Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )

Recommended Posts

• Respostas 29,8k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• --------

5141

• 5coroas

2530

• Bedrock

1627

• Patanisca

1351

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Não sei se já repararam mas acabaram os votos negativos, assim deste modo resolve-se parte do problema, ainda existem outros mas irão ser resolvidos para que se volte a ter um tópico com um ar mais re

Como pedido pelo @D@vid actualização da minha carteira 4Fundos. A carteira 4 fundos foi feita no final de 2016 por via de programação em R: As performances desde a sua criaçã

Este fim de semana estive a rebalancear o meu portfolio, partilho convosco. Livrei-me dos bad performers e quero apostar neste Q4 e Q1'22 que se antevê vigoroso. Em Fevereiro fiz uma aposta em US

Posted Images

A 18/09/2018 às 18:01, Patanisca disse:

Consegues suportar, por favor?

O Stoxx50 está com cerca de -4% YTD. Como é que a "Europa" em fundos, está com pelo menos +5% YTD?

O @D@vid está com certeza a referir-se a fundos como o MFS® Meridian European Value A1 EUR LU0125951151 que está com 4.49% YTD ou a outros como o já postado acima BNY Mellon Small Cap Euroland A EUR - IE0003867441

Não têm má performance a 1/3/5 ou 10 anos!!

EDIT: Eu pessoalmente uso os MFS que estão entre 4 a 5% na Europa mas lembro-me de uma discussão em que me recomendaram o Jupiter European Growth L EUR Acc LU0260085492. Não é que esse fundo está com 10% YTD? ?

Editado por Virtua
    • Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Visitante Jose Carro

Alguém usa a Morningstar Premium? Estou a perguntar isto porque queria verificar a sobreposição de activos (stock intercection) da minha carteira actual mas através do x-ray do BEST só aparece informação para os 10 primeiros activos sobrepostos.

Na Morningstar Premium essa informação aparece para os activos todos? Mesmo que seja mais de uma centena?

Ou existe outro site/ferramenta que faça o mesmo serviço sendo free?

Obrigado,

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    A 20/09/2018 às 13:34, Virtua disse:

O @D@vid está com certeza a referir-se a fundos como o MFS® Meridian European Value A1 EUR LU0125951151 que está com 4.49% YTD ou a outros como o já postado acima BNY Mellon Small Cap Euroland A EUR - IE0003867441

Não têm má performance a 1/3/5 ou 10 anos!!

EDIT: Eu pessoalmente uso os MFS que estão entre 4 a 5% na Europa mas lembro-me de uma discussão em que me recomendaram o Jupiter European Growth L EUR Acc LU0260085492. Não é que esse fundo está com 10% YTD? ?

Uso o Jupiter há anos.

Mais recentemente ( 1 ano mais ou menos ), entrei no Oddo Avenir Europe que está com 4% YTD e "só" tem 11% ano nos últimos 10 anos.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    A 14/09/2018 às 18:16, D@vid disse:

Não sou na maioria das vezes adepto de alguns fundos que os bancos colocam em destaque mas este tenho acompanhado e está-me a surpreender, provavelmente o melhor misto em alternativa ao famoso Nordea Stable Return.

Acatis - Gané Value Event Fonds UI A

Penso que se encontra em exclusivo apenas no Banco Best.

Acompanhem e digam de vossa justiça.

É pena ter uma comissão de subscrição.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    A 27/09/2018 às 14:23, 5coroas disse:

É pena ter uma comissão de subscrição.

De 1% não é?

A mim já me fez mais confusão algumas comissões, nomeadamente comissões de subscrição em bons fundos, o Nordea não pagas comissão e tens uma ongoing charge de 2,54%, no Acatis tens de 1,79% + 1,00% de subscrição, praticamente vai dar ao mesmo com a vantagem de no Acatis a médio prazo a carga dilui-se no tempo e a rentabilidade ser muito maior, se meteres 10.000€ no Acatis pagas supostamente 100€ à cabeça, olhando para a performance do fundo em pouco tempo recuperas isso.

Há fundos que vale a pena pelo o que se paga por eles na minha perspectiva.

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

por causa das comissões surgiram-ne várias duvidas.

por exemplo invest global leisure - LU0115139569 na pagina morningstar diz

Comissão subscrição 3%

mudença fundo 1%

gestão anual (max) - 2,25%

Ongoing charge 2.64%

Na pagina banco tenho

Gestão máxima 2.25%

Total Global de custos/taxa encargos correntes :2,64 %

Quais a informação das comissões: a da morningstar ou a folha do banco ?

A informação do valor da UP e da rentabilidade já vem livre de todas estas comissões ?

Em cada momento e em especial no resgate as unicas contas que temos fazer é multiplicar as UP pela cotação e depois pagar os 28% sobre as mais valias, ou temos que ter em atenção estas comissões ?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 6 horas, superkinas disse:

por causa das comissões surgiram-ne várias duvidas.

por exemplo invest global leisure - LU0115139569 na pagina morningstar diz

Comissão subscrição 3%

mudença fundo 1%

gestão anual (max) - 2,25%

Ongoing charge 2.64%

Na pagina banco tenho

Gestão máxima 2.25%

Total Global de custos/taxa encargos correntes :2,64 %

Quais a informação das comissões: a da morningstar ou a folha do banco ?

A informação do valor da UP e da rentabilidade já vem livre de todas estas comissões ?

Em cada momento e em especial no resgate as unicas contas que temos fazer é multiplicar as UP pela cotação e depois pagar os 28% sobre as mais valias, ou temos que ter em atenção estas comissões ?

Eu desde sempre que costumo seguir as que vem nos bancos.

Nas páginas das gestoras, onde penso que a Morningstar vai buscar informação, costumam estar as taxas máximas a serem aplicadas, ficando depois ao critério das entidades financeiras aplicar o que quiserem até esse tecto.

Há algumas comissões que se aplicam ao fundo em si e não ao investidor, mas basicamente temos de ter atenção às taxas de subscrição/resgate e de gestão, no valor da UP já vem liquida da comissão de gestão.

Na altura do resgate, só tens de te preocupar em pagar 28% de IRS da mais valia que se tem, ( caso optes na declaração de IRS que essa mais valia seja tributada autonomamente, o que na maioria dos casos acaba por ser a melhor opção, isto para fundos estrangeiros, fundos nacionais é logo retido na fonte os 28%), também podes ter alguma comissão de resgate.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

ok. Obrigado.

se o valor da UP já vem liquida não tem muito interesse olhar para a comissão gestão, o que interessa é a rentabilidade ou não ?

Depois de dois anos com carteiras de gestão passiva decidi criar a minha carteira de gestão activa

esta já tem fundo de acções mundiais e um bens de consumo.

Duas questões adicionais,

O próximo sector que quero incluir é o tecnológicas,/media, que apesar de se ler que estão em máximos, mesmo após quedas do inicio do ano, e que pode acontecer grande correcção, continuam a ser os réis das rentabilidades.

Estou indeciso entre dois

BlackRock Global Funds - World Technology Fund E2

Pictet-Digital R EUR

outra opção mais remota que considerei foi o pictet security.

Se bem que o black rocck tem quase 50% tecnologicas e os restantes apenas 20%, sendo o pictet digital mais virado para os media. Todos tem 70% euro vindo logo seguir china nos dois primeiros.

que outros sectores recomendariam para esta carteira acções Europeias, que andam em baixa, um fundo acçoes americanas apesar de maioria fundos ter acçoes gerais e bens de consumo por exemplo terem grande exposição EUA.

Outra hipótese a considerar é fundos de sectores mais específicos como agua, ecologia, recursos naturais etc... e verificar quando os emergentes começarem a recuperar.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    A 29/09/2018 às 23:32, superkinas disse:

que outros sectores recomendariam para esta carteira acções Europeias, que andam em baixa, 

Só se estiveres a referir-te à Itália, Espanha e alguns emergentes, porque a maioria da Europa não anda assim tão em baixa.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    A 29/09/2018 às 23:32, superkinas disse:

BlackRock Global Funds - World Technology Fund E2

Pictet-Digital R EUR

outra opção mais remota que considerei foi o pictet security.

Parece-me que não deves colocar o pictet security no mesmo plano dos outros dois, pois embora tenha nele tecnologia, é tecnologia nomeadamente virada para cibersegurança e equipamentos de proteção.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • -------- changed the title to Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )