Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )

Recommended Posts

há 12 minutos, D@vid disse:

Não foi aprofundado o suficiente na minha opinião, mas tu e o superkinas deram um esclarecimento bom, mas só o Helder Godinho pode dizer se ficou totalmente a perceber.

Ontem este tópico fez 6 anos, quero em crer, e ao contrário do que diz o patanisca, " Instrua-se sobre o tema antes de investir. Não é num fórum de internet que irá começar por fazê-lo "...que ao longo deste tempo este tópico contribuiu para um maior conhecimento sobre esta temática, quero em crer também que temos dado um certo boost no investimento ( há bancos que nos deviam de agradecer  ? ) e até acredito que alguns "gestores de conta", "relationship...", "financial advisor" de bancos ou independentes, também têm tirado proveito deste tópico e de outros que existem noutras paragens.

Agradeço a todos o contributo aqui dado ao longo destes anos.

?

Estás muito sentimental D@vid, só espero que isso não signifique o fim do BM ? 

Parabens a todos os intervenientes neste tópico, pelo contributo, partilha, ensinamento e paciência (?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 29,8k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• --------

5141

• 5coroas

2530

• Bedrock

1627

• Patanisca

1351

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Não sei se já repararam mas acabaram os votos negativos, assim deste modo resolve-se parte do problema, ainda existem outros mas irão ser resolvidos para que se volte a ter um tópico com um ar mais re

Como pedido pelo @D@vid actualização da minha carteira 4Fundos. A carteira 4 fundos foi feita no final de 2016 por via de programação em R: As performances desde a sua criaçã

Este fim de semana estive a rebalancear o meu portfolio, partilho convosco. Livrei-me dos bad performers e quero apostar neste Q4 e Q1'22 que se antevê vigoroso. Em Fevereiro fiz uma aposta em US

Posted Images

há 3 minutos, Cardoso24 disse:

Estás muito sentimental D@vid, só espero que isso não signifique o fim do BM ? 

Parabens a todos os intervenientes neste tópico, pelo contributo, partilha, ensinamento e paciência (?

BM tanto pode ser Bull Market como pode ser Bear Market ?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

A pergunta feita pode ser do mais elementar mas quem está mesmo zero na matéria é assim que se começa. Quem já não fez perguntas básicas e por vezes estúpidas, no meu caso tantas vezes neste fórum, mas só assim é que se aprende. Na minha opinião o user apenas estava a procurar informação sobre fundos que muito provavelmente gestor banco o aconselhou em vez dos depósitos que rendem zero. Fez bem. Tentou informar se em vez confiar cegamente gestor conta. 

• Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 hora, Patanisca disse:

Eu posso ter saído à bruta.

Mas quando uma pessoa que nem sequer sabe distinguir um fundo de acções do outro, quando estes são de gestoras diferentes, fundos esses que são de alto risco, não acham que se deve dar logo um bom sinal de aviso?

Quer dizer, é quase como eu ir a um fórum de medicina e perguntar:
    "Estava aqui a abrir a barriga à minha filha porque ela se queixou com dores, agora não sei se deva usar um berbequim ou um motopico para remover este osso que aqui está no caminho".

Mas eu percebo os ofendidos, peço que aceitem as minhas desculpas pela contaminação. Não quero ser eu a manchar a reputação deste fórum.

Da próxima vez que avistar um user a ir desengatado direito a um muro de betão vou manter-me calado e assistir, já que o povo hoje em dia prefere o politicamente correto e as coisinhas soft e delicadas.

Como diz o padre da paróquia quando a malta se ajoelha a meio da missa: "Assim seja".

Parabéns ao tópico e parabéns ao D@vid pela sua criação, a este tópico só tenho que agradecer. Se hoje estou na situação que estou, foi não só mas também, com alguma coisa que por aqui também fui lendo. Só não estou mais rico porque ainda não criei conta no tal banco que tem os tais 3000 fundos.

Eu teria respondido de igual forma e não achei de forma alguma que ultrapassaste o limite. 

;) 

Isto só foi assunto porque respondeste, se tivesses ignorado, não se passaria nada.

Editado por Cardoso24
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 hora, superkinas disse:

A pergunta feita pode ser do mais elementar mas quem está mesmo zero na matéria é assim que se começa. Quem já não fez perguntas básicas e por vezes estúpidas, no meu caso tantas vezes neste fórum, mas só assim é que se aprende. Na minha opinião o user apenas estava a procurar informação sobre fundos que muito provavelmente gestor banco o aconselhou em vez dos depósitos que rendem zero. Fez bem. Tentou informar se em vez confiar cegamente gestor conta. 

Isso é muito bonito, mas se reparar bem são sempre os mesmos a responder a N perguntas elementares, não as chamaria de estúpidas.

Basicamente só estamos a falar desta situação porque Patanisca respondeu, se ninguém tivesse respondido teria passado. Quantas questoes ficam por responder neste ou noutro tópico.

Um fórum é um local de partilha, não é um local de aproveitamento e de facilitamos. Quantos não vêm aqui apenas perguntar algo e depois desaparecem.

Eu agora em vez de responder naquele género e de ser mal interpretado, ignoro ??

Aprender não é fácil mas requer dedicação e tempo “perdido”. 

há 35 minutos, Patanisca disse:

Calhou bem que resgatei na semana passada. 

Efeito Outubro 

há 4 horas, D@vid disse:

BM tanto pode ser Bull Market como pode ser Bear Market ?

Foi um facilitismo meu ?

No momento actual não era difícil perceber o qual seria ?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Nos EUA tudo em ATH (All Time Highs) e era preciso um catalisador para profit taking.

Acabou por ser a FED o bode espiatório. As 10Y yield passaram os 3%, automaticamente despoletou esta boa oportunidade para quem tem liquidez.

SP500 com -3.29%
    DOW -3.15%
    NASDAQ -4.08% 

Estou tranquilo, como sempre.

A quem estiver mais inquieto, por causa dos mercados, não por causa dos meus posts ;) , deixo aqui este boneco. Mas vejam lá se não é conteúdo demasiado elitista, se for, eu apago o post e alguém pode vir aí com uns lápis de cera fazer outro boneco.

100718_0451_Weighingthe15.png

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 10 horas, Patanisca disse:

Nos EUA tudo em ATH (All Time Highs) e era preciso um catalisador para profit taking.

Acabou por ser a FED o bode espiatório. As 10Y yield passaram os 3%, automaticamente despoletou esta boa oportunidade para quem tem liquidez.

SP500 com -3.29%
    DOW -3.15%
    NASDAQ -4.08% 

Estou tranquilo, como sempre.

A quem estiver mais inquieto, por causa dos mercados, não por causa dos meus posts ;) , deixo aqui este boneco. Mas vejam lá se não é conteúdo demasiado elitista, se for, eu apago o post e alguém pode vir aí com uns lápis de cera fazer outro boneco.

100718_0451_Weighingthe15.png

Inversão de tendência?

Vale o que vale, mas a mim parece-me que à 3 meses começou a inversão das bolsas... ou seja, a tendência é de queda

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Não. Isto representa a correlação entre a subida das yields a 10 anos e as ações. E em média, até que as yields atinjam os 5%, a correlação é positiva, significa que se as yields sobem, as bolsas sobem. Ora basta olhar para o gráfico a 1 ano das 10Y e percebe-se, pelo histórico, que ainda existe margem para subidas nas ações. 

Não é um gráfico fácil de perceber à primeira. 

Correções de 10% 15% num mercado inflacionado pelas FANG ligeiramente sobrevalorizadas, acho que é normal e é saudável para profit taking e novas posições long. Portanto estou e estarei bullish nos EUA nos próximos meses. 

Os fundamentais estão sólidos. Vejo isto como fricção natural. 

Editado por Patanisca
    • Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Patanisca não precisas de abrir conta em nenhum banco com mais de 3000 fundos, cada um tem de procurar as melhores soluções de investimento ?

Historicamente o mercado norte americano sobe pelo menos 6 meses após as eleições intercalares, ora as eleições são...vamos ter fé ?

Os mercados estão a respirar, porque ao contrário do que se ia ouvindo, havia a guerra, e há, comercial, a subida da taxa da FED, e dizia-se que os mercados norte americanos estavam já a incorporar todos esses acontecimentos, como poderiam estar a incorporar se todos dias se batiam máximos?

Uma queda até 10% parece que vai acabar por ser "normal".

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 22 horas, D@vid disse:

Não foi aprofundado o suficiente na minha opinião, mas tu e o superkinas deram um esclarecimento bom, mas só o Helder Godinho pode dizer se ficou totalmente a perceber.

Ontem este tópico fez 6 anos, quero em crer, e ao contrário do que diz o patanisca, " Instrua-se sobre o tema antes de investir. Não é num fórum de internet que irá começar por fazê-lo "...que ao longo deste tempo este tópico contribuiu para um maior conhecimento sobre esta temática, quero em crer também que temos dado um certo boost no investimento ( há bancos que nos deviam de agradecer  ? ) e até acredito que alguns "gestores de conta", "relationship...", "financial advisor" de bancos ou independentes, também têm tirado proveito deste tópico e de outros que existem noutras paragens.

Agradeço a todos o contributo aqui dado ao longo destes anos.

?

Longe (muito longe) de ser um expert….mas muito do pouco que sei aprendi aqui! Obrigado!

• Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 7 horas, Patanisca disse:

Não. Isto representa a correlação entre a subida das yields a 10 anos e as ações. E em média, até que as yields atinjam os 5%, a correlação é positiva, significa que se as yields sobem, as bolsas sobem. Ora basta olhar para o gráfico a 1 ano das 10Y e percebe-se, pelo histórico, que ainda existe margem para subidas nas ações. 

Não é um gráfico fácil de perceber à primeira. 

Correções de 10% 15% num mercado inflacionado pelas FANG ligeiramente sobrevalorizadas, acho que é normal e é saudável para profit taking e novas posições long. Portanto estou e estarei bullish nos EUA nos próximos meses. 

Os fundamentais estão sólidos. Vejo isto como fricção natural. 

Duvido que chegue a 4% as yelds ate que o FED tenha que reverter outravez a politica.

Com a quantidade de divida e passivos na financiados, nao sei nao, mas quem sabe tudo e possivel.

Eu prefiro meter-me de fora com esta volatilidade toda nao me agrada.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 3 horas, FoxNinja disse:

Como estou num processo de crédito a habitação tive que resgatar os meus fundos... mas que grande timing que tive... se fosse agora levava um tombo jeitoso. ?

Davas os fundos como garantia e compravas a casa ?

há 22 horas, DanielSPQR disse:

Eu prefiro meter-me de fora com esta volatilidade toda nao me agrada.

Isso deve-se à volatilidade extremamente baixa que já estávamos habituados há uns anos para cá, tirando subidas pontuais como aconteceu em 2015, tem sido sempre relativamente baixa desde 2011, tem sabido bem este mar flat e quando vem uma onda trememos ?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 51 minutos, AndreAtomic disse:

Isso funciona? O banco ve que temos X em fundos e mexe mais os cordelinhos? Não conheço ninguém que o tenha feito

No bankinter consideram apenas 50% do valor em FI visto ser um produto bancário sem garantia. 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Apenas? Eu pensava que nem 1%!!

Já alguém fez negociatas dessas com os bancos? Nesse sentido sinto-me preso. Tenho a minha liquidez de emergência, mas de resto tenho tudo tudo em fundos e um PPR...Nem sei o que tirar (sinceramente nem sei se quero tirar) para dar de entrada numa casa.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • -------- changed the title to Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )