a analisar estratégias  de investimento. Considero-me um investidor algo defensivo mas gostaria de alocar uma parte da minha poupança em algo um pouco mais "arriscado" como fundos de investimento ou ETFS. 

Tenho vindo a ler muito sobre estas ferramentas de investimento e talvez me pareçam as melhores para esta fase da minha vida. Pode haver também interesse numa aplicação ao estilo PPR ou seja algo que invista agora para ser usado como reforma, mas aí sem arriscar muito, pois era dinheiro que estaria a contar para viver na reforma.

Dito isto, e de forma a não expor muito a minha carteira de investimento estava a pensar investir entre 1000 a 2000€ nesta primeira fase em FI ou ETFS mas aí entram as minhas grandes dúvidas.

Com um valor tão baixo valeria o investimento? em que plataformas? na de giro possivelmente? e depois se fosse para investir qual os melhores fundos para mim neste momento e por qual prazo temporal? (Estou disposto a investir em médio prazo, por exemplo a 5 anos).

Gostaria de obter comentários de pessoas muito mais entendidas e experientes do que eu nesta matéria de forma a poder tirar as minhas próprias conclusões.

Grato pela atenção

Até quanto (%) de quedas estás disposto a aguentar sem resgatar?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

tenho a mesma duvida que o tiago, neste caso para investir aproximadamente os mesmo valores mas dinheiro do meu filho com 4 anos. Portanto não haverá necessidade de usufruir do dinheiro nos proximos anos. ETF e obrigações não queria porque como falamos de valores baixos só as comissoes que teria de pagar anulariam qualquer tipo de ganhos. Neste momento já tenho investido algum do patrimonio dele em PPR (em nome dos avós, para diminuir a tributação à saida e mexer mais facilmente devido à idade destes). Assim sendo, o que aconselham?

obrigado

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    A 11/11/2018 às 16:50, Tiago Cardoso 17 disse:

Bom dia a todos

Grato pela atenção

Não querendo estar a brincar contigo, mas o que te leva a crer que investir através da Raize não é já algo "arriscado"? ?

Vale sempre a pena o investimento, os custos em fundos/etfs são baixissimos, na maioria das vezes não tens comissões de subscrição nem de resgate, por isso nem necessitas de ir para uma degiro ( só se for nos etfs ).

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 hora, Alexandra Neves disse:

tenho a mesma duvida que o tiago, neste caso para investir aproximadamente os mesmo valores mas dinheiro do meu filho com 4 anos. Portanto não haverá necessidade de usufruir do dinheiro nos proximos anos. ETF e obrigações não queria porque como falamos de valores baixos só as comissoes que teria de pagar anulariam qualquer tipo de ganhos. Neste momento já tenho investido algum do patrimonio dele em PPR (em nome dos avós, para diminuir a tributação à saida e mexer mais facilmente devido à idade destes). Assim sendo, o que aconselham?

obrigado

Na Degiro tem uma listagem de ETF em que o custo de subscrição/resgate é gratuito mediante certas condições...eu tenho lá dois fundos de acções um que segue o indice do SP500 e outro é o ishares core msci world UCITS, são transacionados na bolsa de Amesterdão e ambos sem custos.

Depois tambem diversifiquei tenho fundos de investimento tanto de acçoes como de obrigações no Banco Invest e cerca de 50% do meu capital no deposito a prazo dado que irei necesitar do mesmo a curto prazo.

Também estou a tentar ganhar know how nesta área aconselho-a a ir lendo aqui os tópicos do forum onde encontrará muita informação.

No seu filho tem apenas 4 anos eu nessa situação investia num ETF dentro desses que lhe indiquei, penso que daqui a 12 anos o seu filho já deverá atingir uma boa rentabilidade, no entanto irão ocorrer momentos em que os valores caem, no entanto como é a longo prazo penso ser a solução mais vantajosa.

Concluindo terá tambem de avaliar o nivel de risco disposto a assumir e o prazo...

Cumprimentos.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 2 horas, Alexandra Neves disse:

obrigado

Podes continuar no produto PPR, no entanto que PPR é? Seguro PPR? Apesar de capital garantido e provavelmente taxa garantida, vai render menos que um fundo PPR.

As taxas de IRS actuais á saída são as seguintes:

Fora das condições na lei ( reforma, desemprego, etc.. )

• Menos de 5 anos: 21,5%
    • 5 e 1 dia a 8 anos: 17,2%
    • Após 8 anos: 8,6%

Dentro das condições na lei

• Após 5 anos e 1 dia: 8%
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • -------- changed the title to Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )