Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )

Recommended Posts

há 26 minutos, 5coroas disse:

Pelo menos até aos valores anuais que dão direito ao máximo de beneficios fiscais e em complemento de outras formas de investimento, na minha opinião, penso que é boa ideia, contudo as circunstancias da vida e a personalidade das outras pessoas podem diferir das minhas e eventualmente não lhes compensar o risco/retorno ou ficarem "presos" ao PPR. Se eu pudesse voltar atrás teria feito um PPR logo desde inicio da minha vida laboral. Nunca é cedo demais para começar a poupar/investir, pois quanto mais tempo estiveres dentro mais hipóteses temos de obter maiores rentabilidades. 100 euritos por mês x 540 meses (45 anos) + mais valias + beneficios fiscais, sempre se acumula alguma coisa para gastar na reforma nos remédios para o reumatismo.

E qual PPR Recomendam?

Tenho Conta no AB e Best...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 29,8k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• --------

5141

• 5coroas

2530

• Bedrock

1627

• Patanisca

1351

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Não sei se já repararam mas acabaram os votos negativos, assim deste modo resolve-se parte do problema, ainda existem outros mas irão ser resolvidos para que se volte a ter um tópico com um ar mais re

Como pedido pelo @D@vid actualização da minha carteira 4Fundos. A carteira 4 fundos foi feita no final de 2016 por via de programação em R: As performances desde a sua criaçã

Este fim de semana estive a rebalancear o meu portfolio, partilho convosco. Livrei-me dos bad performers e quero apostar neste Q4 e Q1'22 que se antevê vigoroso. Em Fevereiro fiz uma aposta em US

Posted Images

Nos ppr as mais valias são taxadas 8 e 8.6 em vez 28%

Os dois ppr são bons. Todavia não é só devido 2012 que o ar ppr tem melhores rentabilidades, porque por exemplo a 3 anos é 5 anos tem maior rentabilidade e 2012 foi 6 anos. Mas ambos os ppr são bons. Com cap garantido existe um Lusitânia deu 3.75 nos últimos 3 anos

Editado por superkinas
    • Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 5 minutos, joaofernandes disse:

O David e outros colegas responderam a essa "questão" 1h atrás.

O AR PPR tem no BancoInvest e o NB PPR tem no Best ou NB. 

Na pag. principal deste topico tem os PPRs recomendados. Agora é pesquisar no seu banco se tem algum destes.

BPI Reforma Acções PPR FIA

http://www.morningstar.pt/pt/funds/snapshot/snapshot.aspx?id=F0GBR06N1D

GNB PPR Vintage

LinK na GNB: http://www.gnbga.pt/Default.aspx?tabid=100&codfun=14165990259&from=listafundos

GNB PPR FIA

http://www.morningstar.pt/pt/funds/snapshot/snapshot.aspx?id=F0GBR05A2X

Invest AR PPR FIMA

http://www.morningstar.pt/pt/funds/snapshot/snapshot.aspx?id=F0GBR057ZA

Sendo assim, tenho conta no Best, fica o NB PPR...

há 3 minutos, GAC disse:

Sendo assim, tenho conta no Best, fica o NB PPR...

http://www.morningstar.pt/pt/funds/snapshot/snapshot.aspx?id=F0GBR05A2X

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 11 minutos, Vidolz disse:

É possível tirar o dinheiro dos PPR antes da reforma?

Sim. Mas terá penalizações se não for por algum destes motivos:

• Reforma por velhice (5 anos após a entrega);
    • A partir dos 60 anos de idade (5 anos após a entrega);
    • Desemprego de Longo Duração do cliente ou de qualquer membro do agregado familiar;
    • Incapacidade Permanente para o Trabalho do Segurado ou de qualquer membro do agregado familiar;
    • Doença Grave do Segurado ou de qualquer membro do agregado familiar;
    • Amortização de crédito habitação
    Editado por 5coroas
    • Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 3 minutos, D@vid disse:

De salientar que as penalizações basicamente são a nível da taxa de IRS, muitas pessoas olham para essas condições e ficam com a ideia que têm de manter o PPR para sempre e não podem levantar fora dessas condições, podem sempre, no entanto pagam mais a nível de IRS ( mesmo assim abaixo dos 28% da maioria dos produtos ), e se colocaram nas declarações de IRS terão de devolver os benefícios acrescidos de 10%.

Por isso é que tenho sempre recomendado que façam bem as contas antes de entregar o IRS para verem se vale a pena declarar o mesmo, porque se não for necessário numa altura em que necessitem de o levantar não têm penalização dos benefícios recebidos.

Pois eu considero que uma das virtudes dos PPRs é o facto de terem penalizações, ou seja é mais um incentivo a mantermo-nos no rumo, não gastando o dinheiro em qualquer tentação; as situações mais complicadas que nos podem surgir estão acauteladas e portanto nessas não há penalizações. Se o objectivo é amealhar para num curto prazo comprar um carro, fazer uma viagem, pagar propinas, pagar uma festa, etc, mais vale recorrer a outras formas de poupança que não um PPR.

Agora mesmo, Vidolz disse:

Então basicamente se retirar o dinheiro antes do previsto não fico com menos do que o investimento inicial?

Pode ficar com menos, pois por um lado o PPR (dos que não garantem o capital investido) pode estar negativo, e por outro lado a rentabilidade obtida na altura pode não lhe cobrir os tais 10% de taxa que lhe vão aplicar aos benefícios fiscais obtidos.

• Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 28 minutos, Vidolz disse:

Então basicamente se retirar o dinheiro antes do previsto não fico com menos do que o investimento inicial?

Depende do PPR, se estivermos a falar em PPRs em forma de fundo de investimento, isso pode acontecer, uma vez que são PPR sem garantia de capital ( à excepção do PPR VIntage ) e sem taxa garantida, como funcionam como um fundo na altura do resgate pode estar com rentabilidade negativa, mas isso é um caso muito limite, a longo prazo rentabilidades negativas é mais difícil de acontecer como já se provou em posts acima com as rentabilidades, o AR PPR tem uma rentabilidade acumulada desde o seu inicio ( 2001 ) de cerca de 210%, o NB PPR ( 1991 ) 170%.

No caso de um seguro PPR, como tem capital garantido, e taxas garantidas, essa questão estará mais acautelada, no entanto também depende do tempo, se o resgate for num curto tempo, apesar de capital garantido, pode ter de pagar comissões de resgate por exemplo.

• Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Uma pergunta de iniciante , porquê investir em fundos de obrigações na atualidade? 

Pretendo que a minha carteira seja composta por 60% acções/40% obrigações. Neste momento estou 100% acções com dinheiro parado destinado aos fundos de obrigações. No entanto tenho adiado o investimento em obrigações reservando liquidez para reforçar fundos de acções em queda. 

Corrijam-me se estiver errado. É expectável que a tendência seja a subida de taxas de juro visto estarmos em mínimos. Os EUA já iniciaram, o BCE aponta para o próximo verão. Os preços das obrigações descem quando as taxas de juro sobem. Portanto é expectável que as UP percam valor.

Para quem já tem fundos de obrigação e seja "buy and hold", até compreendo. Agora no meu caso, estou incerto no que fazer.. 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 2 horas, fousa disse:

Uma pergunta de iniciante , porquê investir em fundos de obrigações na atualidade? 

Pretendo que a minha carteira seja composta por 60% acções/40% obrigações. Neste momento estou 100% acções com dinheiro parado destinado aos fundos de obrigações. No entanto tenho adiado o investimento em obrigações reservando liquidez para reforçar fundos de acções em queda. 

Corrijam-me se estiver errado. É expectável que a tendência seja a subida de taxas de juro visto estarmos em mínimos. Os EUA já iniciaram, o BCE aponta para o próximo verão. Os preços das obrigações descem quando as taxas de juro sobem. Portanto é expectável que as UP percam valor.

Para quem já tem fundos de obrigação e seja "buy and hold", até compreendo. Agora no meu caso, estou incerto no que fazer.. 

Neste "pequeno" mundo depende sempre do objectivo e do estômago de cada um.

Se alguém com 20 anos, que não se importa de "perder" dinheiro, quer estar investido ou investir por largos anos, então porque não ter uma carteira de fundos 100% acções? se o objectivo dele é rentabilizar ao máximo para 30/40 anos então não vejo qualquer problema.

Os fundos de obrigações vêm aqui equilibrar uma carteira de alguém que não queira estar exposto a tanta volatilidade, de alguém que tem o factor risco como principal preocupação.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

alguem aqui a seguir a 4fundos ou 8fundos do Virtua?

Recebi alguns mails sobre alterações em alguns dos fundos, uma das ultimas foi a M&G Investments a fundir classes de ações. nao sei se alguma destas alterações tem impacto ao ponto de ser melhor trocar algum fundo por outro.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

há 2 horas, D@vid disse:

Os fundos de obrigações vêm aqui equilibrar uma carteira de alguém que não queira estar exposto a tanta volatilidade, de alguém que tem o factor risco como principal preocupação. 

Por isso é que pretendo 60%acções, 40%obrigações. Não tenho estômago para um drawdown de > 50%,  40% é o meu limite. A dúvida é, sabendo que as yields sobem, o preço das bonds descem e para quem entra em fundos de obrigação neste contexto parece que nem se assemelha a estacionar dinheiro, assemelha-se a perder uma percentagem. Aparentemente apenas os fundos de obrigações que invistam em maturidades reduzidas são capazes de se aproveitar a curto prazo.  O meu conhecimento é parco, pelo que ando na dúvida se mantenho liquidez para reforços em fundos de acções em queda ou fecho já o portfolio pretendido e vou fazendo os reforços anuais. Falta-me a bola de cristal..

há 2 horas, D@vid disse:

Neste "pequeno" mundo depende sempre do objectivo e do estômago de cada um.

Se alguém com 20 anos, que não se importa de "perder" dinheiro, quer estar investido ou investir por largos anos, então porque não ter uma carteira de fundos 100% acções? se o objectivo dele é rentabilizar ao máximo para 30/40 anos então não vejo qualquer problema.

Concordo. Só que o fator humano é muito complexo.  Pois vamos amadurecendo e a vida muda,  os filhos crescem e o "espírito aventureiro" altera-se.  Podemos sempre equilibrar o portfolio à medida que a idade avança, mas se acontece um bear market que dura muitos anos, equilibrar a meio da corrida significa assumir perdas. Não deve ser fácil de digerir.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

o Conselho de Administração da M&G Investments decidiu proceder à fusão de classes de ações (non-sterling) dos fundos disponíveis no Open-ended investment company (domicilio UK) para a Société d’investissement à capital variable (domicilio Luxemburgo) M&G (Lux) Investment Funds 1.

A referida fusão realizar-se-á em 4 fases e nas seguintes datas: 26 de Outubro de 2018, 9 de Novembro de 2018, 7 de Dezembro de 2018 e 8 de Março de 2019.

..... Outro.... 

Informamos que o Conselho de Administração da Invesco Funds SICAV decidiu proceder, com efeito em 08 de outubro de 2018, à atualização do seu Prospeto. Entre as alterações realizadas incluem-se a atualização do nível esperado de alavancagem dos sub-fundos Invesco Emerging Local Currencies Debt Fund and Invesco Emerging Market Flexible Bond Fund e a clarificação do objetivo e politica de investimento do sub-fundo Invesco Euro Short Term Bond Fund.

Editado por lowfin
    • Obrigado 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 9 horas, fousa disse:

Só que o fator humano é muito complexo.  Pois vamos amadurecendo e a vida muda,  os filhos crescem e o "espírito aventureiro" altera-se.  Podemos sempre equilibrar o portfolio à medida que a idade avança, mas se acontece um bear market que dura muitos anos, equilibrar a meio da corrida significa assumir perdas. Não deve ser fácil de digerir.

Totalmente de acordo. Bom ver que há aqui pessoas que partilham a mesma "dor" na construção de uma carteira. Ainda pra mais numa altura que uma fase Bear estará iminente... ou não!

Eu neste momento penso que já tenho uma carteira equilibrada e ao meu gosto, mas o que me tem deixado mais indeciso é quando e onde reforçar.. Mas aos poucos e poucos vai-se aprendendo 

há 18 horas, Vidolz disse:

É possível tirar o dinheiro dos PPR antes da reforma?

Geralmente esta informação do resgate e da fiscalidade está toda explicada na pág do Banco e do respectivo producto. fica aqui o exemplo do AR PPR:

image.thumb.png.c1cc103ca7d68d946faf5e7a9a131a0b.png

https://www.bancoinvest.pt/poupanca-e-investimento/investimento/invest-ar-ppr

• Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

eu tenho optado sempre pelo resgate possivel a qualquer momento (não declaro nada nos beneficios do irs). assim funciona quase como um fundo, se por acaso mantiver a longo prazo tenho beneficios fiscais, mas se quiser vender por precisar ou por encontrar algo melhor nao tenho qualquer restrição.

Editado por lowfin
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 20 horas, 5coroas disse:

Pelo menos até aos valores anuais que dão direito ao máximo de beneficios fiscais e em complemento de outras formas de investimento, na minha opinião, penso que é boa ideia, contudo as circunstancias da vida e a personalidade das outras pessoas podem diferir das minhas e eventualmente não lhes compensar o risco/retorno ou ficarem "presos" ao PPR. Se eu pudesse voltar atrás teria feito um PPR logo desde inicio da minha vida laboral. Nunca é cedo demais para começar a poupar/investir, pois quanto mais tempo estivermos dentro mais hipóteses temos de obter maiores rentabilidades. 100 euritos por mês x 540 meses (45 anos) + mais valias + beneficios fiscais, sempre se acumula alguma coisa para gastar na reforma nos remédios para o reumatismo.

Nem todos conseguem meter 100 euritos de lado ;)

Mas claro que devemos tentar poupar sempre algum para o futuro :)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 4 minutos, superkinas disse:

O mínimo ar ppr são 50 euros e existe alguns que é 25 euros e até 10 euros. 

Exactamente, é um bom apontamento pra quem não quer investir muito pra ja no PPR. Eu, pessoalmente, coloco o min. (50€) p mes, mas se pudesse colocar 25€, faria-o, pelo menos pra já. Mas estou satisfeito com a sua performance e também as vantagens fiscais. 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • -------- changed the title to Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )